ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01258</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Nacom: Vamos cocriar o futuro?</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Carolina Tardin Coura (Universidade Vila Velha); Carolina Queiroz Brandão (Universidade Vila Velha); Laís Batista de Paula (Universidade Vila Velha); Nathalia Louro Andrade (Universidade Vila Velha); Rodrigo Dantas Bandeira (Universidade Vila Velha); Hugo Chaves Torezani (Universidade Vila Velha); João Otávio de Souza Garcia (Universidade Vila Velha); João Giry de Castro Netto (Universidade Vila Velha); Maria Aparecida Torrecillas Abreu (Universidade Vila Velha); Clara Távora Denadai (Universidade Vila Velha)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tradicionalmente, uma agência júnior pauta seu modelo de atuação pelas estruturas e fluxos de trabalho de agências profissionais em funcionamento na atualidade. A base conceitual é a simulação do trabalho das agências ditas "reais". Contudo, limitar-se a mimetizar os modelos praticados, suas formas de pensar e fazer publicidade, pode significar uma atuação "congelada", uma simples replicação de modos de atuação, sem acrescentar a necessária reflexão e experimentação que devem permear a produção acadêmica de conhecimento. O Nacom, a agência júnior do Curso de Publicidade da UVV, tem como premissa o questionamento e o olhar crítico sobre o pensar e fazer publicitários. Sob essa ótica, define um modo de existência fortemente experimental, no sentido de pesquisar e testar cotidianamente novas formas de praticar a comunicação, buscando tendências, forçando fronteiras e conceitos. Lala Deheinzelin, em seu livro Desejável Mundo Novo (Editora do Autor, 2012), cita Eduardo Galeano  "Este é um mundo grávido de outro mundo"  para afirmar que "sustentabilidade não virá apenas de ajustes nos velhos modelos. Estamos falando de algo novo". Daí surge um dos caminhos conceituais que o Nacom escolheu tomar, ligado ao mundo das chamadas Novas Economias, que Deheinzelin afirma terem como foco superar os modelos mentais da escassez, da competição e do uso irresponsável de recursos naturais, buscando processos colaborativos  seja entre pessoas ou com o planeta (http://www.itmanagement.com.br/2018/futurismo-as-quatro-economias/). "Neste modelo estamos em rede, somos coautores e, portanto, corresponsáveis", diz Deheinzelin (Desejável Mundo Novo, Editora do Autor, 2012). É na coautoria e na corresponsabilidade que o Nacom vem apoiando seu modo de atuação, as relações entre os componentes e as escolhas dos projetos que serão desenvolvidos, compartilhando as decisões do dia a dia entre professores orientadores e alunos e incentivando a autonomia e o protagonismo dos estagiários, monitores e voluntários que compõem a equipe. A agência também tem privilegiado propostas de trabalho que colocam em prática diversas formas de conectar, recriar e interagir. Alguns exemplos desses trabalhos são: o NaCom-Working  um espaço de coautoria de projetos com alunos de todos os cursos da UVV  ; a oficina "Não estamos mais no Kansas, Totó!"  um dos produtos do NaCom-Working que, recriando a trajetória do filme "O Mágico de Oz", busca despertar o empreendedorismo criativo entre os participantes  ; a "Oficina de Coragem"  ação para a comunidade que incentivava a expressão criativa pessoal  ; o "Vai Livro Vem Livro"  evento anual de troca de livros usados  ; a ação "Converse mais", campanha para a prevenção do suicídio no movimento do Setembro Amarelo  ; o NacomTV  um canal no YouTube voltado para reflexões sobre os caminhos da Publicidade  o "Garoto Propaganda"  evento que propõe desafios criativos a todos os alunos do curso, enfatizando sempre óticas ambientais e sociais da Publicidade  e o "Passa-cópia"  ação de incentivo à troca de fotocópias de textos de disciplinas entre os alunos. Junta-se a esses trabalhos, a criação da identidade visual e comunicação do Festival de Cinema de Santa Teresa, no início de 2019. Agência superpremiada  Festival de Gramado, Prêmio Colibri (maior premiação capixaba), Central de Outdoor e diversos Prêmios Expocom  , o Nacom já conquistou também o título de Melhor Agência Júnior no Expocom Sudeste 2017, além de ter atuado na organização do Intercom Sudeste 2014 e do evento História da Mídia Sudeste 2013. A ênfase em novos formatos de criação e comunicação e em modelos não tradicionais de trabalho tem permeado a existência da agência, tendo como foco formar profissionais e seres humanos capazes do pensar livre e do oferecimento de soluções não convencionais, compatíveis com os novos cenários econômicos, sociais, ambientais e políticos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Nacom tem como propósito se manter como um rascunho que nunca está concluído. Esse eterno estado de possibilidades a que a agência se propõe é a essência do seu método de trabalho: um modelo aberto que se baseia na flexibilidade e na reconfiguração constante. Nos últimos anos, tem buscado se alinhar com as tendências mundiais que se conectam com as Novas Economias, por entender que o futuro se construirá sob "uma visão de sustentabilidade a partir de economia criativa e modelos colaborativos" (Deheinzelin, Desejável Mundo Novo  Editora do autor, 2012). Como declara Dias (Economia no Dia a Dia - Clube de Autores - 2016), "a economia está mudando não só o modo como entendemos oferta e demanda e a nossa relação com os bens materiais, mas, também, nossas relações pessoais". As Novas Economias emergentes inspiram uma busca por realização e propósito acima ou no mesmo nível da satisfação financeira, como afirma Itzhakov et al. (Os Benefícios da Nova Economia  ARI Publishers - 2012). O autor reflete que "a nova economia vai criar em nós um sentimento de realização que não pode ser medido com o dinheiro. [...] as pessoas ficam satisfeitas com relacionamentos bem sucedidos, a partir de um sentimento de confiança e realização pessoal". A Economia Colaborativa, uma das novas economias que inspira o Nacom, é assunto de estudo de Dias no livro Economia no Dia a Dia (Clube de Autores - 2016), onde a caracteriza, comentando que "o principal ponto deste modelo é a não posse das coisas, mas sim o compartilhamento delas". O que torna esse modelo interessante para o Nacom é o estímulo a um mercado menos consumista e com mais interações humanas. Um novo modelo estrutural e conceitual de trabalho, pautado nas premissas da Economia Colaborativa, é o modelo de "coworking". Segundo Leforestier citado por Munhoz et al. no artigo Coworking e Crowdsourcing (2013) "são locais em que recursos, ideias e serviços são compartilhados entre seus membros (empresas ou profissionais liberais)". Seguindo esse modelo, o Nacom criou em 2018 o NaCom-Working, espaço colaborativo disponibilizado para atividades interdisciplinares entre os alunos da equipe, do curso de publicidade e alunos de outros cursos. Assim como o NaCom-Working, outros projetos do Nacom têm se baseado em pesquisas sobre as novas formas de trabalho e as carreiras que se inspiram na transdisciplinaridade, na sustentabilidade e na criatividade. As oficinas "Não estamos mais no Kansas, Totó!" e "Oficina de Coragem" são atividades que se baseiam na busca do autoconhecimento, do propósito de vida e nas interações humanas mais efetivas, foco do Empreendedorismo Criativo. Rafaela Cappai, em sua obra "Criativo e Empreendedor, Sim Senhor!"(Sem editora  2015), afirma que o mundo do trabalho passa por uma revolução, cujo sucesso tem menos a ver com dinheiro e reconhecimento e mais com "se descobrir, se experimentar, se reinventar". E ela continua afirmando que o caminho é impactar positivamente o mundo "compartilhando o que tem de melhor com pessoas que admiram o que você faz (...) inclusive pagando pelo que você tem a oferecer". Uma metodologia bastante usada nesses dois projetos do Nacom foi o Design Thinking. Segundo Vianna et al. (MJV Press  2012) "nesse tipo de pensamento, busca-se formular questionamentos através da apreensão ou compreensão dos fenômenos, ou seja, são formuladas perguntas a serem respondidas a partir das informações coletadas durante a observação do universo que permeia o problema". Para o Nacom, apoiar-se nas Novas Economias é fundamental na definição de suas diretrizes de trabalho, pois apontam para um constante repensar: como frear o consumo para redesenhar estilos de vida sustentáveis; como superar o modelo econômico da competição pelo da colaboração; como reinventar novas formas de produzir e distribuir produtos e serviços, dentro do universo da sociedade em rede. É por meio da criatividade e da colaboração que um novo mundo se construirá, é o que o Nacom acredita.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entre os trabalhos produzidos em 2018 pelo Nacom, destacaram-se os que estiveram marcados pelas premissas da Economia Colaborativa e do Empreendedorismo Criativo, sendo esses os selecionados para serem descritos aqui. O projeto NaCom-Working, um espaço criado nos moldes dos co-workings que proliferam nas grandes cidades, tendo como objetivo incentivar a transdisciplinaridade com outros cursos da UVV e estimular os alunos a colocarem em prática suas ideias, apoiando-os no momento inicial em que, muitas vezes, duvidam da própria capacidade de realização. Por meio de um formulário on-line, os alunos enviavam suas ideias, selecionadas pelo Nacom de acordo com o potencial criativo. Os responsáveis então se uniram ao Nacom para desenvolvê-las em coautoria, até a fase de prototipagem. Uma das ações criadas no NaCom-Working foi a oficina  Não Estamos Mais no Kansas, Totó! . Explorando suas capacidades criativas, num caminho de descobertas pessoais análogas à trajetória da personagem Dorothy no filme  O Mágico de Oz , os participantes percorreram o  caminho dos tijolos amarelos , inspirados pelos questionamentos do Espantalho, pela busca de coração do Homem de Lata e da Coragem pelo Leão Covarde. Em 2019, outro projeto se destacou dentre os realizados no NaCom-Working: o  Viver na Pele . A partir da ideia inicial de 2 alunos do curso de Relações Internacionais, foi cocriada uma ação que começa com um bate-papo e termina com camisas sendo disponibilizadas com frases dos próprios participantes, sempre tendo como tema assuntos que, por essência, só podem ser entendidos pela empatia com os que sofrem o problema  na pele , como o racismo, a homofobia ou o machismo. Em 21/04/2018, aconteceu em Vitória, o Dia Mundial da Criatividade  data oficializada pela ONU para celebrar a criatividade em todo o mundo. O evento, que ocorreu simultaneamente em 13 cidades brasileiras, teve o Nacom como única agência júnior a participar, realizando a  Oficina de Coragem , atividade que reuniu pessoas de idades, gêneros e perfis sociais diversos para exercícios lúdicos de expressão pessoal. A atividade teve que expandir suas vagas de 15 para 27, diante da procura, e foi realizada no estúdio de design OParque, no centro da cidade. O Vai Livro vem Livro é um evento promovido pelo NACOM anualmente desde 2012. Assim como em todas as edições, em 2018 os alunos da UVV foram convidados a trocar livros usados, num importante incentivo à leitura. O evento aconteceu em Outubro, sendo estendido de 2 para 4 dias, devido à procura do público. O Garoto Propaganda também é um evento anual, já chegando a sua 10ª edição em 2020. A ação reúne alunos e professores do curso de Publicidade em torno de questões relevantes sobre a atividade publicitária e marca a seleção da nova equipe do Nacom. Outro projeto que se baseia no estímulo à interação entre os alunos é o  Passa-cópia , uma campanha que incentiva a troca de cópias de materiais acadêmicos entre os alunos. Novamente a interação humana é foco de um projeto do Nacom  proposto pelos próprios alunos da equipe  na campanha  Converse Mais para prevenção do suicídio, dentro do movimento Setembro Amarelo. Com a frase  O mundo seria melhor se a gente conversasse mais , pequenas dobraduras  abre-fecha foram penduradas em árvores do campus com estímulos a se iniciar conversas mais empáticas. O Nacom TV, um dos destaques de 2018, é o canal do YouTube criado para se levar a debate assuntos relevantes e que proporcionem um olhar crítico sobre a atividade publicitária. O primeiro programa a ser colocado no ar foi o  Como explicar o Nacom? , uma apresentação bem-humorada da equipe e do fluxo de trabalho da agência. No início de 2019, o Nacom assumiu a criação da identidade visual e comunicação do Festival de Cinema de Santa Teresa, que se realizará em agosto, um trabalho que reafirma a crença do Nacom na dimensão sociocultural como caminho para a construção de um mundo sustentável, diverso e criativo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>