ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01255</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Expresso Ceunsp</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Débora Eloiza Simeão (Centro Universitário Nossa Senhora Do Patrocínio); Luis Fernando Rodrigues Cesarotti (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Aparecida Rocha de Aquino (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Expresso Ceunsp é a empresa júnior que reúne todos os trabalhos produzidos por estudantes de Jornalismo dentro da AECA, a Agência experimental de Comunicação e Artes, projeto vigente no CEUNSP há mais de uma década com o objetivo de simular aos estudantes a vivência do mercado de trabalho, desde a seleção, feito após entrega dos currículos e entrevista pessoal com o professor orientador, até o andamento do processo de produção e publicação do material jornalístico. Todo o processo conta com protagonismo dos alunos, desde a criação dos diferentes produtos, com aval do orientador, até a produção, da pauta à publicação. O princípio da Agência Expresso Ceunsp é que jornalismo é um processo de construção coletiva, impossível de se produzir sozinho e que precisa de organização e cuidado. Isso vale para qualquer uma das plataformas  jornais e revistas impressas, rádio, televisão, websites e perfis em redes sociais que congregam texto, áudio, vídeo e produção de infográficos, muitas vezes animados. A Agência foi criada para gerenciar e dar suporte aos seguintes produtos:  Gabrielle , uma publicação de viés feminista;  Expresso , jornal impresso e portal online sobre assuntos gerais;  TV Moderna , para produção de reportagens;  Geekcast , programa de radiojornalismo com temática de cultura pop; e  Futebol e Resistência , programa de rádio sobre esportes. O trabalho da Agência foi realizado com o objetivo de proporcionar a condição adequada para criações multimídia utilizando os meios disponibilizados por cada projeto. Com os diferentes suportes, o autor pode oferecer ao usuário diversidade de propostas para acessar o conteúdo, levando em consideração que em cada uma delas, por seus formatos diferentes, pode-se criar uma perspectiva distinta acerca da informação tratada, como defendem os espanhóis Javier Díaz Noci e Ramón Salaverría em seu  Manual de redacción ciberperiodística , editado pelo Grupo Planeta (GBS) em 2003. Outro objetivo era fazer com que os materiais produzidos transcendessem a função de um trabalho acadêmico, chegando ao público-alvo  determinado de acordo com cada projeto  como um conteúdo jornalístico próprio para consumo, com informações relevantes em diversos segmentos e disposição de fácil compreensão, seguindo os dizeres de Jesús Timoteo Alvarez no artigo  Los medios y el desarrollo de la sociedade occidental , parte do livro  Historia del periodismo universal , organizado por Carlos Barrera e publicado pela ed. Ariel em 2004:  O jornalismo está intimamente ligado à inovação. (...) A história do jornalismo é então a história de uma adaptação às inovações de cada momento em tecnologia, em produção, em distribuição, em venda e em entendimento de mercado. (ALVAREZ, 2004, p. 31) Por fim, o desenvolvimento da Agência Expresso ampliou o processo de aprendizagem dos alunos, possibilitando a aplicação das teorias e técnicas ensinadas ao decorrer do curso, que permeiam o jornalismo digital, gerenciamento de redes sociais e construção de reportagens em diversas plataformas, além de proporcionar aos estudantes um ambiente similar ao do mercado de trabalho, conforme sugerido pela educadora Sandra Carvalho dos Santos no artigo  O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos sete princípios para a boa prática na educação de Ensino Superior , publicado na Revista de Gestão em 2010:  Eles deveriam falar e escrever sobre o que estão aprendendo, fazer relações com experiências anteriores e saber como aplicar o aprendido na vida prática. Isto significa que eles precisam reconhecer o que está sendo ensinado como importante e tornar isto parte deles mesmos. A aprendizagem ativa é encorajada em classes que usam exercícios estruturados, desafios, trabalhos em grupo, estudos de caso ou métodos de aprendizagem individualizada. (SANTOS, p. 7, 2010) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por mais que envolvesse produções telejornalísticas, radiofônicas e impressas, o foco da Agência Expresso era o meio digital, convergindo características de todos os tipos de mídia em um espaço só, acrescentando ainda recursos de hipertextualidade, customização de conteúdo e interatividade, disponíveis no cyberjornalismo, como apontam Jo Bardoel e Mark Deuze, pesquisadores que publicaram em 2000 o artigo  Network Journalism: converging competences of old and new media professionals na Univeirsidade de Amsterdã, na Holanda. O desenvolvimento dos conteúdos digitais partiu primeiramente de uma dedução, que surgiu a partir da experiência dos estudantes com reportagens concebidas durante o período acadêmico nas aulas regulares e no consumo dessas produções, já que ao consumirmos estamos integrando o processo de comunicação também como produtores, de acordo com Manuel Castells em seu  A Sociedade em Rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura  , de 1999, publicado pela editora Paz e Terra, um dos livros-base da disciplina Jornalismo Online, que integra a grade do curso de Jornalismo do Ceunsp. Ao ampliar essas vivências em cinco projetos diferentes, percebeu-se que nem todos poderiam funcionar da mesma maneira, por corresponderem a nichos de consumo diferentes e por trabalharem com plataformas distintas. A título de exemplo, a  Gabrielle , que é uma publicação digital disponibilizada em uma plataforma chamada Issuu, realizou um evento ligado ao Outubro Rosa, o mês de prevenção ao câncer de mama, que foi coberto pela  TV Moderna e divulgado nos canais dos dois veículos. Em matérias produzidas em conjunto com o Jornal Expresso, o conteúdo da TV funcionava como complemento, pois era incorporada à matéria escrita do Jornal, que encabeçava a disseminação da reportagem. Para trabalhar com todas essas possibilidades, selecionou-se os elementos que seriam incorporados a narrativa com o objetivo de deixá-la a mais fluída possível. Outro ponto crucial para compreender como funcionariam as estratégias dentro da Internet é a teoria da cibercultura postulada por Pierre Lévy no livro  Cibercultura , edição de 2010 da Editora 34, que seria  o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem junto ao crescimento do ciberespaço . Segundo o autor não há possibilidade de separar esse conjunto de técnicas e ideias do ser humano, o que inclui também o ciberespaço e as criações desenvolvidas nele.  É impossível separar o humano de seu ambiente material, assim como dos signos e das imagens por meio dos quais ele atribui sentido à vida e ao mundo. Da mesma forma, não podemos separar o mundo material  e menos ainda sua parte artificial  das ideias por meio das quais os objetos técnicos são concebidos e utilizados, nem dos humanos que os inventam, produzem e utilizam. Acrescentemos, enfim que as imagens, as palavras, as construções de linguagem entranham-se nas almas humanas, fornecem meios e razões de viver aos homens e suas instituições, são recicladas por grupos organizados e instrumentalizados, como também por circuitos de comunicação e memórias artificiais. (LÉVY, 2010, p.17) Dessa maneira, Lévy (2010) ainda afirma que  Uma técnica é produzida dentro de uma cultura, e uma sociedade encontra-se condicionada por suas técnicas . Esse condicionamento geraria, no caso da internet, uma permanente necessidade de estar conectado. Esse anseio, aliado à convergência dos meios de comunicação indicada por Henry Jenkins em  Cultura da Convergência , editado pela Aleph em 2009, é o que torna a internet um dos locais propícios para criação divulgação de pautas multimídia.  O fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia, a cooperação de múltiplos mercados midiáticos e o comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam. (JENKINS, 2009, p.29). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As redes sociais desenvolvem um caminho de mão dupla, ora servindo para recolher as informações e outra para a divulgação de conteúdo, transformando-as em canais de distribuição instantânea. Pensando nisso e na escolha por trabalhar com ênfase no meio digital, a Agência Expresso Ceunsp empregou estratégias de marketing voltadas à internet, uma vez que o próprio produto oferecido pelos projetos já era um conteúdo informativo ou de entretenimento e não publicidade de um negócio. Então, aproveitando-se disso, tudo que era produzido tinha sua versão digital, até mesmo os programas de rádio. Depois de adaptados à internet eram compartilhados em suas respectivas páginas no Facebook para serem disseminados pelos próprios integrantes dos projetos e também pela equipe da Agência. Além dos produtos finais, foram produzidas postagens com o intuito de fidelizar o público e atrair engajamento, com base em pesquisas feitas pelos Social Medias em páginas de público-alvo semelhante. Algumas das iniciativas desenvolvidas pela Agência Expresso foram chamadas, pequenos vídeos ou imagens que anunciavam sobre um conteúdo que seria divulgado posteriormente, enquetes, sorteios de brindes, memes e transmissões ao vivo de eventos, dentre outros acontecimentos. Em conjunto com isso, também foi traçado a frequência das postagens e os melhores horários para cada página. Esse processo era contínuo, iniciando por meio de pesquisas disponibilizadas pelo próprio Facebook e se modificando de acordo com as estáticas no painel de cada casa, que oferecem, por exemplo, os horários em que se encontra mais usuários ativos, os dias de maior engajamento e o alcance das publicações. Para que o conteúdo fosse identificável rapidamente, cada página recebeu uma identidade visual com cores e símbolos diferentes, que tinham ligação ao que era oferecido. A intenção também era proporcionar ao usuário uma prévia do que encontraria na página, já que as combinações de cores e tipologias provocam reações afetivas e cognitivas como explicam Bernd Schmitt e Alex Simonson, na obra  A Estético do Marketing , publicada em 2000 no Brasil pela NBL Editora. O trabalho na Agência Expresso Ceunsp foi acima de tudo um espaço de experimentação. Aos poucos, o projeto segue ganhando consistência, o que permitiu aos estudantes não só terem a oportunidade de testar suas ideias, como a de trabalhar com projetos nos mais diversos segmentos. Integrar todos os produtos segue sendo um desafio, diante das propostas diversificadas, dos diferentes públicos e formatos. Mas é esse mesmo o objetivo: proporcionar aos alunos a possibilidade de lidar com situações práticas que remetiam às teorias aprendidas em aula e de vivenciar o trabalho em equipe, não só internamente, mas com todos os estudantes que integram a Agência Experimental de Comunicação e Artes. Referências REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ÁLVAREZ, J. T. Los medios y el desarrollo de la sociedade occidental. In: BARRERA, C. (coord.). Historia del periodismo universal. Barcelona: Ariel, 2004. BARDOEL, J.; DEUZE, M. Network Journalism: converging competences of old and new media professionals. Disponível em: https://scholarworks.iu.edu/dspace/bitstream/handle/2022/3201/BardoelDeuze+NetworkJournalism+2001.pdf?sequence=1. Acesso em 17.abr.2019. CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010 NOCI, J.D.; SALAVERRÍA, R. Manual de redacción ciberperiodística. Barcelona: Grupo Planeta (GBS), 2003. SANTOS, S.C. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos sete princípios para a boa prática na educação de Ensino Superior. In: REGE Revista de Gestão, São Paulo, 2010. SCHMITT, Bernd H.; SIMONSON, Alex. estética do marketing, A Exame. São Paulo: NBL Editora, 2000. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>