ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00972</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Voz da Grota  Jornal Comunitário do Bairro Inácio Martins</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Antonio Carlos Vieira (Universidade Federal de Viçosa); Daniel Caixeta Mansur dos Reis (Universidade Federal de Viçosa); EDNEY RICARDO NONATO MANGONGO (Universidade Federal de Viçosa); SALATIEL OLIVE RODRIGUES MOREIRA (Universidade Federal de Viçosa); NAYARA DA SILVA POLETO (Universidade Federal de Viçosa); KATIA DE LOURDES FRAGA (Universidade Federal de Viçosa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal impresso  Voz da Grota surgiu no decorrer do segundo período letivo de 2018 como parte das atividades avaliativas desenvolvidas na disciplina COM 400  Comunicação Comunitária, oferecida pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa. Dentre os objetivos da disciplina destaca-se o de permitir que os estudantes do Curso de Comunicação Social/Jornalismo coloquem em prática a formação teórica adquirida, empregando técnicas de produção jornalística aprendidas em sala de aula para a implantação de um modelo de comunicação comunitária (PERUZZO, 1998) para abrir espaço aos moradores de uma determinada comunidade. Na disciplina, a equipe teria como missão interagir com os moradores de uma comunidade do Município de Viçosa (MG) estabelecendo ligações que permitissem um entrosamento que viabilizasse a implantação de um projeto de comunicação que atendesse o interesse coletivo dos participantes da localidade. Por questão de afinidade entre membros do grupo e lideranças de um bairro da periferia da cidade, a ideia foi apresentada e teve excelente recepção por parte dos moradores do Bairro Inácio Martins (Grota dos Camilo), Viçosa-MG. Contando com amplo apoio da Associação dos Moradores do Bairro Inácio Martins (AMBIM) e ampla participação de outras pessoas residentes no local, aconteceram algumas reuniões sobre que tipo de comunicação seria de interesse da comunidade implantar ali de forma a dar visibilidade aos assuntos voltados para aquela coletividade. Várias foram as ideias apresentadas pela própria comunidade, como gravação e edição de áudios, com temas relevantes para a comunidade, para serem encaminhados para veiculação às rádios locais; criação e alimentação de um perfil no Facebook; produção de textos, áudios e vídeos para divulgação nas redes sociais. Todavia, o projeto que teve maior aceitação foi a criação de um jornal impresso, abordando temas de interesse dos membros do bairro, com matérias relacionadas diretamente ao público, com a intenção primeira de promover a comunicação comunitária, dando visibilidade aos eventos, histórias, personalidades, campanhas educativas e outros assuntos de interesse coletivo. Este trabalho, além de atender os anseios da Comunidade do Bairro Inácio Martins (Grota dos Camilo) de produção de um jornal impresso para promover uma maior interação entre os moradores do bairro, proporcionou aos alunos envolvidos na produção um contato direto com lideranças e moradores do bairro, vivenciando assim a noção de Comunicação Comunitária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de estudos referenciais sobre a importância da comunicação comunitária (PERUZZO, 1998; LAHNI, 2016) em seminários temáticos em sala de aula, a turma se dividiu em grupos para desenvolver projetos em comunidades para dar  vez e voz (PERUZZUO, 1998) a quem não tem espaço na mídia hegemônica. Nosso grupo desenvolveu a atividade no bairro Inácio Martins, região periférica de Viçosa, cidade que abriga a Universidade Federal de Viçosa. O jornal impresso  Voz da Grota , produzido de forma comunitária, uma vez que, por meio dele foi possível envolver a população do Bairro Inácio Martins na idealização, produção e edição deste veículo de comunicação voltado para as ações e necessidades da comunidade. Este meio comunitário de comunicação tornou-se uma alternativa viável para os moradores, que puderam materializar um canal comunicacional próprio. O jornal produzido no Bairro Inácio Martins preza pela valorização da cultura local e de outros assuntos destacados por membros do grupo que interagiram durante a sua produção. Os moradores envolvidos com o jornal impresso participaram de oficinas de produção de pauta, elaboração de texto, realização de entrevistas, noções básicas de fotografia e editoração. A criação do jornal do Bairro Inácio Martins teve por finalidade associar a comunicação comunitária ao ensino e ao exercício de cidadania a partir do empenho constante dos membros do grupo nas atividades relacionadas ao jornalismo impresso. Desenvolver um trabalho de comunicação comunitária vai muito além de prestação de serviço em assessoria de comunicação. Muito pelo contrário, a equipe deve estar consciente de que os objetivos e metas a serem atingidas visam, principalmente, a mobilização e a participação popular (PERUZZO, 1998) no processo de implantação de práticas comunicacionais para a coletividade. A participação nas reuniões periódicas com os membros da comunidade, a orientação daqueles que se dispuseram a participar ativamente na produção do jornal, o envolvimento na execução das tarefas realizadas em equipe foram vitais para que o trabalho fosse coroado de êxito. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Voz da Grota é um jornal comunitário com tiragem de 500 exemplares, impresso em papel jornal tamanho A3, frente e verso, que após dobrado resulta em quatro páginas. Este canal de comunicação foi idealizado pela própria comunidade. Decorridas as etapas de reuniões periódicas com os membros da comunidade para definição do produto de comunicação comunitária, passou-se para a execução do projeto de criação do jornal impresso. As reuniões semanais foram, a partir de então, entre a equipe de estudantes e os moradores que se dispuseram a participar diretamente da produção das matérias para a primeira edição. Decidiram entre eles o nome do periódico  Voz da Grota e selecionou-se o responsável pela confecção da logomarca. Foram definidos também nestas reuniões o formato do jornal, tipo de papel, tiragem, periodicidade, seções e reportagens para a composição do jornal e os responsáveis pelas mesmas. Foi feito um cronograma das atividades e definido um agente para acompanhar a execução do planejamento. A partir de então, todos se empenharam com o cumprimento das funções divididas entre os participantes. Uma vez recolhidas as matérias e fotos, escolhidos os anúncios publicitários veiculados pelos patrocinadores, passou-se à etapa de diagramação, revisão e impressão do jornal em gráfica por eles selecionada. Como resultado, foi organizado pelos moradores o evento de lançamento e distribuição do jornal, com ampla divulgação na comunidade. Houve uma grande participação popular e, no final do evento, comunidade, equipe de estudantes e a professora orientadora do trabalho participaram de um lanche comunitário de confraternização. A acolhida do produto final foi excelente e ficou decidido na comunidade que o jornal deveria manter a sua tiragem inicial de 500 exemplares. Para os estudantes envolvidos, o resultado foi mais que gratificante, aprender fazendo, além de terem tido a oportunidade de estar em contato direto com a comunidade, vivenciando experiências e histórias e, além disso, deixarem registrados seus nomes num projeto de comunicação que ficará marcado para todos aqueles que a ele se entregaram. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>