ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01024</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Corrida da felicidade AMEO - Associação da Medula Óssea</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Andre Garde Alday (Universidade São Judas Tadeu); Valdemirson B Alves (Universidade São Judas Tadeu); Brendon Rodrigues (Universidade São Judas Tadeu); Bruno de Oliveira Borghese (Universidade São Judas Tadeu); Evandro Mendonça Almeida Filho (Universidade São Judas Tadeu); Giulia Caroline Sousa Ramos (Universidade São Judas Tadeu); Karla Lima Morais dos Santos (Universidade São Judas Tadeu); Pedro Fábio Brito (Universidade São Judas Tadeu)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (AMEO) é uma ONG formada por voluntários e profissionais da área da saúde que desde 2002 tem por objetivo prestar assistência à familiares e pacientes que precisam de doadores de medula óssea, devido à deficiência causada pelo câncer de medula óssea. Com pesquisas realizadas referentes à Associação da Medula Óssea foi possível detectar diversos problemas para a ONG, o mais grave deles é a falta de doadores e o pouco conhecimento que a população possui sobre o transplante de medula, tornando difícil a criação de campanhas que façam com que as pessoas se tornem doadores. O alvo desse projeto é colaborar com a ONG AMEO de maneira a adquirir mais doadores de medula e reestruturar as suas estratégias de comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para construção do trabalho foram efetuadas pesquisas secundárias e primárias. Com a pesquisa secundária se obteve dados a respeito da AMEO  Associação da Medula Óssea, seu histórico, sua estrutura, como funciona o cadastro de doadores e suas dificuldades. Através da pesquisa primária, foram efetuadas entrevistas com diretores e voluntários da ONG onde identificou-se que falta de recursos que a AMEO sofre, dessa forma a empresa está limitada para continuar dando apoio aos pacientes que sofrem com o câncer de medula óssea, que dependem da Casa de Apoio para que possam passar pelo processo do Transplante de Medula com o acolhimento e assistência da Organização. A Instituição sobrevive somente através da contribuição de terceiros que lhes tragam doações de cupom fiscal e eventos beneficentes como o bingo, festas e bazares para a arrecadação de fundos e, por conta de seu foco estar voltado totalmente à aquisição de doadores, as campanhas não trazem nenhum retorno financeiro para a Associação da Medula Óssea, correndo o risco de entrar em falência em cerca de dois anos caso não haja melhor gestão e divulgação da iniciativa da ONG. Por esse motivo, foi decidido que o principal objetivo a ser neste Projeto Interdisciplinar é trabalhar com um evento social que traga apoio à Associação da Medula Óssea de maneira a conseguir recursos financeiros de parceiros e doações de pessoas físicas e jurídicas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto integrado se baseou nos princípios de Eventos, Promoção e Merchandising, da Fotografia Publicitária, Inteligência Digital e Narrativas Transmídia para auxiliar a ONG AMEO a divulgar, compartilhar e conscientizar a sociedade sobre o que é o tratamento do câncer de medula óssea e como a AMEO atua com relação aos seus pacientes. Para isso foram propostas as estratégias de marketing e de comunicação com objetivos específicos de criar ações promocionais através do Facebook, Instagram e site da ONG para que mais pessoas recebam informações sobre a leucemia e por esses mesmos meios divulgar um evento beneficente de arrecadação de fundos para a Organização AMEO. O evento principal desse projeto é A Corrida da Felicidade que será organizada pela Associação da Medula Óssea junto à três novos parceiros: Smart Fit, Iguana Sports e Bonafont. A primeira edição da Corrida da Felicidade será promovida pelos novos investidores, além do suporte já dado pelo Hemocentro da Santa Casa de São Paulo que realiza a divulgação em combate à leucemia, outras ações como promocionais no  Facebook e Instagram 16 postagens online devem ser efetuadas para compartilhamento: 4 Dessas postagens tem o foco unicamente na Corrida da Felicidade, informando local, data e site para a inscrição; 5 postagens são destinadas a passar informações sobre a leucemia; 3 são feitas com incentivo à realização de doações; 2 são realizadas para mostrar o foco da ONG AMEO; 2 são destinadas à projetos realizados pela ONG. 8 E-mail Marketing que seguem os mesmos temas das postagens: A casa de apoio; Projeto educar para doar; saiba mais sobre medula óssea; Passo a passo do doador; faça parte da AMEO; sobre o evento; capacitar para curar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>