ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01057</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Samba de Moça</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruna Suellen Gomes de Oliveira (Faculdades Integradas São Pedro); Felipe Campo Dall'Orto (Faculdades Integradas São Pedro )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A presente pesquisa pretende contribuir com as discussões sobre a busca que as mulheres têm travado por espaço no meio do samba capixaba. Cada vez mais, elas têm procurado preencher lugares e funções no samba que até então eram tidas apenas como masculinas. Para isso, foi produzido um vídeo documentário, buscando registrar os relatos de mulheres que têm se inserido de forma gradativa nesse cenário musical. Algumas delas como Tereza Cristina e Crystal Vettoraci, têm representado fortemente as mulheres no cenário do samba no Espírito Santo e movimentado outras artistas. Dessa forma, é objetivo desse trabalho mostrar o empoderamento feminino no samba capixaba a partir da produção de um documentário, para contribuir com a representatividade feminina no meio musical; e entender a importância do documentário para debater temas dessa relevância. Ao analisar o samba, surge o questionamento de porque não se ouve falar de grandes artistas mulheres nos espaços de composição e canto? O início da cultura do samba se deu na Bahia e com a chegada dos negros no Rio de Janeiro no Período Colonial é que o gênero foi se fixando por lá. Velloso, no artigo  As tias baianas tomam conta do pedaço (Estudos históricos, 1989, p. 2), destaca que  defender o espaço era uma estratégia de sobrevivência, que aparecia nas mais variadas práticas do cotidiano . Uma das  tias mais conhecidas durante esse período, Hilária Batista de Almeida  Tia Ciata, transformou o quintal de sua casa no berço do samba. De acordo com o site  A cor da cultura ,  As chamadas  tias baianas tiveram um papel preponderante no cenário de surgimento do samba no Rio de Janeiro, além de transmissoras da cultura popular trazida da Bahia e sacerdotisas de cultos e ritos de tradição africana, eram grandes quituteiras e festeiras, reunindo em torno de si a comunidade que inundava de música e dança suas celebrações . Sendo assim, pode-se destacar a importância do feminino para o surgimento do samba no Brasil, mas que ficou restrito a permanência na cozinha e ao redor das rodas de samba, garantindo pouco espaço na produção musical. Quando ganham espaço, são vistas como  musas inspiradoras em canções e os corpos exuberantes e suas danças se tornaram o maior destaque no meio do samba. As mulheres passaram então a ser notadas pela feminilidade e não pelo talento que possuíam. Com o passar do tempo o samba foi  levado para outros estados e chega no Espírito Santo em meados do século XX, inicialmente se instala nos morros e nas periferias, e os sambistas e carnavalescas tinham que lidar com o preconceito, pois no início o samba era coisa de  vagabundo . O samba se instala na região do  Morro da Fonte Grande , e lá surge a primeira escola de samba do estado a  Unidos da Piedade . De acordo com Duarte,  O Samba no Morro da Fonte Grande (Revista eletrônica de musicologia, 2009), o preconceito e as repressões sofridas pelos adeptos do samba era ainda maior quando se tratava das mulheres. O passar dos anos, fez com que o samba evoluísse, mas manteve a ausência do feminino em alguns setores do samba até a atualidade. Hoje em dia, a cena do samba no Espirito Santo tem sido marcado por mulheres que buscam à ocupação de lugares antes não ocupados por elas na história. O samba que teve como berço do seu nascimento a casa de uma mulher a  Tia Ciata , tornou-se um meio machista, onde mulheres eram vistas apenas como musas de inspiração. Pensando nisso, grupos e projetos como  Batuqdellas (lançado como um bloco carnavalesco composto apenas por mulheres, atualmente também se apresenta como roda de samba) e  Samba pras Moças foram criados com a intenção de combater a  cultura machista que ainda se faz presente no cenário do samba capixaba. Movimentos como estes têm ganhado cada vez mais espaço na cena, através de apresentações e até mesmo nas redes sociais e imprensa, mas o destaque ainda é pequeno. Por isso, a importância de registrar essa história no documentário  Samba de Moça .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Visando à realização deste trabalho, foram necessárias algumas etapas para que o objetivo principal fosse atingido. Para começar a pesquisa sobre a mulher no samba capixaba, foi preciso iniciar uma coleta de dados, sendo assim, foi utilizada uma metodologia de pesquisa muito comum, o método bibliográfico. De acordo com Gil, no livro  Como Elaborar Projetos de Pesquisa (Atlas, 2002. p.45),  A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que poderia pesquisar diretamente . Este tipo de metodologia é muito importante e abre ao pesquisador um leque de informações que pode se dar principalmente baseada em conteúdo de livros, artigos, jornais, revistas dentre outras fontes de informação. Finalizada a etapa inicial, que foi quando a pesquisadora buscou o máximo de informações nos diversos meios possíveis para este tipo de pesquisa, passou-se a pensar na pesquisa segundo os objetivos do trabalho. O produto desenvolvido foi um documentário de natureza exploratória, analisando de forma muito específica um assunto pouco estudado, que é o papel e a representatividade da mulher no samba capixaba. Este tipo de pesquisa inicialmente se dá com o objetivo de familiarizar o pesquisador mediante ao tema escolhido, sendo assim, esse trabalho colocou o pesquisador em proximidade com o tema estudado de forma mais efetiva. A pesquisa exploratória como o próprio nome diz, se dá pela exploração do espaço e objeto estudado, segundo Prodanov e Freitas no livro  Metodologia do Trabalho Científico (Feevale, 2013) a partir do contato com o assunto em questão traga ao pesquisador novas indagações, descobertas e ideias sobre o tema em questão. Outro tipo de pesquisa utilizada para que fosse possível a produção desse vídeo documentário foi a pesquisa de campo. Nesta metodologia de pesquisa é necessário que o pesquisador vá a campo, (como o próprio nome sugere), com isso serão coletadas informações de forma direta e presencial com o grupo estudado, (as mulheres do samba capixaba), exigindo um contato mais próximo com as entrevistadas. A pesquisa de campo propõe uma observação e apuração do objeto de pesquisa de forma mais profunda. Gil (2002), ressalta que a pesquisa é desenvolvida por meio de observações direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. A pesquisa de campo é de extrema importância para o desenvolvimento do documentário, é neste momento que o pesquisador intensifica o seu contato com o objeto de pesquisa e o grupo selecionado para o trabalho. Finalizando as metodologias de pesquisa selecionadas para o presente trabalho, temos a qualitativa. Este método de investigação científica visa o estudo das experiências de cada um e as particularidades do meio estudado, analisando o caráter subjetivo do objeto pesquisado. Sendo assim o entrevistado tem maior liberdade de fala, e consequentemente sentem-se mais à vontade para expressar sua opinião e vivência em relação ao tema escolhido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho teve como produto a elaboração do documentário  Samba de Moça . Assim, o vídeo tem como objetivo dar voz a representatividade feminina no samba capixaba e mostrar como essas mulheres têm feito para ganharem o espaço que merecem no meio do movimento do samba no Espírito Santo. Durante a pré-produção foram pensadas formas de abordagem deste vídeo-documentário, e a variedade de vozes femininas que ajudariam a contar essa história. Sendo assim, o produto apresenta personagens de idades, histórias, raças e locais diferentes, mostrando através do audiovisual a diversidade existente no meio e a vivência em espaços e tempos diferentes em relação ao assunto abordado. Foram escolhidas as personagens Tereza Cristina, moradora de Manguinhos-Serra, nascida e criada no Centro de Vitória. Filha de uma mulher radialista que começou a sua história no samba, frequentando já na infância, bares e rodas de samba com a mãe. Crystal Vettoraci, fundadora do Batuqdellas, teve o seu início no samba a cerca de dez anos tocando em blocos de samba em Anchieta no interior do estado. Sol Pessoa, que começou sua história neste meio musical recentemente  aproximadamente quatro anos, com o objetivo de se curar da perda de um filho, e Bruna Medeiros, uma das idealizadoras do Dandaras do Ritmo, começou a sua história na música em bandinhas de escola e se descobriu no meio do samba. A primeira etapa foi fazer contato com as personagens do documentário apresentando a elas qual seria a ideia do projeto, fazendo uma pré-entrevista. As mulheres prontamente demonstraram interesse em participar do documentário e foram de uma receptividade enorme, foi nesse momento que outra fonte surgiu por indicação das demais personagens. Monique Rocha, nascida no interior de Afonso Claudio, filha de artistas, começa a sua história na música através do teatro. Sendo assim, mais uma mulher do samba passa a fazer parte do documentário. Com a definição das entrevistadas, foi feito o roteiro do documentário, as perguntas a serem realizadas e a estrutura de edição. Ficou concluído que o documentário seria iniciado com um off sobre o tema do documentário enquanto entrariam as imagens de apoio e só então começariam a ser introduzidas as entrevistas, com costuras dos depoimentos. Após a produção do roteiro do documentário, foi o momento de pensar nas locações e no cronograma. Além de pensar na captação das imagens que serviriam de apoio para o produto, as filmagens das entrevistas foram realizadas em ambientes onde as entrevistadas se sentiriam o mais à vontade possível. Assim,  passeamos por praças, quadras de escolas de samba, bares e casas. As imagens de apoio foram realizadas em eventos onde as artistas selecionadas fossem tocar, em ensaios dos grupos escolhidos e na loja  Golias Discos onde foram filmados alguns discos de vinil de artistas do sexo feminino que se tornaram referência nacional no samba. As entrevistas contaram um roteiro de perguntas, mas algumas surgiram ao longo da  conversa com as entrevistadas de forma espontânea. Durante o processo de gravação das imagens e das entrevistas aconteceram também o processo de decupagem do material bruto, fazendo a transcrição de todas as entrevistas para tornar o processo de edição mais fácil. Na edição, foram selecionadas as ordens que entrariam as personagens, como seria a introdução as imagens que seriam utilizadas, as trilhas e outros detalhes que deixariam o produto mais completo. Sendo assim, o documentário foi dividido com uma abertura com a fala de uma das entrevistadas que já dá uma prévia do que seria trabalhado em todo o produto, uma cena de atuação com o fundo de um off, uma apresentação com imagens rápidas das entrevistadas, um início dando um breve histórico de cada uma no samba e entrando para o debate sobre o feminino no samba capixaba que é o foco do produto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>