INSCRIÇÃO: 01303
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP03
 
TÍTULO: Seminário imaginaRIO: pensando a cidade pós-megaeventos
 
AUTORES: Jessica Ferreira Dray (Faculdade de Comunicação Social da UERJ); Ricardo Ferreira Freitas (Faculdade de Comunicação Social da UERJ); Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha (Faculdade de Comunicação Social da UERJ); Débora Gauziski de Figueredo Bueno (Faculdade de Comunicação Social da UERJ); Thamiris dos Santos Lima de Castilho (Faculdade de Comunicação Social da UERJ); Douglas Vinicius Alves Barrozo (Faculdade de Comunicação Social da UERJ); Raisa Lace Correa (Faculdade de Comunicação Social da UERJ); Ana Luiza Oliveira da Costa (Faculdade de Comunicação Social da UERJ); Ana Clara Camardella Mello (Faculdade de Comunicação Social da UERJ); Ana Clara Pontes Pinto (Faculdade de Comunicação Social da UERJ)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A proposta do seminário imaginaRIO foi discutir as repercussões dos megaeventos esportivos, em especial a Copa Mundo e os Jogos Olímpicos, e dos grandes eventos presentes no calendário cultural da cidade do Rio de Janeiro (Réveillon, Carnaval, Festival do Rio, entre outros). O seminário foi idealizado pelo Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon), vinculado à Faculdade de Comunicação Social da UERJ, e ocorreu no auditório do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ, nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2018. O evento contou com a presença de 16 palestrantes e cinco mediadores, que analisaram os resultados, legados e a construção da imagem do estado e do país. O público-alvo eram professores, alunos de graduação e pós-graduação em Comunicação e áreas afins e interessados em geral.਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀椀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 攀 漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 漀挀愀猀椀漀渀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀最愀攀瘀攀渀琀漀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀Ⰰ 漀 椀洀愀最椀渀愀刀䤀伀 琀攀瘀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 挀漀渀最爀攀最愀爀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀 攀 瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀甀爀猀漀猀 搀愀 唀攀爀樀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 䰀愀挀漀渀 瀀愀爀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 最攀爀愀爀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ O seminário teve duração de três dias e foi composto por cinco mesas (duas mesas por dia), com a presença de três palestrantes e um moderador, e uma palestra de encerramento. O evento foi organizado da seguinte forma:਀∀ठ䴀攀猀愀 ㄀ ጀ†吀攀洀愀㨀 ᰀ䄠 洀愀爀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀㨀 戀爀愀渀搀椀渀最 甀爀戀愀渀漀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀ᴀ⸠ 䌀漀渀瘀椀搀愀搀愀猀㨀 倀愀琀爀挀椀愀 䌀攀爀焀甀攀椀爀愀 ⠀ᰀ䄠 洀愀爀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀㨀 漀 挀愀猀漀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀ᴀ⤠Ⰰ 嘀攀爀愀渀椀猀攀 䐀甀戀攀甀砀 ⠀ᰀ传 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䌀椀搀愀搀攀猀 䌀爀椀愀琀椀瘀愀猀 攀 漀 伀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀 搀愀 䴀愀爀挀愀 刀椀漀ᴀ⤠ 攀 䨀漀爀最椀愀渀愀 䈀爀攀渀渀愀渀搀 ⠀ᰀ传 刀椀漀 搀漀 猀甀戀切爀戀椀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀㨀 漀 挀愀猀漀 搀愀 䘀攀椀爀愀 搀愀猀 䈀爀攀挀栀漀氀攀椀爀愀猀 搀攀 䴀愀搀甀爀攀椀爀愀ᴀ⤠⸀ 䴀攀搀椀愀漀㨀 䔀搀甀愀爀搀漀 䴀甀爀愀搀⸀  • Mesa 2 – Tema: “Carioquices: a cidade do Rio em imagens”. Convidadas: Tetê Mattos (“A imagem da cidade do Rio de Janeiro no Festival do Rio”), Ana Teresa Gotardo (“Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: A construção de sentidos sobre a marca-cidade em documentários internacionais de televisão”) e Alessandra Porto (“Lazer e sociabilidades na Avenida Atlântica: a Gang dos Patins). Mediação: Patrícia Rebello.਀∀ठ䴀攀猀愀 ㌀  ጀ†吀攀洀愀㨀 ᰀ匠攀渀琀椀搀漀猀 搀漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀ᴀ⸠ 䌀漀渀瘀椀搀愀搀愀猀㨀 嘀渀椀愀 䘀漀爀琀甀渀愀 ⠀ᰀ删椀漀 搀漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀爀瘀椀氀栀愀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀⸀ 䰀甀琀愀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 瀀漀爀 甀洀 挀漀渀猀攀渀猀漀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀 搀攀 挀椀搀愀搀攀 最氀漀戀愀氀ᴀ⤠Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䠀攀氀攀渀愀 䌀愀爀洀漀 ⠀ᰀ儠甀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀 琀攀洀 漀 倀漀爀琀漀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀㼀㼀㼀ᴀ⤠ 攀 䘀氀瘀椀愀 䈀愀爀爀漀猀漀 ⠀ᰀ䔠洀 戀甀猀挀愀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 ᠀洠愀爀挀愀 刀椀漀ᤀ㨠 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 猀椀琀攀 瀀漀爀琀漀洀愀爀愀瘀椀氀栀愀⸀挀漀洀⸀戀爀ᴀ⤠⸀ 䴀攀搀椀愀漀㨀 䐀攀渀椀猀攀 匀椀焀甀攀椀爀愀⸀ • Mesa 4 – Tema: “Paisagens do Rio Olímpico”. Convidados: Débora Gauziski (“O Rio Olímpico nas fotografias de Cesar Barreto”), Angelo Duarte (“Ruínas do Presente”) e Priscila Xavier (“Cidade maravilhosa imaginário, mito e identidade”). Mediação: Ricardo Freitas.਀∀ठ䴀攀猀愀 㔀 ጀ†吀攀洀愀㨀 ᰀ删椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 愀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 琀甀爀椀猀洀漀 攀 氀愀稀攀爀 挀愀爀椀漀挀愀ᴀ⸠ 䌀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀㨀 刀漀戀攀爀琀漀 嘀椀氀攀氀愀 ⠀ᰀ䐠愀猀 䈀愀琀愀氀栀愀猀 搀攀 䌀漀渀昀攀琀攀 愀漀猀 䘀漀最漀猀 搀攀 䄀爀琀椀昀挀椀漀㨀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 爀瘀攀椀氀氀漀渀 挀愀爀椀漀挀愀 攀洀 洀攀最愀攀瘀攀渀琀漀ᴀ⤠Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀 䰀愀挀攀爀搀愀 ⠀ᰀ䄠 椀洀瀀爀攀渀猀愀 挀愀爀椀漀挀愀 攀 愀 ᰀ爠攀琀漀洀愀搀愀ᴀ†搀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀 搀攀 爀甀愀 挀愀爀椀漀挀愀ᴀ⤠ 攀 䄀搀攀氀愀椀搀攀 䌀栀愀漀 ⠀ᰀ䜠愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 猀愀洀戀愀 攀 挀攀爀瘀攀樀愀 最攀氀愀搀愀 ⴀ 伀猀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀 氀愀稀攀爀 猀甀戀甀爀戀愀渀漀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀猀 洀攀最愀攀瘀攀渀琀漀猀ᴀ⤠⸀ 䴀攀搀椀愀漀㨀 䌀渀琀椀愀 匀愀渀洀愀爀琀椀渀⸀ • Palestra de encerramento – Tema: “Rio de megaeventos: cidade, Olimpíadas e legado”. Convidado: Ricardo Freitas.਀䌀愀搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀猀 洀攀猀愀猀 琀攀瘀攀 搀攀 ㈀  愀 ㌀  洀椀渀甀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 猀攀甀 琀攀洀愀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 洀攀猀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀 甀洀 琀攀洀瀀漀 搀攀 ㄀㔀 愀 ㌀  洀椀渀甀琀漀猀 瀀愀爀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀漀 椀洀愀最椀渀愀刀䤀伀 昀漀椀 漀 猀攀洀椀渀爀椀漀⸀ 伀 猀攀洀椀渀爀椀漀  甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 琀挀渀椀挀愀 漀甀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 攀猀琀甀搀漀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 琀攀洀愀⸀ 伀 椀洀愀最椀渀愀刀䤀伀 猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀猀 洀攀最愀攀瘀攀渀琀漀猀 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 最攀爀愀氀 愀氀琀攀爀愀洀 漀 猀琀愀琀甀猀 焀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ O imaginaRIO foi organizado durante 3 meses, sem recursos de editais de agências de fomento. Contamos apenas com a doação de uma verba do professor orientador Ricardo Freitas para a compra de bombons e biscoitos, além de café e garrafas de água. Tivemos ainda o apoio de outros laboratórios da FCS: o Laboratório de Comunicação Integrada (LCI) elaborou a identidade visual e as artes do evento; e o Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) e o Comunicação, Arte e Cidade (CAC), que são Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDTs) vinculadas ao Departamento de Inovação da UERJ, emprestaram câmeras para a gravação do evento. O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) cedeu seu auditório para a realização do evento.਀䄀 挀漀洀椀猀猀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 洀愀渀攀椀爀愀㨀 Equipe 1: Contato com os palestrantes – Douglas Vinicius.਀䔀焀甀椀瀀攀 ㈀㨀 䐀椀瘀甀氀最愀漀 ⠀攀砀琀攀爀渀愀Ⰰ 椀渀琀攀爀渀愀 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀⤀ ጀ†䨀攀猀猀椀挀愀 䐀爀愀礀 ⠀䤀渀猀琀愀最爀愀洀⤀Ⰰ 吀栀愀洀椀爀椀猀 䌀愀猀琀椀氀栀漀 ⠀吀眀椀琀琀攀爀⤀ 攀 刀愀椀猀愀 䰀愀挀攀 ⠀䘀愀挀攀戀漀漀欀⤀⸀ 吀漀搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀愀洀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 洀愀猀 愀 爀攀愀 搀攀 眀攀戀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 瀀漀爀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ Equipe 3: Apoio no dia do evento – Ana Oliveira e Ana Pontes. Embora todos os membros da equipe tenham auxiliado no dia do evento, as duas alunas foram responsáveis pela organização das seguintes atividades: emissão de certificados para os palestrantes e plaquinhas; reserva de espaço; compra de água, café e bombons (oferecidos aos palestrantes); resposta aos e-mails recebidos; auxílio na gravação em vídeo e fotos (como carregar as baterias das câmeras). A voluntária Júlia Lemos ficou responsável por recolher os nomes dos participantes na entrada do evento, e Ângelo Duarte auxiliou na filmagem.਀䔀焀甀椀瀀攀 㐀㨀 倀猀ⴀ攀瘀攀渀琀漀 ⠀挀攀爀琀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 爀攀氀愀琀爀椀漀Ⰰ 攀搀椀漀⤀ ጀ†吀漀搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀愀洀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 瀀猀ⴀ攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 愀氀最甀洀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀㨀 䄀渀愀 倀漀渀琀攀猀 ⠀挀攀爀琀椀昀椀挀愀搀漀猀⤀ 攀 䐀戀漀爀愀 䜀愀甀稀椀猀欀椀 ⠀攀搀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀⤀⸀  Para a organização e divulgação, foram utilizadas as seguintes ferramentas:਀∀ठ䌀栀攀挀欀氀椀猀琀 ⠀瀀爀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 攀 瀀猀ⴀ攀瘀攀渀琀漀⤀⸀ • Trello – Gerência e organização dos afazeres necessários para a produção do evento.਀∀ठ刀攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 ⠀䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 吀眀椀琀琀攀爀⤀ ጀ†䘀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 愀漀 瘀椀瘀漀 搀愀猀 洀攀猀愀猀 搀漀 猀攀洀椀渀爀椀漀⸀  • Google Analytics – Por meio desta ferramenta conseguimos analisar os resultados da divulgação do evento feita na web.਀∀ठ䔀砀挀攀氀 ጀ†唀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 搀愀琀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 ⠀愀渀琀攀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⤀ 攀 瀀愀爀愀 漀 挀氀挀甀氀漀 搀漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ⠀愀瀀猀 漀 攀瘀攀渀琀漀⤀⸀ • Adobe Photoshop – Utilizado para confecção das artes publicadas no Instagram, Facebook e Twitter.਀∀ठ䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 ጀ†唀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀愀猀 愀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ • Corel Draw – Utilizado para confecção das artes publicadas nas redes sociais.਀∀ठ䈀氀漀最 搀漀 䰀愀挀漀渀 ጀ†䘀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 䤀洀愀最椀渀愀刀䤀伀 愀瀀猀 漀 攀瘀攀渀琀漀 ⸀ • E-mail – Utilizado para fazer contato com convidados, responder dúvidas sobre o evento e envio de certificados. ਀∀ठ䴀愀椀氀挀栀椀洀瀀 ጀ†䌀爀椀愀漀 攀 攀渀瘀椀漀 搀愀 渀攀眀猀氀攀琀琀攀爀 䈀漀氀攀琀椀洀 搀漀 䰀愀挀漀渀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 甀洀 挀愀爀搀 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀 渀愀 攀搀椀漀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 昀愀氀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 䤀洀愀最椀渀愀刀䤀伀⸀ • Sorteio de curso (online) – Um curso online de Marketing Digital (Udemy) foi sorteado antes do evento por meio das redes sociais (através do site Sorteie.me), com o intuito de atrair público para o seminário. ਀∀ठ匀漀爀琀攀椀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 ⠀渀漀 攀瘀攀渀琀漀⤀ ጀ†䘀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 猀漀爀琀攀椀漀猀 搀攀 搀漀椀猀 氀椀瘀爀漀猀 猀漀戀爀攀 琀攀洀愀猀 氀椀最愀搀漀猀  䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 搀椀愀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 攀爀愀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 椀洀愀最椀渀愀刀䤀伀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀搀椀愀 昀猀椀挀愀 ⠀挀愀爀琀愀稀攀猀⤀ 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀 ⠀爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 戀氀漀最⤀⸀ 䐀椀猀琀爀椀戀甀洀漀猀 挀愀爀琀愀稀攀猀 渀愀猀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀 搀愀 䘀䌀匀Ⰰ 渀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 洀甀爀愀椀猀 搀漀 㤀먀 攀 ㄀ 먀 愀渀搀愀爀 搀愀 唀䔀刀䨀 攀 渀愀 昀椀氀愀 搀漀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀⸀ 一漀猀 搀椀愀猀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀昀椀砀愀搀愀猀 猀攀琀愀猀 渀漀 挀栀漀 挀漀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 猀攀洀椀渀爀椀漀Ⰰ 琀爀愀愀渀搀漀 甀洀 挀愀洀椀渀栀漀 搀攀猀搀攀 漀 栀愀氀氀 搀漀猀 攀氀攀瘀愀搀漀爀攀猀 搀漀 ㄀ 먀 愀渀搀愀爀 愀琀 漀 愀甀搀椀琀爀椀漀 搀漀 倀倀䜀䌀漀洀⸀ Já para a divulgação online, elaboramos um cronograma de divulgação nas principais redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Para o Facebook, criamos um cronograma de publicações. A expectativa era de que fossem feitas duas publicações por semana, começando no dia 17 de outubro, focando principalmente no uso de imagens para aumentar o alcance das publicações. Estas tinham temas e formas bastante livres, tais como curiosidades históricas acerca do Rio de Janeiro e de sua identidade, frases que pudessem estimular divagações em torno dos temas tangenciados pelo evento e fotos de paisagens da cidade para ilustrar os textos de divulgação. ਀䐀愀猀 ㄀㤀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀㨀 㜀 猀漀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 搀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀攀猀 愀漀 瘀椀瘀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 洀攀猀愀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 ⠀愀 洀攀猀愀 㔀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 搀甀愀猀 氀椀瘀攀猀⤀㬀 ㈀ 猀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 愀渀切渀挀椀漀 搀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀漀 猀漀爀琀攀椀漀㬀 ㌀ 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀猀 渀漀洀攀猀 搀漀猀 瀀愀氀攀猀琀爀愀渀琀攀猀Ⰰ 漀猀 栀漀爀爀椀漀猀 攀 氀漀挀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀㬀 攀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 㠀 渀漀 瀀漀猀猀甀攀洀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀猀 漀甀 甀洀 瀀愀搀爀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 昀漀爀愀洀 愀氀漀挀愀搀愀猀 渀甀洀攀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀琀 漀 渀切洀攀爀漀 ㄀㤀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 漀爀搀攀洀 搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀⸀  No caso do Instagram, também foi criado um cronograma de publicações que acompanhassem as outras redes, mas que explorassem as especificidades dessa rede social. Algumas das estratégias utilizadas foram:਀愀⤀ 䐀椀愀 ㈀㔀⼀㄀  ጀ†䌀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 洀漀猀愀椀挀漀 爀攀瘀攀氀愀渀搀漀 愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 攀瘀攀渀琀漀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ b) Dias 26/10 e 30/10 – Stories (Instagram) para despertar a curiosidade e estimular os seguidores a ficarem atentos a nossas redes.਀挀⤀ 䐀椀愀猀 ㈀㘀Ⰰ ㈀㜀 攀 ㈀㠀⼀㄀  ጀ†䤀洀愀最攀渀猀 搀攀 瀀愀椀猀愀最攀渀猀 搀漀 刀椀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀猀 搀攀 氀攀最攀渀搀愀猀 挀漀洀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀猀 氀漀挀愀椀猀⸀ d) Dias 29, 30 e 31/10; 02 e 07/11 – Imagens de paisagens do Rio com frases ou perguntas que instigassem o público ਀攀⤀ 䐀椀愀 㠀⼀㄀㄀ ጀ†䐀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 渀漀洀攀 攀 搀愀 愀爀琀攀 漀昀椀挀椀愀氀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ f) Dias 12, 13 e 14/11 – Divulgação dos nomes das mesas com seus respectivos palestrantes e mediadores.਀最⤀ 䐀椀愀 ㈀㘀⼀㄀㄀ ጀ†匀琀漀爀椀攀猀 挀漀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ h) Dia 27/11 – Stories “mostrando o caminho” até o auditório do PPGCom, para que o público tivesse facilidade em encontrar o local do evento.਀椀⤀ 䐀椀愀猀 ㈀㜀Ⰰ ㈀㠀 攀 ㈀㤀⼀㄀㄀ ጀ†匀琀漀爀椀攀猀 搀椀瘀甀氀最愀渀搀漀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀漀 搀椀愀⸀ j) Dias 27, 28 e 29/11 – Transmissão ao vivo do evento via Stories.਀欀⤀ 䐀椀愀猀 ㈀㜀Ⰰ ㈀㠀 攀 ㈀㤀⼀㄀㄀ ጀ†䤀洀愀最攀洀 搀攀 挀愀搀愀 洀攀猀愀 愀瀀猀 漀 猀攀甀 琀爀洀椀渀漀⸀  No Twitter, iniciamos a divulgação sete semanas antes do evento (no dia 17 de outubro). Nas primeiras duas semanas, publicamos curiosidades e informações sobre um futuro evento no Lacon (ainda sem informar o nome, apenas dando pequenos detalhes da temática). Foram 236 posts, dentre os quais: ਀愀⤀ 䐀椀愀 ㄀㜀⼀㄀  ጀ†倀漀猀琀 焀甀攀 椀渀昀漀爀洀愀瘀愀 愀瀀攀渀愀猀 漀 洀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ b) Dia 19/10 – Publicamos uma curiosidade sobre o evento.਀挀⤀ 䐀椀愀 ㈀㔀⼀㄀  ጀ†䐀椀瘀甀氀最愀洀漀猀 愀猀 搀愀琀愀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ d) Dias 30 e 31/10 e 01/11 – Publicamos perguntas de interação envolvendo os temas que seriam abordados nos dias de evento.਀攀⤀ 䐀椀愀  㜀⼀㄀㄀ ጀ†刀攀瘀攀氀愀洀漀猀 漀 渀漀洀攀 攀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀漀 椀洀愀最椀渀愀刀䤀伀⸀ f) Dia 13/11 – Divulgamos o sorteio que estava acontecendo no Facebook.਀最⤀ 䐀椀愀 ㈀㄀⼀㄀㄀ ጀ†䐀椀瘀甀氀最愀洀漀猀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 攀 漀猀 琀攀洀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 洀攀猀愀 ⸀ h) Dias 26, 27 e 28/11 – Criamos lembretes sobre o dia do imaginaRIO.਀椀⤀ 一漀猀 搀椀愀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 挀愀搀愀 洀攀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 攀猀挀爀椀琀愀 愀漀 瘀椀瘀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀