ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00966</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Dance: a formação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Larissa Messias Lacerda (Universidade Cruzeiro do Sul); BRUNA LUIZA DE LIMA SANTOS ( Universidade Cruzeiro do Sul ); CAMILA DA SILVA GONÇALVES (Universidade Cruzeiro do Sul); CAROLINE FAGUNDES DE SOUZA (Universidade Cruzeiro do Sul); DANIELE TURRA (Universidade Cruzeiro do Sul); MATHEUS CRISTHUS FERREIRA (Universidade Cruzeiro do Sul); SIRLEY FERNANDES DE SOUZA (Universidade Cruzeiro do Sul); BRUNA CAMPOS SILVA (Universidade Cruzeiro do Sul); Bruno Rogério Tavares (Universidade Cruzeiro do Sul); VITÓRIA PIRAHY DE ARAÚJO (Universidade Cruzeiro do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto "Dance: a formação" apresenta como tema central a proposta de realização de um programa piloto para televisão, do gênero talent show de dança. Dentre nossos objetivos, podemos elencar: criar um formato original de talent show de dança para TV; conhecer e descrever os processos criativos e fases de produção de um novo programa televisivo neste formato; criar, roteirizar, produzir, gravar, editar e sonorizar o programa piloto; e, finalmente, chegar a um produto final que possa atrair o público, promovendo o entretenimento por meio de uma competição de dança. Dance: A formação é um talent show semanal que dará início a uma competição entre dançarinos de todo Brasil. A partir da avaliação criteriosa dos jurados e da votação decisiva do público, o programa formará um grupo de dança profissional. Para alcançar o prêmio final, os competidores terão que passar por alguns desafios como, por exemplo, dançar em lugares inusitados. O talent show é composto por um programa piloto de 24 minutos e outros 13 episódios de 30 minutos cada. No casting, contamos com 17 participantes dançarinos na faixa etária de 18 a 25 anos, uma apresentadora e três jurados. Os desafios encontrados durante o processo para a realização deste projeto foram: criar em um curto espaço de tempo um novo formato de reality show diferenciado dentro do seu contexto, com um grande elenco em numero de envolvidos e com poucos recursos financeiros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para fundamentar nosso projeto, buscamos três conceitos principais e suas bases teóricas, os quais são: o que é um programa de televisão, o que é o gênero reality show e o que é dança. A partir destes três pontos principais, nossas referências teóricas apresentam os dados e conceitos que passamos a detalhar a seguir. Programa de televisão - Segundo Edward Stasheff (1978), a televisão é filha do teatro, do cinema e do rádio, por isso os primeiros programas exibidos possuíam características marcantes desses veículos. Com o passar do tempo, a televisão foi adquirindo suas particularidades e hoje os programas têm formatos, gêneros e estética próprios. Um programa de televisão pode ser concebido por pessoas ligadas a área ou não. Para sua produção é necessário o trabalho de planejamento e cuidado com diversas etapas que necessitam da sintonia e integração de várias áreas. Diretor, produtor, cinegrafistas, editores, assistentes e técnicos são alguns dos especialistas responsáveis por essas etapas. Além da equipe, máquinas e ambientes são fundamentais para a boa execução no processo de produção de um programa,como por exemplo, câmeras, estúdios, switcher,material de iluminação e monitores. Reality show - é um gênero de programa televisivo, que documenta a realidade de forma altamente modificada e influenciável, com ênfase em apresentar comportamentos e situações desafiadoras, ao fazer com que seus participantes saiam de suas rotinas e passem por situações incomuns. No Brasil, o gênero tornou-se popular a partir dos anos 2000. Dança - Com base em MENDES (1987), LABAN (1990) e BARRETO (2004), apresentamos alguns conceitos da dança como expressão corporal artística, com características próprias - movimentos, gestos executados dentro de certas regras e medidas, não necessariamente regulares, com intervalos, ritmo e tempo; foi-se modificando ao longo do tempo, assim como a arte e, na contemporaneidade, passou a transmitir conceitos, sentimentos e ideias através de movimentos. Para a descoberta do público alvo procuramos por dados nos sites de ibope e nos canais de TV que apresentam talent show. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Kantar Ibope Media, em 2015, identificou-se que do total de pessoas que assistem a programas do gênero reality show, 61% é composto por mulheres e 39% homens, sendo 49% adultos, seguidos de 35% de jovens e adolescentes, e 16% de pessoas com mais idade. Quanto à classe social a qual esse público pertence, 52% são de classe C, seguidos das classes A e B com 38% e D e E com 10%. Ainda de acordo com esta pesquisa, o perfil de pessoas que assinam os canais fechados (TV por assinatura) é homogêneo, revelando, ainda assim, uma pequena diferença na variação entre homens e mulheres, sendo 49% de público assinante masculino e 51% feminino. Com relação à classe social na qual estes assinantes se enquadram, as classes A e B representam boa parcela em relação à população total. Quanto à faixa etária, a diversidade de idades marca esse público, visto que a TV fechada dispõe de variada programação para todas as idades. Com base nesses resultados de pesquisa obtidos acerca do perfil do público usuário dos serviços de televisão por assinatura, definimos como público alvo mulheres com idade entre 18 e 40 anos, por ser esta a faixa etária que mais busca programas deste gênero e também porque o gênero feminino representa maior público deste tipo de programa. Em relação à classe social, identificamos as classes B e C como alvo e, por isso, por escolhemos o canal Sony como canal de veiculação de Dance: A formação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para elaboração do programa, utilizamos o método canvas para compor cada elemento chave do programa, em seguida fomos para um processo de pesquisa do mecanismo de funcionamento de diversos talents shows mundialmente conhecidos, dentre os quais podemos citar THE X FACTOR, THE VOICE U.K e principalmente o SO YOU THINK CAN DANCE. A partir dos aspectos comuns desses programas, considerando também os aspectos que os diferencia, construímos a mecânica do nosso projeto, estabelecendo todos os aspectos importantes para o funcionamento do programa, contendo: Pré-seleção individual; Audições individuais; Provas; Depoimentos As fases do programa: Primeira fase - três episódios de audições individuais; Segunda fase - dois episódios de audições em grupo; Terceira fase - dois episódios de batalhas; Quarta fase - cinco episódios em locais inusitados; Quinta fase - um episódio final. Após a elaboração desses elementos fez-se necessário ainda atentar aos elementos de Elenco, Cenografia, Videografismo, Recursos especiais, Transmídia e Interação. Ao compor o elenco, definimos o perfil de cada personalidade, tanto para os dançarinos, jurados e também para a apresentadora. Os dançarinos deveriam ter características artísticas fortes, que seriam expressas através dos diferentes estilos de dança apresentados e os jurados, deveriam ser especilistas em estilos diversos de dança, cada um deles representando um estilo. Ao criarmos a estética do programa, utilizamos como referencia outros programas de TV, filmes e séries nacionais e internacionais, porém, a principal inspiração para a idealização da estética deste projeto foi o movimento ArtDecó, utilizado no videografismo, na criação de cada cenário e na estética da parte escrita do projeto; isso se faz notar no momento em que a persepção visual, tanto do leitor que lê o projeto escrito, quanto do telespectador que assite o vídeo será praticamente a mesma. Para os recursos especiais do projeto criamos objetos exclusivos. Na parte de Transmídia e Interação o objetivo central era aproximar o público alvo através das redes sociais e também do aplicativo do programa, para isso criamos um game e diversos desafios. Após a produção e edição do piloto, criamos ilustrações de como utilizar o aplicativo e um vídeo conceito com imagens da internet, para representar cada fase do programa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>