ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01176</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Assédio no Metrô</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Leandro Emidio (Centro Universitário Monte Serrat); Caroline Franczak de Almeida (Centro Universitário Monte Serrat); Cassio Eduardo Miranda de Oliveira Quintanilha (Centro Universitário Monte Serrat); Raphael Angelo de Oliveira (Centro Universitário Monte Serrat); Paulo Augusto Lane Valiengo (Centro Universitário Monte Serrat)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O suposto cliente usado para a produção do cartaz foi o Metrô de São Paulo, em funcionamento desde 14 de setembro de 1974, e tem por finalidade, promover a mobilidade da população paulista por meio de um sistema de transporte metroviário, que por consequência, contribui para o meio ambiente, visto que reduz o número de automóveis nas ruas ao conduzir as pessoas até seus destinos. Por deslocar-se entre diversos bairros da capital e até mesmo outras cidades (através da integração com as linhas de trem metropolitano), o Metrô de São Paulo ostenta o título de mais movimentado do país. O objetivo central é comunicar ao público a importância de denunciar atos configurados como assédio, seja por ter sofrido ou presenciado, para que haja o "rosto", a identidade de quem cometeu tal crime, visando que o infrator seja pego e punido nas normas da lei. Assim, partimos para uma solução que, além de informar os métodos que podem vir a ser utilizados para tal denúncia (o SMS), busca fugir de estereótipos arraigados na sociedade, de que um criminoso, um infrator, possui determinada característica. Por conta disto, o cartaz aborda um homem esbelto, com atributos que atendem a padrões "acima de qualquer suspeita" (aparência física e vestimentas), demonstrando, desta forma, que qualquer pessoa independentemente de estética e/ou classe social, pode cometer crimes como o que foi colocado em questão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da disciplina de Agência Experimental, com a orientação do professor, o grupo se reuniu em diversos brainstorms para realizar a atividade utilizando a técnica de briefing reverso. Com a obrigatoriedade de ser uma peça de cunho social, o grupo escolheu um cartaz cujo cliente era o sistema de transporte público de Londres e analisando tal peça, seus elementos, símbolos e textos, absorvendo as informações, entendendo a função da peça, chegamos à interpretação de que o briefing dado tinha como objetivo mostrar a importância das denúncias dos casos de assédio em transportes públicos. Com o briefing interpretado, escolhemos que ele seria aplicado para o Metrô de São Paulo, e fizemos pesquisas sobre tal cliente, para entender quais canais poderiam ser usados para as denúncias, se havia algum padrão de composição ou algum padrão informativo nas peças que o cliente realmente usa, entre outros. Para solucionar a questão, usamos a máxima de que geralmente as pessoas possuem determinada ótica (por vezes, equivocada) sobre o assunto e sobre quem seria "capaz" de cometer crimes, optamos por trabalhar a arte quebrando esse paradigma social a fim de fazer com que se reflita sobre o tema e que qualquer um, independente de aparência, é passível de cometer o delito, por isso a importância da denúncia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Utilizando a técnica de composição digital através do software Adobe Photoshop CC 2018, os elementos contidos na imagem como, porta do metrô, pessoas, vagão e personagem principal, são imagens distintas obtidas através de imagens da internet e bancos de imagens gratuitas. Após a coleta do material que irá compor a imagem, inicia-se o processo de corte e colagem, onde retira-se o objeto necessário e de interesse de uma fotografia, isolando todo o restante que não for conveniente e interessante para o projeto. Após a seleção, corte e composição dos elementos, adiciona-se camadas de correção de cores, contraste, tons e etc, com o propósito de normalizar as cores, tornando a imagem mais parecida com a realidade. Na composição dos textos, a tipografia utilizada foi Montserrat, com variação entre Light e Bold, de corpo 17 e 30. No rodapé do cartaz utilizamos a assinatura de faixa amarela com a bandeira do estado de São Paulo, já utilizada pelas campanhas do Metrô de São Paulo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>