ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01212</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL - VÍDEO PARA ORIENTAR A CRIAÇÃO E LEGALIZAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES RELIGIOSAS</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Henrique Menezes (Centro Universitário de Volta Redonda); Dario Aragao Neto (UniFOA); Douglas Baltazar Gonçalves (UniFOA); LAYSON CLEY OLIVEIRA DOS SANTOS (UniFOA); EDUARDO BARBOSA DA SILVA (UniFOA); AFRANIO TEODORO MOUTINHO (UniFOA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O título para a campanha  12 passos contra a intolerância religiosa foi escolhido por demonstrar apelo a uma causa frequentemente comentada e que é uma preocupação crescente na sociedade brasileira. Também pode ser interpretado como combate a intolerância religiosa com o objetivo de que participar dessa ação pode refletir positivamente em um momento posterior. O subtítulo da campanha  Descubra em 5 minutos como legalizar sua associação religiosa e garantir seus direitos ao livre credo foi gerado para sintetizar como se pode combater a intolerância religiosa e como o receptor da campanha faz para cadastrar uma associação/ religiosa enfatizando na frase o tempo que ele levará para aprender isso, que é de apenas 5 minutos. O Call to Action1 ou chamada de ação  Clique aqui para assistir o vídeo foi inserido na campanha para identificar o formato do recebimento da informação, que é por meio de um vídeo, algo que é mais rápido do que efetuar a leitura de um texto, buscando demonstrar simplicidade na ação. O Flat Design2 foi escolhido como conceito para a ilustração do projeto por ser uma tendência atual do mercado visual, por sua simplicidade nos traços, usar formas objetivas e planas que acompanham o propósito do trabalho, que é ser simples e objetivo com o conteúdo a ser apresentado no decorrer do vídeo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo da metodologia de produção deste trabalho foi efetuar uma pesquisa bibliográfica, que, segundo Fachin (2005, p. 125), é um  conjunto de conhecimentos humanos reunidos nas obras que tem como objetivo  conduzir o leitor a determinado assunto e proporcionar a produção coleção, armazenamento, reprodução, utilização e comunicação das informações coletadas para o desempenho da pesquisa sobre os assuntos abordados nos capítulos 1 e 2, para obter maior veracidade nas informações obtidas, como também, na pesquisa de casos de intolerância religiosa que motivam a produção do projeto e ainda por meio de um briefing feito com o cliente. Posteriormente foi pesquisado como a intolerância religiosa é relatada no Brasil, e também sobre publicidade e propaganda e a utilização de vídeo como ferramenta educativa. Como pesquisa de campo, foi feita uma visita ao Escritório da Cidadania do UniFOA, onde foi elaborado um briefing com o cliente. Mediante o briefing - além de se obter informações e dados necessários do trabalho - foi constatado que no Brasil não existe um vídeo explicativo de simples e de fácil acesso para orientar a criação e a legalização de associações religiosas. Esse trabalho se torna, portanto, inédito e fazendo com que isso seja um elemento motivador para a elaboração do projeto. O vídeo explicativo foi produzido seguindo os seguintes passos: criação de um roteiro; elaboração de um storyboard; ilustração dos personagens e elementos do vídeo no software Adobe Illustrator; e a animação, inserção do áudio e renderização pelo Adobe After Effects. Em seguida, caminha-se para a veiculação do vídeo, que foi enviado à plataforma YouTube e, em seguida, foi realizada a criação de banners pelo Adobe Photoshop para a divulgação do material nos locais informados no briefing, que são no site da UniFOA (unifoa.edu.br) e DPU (dpu.def.br).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após o desenvolvimento do briefing, foi necessário a elaboração um roteiro que também pode ser chamado de script ou escopo de vídeo. A sua criação neste trabalho vem com a função de organizar o vídeo, onde, a partir dele, consegue-se a visualização de tudo que será feito durante a produção e a pós-produção do projeto. É nesta etapa que as cenas são detalhadas, os efeitos sonoros e o tempo de inserção dos elementos são indicados, junto com os outros detalhes pertinentes para guiar a produção do vídeo. O processo de elaboração do roteiro, apesar de ser bem simples, é imprescindível para a produção deste do vídeo. Como mostrado neste estudo, a intolerância no Brasil é algo presente e danoso à sociedade. Por isso, utilizar mecanismos de comunicação simples e práticos como um vídeo explicativo com 12 passos para ilustrar um assunto complexo (como a legalização de uma associação religiosa) pode contribuir para que estes tomem ciência de seus direitos que, por sinal, são assegurados pela Constituição Federal e para que saibam como obtê-los de maneira simplificada. As considerações deste trabalho vieram a partir de leituras e pesquisas bibliográficas específicas sobre intolerância religiosa no Brasil. A partir do estudo sobre o tema, os conceitos encontrados na literatura e também sobre Publicidade e Propaganda, Vídeo como Ferramenta Educativa e os dados disponibilizados em sites de notícias possibilitaram encontrar pontos cruciais para a identificação da causa, para que, assim, se desenvolvesse o vídeo, objetivo do presente trabalho. Quando se inicia uma propaganda social, ela deve, entre as diversas opções disponíveis na área de comunicação, utilizar os mecanismos mais simples para a compreensão do público-alvo, fazendo com que a absorção da informação e disseminação do conteúdo seja rápida e eficiente. E mais: a veiculação livre de um conteúdo acessível em um portal de vídeos mundialmente acessado como o YouTube pode contribuir para a disseminação de campanhas de causas sociais. Espera-se que, após a veiculação do vídeo, o trabalho leve mais facilidade, cidadania e autonomia aos membros de associações religiosas que se encontram na ilegalidade e contribua para a disseminação da causa, que é de suma importância para o combate da Intolerância no Brasil. Pois, em apoio à causa, a legalização assegura o livre exercício de suas práticas, deixando-a protegida contra qualquer eventual dano às suas crenças e privação de suas práticas, além de oferecer uma vasta gama de benefícios que podem auxiliar os membros de cada associação, e também, terem consciência de seus direitos e deveres na sociedade brasileira.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>