ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00975</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Minha Deusa e Eu</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriela Dias Vieira Bonfim do Carmo (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Lilian Sollá Santiago (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro de documentário Minha Deusa e Eu aborda o encontro com a deusa interior na mulher dos dias atuais, tendo como personagem principal a diretora, Gabriela Vieira. Baseado nos tipos de documentários conceituados por Bill Nichols (2005), a narrativa traz características do modo Performático com inspirações no experimentalismo. A busca é a criação de um roteiro que utilize dos recursos cinematográficos para retratar o real versus o abstrato. O projeto foi proposto como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do ano de 2019 para a faculdade de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). No início de 2018, Gabriela conheceu a casa Neo Xamânica Chamado da Floresta, onde iniciou o uso de medicinas indígenas que, segundo suas convicções, tem potencial para elevar o autoconhecimento, bem como tratar problemas psicológicos, emocionais e dependências químicas. Conforme frequenta a casa, se aprofunda nos fundamentos da cultura indígena e afro brasileira, descobrindo meios para aplicar no agora os conhecimentos passado pelos seus ancestrais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um dos objetivos com o tema é criar uma experiência audiovisual e sensorial através dos recursos cinematográficos. Para isso acompanhamos Gabriela em rituais com a medicina da Ayahuasca na casa Chamado da Floresta, registrando esse material para fragmenta-lo com as imagens das performances. Colocando a diretora como personagem, unimos características do modo Performático com o Experimentalismo, para que assim possamos artisticamente abrir um recorte sobre o ser divino na mulher da contemporaneidade. Partiremos de dois conceitos para criar a atmosfera do real e do abstrato: Exoterismo e Esoterismo. O Exoterismo, de forma sucinta, é algo disponível de forma pública, enquanto que o Esoterismo é um conjunto de tradições, doutrinas e filosofias que sutilmente são ocultas ao conhecimento geral. "Exo" significa algo para fora e "Eso", algo para dentro. Com as filmagens dos rituais, exploramos o "exo" no contexto real; com as filmagens das performances exploramos o "eso" no contexto abstrato. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nos aprofundamos no modo Performático datado por Bill Nichols (2005) no livro  Introdução Ao Documentário inserindo a diretora como objeto-personagem da narrativa. As referências fílmicas perpassam por obras como Tongues Untied de Marlon Riggss, KBELA de Yasmin Thayná, The Space In Between: Marina Abramovic And Brazil de Marco Del Fiol, entre outros. Partimos de crenças e interpretações sobre a ancestralidade de Gabriela para tratar do tema, trazendo de forma artística a união da cultura indígena, afrobrasileira, africana e do esoterismo para compor a arte. Os elementos visuais enaltecem o trabalho corporal das performistas, que encenam elementos da natureza, figuras ancestrais e estados emocionais, ao som da trilha musical que cria a ambiência dessas situações para haver o diálogo entre som e imagem de forma assincrônica. Esta, será composta majoritariamente de instrumentos de origem indígena e africana, como maracá, atabaque, bongô e tambores. A atemporalidade dialoga com as performances, baseando-se na montagem Eisensteiniana para criar metáforas. As ramificações da área de arte, como cenografia, figurino e maquiagem pintam o quadro para as performances, que serão elaboradas pela equipe de direção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>