INSCRIÇÃO: 00989
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT02
 
TÍTULO: Joystick
 
AUTORES: Pedro Chaigneau Cardoso (Universidade São Judas Tadeu); Bruna Leme de Oliveira (Universidade São Judas Tadeu); Garielle Luiza Dias da Silva (Universidade São Judas Tadeu); Lucas Freire da Silva (Universidade São Judas Tadeu); Maira Fernanda Pereira Leitole (Universidade São Judas Tadeu); Mariana Fernandes David (Universidade São Judas Tadeu); Victoria Gomes da Silva Santos (Universidade São Judas Tadeu); Thaís Carrapatoso (Universidade São Judas Tadeu)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O JOYSTICK é um projeto integrado da Universidade São Judas realizado por alunos do sexto semestre em 2018. A proposta do PI era desenvolver um piloto de programa para televisão, aberta ou paga, com base no tema principal do semestre intitulado “1968-2018 Afinal que país é este” de 1968 a 2018 se passaram 50 anos e o nosso país passou por mudanças econômicas, históricas, políticas, sociais e nos meios de comunicação.਀ Pensando em algo que teve uma grande evolução nos últimos 50 anos, escolhemos a “Cultura Geek”, que se tornou um mercado lucrativo nos últimos anos e dentro da própria cultura houve diversas mudanças como a Comic Con que nos anos 70 era apenas uma reunião em cafés ou lanchonetes, hoje é um evento que percorre todos os países com painéis gigantescos para divulgação dos filmes e séries que estão sendo transmitidas ou para divulgar as que estão por vir. Na última década os quadrinhos invadiram o cinema arrecadando milhões em bilheteria e quanto mais sucesso o filme faz mais são produzidos, além dos produtos como camisetas, bonés, canecas, brinquedos dos personagens e artigos colecionáveis que movimentam quantidades exorbitantes de dinheiro comparado ao tempo em que era uma cultura de nicho.਀ O objetivo do trabalho era apresentar o mundo Geek nos últimos 50 anos para a nova geração e relembrar para a geração que já curtiu há anos atrás. Para isso utilizamos de quadros que lembrem vídeos do Youtube. Através de tais pesquisas pudemos entender que o ideal seria criar um programa de Tv com formato parecido ao dos vídeos do Youtube mas mantendo uma linguagem que mesmo as pessoas que não “vivem” na internet pudessem compreender.
 
INTRODUÇÃO
O público alvo dos produtos relacionados a cultura geek é formado em sua maioria por homens, porém nos últimos anos o interesse das mulheres pelo assunto vem crescendo e se tornando cada vez mais significativo a medida que o preconceito sobre meninas gostarem e falarem sobre videogames, quadrinhos e assuntos geeks em geral vai se desconstruindo.਀ A Pesquisa feita para criar o conceito do programa JOYSTICK surgiu a partir de vivência dos integrantes do grupo e referencias como, programas de Tv voltados a games, mas principalmente canais do youtube relacionados ao universo geek. Bebemos muito de fontes de inspiração vindas da internet e dos próprios jogos para criar a identidade do programa.਀ Com a pesquisa feita, realizamos um esboço dos quadros que queríamos que fossem feitos dentro do piloto, primeiro quadro chamado਀ ᠀䄠吀唀䄀䰀䤀娀䄀一䐀伀ᴀ†挀漀洀 渀漀琀挀椀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 最攀攀欀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀猀猀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 挀漀洀攀挀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀漀爀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ ᰀ䔠堀倀䰀䤀䌀䄀 儀唀䔀 䔀唀 䨀伀䜀伀ᴀ†甀洀 焀甀愀搀爀漀 挀漀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 礀漀甀琀甀戀攀爀Ⰰ 焀甀攀  甀洀 琀甀琀漀爀椀愀氀 猀漀戀爀攀 樀漀最漀猀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀猀Ⰰ ᰀ䘠䄀䰀䄀 䜀䔀䔀䬀ᴀ†甀洀 焀甀愀搀爀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 最攀攀欀Ⰰ ᰀ†䴀䤀一䄀 䌀刀䄀䘀吀ᴀ†攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀Ⰰ 樀漀最愀洀 攀 猀漀 昀猀 搀攀 最愀洀攀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 最攀攀欀Ⰰ ᰀ吠伀倀 䘀䤀嘀䔀ᴀ†挀漀洀漀 漀 渀漀洀攀 樀 搀椀稀 甀洀 琀漀瀀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 漀甀 樀漀最漀猀 攀 漀 ᰀ䄠匀匀伀倀刀䄀 䘀䤀吀䄀匀ᴀ†焀甀愀搀爀漀 挀漀洀 甀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 焀甀攀 挀漀渀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 最愀洀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀椀猀攀洀漀猀 洀愀渀琀攀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 伀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 渀甀渀挀愀 瀀攀爀搀攀爀 漀 挀氀椀洀愀 最攀攀欀 挀漀洀 瘀爀椀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 愀漀猀 瘀爀椀漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀漀猀Ⰰ 搀攀 樀漀最漀猀Ⰰ 愀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀 攀 猀爀椀攀猀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 挀攀渀漀最爀昀椀挀漀猀 樀 瀀攀爀琀攀渀挀椀愀洀 愀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 氀漀最漀 昀漀椀 爀攀氀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 猀椀洀瀀氀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 焀甀愀搀爀漀猀⸀ ਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 搀漀 攀猀琀切搀椀漀 昀漀椀 愀 焀甀攀 搀攀洀愀渀搀漀甀 洀愀椀猀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀椀瘀攀洀漀猀 戀漀愀猀 椀搀攀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 挀漀攀爀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 䌀漀洀 爀攀氀愀漀 愀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 爀瀀椀搀漀 攀 搀椀爀攀琀漀 焀甀攀 昀椀挀愀 瘀椀猀瘀攀氀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 ᰀ挠漀爀琀攀ᴀ† 昀攀椀琀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀椀漀爀椀稀愀渀搀漀 漀猀 挀漀爀琀攀猀 猀攀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 瀀愀搀爀漀 渀漀 眀攀戀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 渀漀 焀甀椀猀攀洀漀猀 愀戀甀猀愀爀 搀攀猀猀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 渀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 攀猀琀切搀椀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀椀漀爀 挀漀渀攀砀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀