O Instituto Cria Conexões é uma ONG fundada em 2013 no bairro do Jabaquara (São Paulo), com a finalidade de promover oportunidades de educação e geração de renda através da cultura da bicicleta. Seu principal público-alvo são os egressos do sistema prisional e da Fundação Casa, que sofrem o preconceito e a dificuldade de sair do círculo do crime para encontrar chances de emprego. Para essas pessoas, a Cria oferece cursos e projetos que possibilitam não só uma renda momentânea, mas também abrem caminho para que reavaliem seu futuro. ऀ䄀 伀一䜀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䔀匀倀䴀 攀洀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 猀攀甀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀漀 愀渀漀Ⰰ 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 漀 挀攀渀爀椀漀 攀氀攀椀琀漀爀愀氀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀瘀愀Ⰰ 漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀 搀椀漀 攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 猀攀 愀挀攀渀琀甀愀瘀愀洀 渀漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 漀 攀猀琀椀最洀愀 猀漀戀爀攀 攀砀ⴀ瀀爀攀猀椀搀椀爀椀漀猀 ጀ†挀漀渀搀攀渀愀搀漀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 甀洀 爀攀挀漀洀攀漀⸀ 䘀爀愀猀攀猀 挀漀洀漀 ᰀ戠愀渀搀椀搀漀 戀漀洀 戀愀渀搀椀搀漀 洀漀爀琀漀ᴀ†瘀漀氀琀愀爀愀洀 愀 猀攀爀 甀洀 戀漀爀搀漀 挀漀洀甀洀 攀渀琀爀攀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 攀砀琀爀攀洀愀 搀椀爀攀椀琀愀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀ 䄀猀 愀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀爀 攀 最愀渀栀愀爀愀洀 甀洀愀 渀昀愀猀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀㨀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䌀爀椀愀 䌀漀渀攀砀攀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 攀洀瀀愀琀椀愀 攀 搀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀ 倀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀愀 攀猀挀甀琀愀 愀琀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀Ⰰ 愀 伀一䜀 搀攀瘀攀爀椀愀 攀砀瀀漀爀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 ጀ†愀琀 攀渀琀漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 渀愀猀 洀搀椀愀猀⸀
O Instituto está organizado em um formato de economia circular, em que todas as ações se conectam e nenhum recurso se perde. No centro está o universo do ciclismo, em ascensão em São Paulo. Em uma oficina na região do Jabaquara, a instituição oferece programas de mecânica de bicicletas para ex-detentos. O curso Recomeçar oferece ainda noções de empreendedorismo e de guias para cicloturismo – outra oportunidade de emprego de atuação profissional para os alunos. ऀ伀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 甀猀愀搀漀猀 渀漀 挀甀爀猀漀 猀漀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 攀洀 戀椀挀椀挀氀攀琀愀爀椀愀猀 攀洀 爀攀愀猀 渀漀戀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 䈀椀挀椀挀氀攀琀愀最攀洀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 氀漀最猀琀椀挀愀 爀攀瘀攀爀猀愀Ⰰ 愀 䌀爀椀愀 爀攀挀漀氀栀攀 瀀攀愀猀 椀渀甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀洀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 渀漀 䜀愀氀瀀漀 搀愀 䈀椀欀攀 ጀ†氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 漀 挀甀爀猀漀 漀挀漀爀爀攀 攀 焀甀攀 猀攀爀瘀攀 搀攀 攀猀瀀愀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 攀砀ⴀ愀氀甀渀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 愀琀攀渀搀攀爀 猀攀甀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀挀漀氀栀攀爀 漀 攀砀ⴀ瀀爀攀猀椀搀椀爀椀漀 攀 氀栀攀 椀渀搀椀挀愀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 搀攀 瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 攀瘀椀琀愀爀 愀 爀攀椀渀挀椀搀渀挀椀愀 渀漀 挀爀椀洀攀⸀
A ONG possui também uma frente de prevenção e educação, promovendo o adensamento comunitário por meio de ações com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Entre as iniciativas, estão: reforma e oferta de bicicletas para a utilização solidária na periferia (com peças do Bicicletagem); Bike na Quebrada, uma oficina gratuita itinerária que recoloca em circulação o maior número possível de bicicletas dos moradores; Bikeduca, que disponibiliza bicicletas para serem compartilhadas em uma creche pública; Cria Bike Escola, que redireciona jovens ociosos no contraturno escolar para uma pista de Mountain Bike; e Conexões Urbanas, em parceria com o Centro de Treinamento e Educação no Trânsito de São Paulo (Cetet), que organiza palestras e passeios ciclísticos para alunos de ensino médio da rede pública. ऀ䄀 䌀爀椀愀 瀀漀猀猀甀椀 愀椀渀搀愀 甀洀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 昀爀攀渀琀攀 搀攀 愀琀甀愀漀Ⰰ 愀 搀漀 䌀椀挀氀漀琀甀爀椀猀洀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 刀攀挀漀洀攀愀爀 最甀椀愀洀 瀀愀猀猀攀椀漀猀 猀攀洀愀渀愀椀猀 搀攀 戀椀挀椀挀氀攀琀愀 攀 挀椀挀氀漀瘀椀愀最攀渀猀 搀攀渀琀爀漀 攀 昀漀爀愀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀
Mesmo com diversidade de projetos e resultados sociais, percebeu-se uma dificuldade de promover as ações da Cria Conexões na mídia. Então o projeto sofreu uma virada e passou a contar a história de superação do fundador da instituição, Fagner Saturno, um ex-detento. Por meio da narrativa pessoal na imprensa, os resultados permitiram a promoção de um discurso que reflete a possibilidade concreta de ressocialização de egressos do sistema prisional. Com essa brecha, outras iniciativas de promoção da ONG tornaram-se mais viáveis. |
As mídias fundamentais para refletir a sensação de insegurança da população diante da escalada da violência. Os relatos de crimes pela imprensa contribuem para a produção do que Roland Barthes chamou de “efeito de real” (no livro “Elementos de Semiologia”, Editora Cultrix, 2008),o que indica que ela não apenas narra os acontecimentos como também produz e reproduz os medos da violência. A imprensa lidera ainda a cobrança das autoridades por medidas duras contra o crime, o que, segundo Tereza Caldeira (na obra “Cidade de Muros”, Editora 34, 2000) reforça o apelo de “guerra contra o crime” e de intolerância aos “bandidos”. ऀ䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀 愀渀琀椀最漀 戀漀爀搀漀 ᰀ戠愀渀搀椀搀漀 戀漀洀 戀愀渀搀椀搀漀 洀漀爀琀漀ᴀⰠ 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 攀砀ⴀ愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 䰀甀椀稀 䌀愀爀氀漀猀 䄀氀戀漀爀最栀攀琀琀椀Ⰰ 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䌠愀搀攀椀愀ᴀ†⠀䜀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㤀⤀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 瀀漀爀 愀挀甀猀愀攀猀 搀攀 焀甀攀 愀 攀猀焀甀攀爀搀愀 ᰀ搠 昀氀漀爀攀猀 愀漀猀 戀愀渀搀椀搀漀猀ᴀ†攀 搀攀昀攀渀搀攀 ᰀ搠椀爀攀椀琀漀猀 搀攀 瘀愀最愀戀甀渀搀漀猀ᴀ†⠀挀漀渀昀漀爀洀攀 䌀愀爀愀瀀愀愀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ䄠 渀漀瘀愀 搀椀爀攀椀琀愀 攀 愀 渀漀爀洀愀氀椀稀愀漀 搀漀 渀愀稀椀猀洀漀 攀 搀漀 昀愀猀挀椀猀洀漀ᴀⰠ 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀 漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ传 搀椀漀 挀漀洀漀 瀀漀氀琀椀挀愀ᴀ†ጀ†䈀漀椀琀攀洀瀀漀Ⰰ ㈀ 㠀⤀⸀ 伀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀猀 攀砀ⴀ瀀爀攀猀椀搀椀爀椀漀猀 琀洀 搀椀爀攀椀琀漀 爀攀挀甀瀀攀爀愀漀 猀漀挀椀愀氀 愀瀀猀 漀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀渀愀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 渀攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 爀攀樀攀椀琀愀搀漀⸀ 䌀漀洀漀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 樀 挀甀洀瀀爀椀爀愀洀 猀甀愀猀 瀀攀渀愀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀 愀 猀攀爀 愀挀甀猀愀搀愀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀 攀 爀攀椀琀攀爀愀搀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 洀攀猀洀漀 挀爀椀洀攀⸀
Lidar com os desafios fora da cadeia é um desafio que a mídia intensifica à medida que reforça o estereótipo do ex-presidiário. Como bem ressalta Ervin Goffman, em “Manicômios, Presídios e Conventos” (Perspectivas, 1992), o indivíduo internado ou detido adquire um status reduzido como agente proativo, o que se soma ao estigma para dificultar sua transformação. Uma das consequências disso é o alto índice de reincidência legal dos condenados no Brasil (de 24,5%, segundo pesquisa do Ipea de 2015). ऀ䄀 爀攀琀漀洀愀搀愀 搀愀 瘀椀搀愀 猀漀挀椀愀氀 昀漀爀愀 搀愀 挀愀搀攀椀愀 挀漀洀瀀氀椀挀愀ⴀ猀攀 攀洀 昀甀渀漀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 挀愀爀挀攀爀爀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 挀攀渀猀漀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀氀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 䤀䈀䜀䔀 攀洀 ㈀ Ⰰ 漀猀 瀀爀攀猀漀猀 猀攀洀 椀渀猀琀爀甀漀 漀甀 挀漀洀 愀瀀攀渀愀猀 漀 攀渀猀椀渀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 猀漀 㜀㔀Ⰰ─ 搀漀 琀漀琀愀氀 ⠀愀渀琀攀 㤀Ⰰ㘀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⤀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀猀 爀攀椀渀挀椀搀攀渀琀攀猀 渀漀 挀爀椀洀攀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀爀漀瀀漀爀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀漀渀琀甀渀搀攀渀琀攀 ⠀㠀 Ⰰ㌀─⤀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀爀椀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 漀昀攀爀琀愀爀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 爀攀猀猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 爀攀昀漀爀愀 愀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䰀愀甀爀椀渀搀漀 䐀椀愀猀 䴀椀渀栀漀琀漀 ⠀渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ倠爀椀瘀愀琀椀稀愀漀 搀攀 倀爀攀猀搀椀漀猀 攀 䌀爀椀洀椀渀愀氀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 攀搀椀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 䴀愀砀 䰀椀洀漀渀愀搀攀 攀洀 ㈀ 㔀⤀⸀ 䄀 爀攀瘀漀氀琀愀 挀漀渀琀爀愀 漀 爀攀最椀洀攀 攀 愀 洀愀椀漀爀 瘀椀渀挀甀氀愀漀 愀漀 洀甀渀搀漀 搀漀 挀爀椀洀攀 搀攀挀漀爀爀攀洀 搀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 猀甀戀ⴀ栀甀洀愀渀愀猀 搀漀猀 瀀爀攀猀搀椀漀猀Ⰰ 爀攀氀愀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 䄀渀愀 䈀愀爀爀攀琀漀 䄀氀瘀攀猀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ倠爀椀瘀愀琀椀稀愀漀 搀漀猀 瀀爀攀猀搀椀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀ᴀ†⠀䌀愀搀攀爀渀漀猀 搀攀 䜀爀愀搀甀愀漀Ⰰ ㈀ 㔀⤀⸀ 䌀漀渀琀愀洀椀渀愀搀漀 瀀漀爀 攀猀猀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 攀 猀攀洀 昀漀爀洀愀漀 攀猀挀漀氀愀爀 焀甀攀 氀栀攀 最愀爀愀渀琀愀 甀洀愀 瘀愀最愀 搀攀 攀洀瀀爀攀最漀Ⰰ 漀 攀最爀攀猀猀漀 瘀椀瘀攀 攀渀琀爀攀 愀 甀爀最渀挀椀愀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 爀攀渀搀愀 攀 爀攀挀愀椀爀 渀漀 挀爀椀洀攀⸀ 䔀 渀攀猀琀攀 焀甀愀搀爀漀 焀甀攀 愀 愀琀甀愀漀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䌀爀椀愀 䌀漀渀攀砀攀猀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀⸀
Para que os projetos da ONG tenham sucesso, é necessário romper com o estigma vigente sobre os ex-detentos. Na avaliação de Maria Stella Grossi Porto (no texto “Violência e representações sociais”, publicado na coletânea “Crime, Polícia e Justiça no Brasil” – Editora Contexto, 2014), a imprensa tem aí um papel central, com capacidade de moldar o comportamento e a opinião pública em torno dos alvos de exclusão social. Para Greice Patrícia Fuller (no texto “O direito criminal difuso, a dignidade da pessoa humana e a mídia na sociedade da informação”, apresentado no VII Congresso Brasileiro da Sociedade Informação, em 2014), a mídia viola direitos fundamentais ao produzir “a morte da pessoa humana” em seu sentido simbólico, já que os estereótipos criam “uma multidão sem rosto e valores”. Restabelecer o direito à individualidade do cidadão representado na mídia quando retorna ao convívio social, portanto, é uma prioridade de comunicação para uma instituição como a Cria Conexões.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 猀椀猀琀攀洀愀 瀀爀椀猀椀漀渀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 攀猀琀椀最洀愀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䌀爀椀愀 䌀漀渀攀砀攀猀 挀漀渀猀琀爀甀爀愀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 洀漀氀搀甀爀愀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀猀琀攀 愀琀漀爀 猀漀挀椀愀氀㨀 漀 攀砀ⴀ搀攀琀攀渀琀漀⸀ 䨀甀愀渀 䌀愀爀氀漀猀 䴀漀氀氀攀搀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䄠猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 䴀搀椀愀ᴀ†⠀䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ 㠀⤀Ⰰ 氀攀洀戀爀愀 焀甀攀 漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 猀椀氀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀猀 攀 搀攀猀瘀椀漀猀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 爀攀瀀漀爀琀愀搀漀猀⸀
Sem a correção na narrativa sobre o recomeço das pessoas já condenadas pela lei, dificilmente os projetos da Cria serão reconhecidos. Os alunos definiram então uma estratégia central: ajustar o valor-notícia das pautas na imprensa sobre a ressocialização de ex-detentos e sobre as ações da ONG.伀猀 瘀愀氀漀爀攀猀ⴀ渀漀琀挀椀愀 焀甀攀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀洀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 琀攀洀愀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀洀 愀漀 焀甀攀 愀猀 洀搀椀愀猀 瀀爀攀猀猀甀瀀攀洀 猀攀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 ጀ†焀甀攀 挀氀愀洀愀 瀀漀爀 愀攀猀 爀最椀搀愀猀 挀漀渀琀爀愀 漀 挀爀椀洀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 爀攀昀漀爀愀 漀 挀椀挀氀漀 焀甀攀 愀氀椀洀攀渀琀愀 愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 愀漀猀 攀最爀攀猀猀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀猀 挀漀洀漀 渀漀 洀攀爀攀挀攀搀漀爀攀猀 搀攀 渀漀瘀愀猀 挀栀愀渀挀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 昀漀渀琀攀猀 洀愀椀猀 挀漀洀甀渀猀 渀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀戀爀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 攀洀 最攀爀愀氀 猀漀 愀 倀漀氀挀椀愀 䴀椀氀椀琀愀爀 攀 漀 䔀砀爀挀椀琀漀 ⠀猀攀最甀渀搀漀 匀椀氀瘀椀愀 刀愀洀漀猀 攀 䄀渀愀戀攀氀愀 倀愀椀瘀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䴠搀椀愀 攀 嘀椀漀氀渀挀椀愀ᴀ†ጀ†䤀甀瀀攀爀樀Ⰰ ㈀ 㜀⤀⸀
Promover a diversidade de fontes sobre os egressos tornou-se um objetivo importante para o projeto. Uma das principais táticas foi enfatizar a divulgação sobre a história do fundador da Cria, Fagner Saturno, um ex-detento que, mesmo diante do preconceito, criou uma instituição para encaminhar egressos e jovens em vulnerabilidade social para uma vida longe do crime.伀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀爀愀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀愀猀攀猀 搀攀 攀砀攀挀甀漀⸀ 伀 昀漀挀漀 椀渀椀挀椀愀氀 昀漀椀 愀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 搀愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀ⴀ挀栀愀瘀攀 攀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀㬀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 戀猀椀挀漀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 攀洀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 䌀爀椀愀 ⠀爀攀挀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 甀洀愀 愀琀甀愀漀 攀洀 洀甀氀琀椀挀愀渀愀椀猀⤀㬀 攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀漀爀琀愀ⴀ瘀漀稀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䘀愀最渀攀爀 匀愀琀甀爀渀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 ⠀䰀椀渀欀愀搀漀猀⤀ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀愀 䔀匀倀䴀⸀
Numa segunda fase, houve o alinhamento entre todas as mensagens na forma de conteúdos divulgáveis (reconstrução dos textos do site da ONG, elaboração de press release institucional e de notas para a imprensa). Como forma de interferir na ampliação das fontes sobre os temas de interesse, a equipe apresentou-se aos veículos de mídia como assessoria de imprensa do Instituto. Assim, demonstrou que a ONG está acessível ao jornalistas por meio de uma mediação “profissional”. Uma das formas de realizar essa abordagem foi a divulgação de pautas factuais, como festas para crianças organizadas pela Cria em datas comemorativas. Estas divulgações tiveram pouca receptividade na imprensa, o que conduziu os alunos ao terceiro estágio de trabalho: dar ênfase à história de vida de Fagner Saturno.伀 昀漀挀漀 攀洀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 琀攀渀搀攀 愀 愀氀愀瘀愀渀挀愀爀 漀甀琀爀漀 瘀愀氀漀爀ⴀ渀漀琀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀氀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 昀愀琀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䴀愀甀爀漀 圀漀氀昀昀 ⠀攀洀 ᰀ吠攀漀爀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀ᴀ†ጀ†䔀搀椀琀漀爀愀 倀爀攀猀攀渀愀Ⰰ ㈀ ㈀⤀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 猀甀猀挀椀琀愀洀 攀洀瀀愀琀椀愀 渀愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀ 䐀甀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 ⠀愀渀攀砀愀搀愀猀 愀焀甀椀⤀ 瀀愀爀愀 吀嘀 琀椀瘀攀爀愀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 挀漀洀 攀猀猀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀㨀 渀漀 䨀漀爀渀愀氀 搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 ⠀吀嘀 䌀甀氀琀甀爀愀⤀ 攀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 刀攀猀猀漀愀爀 ⠀吀嘀 刀攀挀漀爀搀⤀⸀ 倀愀爀愀氀攀氀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 漀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 挀愀猀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 伀一䜀 攀 䘀愀最渀攀爀 挀漀渀挀漀爀爀愀洀 愀漀 瀀爀洀椀漀 吀爀椀瀀 吀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀攀猀 ⠀搀愀 䔀搀椀琀漀爀愀 吀爀椀瀀⤀Ⰰ 挀甀樀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 愀椀渀搀愀 渀漀 昀漀椀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀⸀
Para reforçar o posicionamento institucional da Cria, os alunos produziram conteúdos em redes sociais que enfatizam a concretude dos resultados do Instituto – uma estratégia para combater o preconceito com fatos comprováveis. O projeto segue com esses esforços, por meio do trabalho na oficina experimental de comunicação corporativa da ESPM (ESPM ComCorp).㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|