ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01163</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Povaréu: uma narrativa audiovisual sobre catadores de recicláveis</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Guilherme Torres da Silva (Universidade do Sagrado Coração); Yuri de Oliveira Higuchi (Universidade do Sagrado Coração); Mayra Fernanda Ferreira (Universidade do Sagrado Coração)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A websérie  Povaréu apresenta uma sequência de vídeos e áudios em cada um dos três episódios da narrativa, que registra o cotidiano dos catadores de materiais recicláveis na cidade de Bauru e região. Este seriado jornalístico tem o intuito de evidenciar o percurso e as ações dos catadores, desde o recolhimento de materiais recicláveis nas ruas e os riscos a que estão expostos durante o trajeto que percorrem, bem como apresentar os resultados do uso desses materiais pelas mãos de artistas e artesãos. Ao dar visibilidade à rotina desses catadores, por meio desta narrativa, pretende-se, por um lado, valorizar seu papel na cadeia de reciclagem e, por outro, experimentar a criação de uma nova narrativa audiovisual jornalística em formato de série. Coutinho (2006) afirma que, em um contexto da linguagem audiovisual, a própria palavra expressa demonstra a junção de dois elementos da mesma natureza: os audíveis e os visuais. Desse modo, compreende-se que algumas destas produções afetavam dois sentidos do ser humano, a audição e a visão (COUTINHO, 2006). Nos dias de hoje, com a modernidade do mundo e dos seus habitantes, um grande percentual de pessoas é ensinado de modo audível e visual. Este fato comprova então que a linguagem audiovisual é algo familiar, comum e do nosso dia a dia. Desse modo, quando se é pensado sobre alguma influência na sociedade, em uma era de avanço e acessibilidade tecnológica, acredita-se na afirmação de que expor tais trabalhos transforma a maneira de enxergarmos o mundo. (COUTINHO, 2006). Baseado em um cenário de muitas transformações e reflexos da sociedade, Barbosa (2014) afirma que as produções audiovisuais, quando surgem nos meios de comunicação, recebem influências estéticas e produtivas, originadas dos meios tradicionais. Sobre a demanda de conteúdos audiovisuais que são produzidos pelos internautas, Lemos (2010) afirma e destaca que as produções desses materiais acontecem devido à construção de espaços virtuais, como sites, aplicativos e mídias sociais que possibilitam e expandem a praticidade e a agilidade na comunicação entre os usuários, modificando o método tradicional de se comunicar. Segundo o autor, a difusão e a interatividade propostas, pelas mídias e comunidades virtuais, proporcionam um espaço de liberdade de expressão originada da própria internet para uma comunicação que trabalhe a inclusão, a transparência e a universalidade (LEMOS, 2010). Na busca por conteúdos e produtos com formatos audiovisuais que são transmitidos e veiculados por meio da internet, encontram-se conceitos voltados às webséries, narrativas midiáticas, elaboradas, individualmente, a partir de um formato audiovisual, na qual os episódios são produzidos sequencialmente e ficam disponíveis para serem acessados em abas virtuais, vulneráveis à circulação, principalmente para plataforma de armazenamento de vídeos, de acordo com Hergesel (2016). Divergente das séries televisivas, as webséries mantêm um baixo custo e uma audiência incerta, além de apresentar uma harmonia entre história e trama, voltada para entreter o espectador. Visto a apropriação da linguagem da mídia televisiva, as webséries servem como um produto complementar às séries de TV e contam com a participação de uma rede mundial de usuários, construindo histórias próprias (HERGESEL, 2015). Para elaboração deste trabalho, alguns objetivos foram pautados. Entre estes estão: retratar a rotina de trabalho dos catadores de recicláveis, enfatizando o drama e as dificuldades vividas por eles; Enfatizar e tratar de questões como  invisibilidade social e  desvalorização do trabalho ; Abranger a sustentabilidade e a cooperação ambiental promovida por estes catadores, abordando conceitos como o de  reciclagem e  separação do lixo ; Impactar positivamente a sociedade no âmbito de valorização dos seres humanos e suas classes sociais; Exercitar a narrativa em um documentário audiovisual que englobe características cinematográficas e informativas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As etapas para a elaboração deste trabalho constituem-se em cinco partes. A primeira baseia-se na pesquisa bibliográfica em torno da temática e dos conceitos a serem abordados que envolvem toda a problemática da invisibilidade social nos meios e veículos midiáticos, comportamento social, o meio ambiente e as questões acerca da reciclagem e do descarte do lixo reutilizável, do jornalismo digital, das narrativas audiovisuais, dos produtos transmídias, do hibridismo da comunicação e do jornalismo a partir da variedade de linguagens e mídias. Com base nesses conceitos, a divisão de toda pesquisa bibliográfica e coleta de informações é necessária. Ou seja, segundo Barros (2006), o roteiro para a elaboração do projeto de pesquisa deve ser construído seguindo alguns passos importantes, desde a escolha do tema até a elaboração de um cronograma para a pesquisa. Desse modo, a segunda etapa do trabalho parte para a análise de todo o conteúdo e a temática de pesquisa (CÔRREA, 2006). Essa análise proporciona a amplitude do tema a ser abordado, colocando em destaque pontos chaves que serão pesquisados e abordados no decorrer da elaboração do projeto, desde a inclusão de mais referências bibliográficas até a construção prática do projeto. No caso, para a abordagem prática é preciso analisar os tipos de entrevista, a escolha das fontes, a construção e a ordem dos assuntos na narrativa da websérie jornalística. Em sequência, a terceira etapa tende a ser a mais prática. Partindo para o método jornalístico, é aplicada e analisada, nesta etapa, a entrevista em profundidade, que é a busca pelas informações e a estruturação das mesmas, e as entrevistas dialogais, que  são as entrevistas por excelência. Outro tipo de entrevista é a temática, abordada por Lage (2006), como  entrevistas abordando um tema, sobre o qual se supõe que o entrevistado tem condições e autoridade para discorrer . [...] podem servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista [...] , (LAGE, 2006, p. 78). A partir da metodologia e das técnicas conceituadas, analisadas e realizadas, a quinta e última etapa do projeto constitui-se na produção audiovisual da websérie. Para isso, é necessária a organização lógica de todo material coletado para edição e postagem. Deve ser levada em consideração a elaboração e o encadeamento lógico e ordinal da websérie (audiovisual), levando em conta o assunto abordado em cada um dos capítulos. Ao pensar sobre a produção de uma websérie, Hergesel (2015) aponta algumas características que a torna única e exclusiva de outros formatos do audiovisual, tanto do ponto de vista do roteiro quanto de sua produção. Para o autor, o primeiro argumento se dá, pois, o produto não está no cinema ou na televisão, mas em outra mídia, a internet. Ao citar Aeraphe (2013), Hergesel (2015) entende que, por questões relacionadas a tempo, divulgação, possibilidades e economia, as funções de uma grande equipe são desempenhadas pelo mesmo profissional. Sobre questões relacionadas ao tempo, o autor afirma que normalmente um episódio de websérie possui oito minutos, podendo ser maior ou menor. Neste último argumento há vantagem da websérie estar ligada ao experimentalismo. Como o espaço cibernético é bem difundido socialmente, de acesso livre e gratuito para produção e veiculação de conteúdos independentes, há, automaticamente, uma facilidade na criação de produtos inovadores e diferentes. Todos esses argumentos garantem a credibilidade e o desenvolvimento positivo do formato audiovisual proposto por meio das webséries. A produção, a exibição e a aceitação do público vêm se tornando cada dia mais frequente e presente no dia a dia. Considerando, portanto, tais características e o potencial de experimentalismo, este trabalho tem na websérie sua proposta de formato e linguagem para contar as histórias de catadores de recicláveis. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao definir a escolha do tema, foi necessário  mergulhar em uma vasta diversidade de possibilidades e ideias postas, além das inúmeras pesquisas, experiências e referências já obtidas. Após algumas orientações, o tema e a escolha do produto foram refinados e, enfim, definidos: a produção de uma websérie jornalística, de três capítulos, sobre o cotidiano e o impacto do trabalho realizado pelos catadores de recicláveis no município e no meio ambiente, uma produção seriada autoral, com o apoio de uma equipe reduzida para a produção do conteúdo e, principalmente, para o caráter artístico, que caracterizou a identidade visual da websérie. Para a gravação dos episódios, foram elaboradas três pautas, cada uma correspondente a um capítulo. A partir disso, foi possível realizar a seleção do conteúdo e das imagens associados aos assuntos abordados. A escolha e seleção das fontes foram realizadas de acordo com a temática pautada. A fim de conhecer melhor todos os entrevistados e lugares de gravação, foram feitas visitas que antecederam as gravações. Com isso, foi possível criar vínculos e ter conhecimento do espaço, do ambiente e dos próprios protagonistas de cada capítulo, facilitando assim o planejamento da gravação. A profundidade da entrevista, consiste em repassar a fundo o tema ou assunto a ser abordado. É preciso consistência e uma linha metódica sobre a abordagem de cada capítulo deste trabalho. Outro ponto em questão é que as gravações e os perfis dos entrevistados exigiam uma demanda de perguntas e conhecimento específicos do jornalista/produtor. Todas as entrevistas passaram por um filtro dos pontos e assuntos mais importantes que foram abordados. Simultaneamente, este processo fez com que o produtor analisasse, novamente, as informações colocadas nas pautas de cada episódio, proporcionando assim um direcionamento de conteúdo e uma análise de todas as histórias e fatos imprevistos, relatados nas gravações. O cronograma de gravações e entrevistas foi executado durante os meses de setembro e início de outubro. As entrevistas totalizaram, aproximadamente, quatro horas de material bruto, além do tempo utilizado para captação de imagens de apoio. Além disso, o trabalho e o experimento de enquadramentos e ângulos foram importantes para o dinamismo da narrativa. O objetivo primeiro episódio é retratar as dificuldades enfrentadas e toda a rotina de trabalho, local de coleta até o depósito de separação, enfatizando as situações de trabalho, os detalhes do ambiente, o veículo utilizado e o trajeto percorrido. No segundo episódio são abordados assuntos voltados à gestão ambiental e municipal, à finalidade do lixo reciclável descartado, qual o processo de separação, como funciona os procedimentos, quem são os cooperados e qual a função de cada um deles. O terceiro e último episódio dessa websérie traz algo mais descontraído e dinâmico, além de despertar curiosidade e a atenção dos seus espectadores, busca trabalhar com o senso artístico, com a sensibilidade e o prazer em reciclar e transformar o lixo em arte ou, em alguns casos, em uma fonte eficaz de geração de renda. Todas as imagens e entrevistas estão sob vigência e autorização, devidamente assinada, de uma declaração de uso de imagem e áudio. A elaboração e a produção de uma websérie, assim como de qualquer outro produto que seja de cunho audiovisual e jornalístico, exigem a utilização de equipamentos e materiais essenciais para a captação de imagens em diferentes planos, fechados, abertos, em movimento, e para uma captação de áudio de qualidade, a fim de evitar os ruídos, as interferências sonoras e, até mesmo, a baixa captação do som. Todo o trabalho elaborado para produto audiovisual, foi pensado para fisgar o público-alvo a assistir aos episódios da websérie  Povaréu e para despertar o interesse, a atenção e os olhar crítico dos espectadores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>