ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01026</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO14</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal Mural do Sesc: restruturando a comunicação interna com o público interno da unidade de Vitória</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Manuella Pereira dos Santos (Faculdades Integradas Espírito Santense); Mirella Bravo de Souza Bonella (Centro Universitário Faesa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação interna é responsável por ajudar os funcionários a compreenderem os valores e propósitos da organização, além de compartilhar informações essenciais sobre a evolução da companhia e promover iniciativas que estimulam o bem-estar dentro do ambiente de trabalho. Para Gaudêncio Torquato no livro  Tratado de Comunicação Organizacional e Política (Cengage Learning, 2013) a comunicação interna é também fundamental para manter os colaboradores conectados com o desempenho da empresa e assegurar a transparência em todos os departamentos. Com uma comunicação clara, os colaboradores sentem que a empresa se preocupa e valoriza sua contribuição, fazendo com que os funcionários se tornem fiéis defensores da marca e os melhores porta-vozes do negócio para o mercado. A proposta, então, deste trabalho é de apresentar um jornal mural para o Serviço Social do Comércio (Sesc) na unidade de Vitória, no Espírito Santo. Para Ricardo Eduarte Pereira no artigo  Relações Públicas com o público interno (Portal RP, 2016) o jornal mural é um veículo de comunicação interna que tem como características a praticidade e a objetividade em suas publicações e, ainda, é um instrumento de instrumento de comunicação imediata e presente em espaços de fácil acesso para os colaboradores da organização, O jornal mural, então, é uma antiga, mas eficiente ferramenta da comunicação interna que aproxima a organização dos colaboradores. Para se ter uma ideia da ferramenta jornal mural, uma pesquisa realizada por empresas que oferecem serviços de comunicação interna para o mundo coorporativo  Ação Integrada em parceria com SocialBase  em 2016 mostrou que as organizações pretendem manter canais tradicionais como o jornal mural como veículo de comunicação interna, sendo que os números apontam para 64% das pequenas empresas e 74% das médias. Assim, a ferramenta tem como objetivo passar as informações importantes da empresa e o jornal mural do Sesc será mais do que um quadro de avisos, será um lugar onde o colaborador é notícia. O trabalho  Jornal Mural do Sesc: reestruturando a comunicação interna com o público interno da unidade de Vitória foi desenvolvido na disciplina de Comunicação Organizacional do curso de Jornalismo do Centro Universitário Faesa no segundo semestre de 2018. O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição privada que funciona com o Sistema S (Serviço Social) das contribuições sociais que as empresas da indústria, transporte e comércio fazem parte. Parte do valor vai para o Sesc, Senac, Senai, Senat e Sesi. A empresa tem como missão desenvolver as ações que promovam o bem-estar físico, mental e social do trabalhador do Comércio, de Bens e Serviços, de seus dependentes e, de um modo geral, da comunidade capixaba. Para tanto, o SESC atua na educação, cultura, lazer, saúde e assistência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a construção da cidadania. Durante o diagnóstico foi possível perceber alguns problemas que precisam ser resolvidos em relação ao jornal mural da instituição. O jornal mural conta com informações perdidas e espalhadas, ele não possuía editoriais para centralizar o olhar do colaborador para o que ele estava procurando. O quadro é bastante bagunçado e não tem nada criativo e atrativo para chamar atenção dos colaboradores. As informações internas e externas estão misturadas, o que pode confundir a cabeça dos colaboradores e gerar ruídos. Sendo assim, o objetivo do trabalho é contribuir para a melhoria da comunicação dos colaboradores com a empresa via um jornal mural organizado e com conteúdo trabalhado conforme demanda dos colaboradores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As aulas da disciplina de Comunicação Organizacional do curso de Jornalismo do Centro Universitário Faesa sempre extrapolam o limite da sala de aula e contribuem para que o aluno coloque em prático o conhecimento teórico adquirido. É incentivado sempre uma aproximação com o mercado e a elaboração de projetos junto a organizações (empresas). Para o desenvolvimento do trabalho  Jornal Mural do Sesc: reestruturando a comunicação interna com o público interno da unidade de Vitória aconteceu uma interdisciplinaridade, pois foi necessário utilizar os conhecimentos das aulas de  redação jornalística ,  fotojornalismo e planejamento visual para jornal impresso. Sendo assim para desenvolver o jornal mural do Sesc foi usado o processo de Pesquisa Qualitativa, método de investigação que foca no caráter subjetivo do objeto analisado. Assim, o ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados. Durante a etapa de coleta de dados, foi utilizada a pesquisa em profundidade que segundo Jorge Duarte e Antônio Barros, no livro  Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação (Atlas, 2009), é um recurso metodológico que busca, com base em teorias e pressupostos definidos pelo investigador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer. Um questionário de pesquisa online foi aplicado junto a 40 colaboradores para saber como eles enxergavam o jornal mural e quais melhorias eles gostariam que fossem feitas. Isso para compreender a necessidade dos colaboradores em relação ao jornal mural. A investigação foi para saber se os funcionários liam o mural, os tipos de conteúdo preferidos, tipo de layout, se gostariam de participar da produção do conteúdo, se gostariam de informes além do tema Sesc, entre outras perguntas. Desta maneira, então, vale salientar que para a produção do jornal mural deve-se sempre levar em conta o público-alvo leitor do jornal. Por isso, o objetivo foi atingir o público-alvo que são todos os colaboradores da Unidade do Sesc no Centro de Atividades de Vitória. O Centro de Atividades possui cerca de 60 funcionários. A unidade funciona como a sede do Sesc e a maioria dos colaboradores trabalha na área administrativa que envolve todas as unidades do Sesc. Além desses colaboradores, existem os profissionais da limpeza, portaria e manutenção que também precisam saber das notícias importantes da empresa. Após a coleta de dados e a análise feita, viu-se a necessidade de modificar a estrutura do layout do jornal mural e o conteúdo apresentado. A pesquisa apontou que somente 20% dos entrevistados leem com frequência o jornal. O restante diz não se sentir atraído pelo conteúdo e nem pelo visual. Já 92,5% dos entrevistados gostariam de um jornal mural exclusivo para os colaboradores. E, ainda, o conteúdo deve ser diversificado na opinião deles: 20,0% quer notícias de entretenimento, 7,5 % gostaria do Você é Notícia (falar dos colaboradores), 20,1 % saúde e outras mais. A implantação do jornal mural vai ser um grande proveito para fortalecer os laços da comunicação entre empresa e colaborador. O novo jornal vai poder promover a valorização do colaborador dentro da empresa. Agora, eles vão ter voz e poderão participar de forma direta das ações desenvolvidas dentro da organização. A satisfação do colaborador poderá ser medida diretamente nos resultados da empresa a partir do momento em que eles se sentem parte do processo de crescimento da empresa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A decisão de fazer um Jornal mural para o Sesc partiu da conversa entre alunos com o professor responsável pela disciplina de Comunicação Organizacional. A ideia era desenvolver um produto que atendesse a comunicação interna de uma organização. A ideia é uma ferramenta para integrar, informar e incluir os colaboradores de uma empresa. Assim, para Margarida Krohling Kunsk no livro  Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 2003) a comunicação interna diminui o afastamento entre os setores da empresa e potencializa as relações. Para a Margarida Kunsk (2003) ainda a comunicação nas empresas passa pela valorização dos empregados como cidadãos. Desta forma aconteceu a escolha pelo jornal Mural. Após contatos telefônicos e uma vista pessoal, as portas do Sesc Vitória foram abertas para começar o processo de viabilidade do projeto  Jornal Mural do Sesc: reestruturando a comunicação interna com o público interno da unidade de Vitória . O questionário foi aplicado e a partir dos resultados começaram as etapas. O foco do novo jornal mural foi mostrar para o colaborador que ele tem voz na empresa e que ele também é notícia. É preciso criar o hábito entre os colaboradores de se informar pelo jornal mural e dá sugestões de notícias também. A mensagem chave utilizada foi:  você é notícia . O jornal mural é semanal, sempre tirando todo o conteúdo do quadro e o deixando vazio por um dia antes de colocar outros conteúdos disponíveis. Assim, os colaboradores que virem o quadro vazio vão saber que no próximo dia terá novidades, o que despertará a curiosidade do colaborador de saber quais são as novas notícias. A cor das folhas também irá mudar toda semana para que o colaborador perceba que novos conteúdos foram adicionados. O novo layout foi dividido em sete editorias: Aconteceu no Sesc: notícias sobre outras unidades do Sesc; Você sabia?: notícias voltadas para o entretenimento (Ex. fatos curiosos); Dicas de saúde: trará dicas de alimentação saudável e hábitos que influenciam no bem-estar e a melhora da saúde; Aniversários: onde serão listados os aniversariantes da semana; Você no Sesc: notícias sobre alguma ação que o colaborador fez dentro do Sesc (Ex.confraternizações, comemorações de resultados, prêmios do setor e etc); Eventos: notícias sobre os eventos gerais que irão acontecer e o funcionário do Sesc tem desconto; e Atenção: Notícias importantes que os colaboradores precisam saber (Ex. décimo terceiro salário, horário de expediente). O quadro utilizado para o Jornal Mural é de acrílico e permite uma boa visão do material informativo (folhas coladas). O material é confeccionado no papel A4 para facilitar a impressão e o trabalho da produção do conteúdo. É usado até três colunas para dividir o conteúdo na folha. A letra utilizada nos textos (corpo da fonte da letra em tamanho 14 a 18) e nos títulos (corpo de 40 a 48) deve ser clara e legível, além de um tamanho adequado para a distância que é feita a leitura. Os textos são simples e curtos para que a leitura seja rápida, porém com conteúdo para  alimentar o leitor com informações. O uso da fotografia também é um diferencial para atrair a atenção do leitor que passa pelo Mural. Nilton Hernandes, no livro A Mídia e Seus Truques (Contexto, 2006), afirma que a fotografia é um dos principais elementos para atrair o olhar do leitor para uma determinada página, no caso as folhas com os conteúdos expostos no jornal Mural. A legenda da foto é em negrito e com letra igual a utilizada no texto, porém com corpo da fonte em tamanho 12. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>