ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01196</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;iFood: Pra Qualquer Fome. Em Qualquer Universo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LEEAR MARTINIANO DE SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE); NATHASHA DA HORA GRANJA (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE); BEATRIZ DE MORAES ESTEVES (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE); GISELE VIEIRA FRAGOSO (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE); LUANA ELLEN DE SALES INOCÊNCIO (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O iFood é uma marca brasileira sediada em São Paulo, fundada em 15 de maio de 2011, com a ideia de ser uma grande praça de alimentação online, pela plataforma web, mas ganhou o mercado somente após o lançamento do aplicativo nas lojas da Apple e Google, em 2012. O iFood tem mais de 6,2 milhões de pedidos mensais, 5,1 milhões de usuários ativos e está presente também no México, na Colômbia e na Argentina. A cada segundo entrega dois pratos de comida, fazendo da marca a líder do segmento no Brasil com cerca de 80% da parcela de mercado. A empresa é uma subsidiária da Movile - gigante de apps no mundo - e da Just EAT, que é o maior grupo de pedidos online do mundo. Segundo o site do ifood os funcionários brincam dizendo que eles fazem um Black Friday por fim de semana, na empresa. Da sexta-feira até o domingo, tem em média 50.000 usuários simultâneos, 250 servidores sendo usados, 300 buscas por segundo e, em horário de pico, 50 pedidos por segundo. No decorrer desses sete anos de trabalho a marca se dedicou a levar a melhor experiência pra qualquer fome, em qualquer hora e a qualquer lugar. Isso só é possível porque tratam cada novo pedido como único e são exigentes em todo o processo: entrega após entrega. Todos os dias pensam, executam e testam novas maneiras de levar a melhor experiência, desde o pedido até a chegada do prato, em qualquer hora e qualquer lugar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) o setor de delivery fechou 2017 com faturamento acima dos R$ 10 bilhões. Nesse contexto, um anúncio de revista foi criado para o iFood, como peça integrante do projeto final realizado para a disciplina Direção de Arte no curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense, a partir do briefing disponibilizado e sob orientação da professora Luana Inocêncio. Criamos essa campanha para alçar o objetivo do briefing de reiterar o posicionamento de confiança e liderança da marca mantendo o tom jovem e descontraído. O público-alvo são pessoas de ambos os sexos, de 18 a 35 anos, pertencentes às classes A e B, que costumam usar mais o aplicativo, principalmente nos finais de semana. Tendo em vista as características do público-alvo e histórico comunicacional da empresa, tomamos como conceito a prática das maratonas de séries e filmes (também conhecido como binge-watching), no qual a pessoa está tão imersa no universo ficcional de determinada produção que não quer interromper a maratona para cozinhar. Na situação problema, o iFood aparece então como um facilitador, e combinando perfeitamente com o momento vivido por seu cliente. Assim, viu-se nas maratonas de séries e filmes a oportunidade perfeita para se pedir um iFood e se manter alimentadx sem se preocupar em cozinhar, trazendo esse tom jovial da marca (associada ao público jovem) para a campanha deste projeto. Para remeter à situação em que muitas vezes a audiência fica tão imersa nesse universo diegético que realidade e ficção se misturam, o slogan da campanha transmite o conceito em algumas palavras: ''Pra qualquer fome. Em qualquer universo.''</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto final proposto pela professora consistiu no desenvolvimento de campanhas, de modo a estimular o interesse e a atenção dos alunos para a inovação nos modos de fazer a publicidade. A atividade buscou explorar as possibilidades do conceito criativo em narrativas publicitárias e argumentações visuais, experimentando suas linguagens nos variados suportes impressos e digitais, desde produção de anúncios impressos para revista e jornal, passando por intervenções urbanas e conteúdo para as redes sociais, se aproximando de elementos audiovisuais, principalmente no formato de gif. O projeto tem como objetivo acadêmico, assim, realizar o diálogo entre os conhecimentos teóricos da comunicação publicitária e sua aplicação em estudos empíricos, buscando a inovação nos processos de planejamento, elaboração e edição de anúncios, a partir da apropriação criativa das especificidades de cada meio. Após a análise do briefing, na primeira etapa do processo criativo, seguiu-se um momento de pesquisa exploratória, na qual analisamos os sites de redes sociais do iFood no Instagram, Facebook, YouTube e Twitter para entender a personalidade da marca (ou brand persona). Elementos da cultura pop, bordões e memes são bastante utilizados na comunicação. Os formatos são bastante variados: postagens em imagem estática com identidade visual da marca, fotos de comida, de pessoas comendo, gifs, vídeos de 15 e 30 segundos, adaptações de hits do momento e enquetes. Após essa etapa de pesquisa exploratória, para desenvolver a campanha, fizemos um rascunho das ideias que tivemos durante o brainstorm, para então buscar referências visuais e criar um banco de imagens. O processo se deu por reuniões em sala, orientações e debates online via WhatsApp. Foi um processo dinâmico e participativo durante a elaboração das peças da campanha, com contribuição de todos. As primeiras ideias que tivemos foram deixadas de lado após orientação da professora, tendo em vista facilitar a execução da campanha, alinhar melhor o conceito criado com a marca iFood e ressaltar a ideia de delivery. Por fim, resolvemos elaborar um anúncio com características especiais para revista. A escolha se deu levando em consideração que este meio permite tornar a experiência do anúncio tangível e mais duradoura. Diferente de postagens em redes sociais onde o contato em geral é rápido e superficial, na revista, é possível manipular o anúncio e demorar nele o tempo que se achar necessário, havendo ainda a possibilidade se rever o anúncio toda vez que se relê a revista. Essa proximidade da marca com o consumidor era desejável tendo em vista a ideia do anúncio de imersão no universo ficcional. A leitura do anúncio também deveria ser uma experiência. Devido à temática de "universos" adotada, foi decidido por fazer o anúncio em uma revista de nicho: a Super Interessante.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após decidir quais séries e filmes seriam usados como referência para representar os  universos , começamos a selecionar elementos que mais iconificavam os ambientes ficcionais e optamos por fazer tudo com manipulação das imagens de predominância fotográfica (LUPTON, E; PHILLIPS, J. Novos fundamentos do design. Cosac Naify, 2014) no software de edição Adobe Photoshop CC 2018. Após a base de imagens ser criada, por meio da composição de cenários, trabalhamos individualmente em cada uma, editando e tratando para tentar deixar com a iluminação mais parecida possível dos cenários apresentados nos filmes e séries. Também foram usadas texturas e ajustadas as perspectivas, para a representação estar mais perceptível na peça, e ainda assim, sem que ficasse algo muito artificial. A ideia foi trabalhar o real com o imaginário, com uma estética realista, porém notadamente manipulada para que haja uma fusão entre o mundo real e o universo ficcional que conceitua a peça/campanha. Levando em consideração que a marca iFood já está consolidada no mercado e já possui uma tipografia definida, buscamos utilizar a mesma fonte que a marca usa em suas campanhas. Porém, não conseguimos encontrar o manual da marca ou informações que indicassem o nome da tipografia, então fizemos uma pesquisa e optamos por usar uma fonte a Vinyl que é bem parecida com a original. Além de estar bem próxima da identidade já estabelecida pela marca, essa fonte fica bem aplicada tanto em meios digitais quanto em meios impressos (LUPTON, E. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Cosac Naify, 2013). Para o anúncio da revista, nos inspiramos em elementos ligados a ficção cientifica espacial e a série Stranger Things. Utilizamos elementos com tons mais frios e futurísticos, de acordo com o proposto por Farina M. (Psicodinâmica das cores em comunicação. Blusher, 2011), inserindo um astronauta, naves espaciais, e uma casa representada que possui arquitetura inovadora e incomum, o que é algo característico dos filmes de ficção científica. O vermelho, cor mais utilizada pela marca iFood, se faz presente na película de acetato, na roupa do entregador e na hashtag  PedeUmiFood . O anúncio será veiculado de cabeça para baixo com uma película de acetato vermelha presa as margens externas das paginas, cobrindo-o. A intenção é incitar a curiosidade do leitor que deve virar a revista e levantar a película abrindo-a como uma janela para revelar o anúncio em página dupla. Na película estará vazado a frase ''Bem-vindo ao mundo de cabeça para baixo'' acompanhado da hashtag  entendedoresentenderão . Foram feitas aplicações do acetato aberto e da revista depois de ter sido virada pelo leitor para ser possível ver exatamente como ficaria. O anúncio de cabeça para baixo é uma referência ao mundo invertido da série estadunidense Stranger Things, reforçando o conceito da campanha de que o iFood é para qualquer universo. Essa série de ficção científica se passa na década de 80 na cidade rural Hawkings e tem como temática principal o desaparecimento de um garoto de 12 anos chamado Will Byers. Toda ambientada nessa década com os penteados, roupas, músicas e filmes causou nostalgia naqueles nascidos nessa época e curiosidade nos telespectadores que ainda não eram nascidos nesse período. Telespectadores esses que se encaixam perfeitamente no público alvo do iFood. Resolvemos incluir ainda um texto curto sobre o iFood, funcionando como chamada para que seja baixado o app com o QR Code, isto, por ser a revista, um meio em que o leitor dedica um pouco mais de tempo para ler (CÉSAR, N. Direção de arte em propaganda. Senac, 2015).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>