ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01236</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;ONG João de Barro: proposta de mídia alternativa sustentável</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bárbara Arruda Costa (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Ramon Antunes Marroni (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Renata Boutin Becate (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho é resultado de uma campanha desenvolvida para a ONG João de Barro, o cliente foi prospectado pelos acadêmicos na agência experimental de Publicidade e Propaganda em 2018. A necessidade do cliente era conseguir doações e conscientizar sobre a causa socioambiental. O ticket de estacionamento foi escolhido como mídia alternativa dentre outras para complementar uma ação de marketing para instituição por ter grande alcance para com o público-alvo. Dessa forma a ação foi desenvolvida a partir de pesquisas e informações adquiridas com colaboradores da ONG com o intuito de divulgar os seus serviços e conscientizar sobre a causa socioambiental. O objetivo dos acadêmicos era aplicar técnicas e conteúdos apresentados em aulas para traçar estratégias afim de solucionar o problema do cliente: a falta de conscientização da causa socioambiental. Levando em consideração o caráter da campanha, a ação foi pensada com aspecto socioambiental, utilizando-se do ticket de estacionamento - item que geralmente é descartado de maneira errada após o término de sua função -, que teria a substituição de seu material original por papel semente - esse que é o pilar essencial da ação -, que contém instruções para plantio, cultivo e divulgação do resultado, incentivando a mudança de pequenos hábitos, descarte correto e preservação ambiental. Tendo em vista o alcance do ticket de estacionamento, o principal objetivo é fortalecer a campanha gerando interação com o público e incentivando a preservação ambiental de forma inovadora. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nos últimos anos houve um aumento no interesse pelas questões ambientais. Diante disso tal preocupação pode ser relacionada com a degradação do planeta terra. Quando os problemas começaram a aparecer e a saúde foi ameaçada, a atenção foi voltada a tudo o que poderia afetar o ambiente. Anos de exploração dos recursos naturais gerou uma sociedade com hábitos difíceis de serem mudados. Dessa forma problemas como o aquecimento global, a poluição, o descarte errado de lixo, a desertificação de algumas áreas e a extinção de parte da biodiversidade foram as fontes que impulsionaram um movimento que teve início nos anos 60 e que até os dias de hoje vem crescendo em termos de importância mundial: o ambientalismo. Esta campanha tem o intuito de conscientizar sobre a causa e aumentar o número de envolvidos. Pensando na dificuldade de conquistar a atenção do público, a mídia alternativa serve como forma criativa de quebrar a atenção seletiva, resultando na interação direta com a ação, proporcionando maior resultado. Kotler e Keller (2006, p. 184) dizem que estima-se que as pessoas são expostas em média a mais de 1.500 anúncios ou comunicações de marca por dia. Como não é possível prestar atenção em todos, a maioria dos estímulos é filtrada  um processo chamado atenção seletiva. O ticket de estacionamento é uma mídia alternativa presente em cenários movimentados, isso faz com que o alcance de pessoas seja maior, tornando-o uma ótima ferramenta de comunicação publicitária, devido ao contato direto com as pessoas que frequentam shoppings e outros estabelecimentos. Assim, o ticket de estacionamento é uma ferramenta de comunicação importante na campanha que tem como objetivo melhorar a fixação da marca e conscientizar o público sobre as questões socioambientais como: o descarte correto e a preservação do meio ambiente, sendo esses os principais pilares da campanha  Ajude a transformar histórias . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha se iniciaria em 01 de Março de 2019 à 31 de Março de 2019, totalizando 30 dias de campanha. O ticket de estacionamento seria veiculado durante todo o período, tornando a ONG mais visível na praça, sendo ela o município de Itu, na região metropolitana de Sorocaba, onde a ação aconteceria no Plaza Shopping Itu. Ao adentrar no estacionamento do shopping, o mesmo seria impactado por mídias alternativas que servirão de apoio para o ticket sendo elas: a cancela e o totem de estacionamento personalizados. O cliente receberia o ticket de estacionamento, este possui impressão especial feita em papel semente e leva a hashtag  #SemeandoHistórias , acompanhada pelas instruções  Semente de Mostarda e Aroeira. Instruções para o plantio: Pique o papel sem danificar as sementes, molhe o papel e plante-o em um vasinho com terra fértil, regue diariamente que incentiva e ensina como efetuar o plantio do ticket, junto com o texto de apoio  Com segmento socioambiental a ONG se preocupa com o futuro e busca semear o bem através de ações sociais e conscientização da responsabilidade com o meio ambiente. Ajude a transformar histórias. ONG João de Barro, preservando o futuro que informa sobre a instituição e seu segmento, além de fortalecer a imagem da ONG. A ideia é incentivar o cliente a levar o ticket para casa e efetuar o plantio, compartilhando o resultado em suas redes sociais com a hashtag  #SemeandoHistórias .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>