ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01191</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Rádio Zona - Versão Brasileira</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruno Martins Santos (Universidade Cruzeiro do Sul); Aline Cristina da Silva (Universidade Cruzeiro do Sul); Luan Lennon de Andrade Souza (Universidade Cruzeiro do Sul); Guilherme Silva Rodrigues (Universidade Cruzeiro do Sul); Alef Matias Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul); Diego Araújo de Lima (Universidade Cruzeiro do Sul); Alexandre Henrique (Universidade Cruzeiro do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tema do nosso trabalho foi uma web rádio segmentada para o gênero humorístico e variedades chamada Rádio Zona, trabalhamos com a conceituação da web rádio, a linguagem radiofônica atual,a definição do termo humor e como foi o histórico desse gênero no rádio. Dentro desse projeto produzimos quatro programas de rádio e selecionamos para participar do EXPOCOM, o Versão Brasileira que é um programa musical que aborda as versões que são feitas de músicas internacionais no Brasil com diferentes ritmos, cada episódio aborda até seis músicas dividido em três blocos exibido semanalmente na terça, quinta e sexta com reprises nos fins de semana com três locutores com uma hora de duração. Os objetivos nele eram trazer uma abordagem descontraída para o tema e mostrar a diversidade musical que existe no Brasil. A situação-problema que encontramos ao produzi-lo foi o de que o tema das versões de músicas internacionais no Brasil não tinha sido muito abordado em programas de rádio. E o contexto dele dentro do projeto foi que sua proposta mesclava uma conversa descontraída, informação e cultura popular, o de produzi-lo por ser um dos carros chefes da nossa programação e por isso optamos por colocá-lo nos horários de maior audiência da nossa web rádio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia que utilizamos foi buscar em fontes bibliográficas, webográficas, pesquisas sobre a quantidade de usuários de internet no Brasil realizada no Relatório de Economia da Informação 2017: Digitalização, Comércio e Desenvolvimento da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, sobre horário de pico no rádio online elaborado pelo KANTAR IBOPE MEDIA em 2016, sobre as estatísticas de comportamento formuladas pela ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão) em 2012 que tratava sobre como as pessoas utilizavam a internet, quais atividades desempenhavam e quanto tempo realizavam cada atividade e sobre as classes econômicas, sua concentração demográfica e características de consumo levantado pelo PNAD 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios). Entre as fontes webográficas que utilizamos no nosso trabalho gostaríamos de destacar BUFARAH Júnior, A. Rádio e Internet: desafios e possibilidades. IN: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais. Porto Alegre, 2004; DEL BIANCO, Nélia. Rádio e o cenário da convergência tecnológica. In: DEL BIANCO, Nélia. (Org.) O rádio brasileiro na era da convergência. São Paulo, Intercom, 2012. E PRATA, Nair. Panorama da Web Rádio no Brasil. IN: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências e Comunicação. Manaus, 2013. Que contribuíram para o embasamento teórico desenvolvido por nós.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para criar o Versão Brasileira fizemos reuniões criativas para desenvolver os programas e a grade de programação, depois decidimos as funções de cada integrante durante o processo de gravação, escolhemos os programas que gravaríamos, em sequência produzimos eles e os editamos. Dentro do nosso projeto utilizamos diversas ferramentas para a criação do nosso conteúdo, ferramentas essas que nos propiciam maior facilidade e recursos para a realização dos nossos programas, e vamos aqui apresentar os softwares que utilizamos e para qual finalidade. Na parte visual foi basicamente toda elaborada com o Adobe Photoshop, com licença de utilização paga, layout do site, logo da rádio, as únicas coisas que não foram feitas por ele foi design de cada logo dos programas, que foram realizadas por meio de aplicativos de edição de imagem e de pôster que são o Pixlr e o Posteroid de utilização gratuita, foi utilizado os dois pela praticidade de poder fazer o design por meio do celular assim otimizando o tempo de produção e pela facilidade e gama de recursos. Com os vídeos de divulgação e em utilizações especiais como trechos da live dos programas que possuem este recurso, utilizamos os softwares Adobe Premier e Sony Vegas ambos de licença paga, temos as duas opções devido aos recursos que cada um nos oferece, a tendência é de em breve ser utilizado só um deles pelo custo operacional de ter os dois, estamos testando para assim termos uma certeza maior de qual deles seguir já que ambos têm desdobramento para recursos de áudio. No quesito de áudio utilizamos dois softwares diferentes, o Audacity, Adobe Audition e o Sony Vegas, ambos para realizar o trabalho de pósprodução, assim limpando o áudio, inserindo efeitos sonoros e trilhas para composição do produto final, ambos softwares tem a mesma finalidade e recursos parecidos, o Audacity tem sua licença gratuita e fácil utilização, o Adobe Audition que possui mais recursos, porém a sua licença não é gratuita, e o Sony Vegas tem os mesmos recursos mais a parte de vídeo que é utilizada para as artes de vídeo, e este também tem sua licença paga. Então intercambiamos as edições nestes três softwares conforme a necessidade do projeto, o que é mais simples é feito no Audacity, o mais elaborado que precisa de mais recursos é feito a escolha do Adobe Audition, e na necessidade de trabalhar com as duas funções de áudio e vídeo simples partimos para a opção do Sony Vegas. Para a captação do áudio utilizamos o Software Reaper que tem licença de utilização paga, optamos por ele por ser focado neste tipo de utilização, por estar sempre sendo atualizado e pela sua qualidade e praticidade. Para lançar as músicas de fundo direto na hora de gravar utilizamos o ZaraRadio que é uma opção bem simples de usar e com licença gratuita. E para lançar Efeitos Sonoros direto na gravação utilizamos o Winkochan que funciona como uma cartucheira de efeitos onde podemos programar efeitos variados e criar pastas específicas para cada programa assim tendo uma maior organização, muito fácil de usar e com sua licença paga. Disponibilizando nossa rádio on-line contratamos o serviço da MaxCast, que faz toda a parte de hospedagem e base do site, e também Streaming do áudio pelo nosso site, aplicativo e também disponibilizam o player com integração ao Facebook com a opção da qualidade de áudio de 128kbps que é uma qualidade próxima a de CD assim propiciando uma boa qualidade de som aos nossos ouvintes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>