ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01145</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Say Cheese</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rafaela Souza Sampaio (Rafaela); Tainah França de Carvalho (Newton Paiva); Gabriel Mereilles dos Santos (Newton Paiva); Victor Angelo Antunes Menezes (Newton Paiva); Patrick César Costa Nascimento (Newton Paiva); Rayane Renata Ferreira Borges (Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Junior (Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto foi desenvolvido no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva, pelos alunos do terceiro período na disciplina de Design, orientada pelo professor Lamounier Lucas Pereira Junior. O projeto da embalagem foi planejado, exclusivamente, para atender às demandas da Say Cheese, uma microempresa do ramo de alimentação, que comercializa a sobremesa gourmet cheesecake. Todo o processo desde a encomenda até a entrega, que é feita na residência do cliente, é feito por Lamounier Lucas, dono da marca. Para o transporte do produto, são necessários dois recipientes, um para torta e outro para a calda. O empresário oferece 25 sabores de cheesecake, em formatos arredondados e nos tamanhos 25x8cm, no caso das grandes, que servem 20 pessoas e/ou no tamanho 12x4cmn, no caso das pequenas, que servem 2 pessoas. A antiga embalagem era confeccionada em polietileno, com tampa plástica cristal transparente alta e fundo plástico branco. As diretrizes encontradas para o tamanho da forma pronta são de 26x10cm, produzida pela Galvanoteck, sendo o valor por unidade comercializado por R$2,40 pela loja Maria Chocolate em Belo Horizonte/MG. O pote, no qual era depositada a calda, também era produzido em polietileno, em tampa articulada. O recipiente armazena 350ml e suas dimensões são de 10x5cm. O material foi produzido pela Galvanoteck e na tabela da Distribuidora M&amp;B embalagens descartáveis, em São Paulo/SP, o preço por compra a partir de 200 unidades é de R$0,43. O processo de produção do cheesecake, oferecido pela Say Cheese, já se diferencia na compra dos ingredientes, estes são selecionados e adquiridos, exclusivamente, para a confecção do doce. O preparo é feito no conforto da casa do confeiteiro e todo o cuidado agrega-se no valor do produto final, que conta com a análise dos custos fixos (ingredientes e embalagens), dos seus custos variáveis (gás, água e afins) e o lucro a receber. Em pesquisas feitas com o empresário, foi constatado que nenhuma das confeitarias de grande porte presentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte oferece a sobremesa em seus cardápios para entrega. Contudo, em uma análise de campo, foi determinado que confeitarias autônomas que produzem a sobremesa se enquadram como concorrentes indiretos para a Say Cheese. Diante da análise apresentada pela Say Cheese, a maior dificuldade encontrada está no processo de entrega do produto, pois a embalagem usada é maior que a torta e não se possui recipiente específico para o armazenamento da calda, o que gera uma ruptura na apresentação estética e o deixa sem proteção, tornando-o mais frágil. Sendo assim, o cliente levantou pontos para a criação da embalagem, a qual deveríamos considerar os tamanhos das formas (de 25x8cm e de 12x4cm) e eliminar ou acomodar um suporte para o armazenamento da calda. Que a embalagem seja descartável, funcional, não se esquecendo da estética para a apresentação, prático para guardar e manusear e de baixo valor, para que não seja feita alteração no preço final do produto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo, Adrelina Maria Pinheiro Santos e Cristina Maria Pedroso Yoshida, no registro do curso Técnico em Alimentos da aula embalagens pela e-Tec 2011, p. 19).  O surgimento das embalagens é datado por volta de 10 mil anos atrás . Naquela época, sua funcionalidade se restringia à identificação de bebidas e estocagem. Entretanto, com o passar do tempo houve a necessidade de transportar água e alimento por grandes distâncias para atender a demanda das tribos migratórias. Marcos Arêas de Faria, na monografia  A influência da embalagem no composto de Marketing , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, (2008, p. 17) cita Churchill (2000), quando este diz que  a embalagem serve a vários propósitos que acrescentam valores para os clientes, como funcionalidade, proteção, segurança, promoção do produto e distinção do produto da concorrência . As afirmações de Faria (2008) levantam alguns pontos, como a análise do crescimento populacional do planeta, que faz com que as embalagens tornem-se cruciais para o aproveitamento dos alimentos buscando a diminuição do desperdício. Outro fator relevante é o mercado competitivo, fazendo com que a mesma se torne uma estratégia frente à competitividade dos negócios, no que diz respeito à eficiência de envase, distribuição e venda. Sendo este, outra questão citada por Faria (2008) na citação acima. Segundo Luciana Pellegrino, Diretora Executiva da ABRE (2019), conforme texto apresentado no site da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem, disponível em www.abre.org.br/setor/apresentacao-do-setor/a-embalagem), a embalagem  é considerada o reflexo de uma sociedade, de sua cultura, hábitos, e do seu estágio de desenvolvimento econômico, social e ambiental . Ainda de acordo com Pellegrino,  a embalagem também é tida como o termômetro de uma economia, contribuindo para aferir o volume de atividade do setor produtivo  . A atração por um produto que possua um embrulho funcional é muito grande em virtude de possibilidades que este oferece. Em alguns casos, uma embalagem com Zip Lock facilita o uso fracionado e o posterior congelamento dos restos de alimentos. Percebe-se nesse caso que, embalagens com Zip Lock é um diferencial de compra com relação à concorrência, de acordo com Natalie Battistella, Joana Ribeiro Colombo e Karen Cristina Kraemer Abreu no artigo  A Importância da Cor nas Embalagens como Fator Influenciador no Momento da Compra (2010. p 2), Centro Universitário UNIFACVEST e Universidade Unisinos (2010) , o marketing e a publicidade  atingem seu objetivo máximo quando conseguem criar ligações emocionais positivas entre as marcas, os produtos e os consumidores e influenciam as decisões de compra, facilitando as vendas . Para que a embalagem tenha essa mesma diretriz, é necessário que tenha uma estética atraente. Quanto mais atraente for o recipiente em que será entregue, mais a atenção do cliente despertará. Portanto, investir em design para esse produto é uma tática muito relevante, pois nas gôndolas de um supermercado o que será comprado é o que chama mais atenção. Os alimentos são um grupo de produtos que necessitam de uma embalagem relevante para chamar a atenção dos consumidores. Utiliza-se para captar a atenção dos clientes a estratégia de ilustração ou fotografia. Um exemplo de relevância por ser apresentável e visualmente apetitoso, é o cheesecake. O doce, criado nos Estados unidos, tornou-se uma febre mundial, a partir da globalização. Porém, enfrenta um problema no mercado nacional, já que é menor do que as tortas tradicionais. No Brasil, não há a comercialização de uma embalagem própria para o produto. Para resolver o problema, foi proposta uma solução para esta divergência: uma embalagem específica para este tipo de doce foi confeccionada, de forma que tenha divisórias também para a calda que acompanha a torta. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com a análise feita e atendendo à sua demanda, o projeto foi elaborado contendo três peças únicas, visando à possibilidade da separação de alimentos em um mesmo compartimento. As peças são descritas como: Caixa, Berço e Tampa. Para a peça caixa, as dimensões estabelecidas são de 40,5x40,5 cm, mantendo assim sua forma quadrada, contando com 6,5 cm de profundidade. Estas dimensões foram estudadas tendo em vista o encaixe correto de um berço em sua parte interna. O material escolhido para a peça é papel Kraft Duplex 300G, parte externa branca e parte interna parda, com laterais dobradas para dentro, assim fortalecendo sua estrutura. A peça berço será feita no mesmo material, papel Kraft Duplex 300G, porém contendo faca especial e vincos para os devidos cortes das circunferências, onde será depositada a sobremesa. Totalidade da peça com dimensões de 40x40 cm, sua faca especial de 25 cm de diâmetro será centralizada no berço. Neste mesmo local, a fim de promover mais segurança, são necessárias faixas acopladas ao berço que vão envolver a sobremesa, uma delas com o material Kraft Duplex 300G, a segunda no material acetato, ambas com medidas de 78x07 cm, impedindo assim que a movimentação da embalagem quebre e garantindo mais higiene para o produto. Posicionada à esquerda, há outra faca especial de 8 cm de diâmetro com distância de 3 cm da borda do berço, desta vez para armazenar a geleia. A peça tampa e seu material acetato procuram dar visibilidade ao produto. Suas dimensões de 40,25x40,25 cm e 13 cm de altura foram usadas tendo em mente o encaixe da peça entre a caixa e o berço, além de oferecer proteção e resistência. Para a apresentação da marca, foi planejado aplicar a logo e as informações em adesivo, para que assim, pudesse gerar um custo baixo. O logo será aplicado na tampa no canto inferior, em formato oval, nas dimensões 15x11cm. As informações de contato serão impressas na embalagem durante o processo de produção na gráfica e aplicadas nas duas laterais da caixa no formato retangular, nas dimensões 40,5x6,5cm. Tendo em mente prioridades como funcionalidade, a escolha foi feita com materiais comuns de fácil manuseio onde é possível a montagem e desmontagem. Mantendo a demanda de um valor baixo, o custo final da nova embalagem é de R$7,00 por unidade. A gráfica Camargraf localidade em Belo Horizonte/MG orçou a partir de 500 unidades o valor de R$5,50 por unidade, a mesma contendo a peça caixa e berço. A partir de 1000 unidades, o valor diminui para R$3,40. A peça tampa de material acetato é bem comum no mercado, porém necessita de uma fabricação diferente, sendo assim é necessária uma compra a parte, podendo ser encontrado no valor de R$1,50 a unidade. A diferença em unidade entre a antiga e nova embalagem é de R$4,17 em unidade por 500 embalagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>