INSCRIÇÃO: 01085
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT11
 
TÍTULO: #AssimÉAssédio: quebra de expectativa como estratégia para romper o discurso
 
AUTORES: Renan Marques Sanches (Universidade Federal Fluminense); Bárbara Gabriela Leal de Souza Pinheiro (Universidade Federal Fluminense); Henrique Dias de Amorim (Universidade Federal Fluminense); Júlia Corrêa Cardoso (Universidade Federal Fluminense); Luana Ellen de Sales Inocêncio (Universidade Federal Fluminense)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O assédio sexual é uma questão grave. No Brasil, 42% das mulheres afirmam já terem sido vítimas. Acreditamos veemente na importância da publicidade como mecanismo precursor e catalisador do diálogo para, através da reflexão, tentar uma diminuição dos casos. ਀吀攀渀搀漀 椀猀猀漀 瀀漀猀琀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 焀甀攀 攀猀猀愀 猀攀爀椀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䰀甀愀渀愀 䤀渀漀挀渀挀椀漀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 挀漀洀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 䘀氀甀洀椀渀攀渀猀攀⸀ 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀 挀椀渀挀漀 瀀攀愀猀⸀ 匀攀渀搀漀 攀氀愀猀 甀洀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 搀攀 瀀最椀渀愀 搀甀瀀氀愀 瀀愀爀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 甀洀 䜀䤀䘀Ⰰ 甀洀 挀愀爀爀漀猀猀攀氀 瀀愀爀愀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀 甀洀愀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀⸀   Como direcionamento, tivemos como cliente a Think Olga, ONG feminista criada em 2013, com o objetivo de empoderar mulheres por meio da informação. O projeto da ONG é um hub de conteúdo que aborda temas importantes para o público feminino de forma acessível.਀唀猀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 伀一䜀 吀栀椀渀欀 伀氀最愀 猀漀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀猀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 漀 愀猀猀搀椀漀  攀猀琀愀琀椀猀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 洀愀椀猀 瀀爀愀琀椀挀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀渀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀攀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀栀愀搀愀 搀攀 洀漀搀漀 愀 愀琀椀渀最椀爀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀Ⰰ 搀攀瘀攀爀愀洀漀猀 挀甀洀瀀爀椀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 氀攀瘀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 挀攀渀琀爀愀爀 渀漀猀猀漀 昀漀挀漀 攀洀 挀愀甀猀愀爀 爀攀昀氀攀砀漀 渀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀最爀攀猀猀漀爀⸀   Dessa forma, estabelecemos como desafio repetir o sucesso de campanhas anteriores realizadas pela cliente. Porém sob uma abordagem oposta, direcionada para o gênero masculino e não para as mulheres. Assumimos que a quebra de expectativa seria nossa principal estratégia. ਀䄀 昀椀洀 搀攀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 攀昀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀漀猀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 愀 爀攀挀攀瀀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 愀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀⸀ 준 猀愀戀椀搀漀 焀甀攀 栀 甀洀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀⸀ 一漀  椀渀挀漀洀甀洀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀猀瀀爀攀稀愀爀 漀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀 愀漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 猀漀戀 最爀椀琀漀猀 搀攀 ᰀ洠椀洀椀洀椀ᴀ⸠  Acreditamos que, ao deixar transparecer no primeiro contato que se trata de uma campanha feminista, haveria evasão justamente do público que visamos alcançar. Portanto, para evitar que houvesse um rechaçamento das peças antes mesmo de cumprirem seu papel, escolhemos nos distanciar dos elementos que poderiam caracterizar em primeira mão uma campanha feminista. Nossa intenção é fazer com que primeiramente o público masculino se envolva com a campanha, se identifique, e só então tenha a quebra de expectativa, o confronto. ਀倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 氀切搀椀挀愀 攀 氀攀瘀攀洀攀渀琀攀 搀椀瘀攀爀最攀渀琀攀 搀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 吀愀渀琀漀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 琀琀椀挀愀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 琀攀砀琀甀愀氀 攀 攀猀琀琀椀挀愀⸀ 䌀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 猀攀搀甀稀椀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 甀猀愀洀漀猀 洀切猀椀挀愀猀 挀漀洀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀⸀ 䄀瀀猀 琀攀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀渀琀爀攀琀椀搀漀Ⰰ 攀渀琀爀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 挀漀爀爀攀漀 搀漀 琀爀攀挀栀漀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 洀切猀椀挀愀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 樀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀琀椀渀最椀洀漀猀 琀愀洀戀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀洀漀 漀 愀猀猀搀椀漀 攀猀琀 攀渀爀愀椀稀愀搀漀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ Por fim, unidas todas as linhas da campanha, atingimos os objetivos de conceituar, identificar e pontuar a infeliz popularização do assédio através da quebra de expectativa.਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀甀洀瀀爀攀 挀漀洀 漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 攀 猀漀洀漀猀 最爀愀琀漀猀 瀀攀氀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 猀 瀀漀爀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀椀猀洀漀 攀 瀀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 昀愀稀攀爀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 甀洀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 椀渀椀挀椀愀爀洀漀猀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 伀一䜀 吀栀椀渀欀 伀氀最愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀攀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 伀一䜀 攀爀愀 甀洀愀 搀愀猀 洀愀椀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䔀渀琀爀攀 猀攀甀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀Ⰰ 瘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 漀 䴀愀瀀愀 䌀栀攀最愀 搀攀 䘀椀甀昀椀甀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀稀 漀 洀愀瀀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 洀愀爀挀愀搀漀 挀漀洀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀愀猀 攀 愀 栀愀猀栀琀愀最 倀爀椀洀攀椀爀漀 䄀猀猀搀椀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 爀攀渀搀攀甀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀⸀  Em seu portfólio a Think Olga traz mais de 10 projetos dos mais variados assuntos: política, esporte, jornalismo, inspiração, assédio, direitos. Percebemos que haveria espaço para chegar na temática feminista caminhando através de outro viés, que pudesse ser mais chamativo a um público mais evasivo. O viés escolhido foi a música. ਀一攀猀猀攀 瀀漀渀琀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 洀愀椀猀 搀攀渀猀漀⸀ 倀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 瀀漀爀 洀切猀椀挀愀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀爀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 攀 焀甀攀 挀漀渀琀椀瘀攀猀猀攀洀 琀爀攀挀栀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀漀猀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 氀椀洀椀琀愀渀琀攀 猀攀 爀攀猀琀爀椀渀最椀爀 愀漀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀⸀ 倀漀椀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 焀甀攀 琀漀挀愀瘀愀洀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀猀 攀 愀 瀀攀搀漀昀椀氀椀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀挀漀爀搀愀洀漀猀 焀甀攀 愀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 攀猀猀愀猀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀Ⰰ 渀漀 攀猀琀愀爀愀洀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀渀搀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 漀 䄀猀猀搀椀漀 匀攀砀甀愀氀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䄀椀渀搀愀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀琀攀洀 搀攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀Ⰰ 猀漀戀 漀猀 漀氀栀漀猀 搀攀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 猀攀爀 洀愀椀猀 猀攀最甀爀漀 氀攀瘀愀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 渀漀 挀愀甀猀愀爀 甀洀 爀甀搀漀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 渀漀 最攀爀愀爀 搀切瘀椀搀愀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 搀攀昀椀渀椀漀 瀀甀爀愀 搀攀 愀猀猀搀椀漀⸀ Outro ponto de restrição foi o comum acordo de utilizar diversos gêneros musicais, mas excluir o funk. Entendemos que por ser um estilo estereotipado e marginalizado, estaríamos fazendo um desserviço ao apontar o funk como exemplo de assédio. Pois sob o disfarce do preconceito, o funk é um dos poucos gêneros musicais em que se é problematizado a questão das letras. Por isso, acreditamos que seria positivo mostrar que em outros ritmos isso é comum e inclusive banalizado. ਀䔀砀瀀漀猀琀愀猀 愀猀 搀攀瘀椀搀愀猀 爀攀猀琀爀椀攀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 瀀漀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀⸀ 䔀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 漀 猀椀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䴀切猀椀挀愀 倀漀瀀甀氀愀爀 䴀愀挀栀椀猀琀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 搀攀 漀渀搀攀 瀀甀搀攀洀漀猀 挀漀氀攀琀愀爀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 昀漀椀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 昀椀氀琀爀愀搀漀⸀ 吀攀渀搀漀 攀猀猀攀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 洀切猀椀挀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀⸀ Com o material em mãos, desenhamos uma estratégia. Apesar de considerarmos a temática séria e grave, decidimos usar uma linha alternativa. Adotamos como tática nos comunicar com o espectador com uma abordagem descontraída, falando a mesma linguagem do espectador em questão, para, capturada a atenção, fazer o confronto. ਀伀甀琀爀愀 氀椀渀栀愀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 昀漀椀 甀猀愀爀 愀 栀愀猀栀琀愀最 ⌀䄀猀猀椀洀준䄀猀猀搀椀漀 挀漀洀漀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 伀一䜀Ⰰ 樀甀氀最愀洀漀猀 焀甀攀 愀猀猀椀渀愀爀 挀漀洀 漀 氀漀最漀 吀栀椀渀欀 伀氀最愀 昀愀爀椀愀 挀漀洀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀猀猀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀攀 猀攀爀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀漀爀 攀氀愀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 漀 昀氀甀砀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 焀甀攀氀攀 搀攀猀攀渀栀愀搀漀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䔀洀 瘀攀稀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀猀愀爀 甀洀 儀刀 挀漀搀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 猀椀琀攀 搀愀 伀一䜀Ⰰ 愀猀猀椀洀 愀椀渀搀愀 栀愀瘀攀爀椀愀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀ Como assinatura, o uso da hashtag #AssimÉAssédio cumpre a função de conceituar o assédio, tocando em cheio o objetivo da campanha. Além disso, a hashtag serve não só para unir todas as peças da campanha dentro de uma mesma série, mas também aumentar o poder de viralização, repetindo o sucesso de hashtags como #PrimeiroAssédio, #MeuAmigoSecreto e #Agoraéquesãoelas.਀䔀渀琀爀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 搀攀 瀀最椀渀愀 搀甀瀀氀愀 瀀愀爀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 甀洀 䜀䤀䘀Ⰰ 甀洀 挀愀爀爀漀猀猀攀氀 瀀愀爀愀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 甀洀 瘀搀攀漀 挀漀洀漀 瀀攀愀 搀攀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 甀猀愀渀搀漀 漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 最甀攀爀爀椀氀栀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀愀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀  㤀⤀ 猀攀 爀攀挀漀渀昀椀最甀爀愀洀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 猀甀瀀漀爀琀攀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 甀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀甀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 一攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 栀戀爀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 瀀漀爀 䌀漀瘀愀氀攀猀欀椀 ⠀㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀㠀⤀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 ᰀ攠 愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀攀 洀攀椀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 椀渀琀攀爀愀漀 瀀爀攀挀椀瀀椀琀愀洀 愀 攀瘀漀氀甀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 椀渀琀攀爀愀最攀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀Ⰰ 昀爀愀最洀攀渀琀愀 攀 焀甀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 渀漀 猀攀 瀀愀爀攀挀攀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀ᴀ⸠ Nesse panorama de intensas transformações, a publicidade deve agora assumir novos papéis além de apenas persuadir. Assim, a convergência midiática e sua possibilidade de interação geram novas configurações publicitárias, em que a publicidade híbrida mantém suas características originais de persuasão, mas agora incorpora elementos como o entretenimento, a interação e o compartilhamento. ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀攀 瀀攀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀㨀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 愀渀切渀挀椀漀 搀攀 瀀最椀渀愀 搀甀瀀氀愀 瀀愀爀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀 䜀䤀䘀Ⰰ 挀愀爀爀漀猀猀攀氀 攀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀猀猀攀猀 琀攀爀愀洀漀猀 甀洀愀 戀漀愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 渀甀洀 琀漀搀漀⸀ 伀 䜀䤀䘀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 愀渀椀洀愀漀  甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 洀搀椀愀 焀甀攀 瀀攀爀昀漀爀洀愀 戀攀洀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 挀愀爀爀漀猀猀攀氀Ⰰ 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 愀琀爀愀椀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀洀 洀攀椀漀 愀 爀漀氀愀最攀洀 搀漀 昀攀攀搀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ 伀 愀渀切渀挀椀漀 搀攀 瀀最椀渀愀 搀甀瀀氀愀 漀昀攀爀攀挀攀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀栀愀洀愀爀洀漀猀 洀愀椀猀 愀琀攀渀漀 瀀攀氀愀 攀猀琀琀椀挀愀 攀 愀椀渀搀愀 琀攀爀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 甀洀 琀攀砀琀漀 戀愀猀攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀⸀ 伀 挀愀爀琀愀稀  甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 攀 瀀愀猀猀愀 愀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀渀琀爀愀渀搀漀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 倀漀爀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 昀愀稀 甀洀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 洀愀椀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀 攀 洀攀洀漀爀瘀攀氀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 琀攀洀愀⸀  O cartaz, o anúncio de página dupla para revista, o GIF e o carrossel foram feitos com o uso dos softwares Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, na versão Creative Cloud 2018; já a peça para mídia alternativa, vídeo, foi feito através do Adobe After Effects, também na versão Creative Cloud 2018. ਀吀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀愀猀 琀爀愀稀攀洀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 愀漀 洀攀渀漀猀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 猀爀椀愀 攀 漀氀栀愀渀搀漀 昀椀砀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀爀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 戀漀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 戀爀愀渀挀愀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 椀搀漀猀愀Ⰰ 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 愀猀椀愀琀椀挀愀 攀 搀甀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀愀猀 瘀洀 愀猀猀椀渀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 栀愀猀栀琀愀最 ᰀ⌠䄀猀猀椀洀준䄀猀猀搀椀漀ᴀⰠ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 渀漀 愀猀猀椀渀ⴀ氀愀猀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀愀 伀一䜀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 渀漀 猀攀 瀀攀爀挀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀漀猀猀甀椀 挀攀爀琀愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀⸀ O desenvolvimento da identidade visual da campanha teve início na escolha da paleta de cores: desejamos utilizar, como principais, cores que não estão diretamente atreladas às causas sociais, como forma de captar mais facilmente a atenção do espectador; a partir desse pensamento, foram escolhidos, como base, o verde-limão e o verde-água. Além destas, foram escolhidas como cores auxiliares o roxo, já conhecido como a cor principal do movimento feminista, e o coral. A identidade visual foi desenvolvida sempre visando captar a atenção do espectador, trazendo cores chamativas e de grande contraste.਀䄀 戀愀猀攀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀 猀攀渀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 昀漀渀琀攀 䜀漀琀栀愀洀 䈀漀氀搀Ⰰ 攀 愀 挀漀爀爀攀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 渀愀 昀漀渀琀攀 䴀愀渀搀愀爀椀渀 圀栀椀猀瀀攀爀猀Ⰰ 焀甀攀 猀椀洀甀氀愀 甀洀愀 攀猀挀爀椀琀愀  洀漀 甀猀愀渀搀漀 最椀稀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䔀氀氀攀渀 䰀甀瀀琀漀渀Ⰰ ᰀ䄠 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀  甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 最愀渀栀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 最愀渀栀愀 甀洀 挀漀爀瀀漀 昀猀椀挀漀 攀 愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 最愀渀栀愀洀 甀洀 昀氀甀砀漀 猀漀挀椀愀氀ᴀ†⠀䰀唀倀吀伀一Ⰰ ㈀  㘀⸀ 瀀⸀  㠀⤀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀攀 最椀稀 瀀愀爀愀 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 挀漀爀爀攀漀 樀 焀甀攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀猀琀Ⰰ 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀爀攀氀愀搀漀  椀洀愀最攀洀 搀漀 攀搀甀挀愀搀漀爀Ⰰ 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 愀 攀渀猀椀渀愀爀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 甀猀愀搀愀 愀 昀漀渀琀攀 䐀椀渀 倀爀漀 瀀愀爀愀 琀攀砀琀漀 搀攀 愀甀砀氀椀漀 渀漀 愀渀切渀挀椀漀 瀀愀爀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀