ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01222</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto de website - Wals Indica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fernando Lima (Centro Universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Junior (Centro Universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No trabalho, trata-se de é um website produzido por estudantes de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva. O website é uma atividade prática feita nesta disciplina durante o primeiro semestre de 2018. Sua proposta veio de um projeto transmídia para um cliente fictício à escolha do grupo, no caso, a tradicional cervejaria Wals, de Belo Horizonte. O website possui o intuito de oferecer ao consumidor recomendações de cervejas que harmonizam com os pratos do cardápio do estabelecimento. A chegada de novas tecnologias tendem a mudar a forma como as pessoas comportam e consomem produtos e serviços. De acordo com um estudo realizado em 2018 pela eMarketer (https://www.emarketer.com/content/mobile-time-spent-2018), passamos em média 3 horas e 35 minutos usando smartphones, impactando significativamente a forma como as pessoas vêem as marcas atualmente. Fazendo com que estratégias transmídia se tornem cada vez mais comuns conforme é defendido por Rodolfo Oliveira no livro Caminhos Transmídia: novas formas de comunicação e engajamento (2015). Diante deste cenário, o projeto Wals Indica propõe ao usuário vivenciar uma nova experiência com a marca e a forma de escolher os produtos da cervejaria. O site é acessado por dispositivos móveis, complementando as informações do cardápio e auxiliando na escolha dos produtos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha de uma experiência imersiva se dá pela latente oportunidade de mercado encontrada pelo grupo. Segundo uma pesquisa feita pela divisão de marketing do Google(https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/marketing-resources/micro-momentos/how-micromoments-are-changing-rules/) "94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas e 80% dos brasileiros que possuem esses aparelhos usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar". Fazendo com que uma estratégia voltada para dispositivos móveis seja a mais adequada para a marca escolhida no projeto. Em um artigo publicado em sua plataforma, a equipe de marketing do Google ainda defende que devido a objetividade e praticidade procurada pelas pessoas no mundo digital, a otimização da experiência do usuário (UX) se torna necessária na maioria das interfaces. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do trabalho foi dividido em três partes: a primeira entende-se com a pesquisa e entendimento da estratégia. A segunda parte do estudo da marca Wals e seus produtos e serviços oferecidos. Na terceira etapa houve a criação de um site incrementar a experiência dos consumidores com os produtos da marca. Apropriando do conceito cunhado pelo Google de micro momentos, que consiste basicamente  no exato momento em que os consumidores estão mais receptivos às mensagens das marcas, que são quando as pessoas estão procurando respostas, descobrindo coisas novas ou tomando uma decisão .O conceito explora o fato de que as pessoas recorrem as marcas em momentos-chave em que suas necessidades estão mais latentes e são mais necessárias. Sabendo disso o grupo entendeu que o melhor momento para que o website fosse inserido seria partindo do cardápio do estabelecimento. Iniciou-se então uma pesquisa eletrônica no site da cervejaria para levantar insumos relacionados à própria marca e coletar os itens de cardápio como os pratos e cervejas que são servidos na cervejaria. Além de entender como a marca se comunica com seu consumidor final nas mídias sociais e demais canais virtuais traçando os perfis dos seus possíveis clientes. Com os insumos coletados o grupo efetuou a criação de um website que seria acessado a partir de um QR code impresso no cardápio seguindo as dez heurísticas propostas por Jacob Nielsen (https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/) para garantia de facilidade de uso, acessibilidade e hierarquia de informação. Foi desenvolvido um protótipo de alta fidelidade utilizando o software de construção de interfaces Figma, onde o mesmo se encontra hospedado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>