ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01010</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Ecobag Ane Brechó</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Luiza Pereira Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Cassiana Batista da Cruz Silva (Universidade Federal de Uberlândia); Isabela Cardoso Ferreira (Universidade Federal de Uberlândia); Marcelo Marques Araújo (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A embalagem que desenvolvemos é uma Ecobag para utilização e press kit para um brechó. O "Ane Brechó" é um empreendimento que pertence à Maria Cleidiane Franco. A empresária fundou a primeira loja em dezembro de 2016 e, eventualmente outras duas lojas físicas, sendo inauguradas em setembro de 2017 e outubro de 2018. Atualmente, existem duas lojas do brechó. O projeto de comunicação começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2018, antes da inauguração da nova loja, sendo assim, o trabalho contribuiu com um momento importante durante a implementação do empreendimento. O projeto foi desenvolvido como trabalho da matéria Assessoria e Comunicação Organizacional do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia(UFU). Entre os requisitos avaliativos da disciplina, os alunos devem escolher uma empresa ou instituição para desenvolverem um planos de comunicação e assessoria . A partir da escolha pela empreendimento "Ane Brechó", uma análise da situação de marketing e comunicação da marca foi feita, encontrando seu pontos fortes, fracos, as situações - problemas e, como essas seriam solucionadas. O brechó assessorado no projeto vende roupas e acessórios usados, mas em boas condições de uso, à um valor acessível para grande parte da comunidade. Reutilizar roupas e acessórios colabora com o meio ambiente e diminui o consumismo exagerado incentivado e defendido por grandes marcas. A elaboração da ecobag surgiu com a ideia de vincular o conceito de sustentabilidade à todas ações e produtos do brechó, desde o reaproveitamento de roupas, ao presskit e as bolsas de auxílio às compras. Além disso, foi sugerido que a proprietária também distribuísse a bolsa para suas clientes com maior frequência de compras, gerando assim relacionamento e uma divulgação indireta da marca, em locais nos quais as clientes usassem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante a preparação do plano de comunicação do brechó percebemos que era preciso desvincular o brechó do conceito de "vendas e compras de roupas velhas". Para isso, todas as ações desenvolvidas tiveram como objetivo vincular a marca ao conceito de "sustentabilidade" e "moda consciente" concepções e estilos de vida difundidos atualmente. Entendendo que o brechó passa pelo processo que a própria indústria da moda está lidando, de reduzirem o impacto social e ambiental causado pelas indústria têxtil. Outro aspecto é a sustentabilidade está fazendo parte do próprio estilo de vida da sociedade, além de está nas discussões e temas agendados pela mídia. Em virtude disso, desenvolvemos a ecobag como embalagem para ser utilizada para o press kit e também para utilização do próprio brechó como estratégia de branding, defendida por Hiller (2012), como estratégia de vincular a marca à um conceito humano, forma efetiva de comunicação capa- zes de transmitir ao públicos estratégicos a imagem desejada pela marca..</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Durante a preparação do plano de comunicação do brechó percebemos que era preciso desvincular o brechó do conceito de "vendas e compras de roupas velhas". Para isso, todas as ações desenvolvidas tiveram como objetivo vincular a marca ao conceito de "sustentabilidade" e "moda consciente" concepções e estilos de vida difundidos atualmente. Em virtude disso, desenvolvemos a ecobag como embalagem para ser utilizada para o press kit e também para utilização do próprio brechó como estratégia de marketing. Ecobag ou Eco bag é um termo em inglês que significa "Sacola Ecológica".O principal objetivo do produto é diminuir o uso de sacolas plásticas em estabelecimentos, já que, é reutilizável. O material utilizado para a confecção foram tecidos na cor bege. Para o bordado, foram utilizadas linhas na cor preta, vale ressaltar, que todo o bordado foi feito à mão de modo artesanal, pelas próprias bordadeiras, sem utilização de máquinas industriais. Um outro objetivo, era criar um engajamento para marca. Além de vincular a marca "Ane Brechó" ao conceito de sustentabilidade, também associamos ao "empreendedorismo social/feminino" visto a própria história e trajetória da proprietária do brechó . A embalagem foi desenvolvida por mulheres que participam de um projeto social que visa o empoderamento feminino e a independência social e financeira dos moradores do bairro através do empreendedorismo. O empreendimento "Park Fashion" confeccionou a bolsa e o "Ateliê Pinta e Borda" fez de modo artesanal o bordado com a logo do brechó. Criando para a marca através da embalagem um espelho de identidades críveis e relevantes para o consumidor, segundo o conceito de branding defendido por Hiller (2012). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>