ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01062</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Ponta a Ponta: A telenovela do roteiro à sua TV!</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriel Nascimento Santana (Faculdade Cásper Líbero); Leila Cristina Vieira Belém (Faculdade Cásper Líbero); Carla Pollake da Silva (Faculdade Cásper Líbero)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é um documentário que tem como principal objetivo abordar o universo da teledramaturgia, um gênero audiovisual de sucesso em nosso país, que mesmo após 67 anos de existência na televisão brasileira e com as constantes mudanças na construção de sua narrativa, segue alcançando representativos índices de audiência e conversando diariamente com milhares de brasileiros. Além disso, a intenção é explorar a telenovela sob a perspectiva de seus bastidores, evidenciando como ela é construída, desde o roteiro até o televisor dos telespectadores. Este projeto foi realizado como Trabalho de Conclusão do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero afim de colocar em prática os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a graduação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante as pesquisas feitas para a escolha do tema do projeto, os alunos notaram uma enorme carência da preservação da memória televisiva no Brasil. Há uma grande escassez nos materiais de arquivo da televisão, sobretudo de teledramaturgia e bastidores desse gênero. É certo que existem instituições como a Cinemateca Brasileira, a Pró-TV e a TV Globo, através do Memória Globo que desenvolvem projetos de preservação de arquivos e memória da televisão. No entanto, ainda são muito pouco se comparados com o volume de material produzido diariamente pelas emissoras brasileiras. Essa, foi inclusive uma das dificuldades encontradas pelos alunos durante a busca de materiais de arquivo sobre os teleteatros e as primeiras telenovelas diárias da TV Tupi para utilização no documentário. Dos poucos materiais encontrados sobre teledramaturgia, a maioria era composta por fotos, havendo pouquíssimos vídeos sobre o tema e quase nenhum deles sobre bastidores. Dos canais brasileiros que ainda exibem conteúdos nesse sentido, estão o Canal Viva e o Canal Brasil. Destes, apenas o Viva tem em sua programação produtos que abordam a teledramaturgia como enfoque, uma vez que o Canal Brasil exibe documentários sobre outros temas. Segundo Julio Cesar Fernandes (2013), autor do livro  A Memória Televisiva como produto Cultural , as iniciativas brasileiras ainda são pontuais e indicam que o país tem um longo caminho a ser percorrido em relação à preservação de sua memória televisiva. Portanto, a justificativa dos alunos para o desenvolvimento do documentário  Ponta a Ponta é o de acreditar que este projeto contribui com um acervo que preserve a memória dos processos de criação e produção de produtos audiovisuais em especial a teledramaturgia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No que se refere aos métodos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento do  Ponta a Ponta , foi pensada uma série de estratégias para que a narrativa fosse construída. A primeira delas foi a opção da direção em utilizar uma linguagem metalinguística em alguns momentos do documentário, como por exemplo, na abertura onde foi criada uma vinheta com os créditos dos entrevistados e suas respectivas funções na história. O objetivo era fazer uma clara alusão ao tema principal do filme, uma vez que na abertura de novelas, geralmente há uma vinheta com o nome dos atores e os personagens que cada um deles interpreta na trama. Outro ponto importante foi a divisão do documentário em quatro blocos temáticos, todos sobre teledramaturgia, no entanto, o enfoque de cada um deles é diferente. No primeiro, um contexto histórico sobre a maneira como a telenovela era produzida no passado, em seus primórdios. O segundo, destaca novelas de grande sucesso na história da teledramaturgia brasileira. No terceiro, a maneira como elas são produzidas hoje, do ponto de vista dos profissionais que as realizam. E no quarto e o último bloco, apresentamos um pouco da relação afetiva dos entrevistados com o universo das telenovelas. A ideia da divisão de blocos, foi criada com o intuito de reforçar a alusão a estrutura da própria telenovela que também é feita em blocos separados por vinhetas de passagem para ida e volta dos intervalos comerciais com os dizeres  estamos apresentando e  voltamos a apresentar . Também vale destacar o início do primeiro bloco, que através de um locutor anuncia as cenas do  capítulo anterior e delimita o início do  capítulo de hoje , assim como nas novelas. A direção de arte também elaborou cenários para cada uma das entrevistas utilizando como referências outros programas de televisão e documentários, como é o caso do preparador de elenco Ariel Moshe, cujo plano de fundo é um teatro e a principal referência foi o filme documentário  Jogo de Cena (2007) do cineasta Eduardo Coutinho. Os alunos utilizaram-se de técnicas de entrevistas para que os próprios entrevistados fossem o fio condutor da história, mantendo uma linha de raciocínio sem a necessidade da voz-over para que o conteúdo do documentário fosse compreendido. As imagens foram captadas com equipamentos cedidos pela faculdade e alugados pela própria equipe. Durante o processo de produção foram utilizadas duas câmeras Canon C100, sendo uma delas alugada. Para a captação de áudio, foram necessários dois microfones lapela com fio, um microfone boom e um gravador de áudio, emprestados pela faculdade. E para a iluminação, foi usado um kit fotográfico e dois painéis de led também alugados pelos alunos. Das doze entrevistas realizadas para o  Ponta a Ponta , quatro foram realizadas em estúdio na Faculdade Cásper Líbero com cenários produzidos pela equipe, uma na biblioteca da instituição e as outras sete em locações externas, sendo três delas feitas nas dependências dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, fruto da parceria entre os alunos e a Globo Universidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>