INSCRIÇÃO: 01302
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT07
 
TÍTULO: Hotsite Dossiê Curinga: Constituição 30 anos
 
AUTORES: Luciana Almeida Gontijo (Luciana); Tatiane Colmenero Marques (Universidade Federal de Ouro Preto); Michele da Silva Tavares (Universidade Federal de Ouro Preto); Frederico de Mello Brandão Tavares (Universidade Federal de Ouro Preto); Dayane do Carmo Barretos (Universidade Federal de Ouro Preto); Luciana Almeida Gontijo (Universidade Federal de Ouro Preto)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Entende-se como necessário ao jornalismo se adequar às novas demandas. O objetivo maior da produção digital é estabelecer uma relação de complementaridade entre o dossiê e o hotsite levando em conta a importância das redes na transmissão de informação atualmente. Além disso, a plataforma digital também nos permite uma abordagem diferenciada sobre o tema proposto pela edição, explorando novas nuances e formatos sobre as mesmas presentes no material impresso.਀䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀 戀甀猀挀愀洀 椀渀琀攀最爀愀爀 攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 猀漀洀愀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀㨀 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀洀愀最攀洀Ⰰ 猀漀洀 攀 瘀搀攀漀⸀ 倀爀漀瀀漀渀搀漀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀⼀甀猀甀爀椀漀⸀ Marcada pela transição após mais de 20 anos de período ditatorial, a Carta Magna nacional foi elaborada em uma sociedade que estava se reerguendo pelos pilares das lutas sociais. O produto aqui apresentado refere-se ao hotsite desenvolvido para a 26ª Edição da Revista Curinga, na disciplina “Laboratório Integrado II: Grande Reportagem”, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), elaborado entre agosto e novembro e publicado em dezembro de 2018.਀䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 挀漀洀漀 䐀漀猀猀椀 琀攀洀琀椀挀漀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 挀甀樀漀 琀攀洀愀 爀攀昀攀爀椀愀ⴀ猀攀 愀漀猀 ㌀  愀渀漀猀 搀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀琀愀搀漀猀 攀洀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ 吀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 漀戀猀攀爀瘀漀甀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀猀猀攀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 氀攀椀猀 焀甀攀 愀猀猀攀最甀爀愀洀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 愀猀 搀椀瘀攀爀最渀挀椀愀猀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 攀 猀甀愀 愀瀀氀椀挀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀椀愀渀琀攀 漀 最漀瘀攀爀渀漀 愀琀甀愀氀 攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 切氀琀椀洀愀猀 搀挀愀搀愀猀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀琀椀甀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀攀猀 攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀攀猀 猀漀戀爀攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 ⠀攀渀猀椀渀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 最渀攀爀漀Ⰰ 䰀䜀䈀吀儀䤀⬀Ⰰ 爀攀氀椀最椀攀猀Ⰰ 猀愀切搀攀Ⰰ 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 洀漀爀愀搀椀愀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀琀挀⤀ 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 瘀椀爀琀甀愀氀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 攀渀最氀漀戀愀渀搀漀 甀洀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 愀 昀椀洀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀⼀甀猀甀爀椀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀漀洀 攀猀猀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 挀愀甀猀愀洀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 搀椀爀攀琀漀猀 渀愀 瘀椀搀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ Com um trabalho de cunho ético-estético, tomou-se em conta uma perspectiva acerca dos significados que esse “livro” possui na vida individual e coletiva, trazendo dados para sustentar e refletir sobre sua vivência e existência cotidianas.਀䄀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀愀洀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 挀氀愀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀 渀昀愀猀攀猀 渀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 愀猀猀甀洀椀渀搀漀 甀洀 琀漀洀 漀爀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀爀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀瀀漀渀琀愀爀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 琀漀琀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀椀氀愀爀 搀愀 昀爀最椀氀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ Tendo em vista que os alcances da internet permitem a circulação para a amplitude de pessoas e que se tratou de uma temática nacionalmente importante, a diversidade jornalística assumida foi ainda mais necessária, tentando-se com isso, traduzir assuntos complexos, de ordem jurídica e política (além de aspectos econômicos, históricos etc).਀䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 圀椀砀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀甀 愀 攀猀猀愀 搀攀洀愀渀搀愀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀猀 猀攀甀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 眀攀戀搀攀猀椀最渀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 愀甀搀椀漀瘀攀爀戀漀瘀椀猀甀愀氀 愀氀挀愀渀愀搀漀 昀漀椀 漀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 戀甀猀挀漀甀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀椀搀愀搀攀⸀ O hotsite da edição 26 da Revista Curinga, pode-se dizer, condensou tanto um momento de experimentação, para tentar impulsionar uma mudança social e reflexão sobre direitos fundamentais, quanto promoveu singularmente o reconhecimento sobre o respeito à diversidade e inclusão como preceitos para uma vida social plena.਀伀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀Ⰰ 攀洀 猀渀琀攀猀攀Ⰰ 昀漀椀 漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀 挀漀洀 漀猀 琀攀洀愀猀 攀洀攀爀最攀渀琀攀猀 攀 瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 ⠀ᰀ洠愀氀 爀攀猀漀氀瘀椀搀漀猀ᴀ⤠ 渀愀 渀漀猀猀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䘀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 漀猀 瀀漀搀挀愀猀琀猀Ⰰ 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀 攀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 挀甀爀琀漀猀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 爀瀀椀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 攀搀椀漀 搀愀 䌀甀爀椀渀最愀 攀 猀攀甀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀 栀漀琀猀椀琀攀 攀猀琀 攀洀 挀漀渀猀漀渀渀挀椀愀 挀漀洀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 洀甀搀愀渀愀 攀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 琀爀愀琀愀 搀漀猀 ㌀  愀渀漀猀 搀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 ㄀㤀㠀㠀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 焀甀攀猀琀攀猀 氀椀最愀搀愀猀  䌀愀爀琀愀 䴀愀最渀愀 渀漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 愀漀 焀甀愀渀琀漀 愀椀渀搀愀 攀猀琀愀洀漀猀 氀漀渀最攀 搀攀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 焀甀攀 氀 攀猀琀漀 攀砀瀀爀攀猀猀漀猀⸀ 倀漀爀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀琀爀攀氀愀搀漀 琀愀洀戀洀 愀 甀洀愀 攀搀椀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 愀洀戀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 漀 栀漀琀猀椀琀攀 漀猀挀椀氀愀 攀渀琀爀攀 甀洀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 ⠀瀀漀椀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀 甀洀愀 攀猀挀漀氀栀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀⤀ 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 甀洀愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 ⠀樀 焀甀攀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀琀攀渀琀漀 猀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 搀椀渀洀椀挀愀猀 搀愀 眀攀戀⤀⸀ A identidade visual do hotsite foi pensada a partir da estética de fanzines punks do final dos anos 1970, que tinham como marca principal os recortes assimétricos de fotografias e as sobreposições de imagens. A escolha se deu por uma relação próxima entre o ambiente que propiciou o surgimento do movimento punk, entre as décadas de 1960 e 1970, na Inglaterra, de grande incerteza e crise social, altas taxas de desemprego, principalmente entre os jovens. A chegada do movimento punk e seu fortalecimento nas grandes cidades do Brasil também estão em sincronia com os movimentos pela redemocratização e das Diretas Já!, já nos anos 1980. Para complementar a identidade visual, utilizou-se fontes que remetem ao stencil, muito utilizado em faixas e cartazes, tanto em protestos quanto em panfletos convocatórios para assembleias e outras mobilizações políticas, sociais ou culturais.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 栀漀琀猀椀琀攀 漀挀漀爀爀攀甀 戀甀猀挀愀渀搀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀漀稀攀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 最椀爀愀洀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀渀琀攀⸀ 䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 瀀愀甀琀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 氀攀瘀漀甀 愀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 愀 猀愀切搀攀Ⰰ 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 最渀攀爀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀氀椀最椀攀猀 攀 愀 氀愀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 攀 洀漀爀愀搀椀愀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 昀漀椀 愀戀漀爀搀愀爀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀 挀椀搀愀搀漀 挀漀洀漀 爀攀琀爀愀琀漀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 洀攀猀 搀攀 昀椀氀栀漀猀 渀漀 挀爀挀攀爀攀Ⰰ 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀 攀洀 甀洀 瀀愀猀 洀椀猀挀椀最攀渀愀搀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 愀氀琀漀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 漀甀 愀 愀瀀漀猀攀渀琀愀搀漀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 攀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 渀漀猀  愀猀猀攀最甀爀愀搀漀 瀀漀爀 氀攀椀 挀漀洀漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ Para facilitar a assimilação do conteúdo, optou-se pela alternância de formatos da web como podcasts, radiodocumentários, vídeos, documentários, infográficos e galerias de fotos. Esses recursos possibilitam a proximidade através da internet e da identificação, abordando os temas com sensibilidade e buscando os valores jornalísticos na forma de narrar a história diante de tal importância social.਀䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 ⠀圀椀砀⤀ 昀漀爀渀攀挀攀 琀愀洀戀洀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 愀瘀攀爀椀最甀愀爀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀猀 攀 愀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 漀爀椀最攀洀 搀漀 愀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 瀀爀漀琀攀漀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀⸀ 䔀猀猀攀 洀漀渀椀琀漀爀愀洀攀渀琀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 愀瘀愀氀椀愀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 渀漀猀猀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀 愀戀爀愀渀最攀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 昀漀爀琀攀猀 瘀椀最椀氀愀渀琀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀搀漀爀愀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀⸀ A preocupação foi trazer o contexto desde a criação da Constituinte e os significados que delegam a esse documento a autonomia e a autoridade acima de todos os cidadãos da nação. A ordem das reportagens segue a cronologia do impresso e complementa tal edição, além de trazer relatos sensíveis de pessoas que vivem os impactos da sociedade desigual em diversas instâncias e as contestações necessárias sobre o cumprimento desse documento que está “acima de nós”. Dentro desse quadro, representatividade, funcionalidade e problematização das medidas que vêm sendo discutidas e tomadas pelo poder público foram uma espécie de fio condutor do processo de elaboração e estruturação editorial do produto.
 
OBJETIVO
A produção do hotsite teve acompanhamento processual, feito por etapas de elaboração. Desde a escolha do tema, os 30 anos da Constituição Federal, pensou-se em trazer uma identidade visual que estivesse fora do lugar-comum, sem dar enfoque para elementos nacionalistas muito repetitivos, presentes sobretudo na cobertura da mídia tradicional. Houve uma preocupação em encontrar outras formas possíveis de representação para o tema, e assim, durante o trabalho de pesquisa visual, consideramos explorar, junto com a estética das fanzines e/ou apenas “zines”, especialmente as ligadas ao movimento punk da década de 1970, como já dito, perspectivas visuais que dialogassem com a realidade brasileira e também com o contexto dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil.਀䄀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀愀椀渀攀氀 焀甀攀 搀 椀渀挀椀漀  挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 猀椀琀攀 戀甀猀挀愀 琀爀愀稀攀爀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 甀爀戀愀渀愀 攀 栀椀猀琀爀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀攀猀Ⰰ 挀漀氀愀最攀渀猀 攀 爀攀挀漀爀琀攀猀 洀愀渀甀愀椀猀 愀昀椀渀愀搀漀猀  挀甀氀琀甀爀愀 瀀甀渀欀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀愀椀渀攀氀 猀攀 搀攀甀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀Ⰰ 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 挀攀搀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 ⠀攀搀椀琀漀爀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀愀 攀搀椀漀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀攀猀 攀砀琀攀爀渀愀⤀ 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 昀漀爀愀洀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀 攀 甀瀀氀漀愀搀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀攀爀琀攀渀挀椀愀洀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀攀洀 猀椀洀戀漀氀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 氀甀琀愀 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 瀀漀爀 甀洀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 攀 瀀攀氀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 渀攀氀愀 愀猀猀攀最甀爀愀搀漀猀⸀ Para complementar a estética de zine optamos, no título do painel, o uso de uma tipografia que remetesse ao estêncil, técnica muito utilizada em cartazes e intervenções urbanas, na cor branca com fundo marrom-avermelhado, buscou unidade e destaque junto ao fundo sépia, que por sua vez procurou trazer um contraste atemporal, mesclando imagens atuais com a aparência envelhecida das fotos de arquivo.਀䨀 渀漀猀 搀攀洀愀椀猀 琀琀甀氀漀猀Ⰰ 挀栀愀瀀甀猀Ⰰ 攀 搀攀猀琀愀焀甀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀爀椀漀爀椀稀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀猀猀攀 挀漀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀漀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 漀瀀琀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 洀焀甀椀渀愀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀⸀ 伀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 琀攀砀琀甀爀愀 愀 洀愀猀猀愀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 攀 愀猀 琀愀最猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 挀栀愀瀀甀 昀愀稀攀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀猀 愀戀愀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀⸀ 䄀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 挀漀爀瀀漀 搀攀 琀攀砀琀漀  愀 洀攀猀洀愀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀 愀猀 愀戀愀猀 搀漀猀 挀栀愀瀀甀猀 攀 愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 猀甀戀搀椀瘀椀搀攀洀 愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀渀搀漀 愀 甀渀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀漀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⸀ Por fim, o conteúdo foi pensado coletivamente, com cada equipe de reportagem definindo quais seriam as melhores formas de abordar o tema, destrinchando-o de acordo com suas respectivas pautas, elaborando formas diferentes e criativas de trabalhar o mesmo conteúdo proposto no impresso, em uma outra perspectiva e suporte. Como resultado obteve-se uma variedade de produções multimídia, como galeria de imagens interativas, produções audiovisuais, infográfico, ensaios fotográficos, podcasts, fotorreportagem e ilustrações.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 昀愀氀栀愀猀 渀漀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 氀攀最椀猀氀愀琀椀瘀漀Ⰰ 樀甀爀搀椀挀漀 攀 攀砀攀挀甀琀椀瘀漀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀爀 漀 猀攀渀猀漀 挀爀琀椀挀漀⸀ 䔀砀琀爀愀瀀漀氀愀渀搀漀 愀猀 氀椀洀椀琀愀攀猀 昀猀椀挀愀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀漀搀攀爀 搀漀 眀攀戀猀椀琀攀 攀 猀甀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 渀愀 瘀椀搀愀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 攀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀愀爀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 愀 昀愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 椀渀挀椀漀 搀攀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀  瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 渀漀 猀 瀀愀爀愀 愀 愀挀愀搀攀洀椀愀㬀 攀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 攀砀瀀愀渀猀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀