O webdocumentário "Além de Ver" trata de um projeto desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Jornalismo na Universidade de Uberaba (Uniube), no segundo semestre de 2018.Trata-se da história de vida de três pessoas com deficiência visual, os aspectos históricos e sociais do Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC) e especialistas, que analisam temas importantes relacionados à deficiência visual. Está disponível para acesso no endereço: www.alemdever.com.br. 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 㘀Ⰰ㔀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀⸀ 䐀攀猀猀愀猀Ⰰ 㔀㈀㠀⸀㘀㈀㐀 洀椀氀 猀漀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 挀攀最愀猀 攀 㘀⸀ 㔀㘀⸀ 㔀㐀 洀椀氀栀攀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 戀愀椀砀愀 瘀椀猀漀⸀ 䄀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀 愀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀Ⰰ 愀琀椀渀最椀渀搀漀 ㌀Ⰰ㔀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 瘀洀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 洀漀琀漀爀攀猀 ⠀㈀Ⰰ㌀─⤀Ⰰ 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀 ⠀Ⰰ㐀─⤀ 攀 愀甀搀椀琀椀瘀漀猀 ⠀Ⰰ─⤀⸀ 䄀 爀攀最椀漀 匀甀搀攀猀琀攀 爀攀最椀猀琀爀漀甀 漀猀 渀搀椀挀攀猀 洀愀椀猀 愀氀琀漀猀 搀愀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀 ㈀⸀㔀 㠀⸀㔀㠀㜀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 唀戀攀爀愀戀愀ⴀ䴀䜀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 攀猀琀椀洀愀琀椀瘀愀 搀攀 㘀⸀㤀㈀㌀ 洀椀氀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀攀 ㈀ Ⰰ 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 ⠀䤀䈀䜀䔀⤀⸀
O Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC) foi fundado no dia 25 de agosto de 1942, na cidade de Uberaba – MG, é uma associação filantrópica com a proposta de auxiliar os deficientes visuais a terem uma vida autônoma e independente. Atualmente, o ICBC atende cerca de 209 deficientes visuais. 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀琀攀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䌀攀最漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 䌀攀渀琀爀愀氀 ⠀䤀䌀䈀䌀⤀ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 䴀漀爀氀攀渀漀 刀漀搀爀椀最甀攀猀Ⰰ 䰀甀愀渀渀愀 䠀漀渀漀爀愀琀漀 攀 䘀攀氀挀椀漀 䌀漀猀琀愀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 爀攀氀愀琀愀爀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀漀猀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀猀 搀攀猀搀攀 愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀愀 挀攀最甀攀椀爀愀 挀栀攀最愀搀愀 愀漀 䤀䌀䈀䌀 瀀愀爀愀 愀 愀氀昀愀戀攀琀椀稀愀漀㬀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀㬀 愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀 愀洀椀最漀猀 焀甀愀渀琀漀 愀漀猀 愀瘀愀渀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀猀挀漀氀愀爀椀稀愀漀 攀 搀漀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 漀戀琀椀搀漀猀 渀漀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀⸀
Diante da forte atuação do ICBC, que soma quase oito décadas, compreende-se ser importante abordar aspectos contextuais da sua história, sua relevância social, além de documentar, em vídeo, os impactos positivos que a instituição trouxe para a vida dos personagens. Apesar de ter os perfilados em primeiro plano, para compreender os aspectos íntimos que configuram a persona de cada um e os fatos mais significativos de suas trajetórias, a abordagem da vida familiar e/ou social torna-se elementar. 䌀漀渀昀漀爀洀攀 愀 瘀椀猀漀 猀漀挀椀漀氀最椀挀愀Ⰰ 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀氀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 猀甀愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ ᰀ䄠猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀攀爀挀椀琀椀瘀愀猀 攀渀挀愀爀渀愀洀ⴀ猀攀 攀洀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 ⠀昀愀洀氀椀愀Ⰰ 渀愀漀Ⰰ 椀最爀攀樀愀 漀甀 愀猀猀漀挀椀愀漀⤀Ⰰ 挀甀樀愀 氀最椀挀愀 渀漀 搀攀瀀攀渀搀攀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀⸀ ᴀ†⠀一伀刀䔀䌀䬀Ⰰ 倀䤀䔀刀刀䔀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㈀㌀⤀⸀ 䌀漀渀挀氀甀椀ⴀ猀攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 琀愀洀戀洀 甀洀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 猀攀甀 洀攀椀漀 猀漀挀椀愀氀⸀
Além disso, é de suma importância que o trabalho exponha a situação financeira do ICBC, pois, desde a fundação, o instituto passa por dificuldades financeiras, como analisa JUNIOR (2015), em seu artigo intitulado como “História de uma Instituição Educacional para o Deficiente Visual: O Instituto de Cegos do Brasil Central de Uberaba (Minas Gerais, Brasil, 1942-1959).一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 漀 䤀䌀䈀䌀Ⰰ 搀攀猀搀攀 㤀㐀㈀Ⰰ 猀漀戀爀攀瘀椀瘀椀愀 挀漀洀 洀甀椀琀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀猀⸀ 䔀洀 洀愀椀猀 搀攀 㜀 ─ 搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 挀愀爀琀愀猀 攀洀椀琀椀搀愀猀Ⰰ 愀琀愀猀Ⰰ 栀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 戀甀猀挀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀氀攀⸀ ⠀䨀唀一䤀伀刀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀㘀⤀
Trouxe-se, ainda, para este trabalho, a visão de especialistas sobre temas elementares a deficiência visual: Inclusão Social; Educação Especializada; Estigmas Sociais e Mercado de Trabalho. Entende-se ser relevante tal discussão, pois vem ao encontro dos objetivos deste webdoc. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 洀琀漀搀漀猀 搀攀猀挀爀椀琀漀猀 瀀漀爀 䜀椀氀 ⠀㤀㤀⤀⸀ 䐀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀爀漀瀀攀 最攀爀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 爀攀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 愀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀愀琀愀爀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 猀椀琀甀愀搀愀 攀洀 唀戀攀爀愀戀愀⸀ 䠀 洀甀椀琀愀猀 爀愀稀攀猀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 倀漀搀攀洀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀爀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀猀 攀洀 搀漀椀猀 最爀愀渀搀攀猀 最爀甀瀀漀猀㨀 爀愀稀攀猀 搀攀 漀爀搀攀洀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀 攀 爀愀稀攀猀 搀攀 漀爀搀攀洀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䄀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 搀攀挀漀爀爀攀洀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀⸀ 䄀猀 切氀琀椀洀愀猀 搀攀挀漀爀爀攀洀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 挀漀洀 瘀椀猀琀愀猀 愀 昀愀稀攀爀 愀氀最漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 漀甀 攀昀椀挀愀稀⸀ ⠀䜀䤀䰀Ⰰ 㤀㤀Ⰰ 瀀⸀㜀⤀
Quanto aos objetivos da pesquisa, foi feito um estudo exploratório. "Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses." (GIL, 1991, p. 41) 䐀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 焀甀攀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 䜀椀氀 ⠀㤀㤀⤀Ⰰ 猀攀 攀渀琀攀渀搀攀 瀀漀爀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀漀 挀漀洀 愀 猀攀氀攀漀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 攀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 漀戀爀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 焀甀攀 搀攀攀洀 猀甀戀猀搀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀
A pesquisa documental também é relevante, pois tem o objetivo de interpretar os dados e fazer um recorte da história do ICBC e dos perfilados. Segundo Gil (1991, p. 88), "as pesquisas documentais podem aparecer sob os mais diversos formatos, tais como fichas, mapas, formulários, cadernetas, documentos pessoais, cartas, bilhetes, fotografias, fitas de vídeo e discos". 儀甀愀渀琀漀 猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 洀搀椀愀 攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀愀 洀搀椀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 搀漀椀猀 氀椀瘀爀漀猀 搀愀 愀甀琀漀爀愀 倀漀氀氀礀愀渀愀 䘀攀爀爀愀爀椀㨀 䠀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀Ⰰ 栀椀瀀攀爀洀搀椀愀㨀 愀猀 渀漀瘀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ 匀攀最甀椀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 渀漀爀洀愀 椀渀琀攀爀渀愀 搀漀 刀攀最甀氀愀洀攀渀琀漀 搀漀 吀䌀䌀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀猀 ⠀眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀⤀ 攀洀 焀甀攀 ∀漀 愀氀甀渀漀 搀攀瘀攀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀 攀 搀攀昀椀渀椀爀Ⰰ 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀∀⸀ ⠀䌀䄀䴀䄀刀䜀伀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀㔀⤀
Quanto ao tema, assistiu-se a dois documentários Além da Luz, de Ivy Goulart, e Janelas da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho. Assim como a leitura do livro Ensaio sobre a Cegueira, do autor José Saramago. Logo após, foi assistido ao filme baseado nessa obra literária. Quanto ao design do site, houve uma orientação com a professora Isabel Ventura. 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 圀椀砀Ⰰ 猀攀最甀椀甀 漀 挀爀椀琀爀椀漀 搀愀 甀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 瀀漀猀猀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 猀椀琀攀 攀 渀愀瘀攀最甀攀 挀漀洀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 猀攀爀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 切琀椀氀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 愀漀 甀猀甀爀椀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 愀 琀愀爀攀昀愀 愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀猀⸀ 伀 洀攀猀洀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 猀椀琀攀猀 攀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀攀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀攀洀Ⰰ 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 甀猀ⴀ氀漀猀 搀攀 洀漀搀漀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀⸀ ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ ㈀ 㠀Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 猀攀琀攀 愀戀愀猀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀猀㨀 䌀愀瀀愀Ⰰ 倀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 䠀椀猀琀爀椀愀 搀漀 䤀䌀䈀䌀Ⰰ 匀椀琀甀愀漀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀愀 搀漀 䤀䌀䈀䌀Ⰰ 匀漀戀爀攀 攀 䌀漀渀琀愀琀漀Ⰰ 琀漀搀愀猀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 洀攀渀甀 瘀攀爀琀椀挀愀氀Ⰰ 渀愀 氀愀琀攀爀愀氀 搀椀爀攀椀琀愀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀
O produto conta com uma página inicial de chamadas intitulada como Personagens que permite o acesso as três subabas: Felício, Luanna e Morleno. Nesse caso, aplicou-se o conceito de camadas, o qual Bruno Rodrigues (2014) define como sendo de apresentação de temas, ou seja, “a vitrine, onde são oferecidos os conteúdos mais interessantes e úteis de um site”. Porém, para facilitar a navegação dos deficientes visuais, o webdocumentário pula a segunda camada da teoria, a camada genérica, e avança direto para a terceira camada, a de detalhamento ou conteúdo expandido. De acordo com o autor: “O usuário espera encontrar nessas páginas todo o detalhamento que deseja, portanto, não há limite para a extensão dos textos”. (RODRIGUES, 2014, p. 18)䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 ㈀㌀ 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 猀攀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 伀 琀漀琀愀氀 戀爀甀琀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀愀瀀琀愀搀漀 昀漀椀 搀攀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ ㈀ 栀漀爀愀猀 搀攀 瘀搀攀漀Ⰰ ㈀㔀 昀漀琀漀猀Ⰰ 㐀㘀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 甀搀椀漀猀 攀 渀漀瘀攀 氀愀甀搀愀猀 搀攀 琀攀砀琀漀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀爀愀稀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 漀椀琀漀 昀漀琀漀猀Ⰰ 㔀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 甀搀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀猀 攀洀 瘀搀攀漀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 琀爀猀 栀漀爀愀猀 攀 洀攀椀愀 搀攀 瘀搀攀漀⸀ 吀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀洀 琀攀砀琀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀⸀
Ressalta-se que todas as fotografias apresentam textos ocultos descritivos para a acessibilidade dos deficientes visuais; desse modo, os programas que fazem leitura de telas podem construir a narrativa visual. 伀 琀琀甀氀漀 ᰀ䄠氀洀 搀攀 嘀攀爀ᴀ†攀 愀 氀漀最漀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 倀漀爀琀昀氀椀漀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 漀猀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 渀漀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀猀 挀漀洀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 氀椀洀椀琀愀搀愀猀 攀洀 猀甀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀⸀ 䔀氀攀猀 猀漀 挀愀瀀愀稀攀猀 攀 瀀漀猀猀甀攀洀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 焀甀攀 瘀漀 愀氀洀 搀漀 嘀䔀刀 漀甀 䔀一堀䔀刀䜀䄀刀⸀
Quanto à logo, foi representado, como símbolo principal, o olho, que é formado pela junção das inicias A e V. Foi utilizada uma tipografia exclusiva para retratar a singularidade de cada personagem. Quanto às cores, foram escolhidos tons de amarelo e variações dos tons de azul e verde, que transmitem, na marca, sentimentos de alegria, clareza e confiança.䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 搀攀猀椀最渀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 甀猀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 焀甀攀 椀渀猀瀀椀爀愀 瀀甀爀攀稀愀 攀 瀀愀稀⸀ 伀 挀椀渀稀愀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 愀氀最甀渀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀Ⰰ 甀洀愀 挀漀爀 猀戀爀椀愀 攀 愀挀爀漀洀琀椀挀愀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 挀漀爀攀猀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 一漀猀 琀琀甀氀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀 昀漀渀琀攀 䠀攀氀瘀攀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀愀琀愀爀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀猀 搀攀 昀挀椀氀 氀攀椀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 瀀漀猀猀甀椀 戀愀椀砀愀 瘀椀猀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 愀爀琀椀最漀㨀 䄀猀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀猀 瀀愀爀愀 甀猀甀爀椀漀猀 搀攀 戀愀椀砀愀 瘀椀猀漀 渀愀猀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀猀 挀漀洀瀀甀琀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 一漀猀 琀攀砀琀漀猀 挀漀爀爀椀搀漀猀Ⰰ 愀 昀漀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀 愀 䐀椀渀 一攀砀琀 䰀椀最栀琀 搀攀瘀椀搀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀 挀漀洀 愀 䠀攀氀瘀攀琀椀挀愀⸀
Após a produção do trabalho, conclui-se que a deficiência visual no Brasil, em pleno século XXI, ainda enfrenta entraves na sociedade como os estigmas sociais, a falta de acessibilidade, de inclusão e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Portanto, é fundamental que temas como esses sejam abordados em escolas, instituições de educação especializada e na mídia, a fim de desconstruir tais entraves. 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀琀椀渀最攀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 瘀椀搀愀 渀漀爀洀愀氀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀 攀 攀洀 瀀氀攀渀椀琀甀搀攀 琀愀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀 愀 搀攀 愀氀最甀洀 挀漀洀 愀 瘀椀猀漀 椀渀琀愀挀琀愀⸀ 䔀渀挀攀爀爀愀ⴀ猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 䤀䌀䈀䌀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 唀戀攀爀愀戀愀 攀 爀攀最椀漀⸀ 䔀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 洀搀椀愀 攀 挀漀洀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀Ⰰ 猀攀 瀀漀猀猀愀 最攀爀愀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 攀⼀漀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|