INSCRIÇÃO: 01223
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP10
 
TÍTULO: Atitude Pink
 
AUTORES: Yasmin Raelene Pereira Mesquita da Silva (Universidade Guarulhos - UnG); Camila Toni Bonfim (UNG Guarulhos); Matheus de Mattos Calchi (UNG Guarulhos); Júlia Falcão Costa de Andrade (UNG Guarulhos); Silas da Silva Azevedo (UNG Guarulhos); Tayná Caroline Lima da Silva (UNG Guarulhos); Tatiane Palacin de Jesus (UNG Guarulhos); Monique de França (UNG Guarulhos); Fabio Martins (UNG Guarulhos)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O trabalho teve como objetivo simular o funcionamento de uma agência de publicidade e propaganda. O projeto foi desenvolvido em 2018 como requisito para obtenção do grau em bacharel em Publicidade e Propaganda, com o desafio de atender a um cliente real com restrições de verba, desde a análise de mercado a produção das peças. ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀 愀 䜀爀愀渀愀搀漀 倀栀愀洀挀椀愀猀⸀ 䄀 攀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 挀漀猀洀琀椀挀漀猀Ⰰ 焀甀攀  瀀椀漀渀攀椀爀愀 攀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 最氀椀挀攀爀椀渀愀搀漀猀Ⰰ 昀漀椀 昀甀渀搀愀搀愀 攀洀 ㄀㠀㜀 Ⰰ 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 攀 瀀漀猀猀甀椀 栀漀樀攀 洀愀椀猀 搀攀 㔀  昀爀愀渀焀甀椀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 瘀攀渀搀愀 瀀漀爀 椀渀琀攀爀洀攀搀椀爀椀漀猀 攀 攀ⴀ挀漀洀洀攀爀挀攀⸀ 䔀氀愀 瀀漀猀猀甀椀 渀漀瘀攀 氀椀渀栀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀  瀀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 挀漀洀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 搀攀 漀爀椀最攀洀 ㄀  ─ 瘀攀最攀琀愀氀 攀 挀漀洀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀猀 琀攀爀愀瀀甀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀 瀀攀搀椀搀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 焀甀攀 愀 猀攀爀椀愀 愀 氀椀渀栀愀 倀椀渀欀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 甀洀愀 氀椀渀栀愀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 琀愀爀最攀琀 洀甀氀栀攀爀攀猀 樀漀瘀攀渀猀ⴀ愀搀甀氀琀愀猀⸀ Para início do projeto, foi feita a análise ambiental sobre o mercado de cosméticos, coletado o briefing com o cliente e uma pesquisa de mercado com mais de 600 mulheres entrevistadas. Entre as estratégias e ações definidas no planejamento de marketing e comunicação, foi escolhido o mês de outubro para a ação de guerrilha #AtitudePink.਀䄀 愀漀 焀甀攀 瘀椀猀漀甀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀 攀 氀攀洀戀爀ⴀ氀愀猀 搀愀 愀琀攀渀漀 愀漀猀 猀椀渀琀漀洀愀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 搀愀 搀漀攀渀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 䴀䄀匀倀 渀愀 䄀瘀攀渀椀搀愀 倀愀甀氀椀猀琀愀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 挀愀爀琀愀稀 昀椀挀漀甀  搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀栀愀洀愀渀搀漀ⴀ漀 瀀愀爀愀 愀 愀漀 洀愀爀挀愀渀搀漀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 戀爀愀渀挀漀 挀漀洀 戀攀砀椀最愀猀 攀 琀椀渀琀愀 爀漀猀愀Ⰰ 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 愀漀 爀攀搀漀爀 搀漀 挀愀爀琀愀稀⸀ 䤀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 漀甀琀爀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀 琀攀爀 甀洀愀 ᰀ䄠琀椀琀甀搀攀 倀椀渀欀ᴀ⸠
 
INTRODUÇÃO
A linha Pink da Granado foi lançada em 2008, como parte da estratégia da Granado de diversificação das linhas de produtos, tendo como foco atender às necessidades de bem-estar das mulheres contemporâneas, bem como de atrair para a empresa mulheres que só conheciam a Granado Pharmácias por meio de suas avós. O portfólio de produtos da linha Pink é formado por onze produtos para cuidado de mãos, pés e pernas que, com a exceção de um (gel para pernas e pés cansados), compartilham a mesma fragrância floral frutal. ਀䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 氀椀渀栀愀 倀椀渀欀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 戀攀氀攀稀愀 搀攀 氀甀砀漀 瀀愀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 樀漀瘀攀渀猀ⴀ愀搀甀氀琀愀猀Ⰰ 搀攀 ㈀㔀 愀 ㌀㔀 愀渀漀猀 攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀猀  愀氀琀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 ⠀挀氀愀猀猀攀猀 䄀 攀 䈀⤀⸀ 䄀 洀愀爀挀愀 琀攀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 洀漀搀攀爀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 搀攀 ㈀  愀 ㈀㠀 愀渀漀猀Ⰰ 愀琀椀瘀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀  O objetivo do cartaz foi produzir uma comunicação que atingisse o público almejado pela Linha Pink de forma assertiva e criativa sobre o tema proposto: conscientização e prevenção do câncer de mama.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀漀爀 猀攀甀猀 洀愀椀猀 搀攀 ㄀   愀渀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 愀 洀愀爀挀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 氀漀渀最漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䘀漀椀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 愀 氀椀渀栀愀 Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 挀漀洀漀 ᰀ洠愀爀挀愀 搀攀 瘀ᴀⰠ 瀀漀椀猀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 渀漀 猀甀最攀爀攀洀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀 攀 洀漀搀攀爀渀漀Ⰰ 渀漀 搀攀猀瀀攀爀琀愀渀搀漀 漀 搀攀猀攀樀漀Ⰰ 洀甀椀琀漀 洀攀渀漀猀 挀愀甀猀愀渀搀漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀 攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 
 
OBJETIVO
O processo criativo da peça foi iniciado na produção do Projeto Experimental de Publicidade e Propaganda com a análise do briefing, documento com as devidas informações sobre o problema de comunicação a ser resolvido, e do cruzamento de dados coletados pela pesquisa mercadológica. ਀䄀瀀猀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 攀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀愀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 戀甀猀挀漀甀 椀渀琀攀椀爀愀爀ⴀ猀攀 猀漀戀爀攀 挀愀甀猀愀猀 攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀愀 䰀椀渀栀愀 倀椀渀欀 愀瀀漀椀愀 攀 猀攀 猀漀氀椀搀愀爀椀稀愀Ⰰ 昀漀椀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 攀渀琀漀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 甀渀椀爀 漀 琀攀洀愀 搀愀 愀漀 搀攀 最甀攀爀爀椀氀栀愀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 猀攀爀 愀琀椀渀最椀搀漀 挀漀洀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀琀爀漀氀攀 搀漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 洀猀 搀攀 漀甀琀甀爀戀漀Ⰰ 漀 伀甀琀甀戀爀漀 刀漀猀愀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀攀 爀攀甀渀椀爀愀洀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀猀 攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 䈀爀愀椀渀猀琀漀爀洀Ⰰ 倀愀爀愀 䰀甀戀愀爀琀 ⠀㈀  㜀⤀ 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最 瀀爀攀琀攀渀搀攀 氀攀瘀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 瀀攀渀猀愀爀攀洀 搀椀瘀攀爀最攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 猀漀氀甀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 渀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀⸀ 倀愀爀愀 昀愀氀愀爀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 爀攀最椀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 渀琀椀洀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀甀愀氀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 椀洀愀最攀洀 洀漀搀椀昀椀挀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 戀攀砀椀最愀 挀漀洀漀 挀漀渀漀琀愀漀 瀀愀爀愀 漀 猀攀椀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䌀漀洀 愀 洀漀搀椀昀椀挀愀漀 搀漀 漀戀樀攀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀 甀洀愀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 攀洀 焀甀攀 漀 挀漀渀攀挀琀椀瘀漀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀漀 昀椀挀愀 猀甀戀攀渀琀攀渀搀椀搀漀⸀ O cartaz foi produzido em formato A3 com as seguintes dimensões: 29.7 X 42 cm, escala de cores CMYK. Para que comunicasse sobre a importância de se fazer o exame de mama para a prevenção do câncer, o grupo optou pelo uso da conotação da imagem de uma bexiga que foi alterada com a inclusão de um “caroço” como o que é sentido por mulheres com os sintomas de câncer de mama, mobilizando o público para que este tomasse uma atitude. Os textos, cores e tipografia, cada um dos componentes do cartaz trazem em si uma carga semiótica. O título foi criado a partir da ideia de alertar o público usando a frase com linguagem denotativa. A tipografia utilizada no título e subtitulo foi a família Bebas Neue, com traços arredondados na cor branca #FFF. A cor de fundo utilizada, um rosa bem escuro, #C4315E e a bexiga na cor rosa claro #FFB7C8 com os elementos de luz e reflexo em branco organizados software Photoshop CC 2017. Inserida no contexto do anúncio, no canto inferior esquerdo a “hashtag” da ação: #AtitudePink e no canto inferior direito o novo logotipo criado para a Linha Pink da Granado. A disposição de cores elementos faz com que haja unidade no cartaz, o que é fundamental para o entendimento da peça fazendo com que a comunicação ocorra.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀