ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01168</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Teste de Conhecimento</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Caroline Franczak de Almeida (Centro Universitário Monte Serrat); Raphael Angelo de Oliveira (Centro Universitário Monte Serrat); Leandro Emídio (Centro Universitário Monte Serrat); Cassio Eduardo Miranda de Oliveira Quintanilha (Centro Universitário Monte Serrat); Paulo Augusto Lane Valiengo (Centro Universitário Monte Serrat)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O suposto cliente usado para a produção do vídeo foi a Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão), fundada em agosto de 1984, sendo uma entidade sem fins lucrativos com a finalidade de cuidar dos interesses sociais dos presentes na área de propaganda de toda a região nordeste do estado de São Paulo. Sediada na cidade de Ribeirão Preto  SP, a APP Ribeirão passou a ser conhecida nacionalmente pelos eventos e festivais consagrados que realiza, visando sempre reconhecer, qualificar e aprimorar os profissionais da área e fomentar o mercado. Seus principais festivais são o FestVideo (Festival de Vídeo Publicitário do Interior), o FestGraf (Festival de Mídia Impressa), o FestÁudio (Festival de Internet/Multimídia/Digital) e o Festin (Festival Universitário de Propaganda do Interior). Com o objetivo central de comunicar aos anunciantes a importância da publicidade, a importância de anunciar, partimos para uma solução descontraída, divertida e assertiva para mostrar a esse público a necessidade de uma divulgação bem feita da sua marca, com associações de propagandas já consagradas. No vídeo, instigamos como a marca é fixada na cabeça das pessoas quando há um bom trabalho de comunicação, como por exemplo, mostrar um refrigerante vermelho e preto, o símbolo de um banco feito com a mão que passa em comerciais de tv, o slogan de uma cerveja que desce de tal modo, para provar que mesmo sem mostrar a marca, as pessoas sabem exatamente que estamos falando da marca X e não Y.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da disciplina de Agência Experimental, com a orientação do professor, o grupo se reuniu em diversos brainstorms a partir do briefing (que se resumia em mostrar a importância de uma marca anunciar), procurando como solucionar tal problemática de modo assertivo. Chegando a máxima de que pessoas lembram-se de marcas através de símbolos e signos, sem que a mesma nem seja citada, selecionamos marcas nacionalmente e/ou internacionalmente conhecidas e pesquisamos qual é seu principal ponto a ser lembrado pelas pessoas, se é por associação ao nome ao ver um objeto, se é por cor, se é por slogan etc. O grupo, antes de iniciar a produção do vídeo, fez testes com amigos, familiares, colegas de sala, professores, mostrando as associações em desenhos ou somente em falas, instigando-os para que estes descobrissem de que marca estávamos falando ao citar  hambúrguer com uma coroa em cima ,  maçã mordida em um fundo prata/cinza ou  chinelo branco e azul com colar havaiano na imagem . O resultado de reconhecimento das marcas foi extremamente satisfatório com os diversos grupos, com as diversas idades, profissões etc. Partindo que os anunciantes, os donos de empresas, são pessoas que também consomem mídia e são impactados por publicidade, assim como os amigos, familiares, professores com os quais testamos , o produto se sustenta para que esse público se surpreenda com o poder da publicidade e reflita e entenda a importância dele anunciar sua marca e trabalhar a comunicação da mesma.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Seguimos o padrão de mostrar os produtos sempre de forma neutra, focando no objeto principal em primeiro plano e utilizando o background como suporte para reforçar a mensagem a partir das cores utilizadas, associadas às marcas. Todas as cenas foram captadas no estúdio fotográfico universitário utilizando a mesa de fotografia still, e as cores de fundo foram improvisadas utilizando folhas de cartolina coloridas e a câmera fixa em um tripé. A iluminação utilizada no projeto foi um setup básico, utilizando dois softbox de luz contínua, frontal, iluminando a 45º da esquerda e direita em relação ao objeto principal. O softwares utilizados para editar o conteúdo foram o Adobe Premier CC 2018 e a inserção do lettering final animado em Adobe After Effects CC2018. A trilha utilizada, Jarman London - Once Upon a Time, foi retirada do Youtube Audio Library, uma plataforma de banco de trilhas de uso gratuito. A escolha da trilha,de ritmo rápido, teve o propósito de dar dinamismo ao produto audiovisual. A tipografia utilizada é a Gotham Bold, e a escolha da caixa alta com as formas retangulares foram utilizadas para dar maior impacto e legibilidade ao texto. O movimento de zoom in no lettering faz com que o espectador não desvie o olhar, criando um ponto de atenção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>