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INSCRIÇÃO: | 01050 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO16 |
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TÍTULO: | Fronteiras - A comunidade haitiana na região metropolitana de Belo Horizonte |
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AUTORES: | Carmem Aparecida Silva Guimarães (Universidade Federal de Ouro Preto); Luiz Felipe Pereira (Universidade Federal de Ouro Preto); Hila Bernardete Silva Rodrigues (Universidade Federal de Ouro Preto) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
O Documentário “Fronteiras” foi produzido para a disciplina Projetos Experimentais II – TCC, no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O vídeo tem por objetivo dar visibilidade aos imigrantes haitianos que moram na região metropolitana de Belo Horizonte, bem como discutir os conceitos de alteridade e empatia relacionando as experiências e histórias de vidas de cinco imigrantes no Brasil. O trabalho pretende colocar em perspectiva as visões de mundo de Phanel, Angetona, Bradley, Wisler e Alex, abordando temáticas como: xenofobia, racismo, saudade, família, política, igualdade e democracia.䠀椀猀琀爀椀挀漀
Migrar é um direito previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Segundo o filósofo e historiador Tzvetan Todorov, o século XXI se apresenta como a “Era do Refugiado”. Podemos concordar com tal afirmativa a partir das intensas e insolucionáveis crises humanitárias que se arrastam há décadas no planeta, como a fome na África e as guerras no Oriente Médio.ᰀ传 猀挀甀氀漀 ㈀ 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 愀焀甀攀氀攀 攀洀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀瘀攀爀漀 愀戀愀渀搀漀渀愀爀 猀攀甀 瀀愀猀 搀攀 漀爀椀最攀洀 攀 愀搀漀琀愀爀Ⰰ 瀀爀漀瘀椀猀爀椀愀 漀甀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 猀琀愀琀甀猀 搀攀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀猀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 攀渀琀爀攀 猀攀甀猀 挀椀搀愀搀漀猀 攀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 渀漀 漀 猀漀Ⰰ 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 漀猀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀猀⸀ 嬀䔀氀攀猀崀 渀漀 最漀稀愀洀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀Ⰰ 渀攀洀 琀洀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 搀攀瘀攀爀攀猀⸀ 伀猀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀猀 琀洀 漀 搀攀瘀攀爀 搀攀 猀甀戀洀攀琀攀爀ⴀ猀攀 猀 氀攀椀猀 搀漀 瀀愀猀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 渀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀攀洀 搀愀 最攀猀琀漀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 䤀猀琀漀 渀漀猀 愀琀椀渀最攀 愀 琀漀搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 漀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀 渀漀 猀 漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 渀猀 洀攀猀洀漀猀 漀 昀漀洀漀猀 漀甀 漀 猀攀爀攀洀漀猀Ⰰ 漀渀琀攀洀 漀甀 愀洀愀渀栀Ⰰ 愀漀 愀挀愀猀漀 搀攀 甀洀 搀攀猀琀椀渀漀 椀渀挀攀爀琀漀㨀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀 渀猀 甀洀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀 攀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀⸀ 吀伀䐀伀刀伀嘀Ⰰ 䐀椀猀挀甀爀猀漀 渀漀 倀爀洀椀漀 倀爀渀挀椀瀀攀 搀攀 䄀猀琀切爀椀愀猀 ⠀㈀ 㠀⤀⸀ᴀ
Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - ACNUR, Dados sobre refugiados no Brasil (2017). O fluxo de pessoas que migram de seus países tem aumentado na última década e o Brasil tem acompanhado esse fenômeno. Entre os anos de 2010 e 2015, por exemplo, ocorreu um aumento de 2.868% nas solicitações de asilo no Brasil.䌀爀椀猀攀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀Ⰰ 最甀攀爀爀愀猀Ⰰ 瀀攀爀猀攀最甀椀攀猀Ⰰ 搀攀猀愀猀琀爀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 猀漀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䐀愀搀漀猀 搀攀 ㈀ 㠀 爀攀瘀攀氀愀洀 焀甀攀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 攀洀 琀漀搀漀 洀甀渀搀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㈀㔀Ⰰ㐀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀
Concomitante ao agravamento das crises humanitárias em diversas partes do mundo, o Brasil participou entre 2004 e 2017 da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) o que fortaleceu os laços entre as duas regiões e transformou nosso país em um dos destinos mais atrativos para a imigração haitiana, principalmente após o grande terremoto (2010) na ilha.倀漀爀洀Ⰰ 挀漀洀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀Ⰰ 挀愀猀漀猀 搀攀 砀攀渀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀愀猀 瀀漀爀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀㬀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀 搀椀漀 愀搀瘀椀渀搀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㬀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 ⴀ 焀甀攀 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀 琀爀愀琀愀洀 愀 椀洀椀最爀愀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 ⴀ 琀洀 琀漀爀渀愀搀漀 漀 䈀爀愀猀椀氀 甀洀 氀漀挀愀氀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀 攀 栀漀猀琀椀氀 瀀愀爀愀 漀 椀洀椀最爀愀渀琀攀⸀
Neste sentido, a produção do documentário “Fronteiras”, buscou dar voz e rosto para essas pessoas. Mostrar o que aproxima brasileiros e haitianos e o que nos distancia. Romper com estereótipos que atrelam haitianos à miséria e vulnerabilidade e apresentá-los como sujeitos ativos, políticos e merecedores de respeito e dignidade.伀戀樀攀琀椀瘀漀
Fronteiras pretende encontrar as vozes de pessoas que na maioria das vezes são midiaticamente exploradas como problemas sociais no Brasil, mas por direito e vocação devem ser ouvidas e tratadas com respeito. O documentário tem por objetivo mostrar, por meio de depoimentos e impressões dos haitianos, as alegrias e dificuldades de se viver em um país estrangeiro, abordando temas como família, saudades, racismo, trabalho, alteridade, empatia, cultura e política. |
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INTRODUÇÃO |
De acordo com a ACNUR, Dados sobre refúgio (2018) sobre processos migratórios, existem cerca de 750 mil estrangeiros no Brasil e 1,7 milhões de brasileiros no exterior. Portanto, em se tratando de balança de imigração, o processo migratório brasileiro é negativo: saem mais pessoas do país do que a quantidade de imigrantes que escolhem o Brasil para viver.伀挀甀瀀愀洀漀猀 愀 㔀㤀먀 瀀漀猀椀漀 渀漀 爀愀渀欀椀渀最 搀漀猀 瀀愀猀攀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 爀攀挀攀戀攀洀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 渀漀 洀甀渀搀漀 漀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀攀爀挀愀 搀攀 Ⰰ㐀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 촀渀搀椀挀攀 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀 挀漀洀漀 甀洀 搀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 洀攀渀漀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 椀洀椀最爀愀漀⸀
De acordo com o relatório de imigração publicado em pelo UNDESA, International Migrant Stock: The 2017 Revision (2017), entre 246 territórios e países analisados, o Brasil empata em 231° posição com Afeganistão, Índia, Haiti, Honduras, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão.䄀 搀椀猀琀渀挀椀愀 搀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀漀 攀瀀椀挀攀渀琀爀漀 搀愀猀 洀椀最爀愀攀猀 渀漀猀 昀愀稀 爀攀昀氀攀琀椀爀 攀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀 椀渀瘀攀爀搀愀搀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀猀猀愀猀 椀洀椀最爀愀攀猀 攀洀 渀漀猀猀漀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀⸀ 吀愀椀猀 椀渀瘀攀爀搀愀搀攀猀 猀漀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀愀猀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 攀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀⸀ 一漀 爀愀爀漀Ⰰ 漀猀 愀氀瘀漀猀 挀漀椀渀挀椀搀攀洀 挀漀洀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 琀椀搀漀猀 挀漀洀漀 渀漀 洀攀爀攀挀攀搀漀爀攀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀椀最爀愀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 氀愀琀椀渀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀漀猀Ⰰ 愀昀爀椀挀愀渀漀猀 漀甀 爀愀戀攀猀⸀
Castro e Freitas definem o discurso de ódio como sendo: “(…) a expressão do pensamento que desqualifica, humilha e inferioriza indivíduos e grupos sociais. Esse discurso tem por objetivo propagar a discriminação desrespeitosa para com todo aquele que possa ser considerado “diferente”, quer em razão de sua etnia, sua opção sexual, sua condição econômica ou seu gênero, para promover a sua exclusão social (CASTRO; FREITAS, Liberdade de Expressão e Discurso do Ódio: um exame sobre as possíveis limitações à liberdade de expressão (Sequência, 2013)”.䨀 匀椀氀瘀攀椀爀愀 搀攀昀椀渀攀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀攀 搀椀漀 挀漀洀漀 ᰀ焠甀愀氀焀甀攀爀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 焀甀攀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀攀Ⰰ 洀攀渀漀猀瀀爀攀稀攀Ⰰ 搀攀猀焀甀愀氀椀昀椀焀甀攀 攀 椀渀昀攀爀椀漀爀椀稀攀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 搀攀猀爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 爀攀搀甀稀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 漀戀樀攀琀漀⸀ 匀䤀䰀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 刀攀渀愀琀愀 䴀愀挀栀愀搀漀 搀愀⸀ 䰀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀漀 搀椀漀 ⠀倀甀挀ⴀ䴀䜀Ⰰ ㈀ 㜀⤀⸀ᴀ†
A partir disso, torna-se possível trazer à luz relações sociais que evidenciam a distância entre nós e os outros, e como essa violência age sobre o indivíduo e o quanto ela dificulta a adaptação do estrangeiro.䄀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 搀 瀀攀氀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀ 伀 氀甀最愀爀 搀攀 漀渀搀攀 漀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 昀愀氀愀洀Ⰰ 漀 琀漀洀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀洀 攀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 椀洀攀搀椀愀琀漀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀洀 攀洀 瀀漀琀渀挀椀愀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀⸀
“[...] no documentário contemporâneo, a valorização da experiência do outro como vivência singular, irredutível, faz com que voltemos os olhos e os ouvidos ao homem ordinário, às expressões individuais, aos enfoques particularizantes, às formas próprias de um indivíduo representar seu estar no mundo. SILVA, Mariana Duccini Junqueira da. Ponto de vista a(u)torizado: composições da autoria no documentário brasileiro contemporâneo (ECA/USP, 2013)”.䔀猀猀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 愀甀琀漀爀愀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 戀甀猀挀愀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 焀甀攀洀 攀猀琀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 洀椀最爀愀漀 瀀漀搀攀 搀椀稀攀爀 挀漀洀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 挀漀渀搀椀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 搀攀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀漀洀漀 猀攀 搀 攀猀猀愀 椀渀猀攀爀漀 攀洀 漀甀琀爀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 挀漀洀 挀搀椀最漀猀 攀 挀漀猀琀甀洀攀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀攀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀⸀
A busca foi retratar estes protagonistas de maneira justa e digna, além de valorizar aspectos que tangenciam suas subjetividades e identificar onde elas encontram espaço de manifestação em terra estrangeira, entendendo a luta pela justiça, a força e a voz do oprimido como as maiores armas no combate à covardia e opressão.伀 甀猀漀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀漀琀攀渀琀攀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 搀愀爀 瘀漀稀 攀 爀漀猀琀漀 愀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 一攀猀猀攀 愀猀瀀攀挀琀漀Ⰰ 渀漀 猀 漀 焀甀攀 搀椀琀漀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀漀 搀椀琀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 挀愀渀琀愀搀漀 攀 漀渀搀攀 攀氀攀猀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀洀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀洀 攀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 搀攀猀瘀攀渀搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀
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OBJETIVO |
Tendo em vista o alto teor de xenofobia e racismo que recaí sobre os imigrantes – e, no Brasil, especialmente sobre os não brancos ou não europeus – conquistar a confiança foi um processo necessário. Considerando esses fenômenos, a qualidade e a profundidade das entrevistas, optamos por uma estrutura narrativa que valorizasse os discursos dos sujeitos.伀 攀氀攀洀攀渀琀漀 洀甀猀椀挀愀氀 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀⸀ 䄀猀 洀切猀椀挀愀猀 猀甀爀最椀爀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀愀洀 渀愀琀甀爀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䌀漀洀 瀀漀甀挀愀猀 攀砀挀攀攀猀Ⰰ 攀氀愀猀 昀漀爀愀洀 挀愀渀琀愀搀愀猀 漀甀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 愀漀 最爀甀瀀漀 瀀攀氀漀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 攀Ⰰ 搀攀 挀攀爀琀漀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 琀爀椀氀栀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀愀洀戀洀 搀愀瘀愀 漀 琀漀洀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 昀攀猀琀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 搀椀愀最琀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀愀琀爀漀 挀愀渀攀猀 搀攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀 ⠀刀愀瀀栀愀攀氀 匀愀氀攀猀 攀 䴀愀琀栀攀甀猀 匀愀渀琀椀愀最漀⤀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀
Sob a perspectiva da imagem, as escolhas dos enquadramentos que ambientam e servem às transições do documentário foram construídas a partir de uma mescla espacial: ora um enquadramento amplo, ora experienciando os espaços das cidades, principalmente as divisas e fronteiras quase nulas da Região Metropolitana de BH.䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 愀戀攀爀琀漀猀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀猀 戀攀氀攀稀愀猀 攀 漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀洀 甀洀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 搀椀昀甀猀漀Ⰰ 瀀氀甀爀愀氀 攀 挀愀琀椀挀漀Ⰰ 搀攀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 最攀漀最爀昀椀挀愀猀 椀洀瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀攀搀漀爀攀猀 搀愀焀甀攀氀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀愀 挀洀攀爀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 瀀攀搀攀猀琀爀攀猀Ⰰ 愀猀 猀甀琀椀氀攀稀愀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 洀愀椀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀猀 猀攀 爀攀瘀攀氀愀洀 挀漀洀 猀甀愀猀 挀漀渀琀爀愀搀椀攀猀 ጀ†漀爀愀 甀洀 氀漀挀愀氀 最攀渀琀椀氀 攀 愀最爀愀搀瘀攀氀Ⰰ 漀爀愀 瘀椀漀氀攀渀琀漀 攀 椀渀搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀ 䄀 搀攀挀椀猀漀 爀攀昀氀攀琀攀 甀洀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 漀甀琀爀愀 䈀䠀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 洀攀爀最甀氀栀漀 渀漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀愀 洀攀琀爀瀀漀氀攀 攀 猀甀愀猀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀猀⸀
As etapas de construção de roteiro e edição do material se deram a partir do resultado das primeiras entrevistas e captura de imagens. Foi somente quando a equipe sentiu que de fato conhecia um pouco dos sujeitos entrevistados que o processo de criação da narrativa aconteceu. A profundidade das respostas às perguntas colocadas impressionava. Inicialmente, a equipe não sabia o quanto os entrevistados estariam dispostos a se abrirem nem o que esperar em relação ao que é o Haiti – no imaginário de grande parte das pessoas, uma das mais pobres regiões das Américas – um lugar que quase desapareceu por completo dos noticiários internacionais. A equipe não sabia o que esperar do Haiti real, vivido e narrado por haitianos que se encontram em terras estrangeiras.䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 琀攀洀愀琀椀稀愀爀 戀氀漀挀漀猀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀猀琀爀甀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䐀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 昀攀挀栀愀搀愀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 猀甀爀最椀爀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀挀甀瀀愀搀愀猀 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 渀漀 猀 漀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 洀愀猀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 挀漀洀漀 攀氀攀猀 愀瀀愀爀攀挀椀愀洀⸀
Foi considerado o tom de voz de cada resposta e o uso de gírias já apropriadas pelos imigrantes. Algumas situações de silêncio foram mantidas para que a reflexão entrasse no jogo discursivo, para manter assim as situações de formulações de ideias, além de expor as contradições dos personagens, proporcionando uma multiplicidade de interpretações ao espectador.伀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 愀椀渀搀愀 瀀漀爀 氀攀最攀渀搀愀爀 漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀洀 愀氀最甀渀猀 挀愀猀漀猀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 攀爀愀 搀椀琀漀 瀀攀氀愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀爀愀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀搀愀 攀洀 昀甀渀漀 搀漀 猀漀琀愀焀甀攀 挀愀爀爀攀最愀搀漀 樀 焀甀攀 漀 瀀漀爀琀甀最甀猀 渀漀 愀 氀渀最甀愀 洀愀琀攀爀渀愀 搀攀 渀攀渀栀甀洀 搀攀氀攀猀⸀
Os recursos utilizados para a produção do vídeo, foram duas câmeras Canon DSLR(T6i e 77D), equipadas com lentes Ef-s 18-55mm F / 3.5-5.6 e microfones de lapela e um microfone tipo shotgun Rode, um tripé e rebatedores. A montagem e edição de imagens foi realizada no programa Adobe Premiere CS6, o som editado no Adobe Audition CS6, as legendas foram criadas com o programa Subtitle Edit e incorporadas ao vídeo através do Format Factory e o arquivo foi finalizado no formato 16:9 em 1080p.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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