ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01115</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vênus</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Victor Ângelo Antunes Menezes (Centro Universitário Newton Paiva); Tainah França de Carvalho (Centro universitário Newton Paiva); Patrick César Costa Nascimento (Centro universitário Newton Paiva); Gabriel Meirelles dos Santos (Centro universitário Newton Paiva); Rayane Renata Ferreira Borges (Centro universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Junior (Centro universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é um produto desenvolvido no segundo semestre de 2018, no quarto período, na disciplina de textualidades alternativas, ministrada pelo docente Lamounier Lucas Pereira Júnior, do curso de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Newton Paiva, na cidade de Belo Horizonte - MG, e visa mostrar como o audiovisual é capaz de incentivar e intensificar a abordagem digital de uma marca. O significado de audiovisual no dicionário Michaellis, é  qualquer material, comunicação, mensagem, recurso, método, que busca estimular, simultaneamente, a audição e a visão . De acordo com Leonardo Fialho Freitas em A Vinheta e sua evolução através da história: Da origem do termo até a adaptação para os meios de Comunicação (2007, p.22)  A imagem faz parte do conjunto de formas visuais e gráficas às quais somos submetidos diariamente pela mídia. Seja pela tv, cinema, jornais, revistas, Internet, e até mesmo pelo rádio, já que pensamos em forma de imagens e visualizamos mentalmente um constructo imagístico através das 23 palavras que ouvimos. A imagem está em tudo que nos cerca, e não podemos deixar de considerá-la no nosso imaginário . Levando isso em consideração, percebe-se que o audiovisual é importante para a configuração da comunicação da maneira que se tem hoje, pois a produção deste tipo de conteúdo é assunto que já perdura há séculos, num primeiro momento com o cinema, depois com televisão e hoje com a internet. Este último vem dando cada vez mais relevância para esse gênero de conteúdo, graças às plataformas digitais e aos serviços de streaming. A internet proporcionou mais visibilidade para conteúdos audiovisuais, e em função disso essas produções são frequentes, proporcionando para produtores de menor porte mais chances de atingirem um número significante de pessoas. As vinhetas, com a internet, ganharam nova identidade. Deixam de ser meramente um produto utilizado para abrir programas e/ou quadros de televisão e rádio, e se tornaram um grande produto audiovisual. Em conseguinte, as vinhetas estão cada vez mais profissionais e detalhistas, e possuem maior distribuição e visibilidade por meio da comunicação de massa. Esse fato foi favorecido pela ideia de web 3. 0 ou web semântica, que para Luana Teixeira de Souza Cruz em Rota hipertextual baseada em tags: Discussão de processos de produção e leitura como sistemas complexos no contexto da Web Semântica, (2014)  a proposta da Web Semântica é fazer com que a máquina possa executar atividades simples para os usuários e ajudar a decidir qual serviço usar. Para que os softwares façam isso, é necessário interpretar informações. A nova fase da Web está maximizando as perspectivas de compartilhamento e de integração de recursos e aumentando o grau de automatização , ou seja os mecanismos dão mais visibilidade para os conteúdos dentro do meio de comunicação de massa. Essa produção pode ser de caráter informacional, de entretenimento ou de promoção de um produto ou serviço. No caso do Vênus Motel, a vinheta proposta na aula de Design tem intenção de promover o próprio estabelecimento, uma empresa do ramo de hotelaria, criada de forma interdisciplinar com as disciplinas de Design e Projeto Aplicado  Mídias Digitais. Com a proposta de que o negócio fosse segmentado no viés dos motéis. E como diferencial frente a concorrência escolheu-se trabalhar com uma linha fetichista e tecnológica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da definição do tema hotelaria, se fez necessário uma busca sobre as vantagens das opções disponíveis, entre hotéis, pousadas e hostels. Entretanto, foi constatado que dentre os citados, o ramo moteleiro está em expoente crescimento, e possuía características fundamentais, definidas pelo o grupo, para desenvolvimento do trabalho. São essas: Possibilidade de valorização das minorias e nicho de mercado pouco trabalhado, porém em crescimento. Segundo o IBGE em convênio com o Ministério do Turismo, para levantar os principais aspectos da rede hoteleira do Brasil, na Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH), (2016), Entre estabelecimentos, 47,9% eram hotéis, 31,9% eram pousadas e 14,2% eram motéis. Em conformidade com Gabriela Otto, no artigo A Reinvenção do Motel, publicado no site HotelierNews, em Abril de 2014, que diz que  Esse tipo de propriedade vai crescer em média 27% ao ano, sendo que à partir de 2022, os motéis movimentarão 15 bilhões de reais anualmente. foi compreendido que o ramo de motéis seria um viés evolutivo a se trabalhar. Após análise do cenário atual do mercado no mundo, pode-se afirmar que os consumidores estão buscando produtos e serviços que os satisfaçam e uma pesquisa da Harvard Business Review (Welcome to the Experience Economy) de 1998 mostrava que 82,5% das empresas concordavam que a experiência do consumidor é um diferencial competitivo. Assimilando então a necessidade de proporcionar mais que um serviço aos clientes, se fez necessário uma pesquisa descritiva, com a finalidade de observar o melhor caminho a ser traçado na escolha da proposta através da definição de persona, que seria a representação fictícia do cliente ideal do Vênus. Definido então gênero, nome, idade e algumas outras informações adicionais, como opção sexual, localidade, profissão etc: Giovana, mulher, 27 anos, cis, bissexual, adepta do poliamor, solteira, engenheira civil, moradora de um apartamento alugado na zona nobre de Belo Horizonte, que é dividido com outras três amigas, geek e adepta das redes sociais/internet of things. Após a definição da persona, buscamos o diferencial a ser trabalhado nos serviços propostos pelo Vênus Motel e em função disso, o grupo se reuniu para um brainstorm que previa a definição do nome da marca, que até então não era intitulado Vênus, e em busca do diferencial para desenvolvimento da campanha e posteriormente do produto final vinheta. Optamos pelo o tema fetichismo tendo ênfase no uso da tecnologia nas acomodações e instalações e consequentemente na preocupação do investimento em redes sociais. Apesar do Vênus Motel ser um lugar para fetichistas, seu público não se restringe apenas a isso, ou seja, pessoas como a Giovanna precisavam sentir que, sobretudo o Vênus é um espaço de liberdade de expressão e que além de realizar desejos, com seu serviço exclusivo, é um ambiente que propõem dar liberdade para as minorias marginalizadas, predominantemente, de forma natural. Em decorrência a todos os precedentes citados acima, foram escolhidas as mídias para divulgação da marca, tendo a vinheta como produto principal da campanha. A partir disso, deu-se início ao processo de pesquisas para produção, casting, figurino, locação e em pós produção. Por fim, uma pesquisa qualitativa em busca de uma referência musical, que harmonizasse com o conceito estabelecido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A união de vídeo, som, imagem e texto para transmissão de conteúdos é fundamental para alcance de um melhor resultado. Partindo desse pressuposto, a música escolhida, baseada nos interesses da persona, foi a Reborn, do Kaivon,, que concedeu os direitos autorais para o uso do produto. Conforme Paulo Ribeiro Cardoso, Nelson Gomes e Elsa Simões Lucas Freitas, no artigo  O papel da música nos anúncios publicitários de televisão: uso estratégico e impacto no consumidor  (2010, p.6),  Quando uma composição musical já existente é utilizada, o efeito pretendido é frequentemente o de transmitir determinado estado de espírito, de uma forma mais ou menos intuitiva . (...)  Noutros casos, a música pode assumir um papel de protagonista, onde se torna responsável por estabelecer o tom do anúncio, assim como por pontuar o desenvolvimento do enredo, antecipando as cenas que ainda virão  E em justificativa a tal afirmação, o tom que seria dado a produção imagética foi escolhido, entre nuances claras ou escuras, levando em consideração que a escolha da tonalidade não é baseada no fato do produto ser direcionado a uma rede de motéis, mas sim, em qual seria a melhor forma de transmitir a mensagem proposta, que em resumo é o Vênus Motel como um espaço de liberdade e inclusão. Tais fenômenos resultam de relações entre poder, vida e discurso que se revelam, por exemplo, nas variáveis de gênero, sexualidade e etnia. Dessa forma os atores que iriam dar vida a produção foram escolhidos, de acordo com as especificidade de cada minoria, dentre elas da comunidade LGBTQ+ , negros e pessoas que possuem relações afetivas com uma ou mais pessoas; outro fator relevante foi procurar pessoas dentro da faixa etária definida no primeiro momento da pesquisa, entre 22 a 30 anos, grupo de pessoas com vida sexual ativa, e por consequência, podem desenvolver maior interesse em frequentar um motel. A verba orçamentária era baixa, em vista disso o casting foi integrado por alguns alunos voluntários do curso de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário Newton Paiva, e características como a facilidade frente às câmeras, inexistência de tabus sexuais e principalmente membros das comunidades citadas anteriormente, foram levadas em conta na hora da escolha. O figurino buscava transmitir uma naturalidade e ser apenas coadjuvante nas cenas, não poderia se sobressair mais do que os atores, e o preto, branco e jeans construíram o tom natural e rotineiro que era buscado passar, assim como o sexo deveria ser tratado na sociedade, com naturalidade, já que não é uma ação   eventual  , mas uma necessidade humana; todos os atores estavam com o busto à mostra, para transmitir a sensualidade, desejo e excitação que perpassa a construção social do corpo nu. As cenas foram capturadas em um estúdio cedido pelo o Centro Universitário e toda gravação foi realizada em um período de quatro horas. Para a produção do vídeo foram usadas três câmeras: duas Canon T5I e uma Sony NXCAM, sendo duas estáticas e uma móvel. Três alunos participaram das gravações por trás das câmeras e outros oito como atores. O posicionamento dos cinegrafista foi realizada da seguinte maneira, um central para captar as imagens direcionadas a frente, fazendo assim os planos mais abertos. O segundo cameraman estava posicionado à esquerda do primeiro, focado em planos mais fechados e estáticos. O terceiro era o único em movimento. Ele era responsável por produzir os planos ainda mais fechados e detalhistas, como o plano close up. Para que o ambiente obtivesse a ambientação necessária para as gravações, foi necessário estabelecer uma iluminação específica, com três fontes de luz voltadas para o centro do estúdio, sendo que uma se encontrava na extremidade esquerda, outra na direita e uma centralizada. O restante da iluminação foi adicionada artificialmente no Adobe After Effects. Já na pós-produção o software utilizado foi o Adobe Premiere, demandando uma semana para finalização da edição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>