INSCRIÇÃO: 01221
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA08
 
TÍTULO: Vinheta Nacom TV: a mesmice fora do ar
 
AUTORES: hugo chaves torezani (Universidade Vila Velha); Nathalia Louro Andrade (Universidade Vila Velha); Rodrigo Dantas Bandeira (Universidade Vila Velha); João Giry de Castro Netto (Universidade Vila Velha); Maria Aparecida Torrecillas Abreu (Universidade Vila Velha)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O Nacom é uma agência experimental júnior criada em 1999, pelo curso de publicidade e propaganda da Universidade Vila Velha. Com 20 anos de presença no mercado, já se destacou em várias premiações (Festival Mundial de Publicidade de Gramado, em 2006, Festival Colibri, maior premiação de publicidade no ES), a mais recente delas no Expocom 2017, recebendo o prêmio de Melhor Agência Júnior de Publicidade do Sudeste. A cada semestre o Nacom abre espaço para novos alunos, formando, assim, novas equipes. ਀䴀甀椀琀漀 洀愀椀猀 焀甀攀 甀洀愀 瀀爀瘀椀愀 搀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀猀 愀最渀挀椀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 渀漀 一愀挀漀洀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 愀樀甀搀愀洀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀挀攀搀椀搀漀 猀攀樀愀 椀洀瀀攀挀瘀攀氀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀琀椀挀漀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 攀洀 甀洀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀愀 爀攀愀 搀攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀漀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 䌀愀搀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 琀攀洀 猀攀甀 昀漀挀漀 渀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀 漀 氀愀搀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀Ⰰ 渀漀 猀攀洀 愀渀琀攀猀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 挀爀琀椀挀愀 攀渀琀爀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 愀 琀攀漀爀椀愀 愀瀀攀渀搀椀搀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䐀攀氀攀甀稀攀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 伀猀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀 攀 漀 瀀漀搀攀爀 ⠀䘀漀甀挀愀甀氀琀 ⴀ 䴀椀挀爀漀昀猀椀挀愀猀 搀漀 倀漀搀攀爀Ⰰ ㄀㤀㜀㤀⤀Ⰰ 瘀愀椀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 ᰀ䄠 瀀爀琀椀挀愀  甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 挀漀渀攀砀攀猀 攀渀琀爀攀 甀洀 瀀漀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 攀 漀甀琀爀漀⸀ 䔀 愀 琀攀漀爀椀愀  甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 愀戀愀爀挀愀 搀甀愀猀 漀甀 洀愀椀猀 瀀爀琀椀挀愀猀ᴀ⸠ 伀 一愀挀漀洀 瀀攀爀洀椀琀攀 攀猀猀愀 爀攀昀氀攀砀漀 攀渀琀爀攀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 愀漀 攀洀 猀甀愀猀 爀漀琀椀渀愀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  Um dos principais objetivos para o ano de 2018, era buscar novas formas de se comunicar. A partir disso, surgiu a ideia de criar conteúdo para o canal do Nacom no Youtube. Quatro componentes da equipe foram selecionados para participar deste projeto. Ocorreram diversos brainstorms para encontrar a ideia, identidade visual e, principalmente, o nome do canal, que passou a chamar-se Nacom TV. ਀䌀漀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 椀搀攀椀愀猀 攀洀 洀漀猀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 攀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 瀀愀爀愀 漀 挀愀渀愀氀Ⰰ 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 唀洀 爀攀猀甀洀漀 搀漀 挀愀渀愀氀 攀洀 瀀漀甀挀漀猀 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 匀椀搀渀攀礀 䌀愀爀氀漀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ嘠椀渀栀攀琀愀㨀 搀漀 倀攀爀最愀洀椀渀栀漀 愀漀 嘀搀攀漀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㄀㤀㤀㜀 瀀攀氀愀 攀搀椀琀漀爀愀 䄀爀琀攀 攀 䌀椀渀挀椀愀Ⰰ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 猀漀 昀愀渀琀愀猀椀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 愀漀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 攀洀漀漀Ⰰ 愀漀 攀 挀爀椀愀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀⸀ᴀ㰠⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀  爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀愀渀愀氀 猀甀挀椀渀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 洀漀搀攀爀渀愀Ⰰ 樀漀瘀攀洀 攀 氀攀瘀攀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀猀 愀猀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 搀漀 挀愀渀愀氀 䴀吀嘀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 一漀 挀愀渀愀氀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 猀漀 昀攀椀琀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瘀椀愀最攀渀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 挀爀椀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 攀猀琀爀愀渀栀攀稀愀⸀ De acordo com Carla Cristina no artigo "A relação entre a linguagem visual da MTV e a cultura pósmoderna", publicada pela PUC-RIO, "Os comerciais da MTV têm a característica de se mostrarem de tal forma inseridos na programação da emissora, que às vezes fica difícil verificar a entrada do bloco de comerciais, já que alguns deles se assemelham com a linguagem visual adotada pelos programas e vinhetas da emissora, como já foi comentado." Era certo que a equipe queria referenciar as vinhetas do canal.
 
OBJETIVO
Com conceito e ideias em mãos, o primeiro passo era criar uma vinheta para o seu canal próprio no Youtube, sua própria identidade visual. Um resumo de sua programação em poucos segundos. De acordo com Sidney Carlos, no livro “Vinheta: do Pergaminho ao Vídeo”, “Existe todo um processo artístico e técnico na produção de uma vinheta. Dada a sua complexidade para obter efeitos visuais, leva até cinco meses para ser realizada, pois existe uma preocupação constante entre os especialistas: a de produzir vinhetas com imagens cada vez mais realistas, que não permitam ao telespectador distinguir se foram feitas em computador ou se são reais de fato. ”਀䄀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 攀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 愀渀琀椀最漀 氀椀最愀搀漀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀 漀 挀栀甀瘀椀猀挀漀Ⰰ 猀攀最甀椀搀愀 搀愀 氀漀最漀 搀漀 一愀挀漀洀 吀嘀Ⰰ 攀洀 甀洀 挀栀爀漀洀愀 欀攀礀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 䌀漀洀漀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 昀漀椀 渀漀 昀愀稀ⴀ氀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀 瘀攀琀漀爀攀猀 漀甀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 攀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀⸀ 䐀攀挀椀搀椀洀漀猀 最爀愀瘀ⴀ氀愀 挀漀洀 攀昀攀椀琀漀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 猀攀洀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 最爀昀椀挀愀⸀ A solução adotada foi criar um papercraft (um modo de construção tridimensional de objetos com papel) de uma televisão, enquanto tintas de várias cores são jogadas sobre ela. As cores trazem a ideia de algo vibrante e vivo. A ideia passada pelo conceito é de que o Nacom TV é provido de energia e é tão dinâmico e vívido que o aparelho de televisão não consegue mais conter as cores nele. Daí o transbordamento das cores, que nela vão caindo em forma de tinta਀䘀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 搀漀椀猀 琀愀欀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 甀洀愀 最爀愀瘀愀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 䄀㈀ 戀爀愀渀挀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 愀 椀氀甀猀漀 搀攀 甀洀 昀甀渀搀漀 椀渀昀椀渀椀琀漀Ⰰ 愀漀 愀爀 氀椀瘀爀攀⸀ 吀甀搀漀 漀挀漀爀爀攀甀 挀漀洀漀 搀攀瘀攀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀 昀椀氀洀愀最攀洀 愀挀愀戀漀甀 昀椀挀愀渀搀漀 瀀漀氀甀搀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 椀渀猀攀琀漀猀 攀渀琀爀愀渀搀漀 渀漀 焀甀愀琀爀漀 攀 渀漀 昀甀渀搀漀 椀渀昀椀渀椀琀漀⸀ 䨀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 琀愀欀攀 愀 洀攀猀洀愀 椀氀甀猀漀 搀攀 昀甀渀搀漀 椀渀昀椀渀椀琀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀最漀爀愀Ⰰ 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 椀渀猀攀琀漀猀 渀漀 愀琀爀愀瀀愀氀栀愀猀猀攀洀 愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀⸀ 䌀漀洀漀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀攀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 漀甀琀爀漀 瀀愀瀀攀爀挀爀愀昀琀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 猀攀爀 挀漀渀昀攀挀挀椀漀渀愀搀漀⸀ 䌀漀洀 甀洀 琀爀椀瀀 搀攀 洀攀猀愀Ⰰ 攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 氀愀渀琀攀爀渀愀猀 搀漀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 攀洀 甀洀 切渀椀挀漀 琀愀欀攀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 瘀椀渀栀攀琀愀 搀漀 一愀挀漀洀 吀嘀⸀ 唀洀 攀猀昀漀爀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 搀愀搀愀猀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 猀甀瀀攀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 䔀猀猀攀  漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 琀攀漀爀椀愀 攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 樀甀渀琀愀猀㨀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 挀爀椀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 猀漀氀甀攀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀 吀嘀 挀漀洀 瀀爀漀搀甀漀 洀漀搀攀猀琀愀⸀ 䔀猀猀愀  愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀愀猀 吀嘀ᤀ猠 渀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀愀昀椀愀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀