ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01247</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Almofadas do Tempo - Lar dos Idosos São José</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Maria Luiza de Oliveira Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Larissa Lorena Machado da Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Marcelo da Cruz Costa (Centro Universitário Newton Paiva); Lorena Cristina Ferreira (Centro Universitário Newton Paiva); Christiane Rocha e Silva (Centro Universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em função da premiação interdisciplinar, OPUS, que acontece no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, Minas Gerais, os alunos produziram um jingle que tinha como fundamento principal promover a venda de um determinado produto, criado pelo próprio grupo, para uma instituição do terceiro setor, como forma de defender os seus ideais e se tornar uma possível fonte de renda para a mesma. Dessa forma a instituição escolhida pelo grupo foi o Lar de Idosos São José. Fundado em 1978, o Lar dos Idosos São José atende, em caráter de moradia, a idosos carentes, que se encontram em situação de risco social, tiveram seus direitos violados ou não possuem família. Os moradores da instituição recebem assistência médica e fisioterápica, assistência terapêutica e ocupacional e assistência nutricional. O conceito-base trabalhado foi a inclusão do idoso na sociedade, visto a vulnerabilidade que a população idosa sofre. O grupo se identificou com essa causa, pois cada vez mais, os idosos são vistos como inativos para sociedade, seja por não trabalhar mais ou por não contribuir para o mercado. De acordo com Rodrigo Paradella, no texto  Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017 (2018), referente à pesquisa da PNAD Contínua,  entre 2012 e 2017, a quantidade de idosos cresceu em todas as unidades da federação, sendo os estados com maior proporção de idosos o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, ambas com 18,6% de suas populações dentro do grupo de 60 anos ou mais . Por este motivo, o produto desenvolvido teve o objetivo de associar com algo de valor sentimental, como almofadas personalizadas, cujo nome seriam  Almofadas do Tempo . Se tratando de um assunto tão delicado quanto a inclusão do idoso na sociedade, a estratégia do jingle para a promoção dessas almofadas, foi emitir um discurso que provocasse empatia pela causa no público e transmitisse a essência do que nosso produto deveria provocar, ou seja, a sensação de conforto e bem-estar. Dessa forma, para que o jingle se torna-se afetivo ao público foi proposta uma composição melódica suave, que remetesse a uma canção de ninar, afim de torná-la boa aos ouvidos e de fácil entendimento, e ainda assim ter a função de fácil memorização do ouvinte provocando uma associação mais natural e instantânea ao produto em si, que no caso são as almofadas. Além disso, a canção foi somada com uma janela, ou seja, um período separado para a fala do locutor, em que ele informa sobre a colaboração e instiga ainda mais a compra das almofadas. Para chegar neste resultado, colocamos rimas na letra, palavras usuais do cotidiano e repetição do refrão. De acordo com Maíra Jaber e Felipe Muller (2004, p.12), na monografia  Música na propaganda; histórico, elementos, linguagem e sedução ,  é relevante identificar os elementos sedutores da música atuando em conjunto com os elementos sedutores da publicidade e observar o resultado dessa parceria para posicionar o produto na mente do consumidor e influir na decisão de compra , por tal motivo o jingle foi minuciosamente estruturado para que o ouvinte fosse impactado e que a canção tivesse um valor caloroso, passando a ideia de que as almofadas estariam presentes a todos os momentos, se precisarem de um acalento, um abraço e assim sucessivamente. Isso se deve ao fato de que o conceito criativo se baseou na essência do ser humano, principalmente no idoso, que tem essa personalidade afável e amorosa, sempre munido de conhecimentos, experiências e conforto, mostrando que eles podem ser integrados de várias formas a sociedade. Sendo assim seu objetivo seria não apenas a venda, mas também instigar o pensamento do público-alvo a respeito da causa social defendida, uma vez que comprando as almofadas ele colabora com a instituição e dessa forma contribuiu com o ideal de integração da terceira idade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que o produto fosse estruturado adequadamente entre melodia e seus objetivos publicitários, foi realizado um estudo detalhado para que todas as peças se encaixassem e dessa forma o jingle fosse produzido cuidadosa e carinhosamente em prol do ideal ao qual defendemos. O passo inicial foi a constituição do briefing (método que consiste em coletar dados e informações acerca do desejo do cliente para a criação e concepção de campanhas e produtos). Diante disso o grupo coletou dados com a diretora do Lar dos Idosos São José, Ivanilde, onde foi descoberto mais detalhes sobre a história do lar, sobre seus dados estatísticos e principalmente sobre os valores que buscavam defender como cunho social. Dessa forma foi instituída uma base para a criação e planejamento do conceito criativo para os produtos, como foi o caso do jingle. A partir disso uma análise de diferentes formas desta ferramenta de divulgação foi realizada para que criássemos um repertório munido de referências e ideais, buscando uma maneira de trazer originalidade e personalidade para o produto que iriamos produzir. Tendo isso como base foi pensada a criação da letra que deveria respeitar o conceito criativo do jingle, que defendia a afetividade suave com o público-alvo para promoção da venda das almofadas, e casar com os princípios da publicidade necessários para aplicabilidade do produto. Sendo assim houve também a pesquisa sobre canções de ninar e qual o intuito delas quando são ouvidas:  esse tipo de canção atua fundamentalmente no processo de desenvolvimento cultural, além de ter um papel preponderante na evolução do homem, justamente com o surgimento da linguagem humana. Canções de ninar de diferentes etnias exibem parâmetros de estrutura musical comuns e marcantes, como registro agudo, natureza repetitiva e calma, vocal sibilante, andamento lento, contorno melódico suave, e mais intervalos descendentes do que outros tipos de canções (VIDOTTO, Thiago, 2015, Efeitos de Canções de Ninar de Diferentes Etnias Sobre o Tempo Subjetivo, p.86). Por fim, pesquisamos mais a fundo sobre a utilização do jingle, onde descobrimos que  o uso de jingle de fácil memorização é o que mais chama atenção nos filmes para TV, anúncios em rádio, jornal e revista, além de peças para mídia exterior e alternativas. O que os publicitários buscam com os jingles é que sejam bem assimilados pela população (ALVES, Eduardo, 2006, Os Jingles e a Sua Capacidade de Proporcionar Credibilidade à Marca, p.37), por este motivo a composição da letra e da melodia deveria ser trabalhada de forma simples e confortável, uma vez que traria uma associação mais rápida do produto e memorizaria mais fácil o que facilitaria ainda mais no momento de decisão de compra do cliente. Esse argumento foi reforçado durante a pesquisa onde vimos que  existem músicas que marcam vidas, terminando por se transformar em instrumentos de recordações, boas ou ruins. Os jingles têm desempenhado esse papel, marcando gerações, além de fazerem os consumidores comprarem sempre mais. Assim, com letras de fácil memorização, os jingles fazem parte do cotidiano do consumidor de várias gerações (ALVES, Eduardo, 2006, Os Jingles e a Sua Capacidade de Proporcionar Credibilidade à Marca, p.36).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com toda a base para a criação do jingle, o grupo deu início ao processo de produção diante de todo o conceito criativo instituído e as pesquisas que deram a direção e a noção desejada para a sua estruturação da forma mais adequada e que atingisse o objetivo proposto. Para a produção do jingle a primeira parte do processo foi criar a letra da música, partindo de um  brainstorming . A letra foi pensada a partir dos benefícios que uma almofada pode ter,  fofa, bonita e cheirosa . Além disso, a forma com que a almofada é descrita no jingle, também é referida no gênero feminino. Para introduzir ainda mais essa sensação melódica de canção de ninar, escolhemos uma voz feminina para cantar a música, a fim de reafirmar o discurso de suavidade. A segunda parte do processo criativo foi mandar o áudio de base melódica da voz para o produtor musical, William Alves, para aquele criasse o arranjo da música. Criado o arranjo, o músico mandou a cifra da música, mais o áudio cantando e tocando a base de violão. Após este processo inicial, marcamos a gravação no estúdio de rádio com os músicos Thiago Rangel (violão) e Matheus Augusto de Azevedo (teclado/piano), esta foi a terceira parte. A música foi composta por mim, Maria Luiza de Oliveira Silva, o arranjo musical foi composto pelo músico William Alves e a base musical de teclado/piano foi composta pelo músico Matheus Augusto de Azevedo, em notas especificas para cada frase da composição que foram: A7, D, A, Bm, G, Em, G, A, D, A7, D, A, Em, G, A, D, Bb, Gm e por fim D, nessa respectiva ordem: A7 D A Ooh Quando você precisar; Bm De um lugar / Pra se deitar; G Pode procurar; Em Que eu vou estar; G A Fofa, bonita e cheirosa; D A7 Pra você me abraçar; D A Ooh Quando você precisar... Em Eu vou estar; G A Fofa bonita e cheirosa; D Bb Gm D; A peça teve a duração de 45 segundos, sendo que aos 23 segundos da peça, entra a janela (abertura para a introdução de texto), dizendo mais sobre a instituição que promove a publicidade, a causa, o slogan da campanha -  Tem coisas que levam tempo, tem coisas que o tempo leva -, o que é o produto em si, a empresa apoiadora e uma frase de impacto convidando o ouvinte a comprar o produto. Dessa forma a parte de texto publicitário atingi sua função. E a letra retrata o produto como se houvesse vínculo emocional com o dono, tendo uma composição calorosa e que transmiti a suavidade necessário para a harmonização de todo o jingle, além de reforçar a essência que foi desejada para as almofadas. Foi escolhida uma locutora de voz mais madura, da aluna Larissa Machado, uma vez que a voz da cantora era serena e suave para combinar com a parte musical, de tal forma foi necessário que a locutora que passasse credibilidade, sendo um pouco mais firme do que a voz lírica. A melodia/letra foi gravada no estúdio de áudio do Centro Universitário Newton Paiva orientado pelo técnico de rádio e músico Denis Araújo. Primeiro foram gravadas duas linhas de violão, uma que é uma base guia e outra dedilhada, que seria harmonizada com a base de teclado. Logo após foi gravada a primeira e a segunda voz, feitas pela mesma cantora e em seguida uma base de piano arpejado, este que por sua vez traz a essência do conceito criativo que é a base suave da canção de ninar. Os equipamentos utilizados foram o microfone  B2 Behringer para gravar as vozes, o microfone  Shure SM57 para gravar o violão, a mesa  01V Yamaha para mixar e o software Sony Vegas para edição da música.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>