ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01056</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Lampião</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Carolina Carvalho Durval (Universidade Federal de Ouro Preto); Letícia Mikaella Lopes de Souza (Universidade Federal de Ouro Preto); Raphaela Lima Delgado Cyrne (Universidade Federal de Ouro Preto); Ricardo Augusto Orlando (Universidade Federal de Ouro Preto)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Jornal Laboratório Lampião é um dos principais produtos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Criado em 2011 e produzido exclusivamente por alunos do curso, o Lampião passou por um processo de reformulação que acompanhou uma mudança na grade curricular do curso. Anteriormente, o jornal era um produto elaborado na disciplina de Laboratório Impresso I, cursada pelos estudantes do 5º período. No segundo semestre de 2015, um novo projeto pedagógico foi inaugurado e, a partir de 2018, os alunos do 6º período passaram a produzi-lo na disciplina agora chamada Laboratório Integrado I, em conjunto com uma versão específica e independente para a web. A ideia de reformulação do modelo antigo do Lampião segue não apenas uma tendência no curso da UFOP, mas, também, uma tendência mundial de ampliação do jornalismo e da integração de suas mais diversas áreas. Isto porque, com a internet, as possibilidades de junção de diferentes linguagens se tornou cada vez mais necessário para que o fazer jornalístico não se torne ultrapassado. Contudo, ainda que tenha passado por uma mudança brusca em seu formato, o Lampião como jornal impresso não deixou de ser o principal produto da disciplina em questão. Na produção das três edições, houve uma maior interação entre o Lampião Digital e o Jornal Lampião e, ao mesmo tempo em que ambos apresentam conteúdos similares, mas não idênticos, têm públicos diferentes. Sabemos que o modelo impresso consegue atingir um bom número de lugares e pessoas nas cidades em que circulam: além de familiarizados com ele, os leitores valorizam bastante o jornal. O formato digital é mais recente e consegue atender às rápidas demandas dos acontecimentos com maior eficácia. O jornal impresso tem seu maior foco em matérias direcionadas a moradores das cidades mineiras de Mariana e Ouro Preto, onde é feita sua distribuição. O objetivo principal é levar à comunidade dessas cidades e de seus distritos pautas socialmente relevantes e que não se restrinjam somente ao ambiente universitário. Um dos principais direcionamentos dado ao Lampião vincula-se a tornar o conhecimento adquirido pelos estudantes como um serviço aos municípios que acolhem a universidade. A periodicidade do Lampião pode variar de acordo com a proposta apresentada pelo grupo de professores a cada uma das turmas, tornando-se também uma decisão editorial. A turma que produziu o Lampião no primeiro semestre de 2018 fez duas edições de 8 páginas (números 31 e 32), enquanto a turma do segundo semestre do mesmo ano elaborou somente uma edição de 12 páginas (número 33). O produto, composto por reportagens, crônicas, artigos de opinião, perfis, fotografias específicas e ensaios, busca dialogar com a realidade da região e trazer ao leitor um novo olhar diante dos acontecimentos à sua volta, a partir de uma linguagem que se propõe a ser inclusiva e de fácil acesso. Suas entrevistas e relatos visam resgatar memórias e fomentar questionamentos aos seus públicos, refletindo conflitos e tensionamentos dos municípios de Mariana e Ouro Preto. Inseridos em cidades históricas e com forte influência da mineração e do turismo, estamos recorrentemente tratando desses assuntos, mas não nos limitando a eles. Um dos objetivos é reportar, ao máximo, as relações sociais para além dos centros históricos. No que diz respeito aos estudantes autores do jornal, o objetivo é de que estes se familiarizem com a prática jornalística, e, que tenham a oportunidade de produzir por meio do processo de experimentação, que acontece desde a escolha das pautas, dinâmicas de trabalho até a distribuição do jornal. É importante que saibam reconhecer as necessidades a serem pautadas e tenham recursos e apoio para realizá-las.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As três edições foram produzidas em meio a um contexto político de incertezas e grande mudanças, inclusive no que diz respeito à liberdade de imprensa, já que, em ano eleitoral, muitas eram as restrições acerca daquilo que poderia ser falado/publicado na universidade federal. Em meio a este contexto de transição política, os editores das edições optaram por seguir uma linha que perpassa conceitos básicos da democracia e que são garantidos por lei aos brasileiros: direito à liberdade de expressão, à moradia digna, à educação pública de qualidade, à dignidade no trabalho, a saneamento básico, à conservação do patrimônio histórico e cultural, à segurança e à igualdade de todos perante a lei. Dessa forma, as três últimas edições do jornal Lampião nascem da insegurança política e da resistência das  minorias sociais, por meio de questionamentos levantados pela própria equipe de edição e reportagem do jornal. Assim sendo, todas as matérias do Lampião foram pautadas, primeiramente, no exercício democrático e na defesa do direito à palavra. A linha editorial seguida pelo produto foi bastante discutida entre os discentes. Como nos lembra Jorge Pedro Sousa (Elementos do Jornalismo Impresso), a consolidação de uma determinada linha editorial depende de diversos mecanismos que atuam em conjunto:  a selecção de assuntos a noticiar não depende unicamente de escolhas subjectivas. Há mecanismos que se sobrepõem à subjectividade jornalística. Entre eles estão os critérios de noticiabilidade (ou de valor-notícia), que são aplicados pelo jornalista, conscientemente ou não, no momento de avaliar os assuntos que têm valor como notícia. Os produtos apresentados são resultantes de longos processos jornalísticos, estudos e discussões em busca de atender necessidades da comunidade local e acadêmica. Consolida-se a cada nova edição como veículo confiável, ético e humanitário e por isso, já é entendido como um jornal local de qualidade. Nele, os moradores, ao serem protagonistas das matérias, conseguem, ainda mais, se reconhecerem e questionar os acontecimentos da cidade e do mundo. Com a orientação de seis professores, das áreas do conhecimento jornalístico (audiovisual, fotografia, planejamento visual, mídia sonora, texto e web), são eleitos, entre os próprios alunos, um total de oito editores (Editor-Chefe, Editor de Audiovisual, Editor de Fotografia, Editor de Impresso, Editor de Planejamento Visual, Editor de Sonora, Editor de Texto e Editor de Web), uma Revisora e um Gerente de Mídias Sociais. Posterior a isso, são formadas equipes de cada editoria específica para tornar possível a produção integrada do produto final. As pautas são decididas, pela turma, em conjunto com os professores responsáveis e, posteriormente, apuradas e produzidas nas várias linguagens envolvidas pelas equipes de reportagem, passando também pelos processos de design e edição com os respectivos editores sob orientação dos professores responsáveis. Na produção do jornal Lampião os futuros jornalistas têm um contato direto e sistemático com a produção jornalística, suas linguagens e com rotinas de redação, dentro do curso oferecido pela UFOP. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao longo das três edições do Lampião que serão apresentadas, o jornal seguiu um padrão para as escolhas das pautas e matérias que seriam apuradas. No início da disciplina é realizada uma reunião geral com todos os alunos e professores responsáveis que levam sugestões de pautas sobre as cidades mineiras de Mariana e Ouro Preto, em consonância com a linha editorial do Lampião, que envolve comunidade e Universidade, trazendo à tona o falar sobre estas cidades para a sua população nativa e sobre, também, os próprios moradores que são reconhecidos, portanto, como sujeitos das histórias contadas. Ali estão assuntos de diversas temáticas tratadas pelo impresso e pelo digital, de editoriais como Cidades, Cultura, Esportes, Meio Ambiente, Mulher, Política, Saúde e Sujeitos. A demanda destas editorias varia com o foco de cada pauta, ou seja, não existe uma editoria previamente definida: elas se mostram e se sustentam no decorrer do processo. Logo após a apresentação das pautas, outra reunião é realizada com os alunos editores e professores e nela são discutidas e escolhidas quais as pautas que serão apuradas e desenvolvidas. Depois deste processo, os estudantes, já divididos em equipes de acordo com a linguagem, saem a campo para a apuração. As matérias são feitas tomando como fontes as instituições ligadas aos problemas das cidades, a população e especialistas sobre os assuntos tratados. Durante essa apuração em campo, parte da equipe faz reuniões, no laboratório de produção do impresso, com o/a editor-chefe, editor de visual e editor de impresso para que o jornal comece a ser, de fato, desenhado e editado. Pouco a pouco, com a chegada do material recolhido em campo, os editores começam a lapidá-los para que se encaixem, então, às normas do Manual Geral do Lampião. Contudo, ainda que normas sejam seguidas durante o processo de edição final, cada turma que cursa a disciplina do Laboratório Integrado I possui liberdade para experimentar novas técnicas e conceitos e, assim, mudar, determinados pontos do próprio manual, suprimir certos padrões e sugerir novos. Após o processo de produção das matérias, edição, design, revisão e impressão, é feita, entre os estudantes, o mapeamento e divisão para a distribuição do jornal pelos bairros e pontos estratégicos das cidades de Ouro Preto, Mariana e alguns de seus respectivos distritos. Atualmente, os locais são variados e pensados com base em estudos de demanda, também realizado pelos alunos. Além dos exemplares distribuídos, o material também está disponibilizado em forma digital em plataformas online. O site contém, além de conteúdos que estão presentes no impresso, também tem conteúdos exclusivos para a plataforma, como reportagens em formato multimídia, fotorreportagens e sonoras. O link é https://lampiaodigital.ufop.br/. A construção e distribuição deste jornal é fundamental para o processo de comunicação destas cidades mineiras, já que ali são noticiadas, denunciadas e fomentadas discussões de caráter político, econômico e social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>