ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01139</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto Experimental de Relações Públicas - Instituto Anelo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Julia Sannomia da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Ana Clara Medeiros Santos (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Nathalia Cenciareli de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Carolina Setti Ávila (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Maura Padula de Souza Amaral (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Teresinha Cristiane de Morais (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este Projeto Experimental de Relações Públicas foi desenvolvido no ano de 2018 pela Wind Rose Inteligência em Relações Públicas, assessoria composta por alunas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e teve como proposta a elaboração de um estudo acerca de uma organização, com intuito de desenvolver um plano de comunicação que contemple suas necessidades e demandas. Para isto, o cliente foi o Instituto Anelo, organização atuante no terceiro setor, do ramo de música e cultura. O Instituto Anelo nasceu em 1997, na região noroeste da cidade de Campinas, no Jardim Florence I e, após três anos, em maio de 2000, foi formalizado em Assembleia junto aos idealizadores do projeto, moradores locais e alunos da Faculdade de Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), como uma Organização não Governamental (ONG), criada com o propósito de transformar a vida de crianças e jovens, da comunidade local, por meio da música. Inicialmente, as aulas eram na casa do músico e educador social, Luccas Soares, principal idealizador do projeto, mas logo passaram a ser em um pequeno espaço alugado, no próprio bairro. Hoje, além dessa sede, as atividades acontecem em outros dois locais parceiros: a Escola Estadual Elvira do Pardo M. Muraro e o Centro de Esportes Unificado Jd. Florence I (CEU). Ao decorrer do projeto a Prefeitura do Município reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Anelo, por meio da Secretaria da Cultura, que auxilia na divulgação das atividades e participação em eventos, cessão de espaços da cidade e Estado, para desenvolvimento do projeto e em 2014 foi concedido o uso de um terreno na região de atuação do Instituto, para a construção de uma sede própria, diante disso a organização precisa captar parceiros financeiros ou de recursos, para iniciar as obras até o fim de 2019, para que não percam a concessão. Atualmente, além de representar o Brasil e a cidade de Campinas no Arcevia Jazz Festival, evento de música que ocorre anualmente na Itália, no período de julho e agosto desde 2015. O Anelo atende cerca de 200 a 300 alunos por ano e, durante sua trajetória, mais de 3.500 crianças e jovens vivenciaram e transformaram suas vidas por meio do universo musical e cultural, dentre estes, muitos continuam no projeto, como professores e/ou músicos profissionais. A fim de entender os demais cenários, interno e externo, em que o cliente está inserido, foram realizados levantamentos e análises dos dados coletados a partir de pesquisas de fonte primária e secundária, como visitas e reuniões com cliente, análises de mercado, pesquisa com os integrantes do projeto e comunidade local. Dentre os resultados identificou-se os principais pontos a serem trabalhados no plano de comunicação: fortalecimento da marca, visibilidade e presença no ambiente digital, com ações e estratégias de relações públicas e comunicação, com foco em parceiros financeiros, integrantes do projeto e comunidade local como públicos estratégicos. O Plano de Comunicação está estruturado em duas campanhas: a primeira é  Cantando a uma só voz que tem como objetivo fortalecer a identidade da organização junto aos seus próprios integrantes e perante a comunidade do Jd. Florence I. A segunda é  Construindo uma nova melodia que tem como objetivo aumentar a visibilidade da instituição na cidade de Campinas e na Região Metropolitana de Campinas (RMC), ampliando sua presença nas mídias sociais, reforçando sua imagem e reputação e a captação de recursos para o instituto e seus projetos. Diante do exposto, a Assessoria entende a importância da visão e atividade de Relações Públicas para o Anelo, pois, por meio de um planejamento estratégico, envolvendo a comunicação e relacionamentos da organização, será possível apresentar e consolidar o projeto desenvolvido pelo Instituto, na cidade de Campinas e região, efetivando os desafios propostos, levando em consideração o olhar dos integrantes e comunidade local no desenvolvimento deste processo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto foi dividido em duas etapas. Durante a primeira, foram realizados estudos em fontes bibliográficas, com autores da área de Comunicação e de Relações Públicas, para elaborar a fundamentação teórica do trabalho. Em seguida, para a segunda etapa, o briefing do cliente foi desenvolvido a partir de visitas à organização e reuniões presenciais com o fundador e integrantes do projeto, a fim de entender sobre a organização e quais os desafios da comunicação que enfrenta. A terceira pesquisa foi embasada nos conceitos de Cesca (2009) para definição de públicos e para comunicação integrada, o conceito utilizado foi o de KUNSCH (2003). Posteriormente, por meio de fontes secundárias pesquisou-se o setor em que o cliente está inserido, fazendo análises: situacional, analisando os ambientes externos ao cliente (demográfico, econômico, tecnológico, sociocultural e político-legal). O estudo de benchmarking comparou as melhores práticas de organizações do terceiro setor do ramo cultural para aplicá-las, conforme as necessidades do cliente e a fim de identificar pontos fortes e reestruturar as mídias em que o Instituto Anelo já esteve ou está inserida, realizou-se uma auditoria de imagem e mídia. Foram desenvolvidas duas pesquisas de fonte primária, por meio de formulários, com cunho quantitativo. A primeira pesquisa tinha como Universo/População os moradores do Jardim Florence I e região e foi aplicada com o intuito de compreender a seguinte questão:  Qual o olhar da comunidade em que o Instituto Anelo está inserido, Jardim Florence I, para a visibilidade e divulgação da organização e quais ações de comunicação podem ser aplicadas para estes propósitos? . Para isso, foram elaboradas com 22 questões, nos formatos: de fato, abertas, fechadas, dicotômicas e múltiplas, para identificar e entender as seguintes questões: perfil da comunidade; pontos positivos e de melhoria no bairro; percepção de cultura e lazer; conhecimento/divulgação do Instituto Anelo e relacionamento com mídias sociais. A técnica da amostra foi não-probabilística, por conveniência e cotas desproporcionais, foram realizados 100 formulários, sendo a variável sexo utilizada para análise. Os integrantes do projeto, alunos, pais, voluntários e colaboradores formaram o Universo/População da segunda pesquisa, que também visou compreender suas visões, sob a perspectiva da visibilidade e divulgação da organização e seus projetos. A técnica da amostra foi não-probabilística, de seleção intencional e foram realizados 100 formulários. Após análise das pesquisas e demais estudos feitos ao longo do trabalho, foi elaborado o diagnóstico que destacou os pontos principais a serem desenvolvidos na última etapa do projeto, o plano de comunicação. Sendo eles: fortalecimento da marca, visibilidade e presença no ambiente digital, com ações e estratégias de relações públicas e comunicação, com foco em parceiros financeiros, integrantes do projeto e comunidade local como públicos estratégicos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Fortalecimento da marca, visibilidade e presença no ambiente digital, são os principais pontos do plano de comunicação, segundo identificou-se no diagnóstico. Por meio de pesquisas a Assessoria constatou que, apesar do Instituto Anelo atuar há mais de vinte anos no Jardim Florence I, na cidade de Campinas, não é reconhecido pelos moradores da cidade e região que atua. Tendo em vista o exposto, a Wind Rose Inteligência em Relações Públicas elaborou um plano de comunicação para o Instituto Anelo, dividido em duas campanhas. A primeira   Cantando a uma só voz - consiste em estratégias de Comunicação Interna e Administrativa, com o objetivo de fortalecer a identidade da organização junto aos seus integrantes e perante a comunidade do Jd. Florence I. Esta campanha possui cinco estratégias, que visam disseminar a música como um aspecto cultural da região e melhorar a comunicação do Instituto com seu público. As estratégias  Uma melodia de Dó a Si e  Toques que encantam visam fortalecer a imagem do Anelo, propagar a música e apresentá-lo à região do Jardim Florence I. A primeira, tem como proposta contar, de forma interativa a história do Instituto Anelo. Nesta oportunidade o público visitará todos os ambientes que fazem parte da história do Anelo, incluindo a viela em que o fundador deu início ao projeto. Na ação  Toques que encantam serão realizados flashmobs em estabelecimentos parceiros da organização. As seguintes estratégias,  Sintonizando e  Afinando as cordas tem como objetivo aumentar a interação e participação dos integrantes e seus familiares no projeto, nos ambientes on e off-line. E na quinta ação  O Maestro , a fim de instruí-los ao tratar com a mídia, serão ministrados treinamentos de assessoria de imagem e de mídia para Luccas Soares e professores da organização. Com oito estratégias de Comunicação Institucional, a segunda campanha,  Construindo uma nova melodia , tem o objetivo aumentar a visibilidade da instituição na cidade de Campinas e RMC, ampliando sua presença nas mídias sociais, reforçando sua imagem e reputação. A segunda campanha visa, também, a captação de recursos para o Instituto e seus projetos A estratégia  Teclando na sua mídia pretende, a partir de um planejamento de mídias sociais, gerar interação e divulgação no ambiente virtual do Anelo. A seguinte ação,  Trilhas de sucesso tem o objetivo de transmitir uma das essências do projeto: música que transforma, por meio de um documentário com a trajetória do projeto e de ex-alunos que hoje atuam como professores na organização. As estratégias  Som que contagia e  Novos sons na orquestra visam aumentar os relacionamentos do Instituto com empresas da região, faculdade de Música e conservatórios de Campinas. A Assessoria propõe que sejam agendadas e realizadas reuniões, a fim de apresentar o projeto e gerar novas parcerias. Para isso sugere-se a criação de um portfólio (com versão digital e impressa).  Uma música-tema e  Anelo toca Carlos Gomes são ações presenciais que tem como objetivo construir sua reputação e vínculo com os cidadãos de Campinas. A primeira ação é de marketing de guerrilha e consiste na instalação de um painel branco, com a frase  Qual é a música-tema da sua vida? gravada no centro do painel, e uma mensagem convidando as pessoas a escreverem o nome da melodia. O painel também os convidará para um evento, em que o Instituto tocará as músicas ali escritas.  Anelo toca Carlos Gomes é um tributo à Carlos Gomes, importante compositor de ópera brasileiro que nasceu em Campinas. A estratégia  Embaixador visa promover a divulgação do Instituto Anelo através de um músico de Campinas que tenha visibilidade e carreira consolidada. Por fim,  Nota por Nota consiste em uma parceria com um restaurante de Campinas: ao comprarem uma porção de polenta frita, o Instituto receberá 50% do valor arrecadado. A escolha deste aperitivo deve-se ao fato do Anelo representar o Brasil no Arcevia Jazz Festival, na Itália.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>