ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00965</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP14</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Seu voto, sua voz</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Leonardo Alves Farah (Universidade Federal Fluminense); Alvaro Matheus da Venda Nardy Tamarindo (Universidade Federal Fluminense)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Estamos submetendo o nosso trabalho para a categoria de Produção Publicitária Audiovisual pois entendemos que essa peça, apesar de experimental, poderia ser desenvolvida como uma produção real. Nosso intuito com essa produção era, primeiramente entender e aprender os processos que envolvem o planejamento e execução de uma campanha publicitária. Estudamos durante o semestre na matéria de Produção Audiovisual na Universidade Federal Fluminense, alguns casos de campanhas que envolviam o momento político enfrentado pelo nosso País e potencializados pelas Eleições 2018. Considerando o panorama político, e a nossa percepção sobre os assuntos mais recorrentes nessas campanhas, entendemos que a conscientização da importância do voto era um dos temas mais importantes e latentes. Existem algumas formas de abordar esse tema, nós escolhemos mostrar que os candidatos eleitos de forma democrática são as voz do eleitor nas principais tomadas de decisão do país. Percebemos também, que muitos dos eleitores não sabem ou não lembram dos seus candidatos escolhidos para cargos legislativos principalmente. E nesse filme chamamos a atenção exatamente para essas questões que nos incomodavam na sala de aula e na sociedade quando o assunto é eleições. Escolhemos o TRE-RJ como cliente fictício para tentarmos fazer uma campanha mais voltada para seu propósito educacional e não comercial como seria uma campanha de oportunidade, por exemplo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Começamos nosso trabalho com a construção do roteiro. Buscamos referenciar nosso personagem principal a partir do homem comum, para gerar identificação com o público. ''Nas narrativas há o fator de identificação da plateia, a identificação se faz por meio da personagem e por isso deve estar presente na criação do roteiro. '' (PEREZ, 2011, p.30) O figurino da nossa personagem foi pensado então, a partir dessa ideia de identificação, porém com certas restrições para não causar falsas acusações de partidarismo em nossa produção. Foi evitado portanto o uso de vermelho, amarelo ou verde não só no figurino como em qualquer elemento do filme que pudesse ter maior destaque, por serem cores que no cenário político polarizado de hoje estão associadas aos partidos de esquerda e direita. Dessa forma nossa personagem está vestindo chinelo e bermuda, ressaltando a informalidade da ocasião, e camisa preta, uma cor neutra. Para a construção da nossa personagem, buscamos o modelo de personas proposto por das autoras Margaret Mark e Carol S. Pearsonno no livro "O herói e o Fora da Lei" e também ao complexo universo dos arquétipos de Carl S. Jung. Decidimos por utilizar o modelo da persona do ''Cara Comum'' ( Mark e Pearsonno, 2003). Uma vez que a identificação entre o espectador e nossa personagem se dá através da semelhança, vamos chamá-lo aqui de ''Eleitor Comum''. A partir da análise técnica pudemos criar uma lista de elementos essenciais para a nossa produção, esses seriam: " Três atores (sendo um principal e dois figurantes) " Uma urna eletrônica " Uma locação que se pareça com o local de votação " O figurino do eleitor e do deputado " Um púlpito Procuramos recursos na Universidade Federal Fluminense para começar as gravações. A UFF nos cedeu a câmera profissional que foi utilizada, um spotlight e microfones. As locações utilizadas foram: uma sala de aula para simular o local de votação e um estúdio para fazer a segunda parte do trabalho. Uma vez que seria inviável gravar na câmara dos deputados ou o senado federal, utilizamos o recurso da tela verde conhecida como chroma key, inserindo no fundo a imagem do senado. Com a dificuldade burocrática de conseguir uma urna eletrônica, decidimos produzir uma réplica de papelão, mas vez que a tela não aparece nas filmagens. Utilizamos a técnica de filmagem conhecida como contra-plongée, posicionando a câmera exatamente no local em que estaria a tela, para suprir essa carência. A cena deu ainda grande dramaticidade a nossa produção, colocando o personagem principal em grande destaque e tensão. O contra-plongée é um plano muito utilizado por grandes diretores para colocar um maior destaque ao personagem em cena, como por exemplo o cineasta Quentin Tarantino 4 Para aumentar a dramaticidade, suor falso foi adicionado com vasilina. Colocamos grande carga emocional em nosso personagem central através do spotlight, direcionado em cima do ator. A luz escolhida foi a amarela ao invés da branca, pois a cor quente realça a tensão da cena. Essa cena vem após uma série de tomadas em diferentes planos e cortes rápidos que vão situando o espectador e construindo uma imagética do todo através dos pedaços. 4 https://jornaldoempreendedor.com.br/empreendedorismo-na-web/novidades-pela-net/tarantino-e-os-seus-contra-plongee/ </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nosso trabalho começou com o briefing fictício do Tribunal Regional Eleitoral que consistia em conscientizar a população a respeito da importância de votar. Considerando que nas eleições para presidente de 2018 42,1 milhões de eleitores não compareceram às urnas ou anularam o voto¹, começamos então a buscar a motivação dessa defasagem. Percebemos que o maior problema para a maioria dos eleitores é a descrença no sistema democrático representativo. A partir deste problema, nosso trabalho se baseou em reforçar a representatividade na democracia, através do conceito de que o eleitor é responsável pelas ações do seu candidato. Surgiu então a ideia central da campanha: o eleitor, ao votar, assume a posição de um político eleito. Esse político está votando projetos de lei e marcando sua posição. Há entretanto uma voz em sua cabeça discordando do que está sendo dito. A principal mensagem da propaganda consiste no ruído entre o que o político propõe e o que o eleitor pensa, fazendo concluir que o eleitor não investigou a fundo o histórico e as propostas daquele candidato antes de votar. 1 https://diariodopoder.com.br/brancos-nulos-e-abstencoes-42-milhoes-nao-votaram-em-nenhum-candidato/ Acessado em 10 de abril de 2019. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>