ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01376</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O Giro da Periferia - Histórias de Empreendedorismo no Grajaú</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Beatriz Felicio (Faculdades Integradas Rio Branco); Wallace Yuri Leray Garcia (Faculdades integradas Rio Branco ); Miréia Aparecida da Silva Lima (Faculdades integradas Rio Branco ); Carina Martini (Faculdades integradas Rio Branco )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Giro da Periferia (www.ogirodaperiferia.com.br) é um webdocumentário que conta, por meio de episódios, histórias reais de empreendedores das periferias de São Paulo, que conquistaram prestígio da clientela e hoje podem ser contadas como exemplos de negócios bem-sucedidos. Porém, mais do que apenas falar propriamente das histórias, o webdocumentário, aborda também a maneira que o empreendedorismo evoluiu no decorrer do tempo e evidencia que nas denominadas  margens da cidade também existe movimento na economia. A renda e participação das classes B e C no mercado é um tema que já vem sendo discutido por grandes empreendedores, e segundo a EBC1, o poder de consumo dos moradores de favela no país chega a R$ 56 bilhões por ano. Já uma pesquisa realizada pela DataFavela2 em 2018, mostra que o Brasil tem atualmente 13,7 milhões de pessoas morando em favelas e que elas movimentaram juntos R$ 83 bilhões só neste ano. A pesquisa aponta também que 5 em cada 10 moradores das favelas têm intenção de abrir o próprio negócio. O webdocumentário já conta a primeira temporada realizada, que teve ao total, 7 capítulos e falou sobre histórias de empreendedorismo no Grajaú, bem como, um abordando a história do distrito e sua importância sociocultural para a cidade de São Paulo. Objetivos Específicos 1. Produzir e disponibilizar 5 episódios com histórias de empreendedores da Brasilândia (6 minutos de duração cada); 2. Produzir e disponibilizar um episódio sobre a história da Brasilândia e sua importância social e cultural para São Paulo, fazendo assim um resgate social (8 minutos de duração); 3. Facilitar o acesso à cultura empreendedora das periferias de São Paulo, disseminando-a na internet. Histórico de Atuação do Coletivo Existente há um ano e formado por 3 jornalistas da cidade de São Paulo, o &#8203;Giro da Periferia nasceu como o projeto de Conclusão de Curso, pois queríamos fazer do projeto algo que pudesse ir além dos muros da faculdade e ajudasse a desconstruir alguns estereótipos que permeiam as periferias. Tudo isso de forma acessível e dinâmica, por meio do webdocumentário. O Giro da Periferia já realizou a primeira temporada do webdocumentário, que contou a história do Grajaú e seus empreendedores. Foram realizados 7 episódios, além da criação de identidade visual e site próprio. Todo material foi produzido em conjunto pelos três integrantes do grupo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para composição do trabalho  O Giro da Periferia  Histórias de Empreendedorismo no Grajaú , primeiramente foram utilizadas técnicas de bibliografia, com levantamento prévio sobre a literatura existente acerca do Grajaú, bem como sobre empreendedorismo na periferia. &#8203;Além disso, com todas as fontes consultadas, foram realizadas entrevistas orais, já que a técnica pressupõe a troca de informação entre ao menos dois indivíduos, entrevistado e entrevistador. De acordo com Martino, 2010, a entrevista é o  método por excelência para a obtenção de dados quando o objetivo é a vivência de pessoas a respeito de uma coisa , portanto técnica adequada para contar as histórias dos empreendedores do Grajaú, além dos vídeos sobre o conceito de empreendedorismo e da história do distrito. A maioria das entrevistas foram realizadas de forma semiestruturada, ou seja, com a pauta desenvolvida anteriormente. Foram criados também roteiros antes das gravações, com indicações de como os vídeos provavelmente ficariam em sua finalização, contendo ainda a quantidade de marcações, possíveis sonoras e outros elementos visuais. Para o desenvolvimento do projeto foi escolhido o formato de webdocumentário. A escolha mostra-se mais interessante devido a convergência de possibilidades que o produto pode explorar. Os vídeos trabalhados, como perfis de empreendedores, conversam com pequenos textos explicativos, em conjunto de outros materiais audiovisuais, como imagens, para proporcionar a possibilidade de interação com o público. O webdocumentário é um formato inovador que tem como objetivo dialogar melhor com a nova geração de leitores, que na maior parte das vezes se encontra na internet. É um produto único, que contém vários braços, sem a necessidade de seguir uma composição linear, mas possuidor de um conteúdo que rompe a linguagem convencional criada para o cinema e televisão, buscando ser um espaço de leitura mais atrativo e intuitivo. &#8203;Ao todo foram sete vídeos publicados na plataforma, sendo um deles contando a história do Grajaú, seu desenvolvimento e sua importância; outro sobre o conceito de empreendedorismo na periferia e os demais abordando histórias de personagens. Os dois primeiros, contextualizadores, tiveram até oito minutos de duração. Já os que abordaram as histórias dos personagens, tiveram como base seis minutos de duração. Ao todo, foi produzido cerca de 50 minutos de material audiovisual. &#8203;O fio condutor do trabalho sobre os empreendedores foi a história individual de cada personagem. Os eixos explorados foram: motivações; dificuldades; forma de investimento e perspectivas para o futuro. &#8203;Já o vídeo do Grajaú, teve como norte a história do bairro, sendo destacados como braços a história de um morador antigo; o processo de urbanização desenfreado; a forma de configuração social do distrito e suas manifestações artísticas. &#8203;Para conduzir o vídeo sobre empreendedorismo, foi escolhido o empreendedorismo na periferia, tendo como braços o conceito de empreendedorismo; as dificuldades de se empreender nesse contexto e suas vantagens no cenário econômico atual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As gravações foram feitas, em maioria, com o auxílio de duas câmeras: uma T5I (ou superior) fixa com tripé no entrevistado e uma handycam. Para a captação de áudio usou-se lapelas apropriadas, pois para o estilo de webdocumentário desejado não caberiam microfones de mão. As gravações foram preferencialmente realizadas durante o dia, para o melhor aproveitamento da luz ambiente. &#8203;Houve também a captação de imagens para cobertura de sonoras, que obedeceram a conceitos de planos horizontais, verticais ou ainda explorando mais ângulos, dependendo do quadro. Essas imagens foram do Grajaú, dos estabelecimentos visitados e demais locais de gravações. &#8203;Depois disso, foi feita a decupagem de todo material, ou seja, a escolha dos melhores momentos de cada entrevista. A edição foi finalizada pelo grupo utilizando o software Adobe Premiere. O logotipo utilizado na identidade visual foi desenhado especialmente para o projeto pelo artista plástico, muralista e cartunista Paulo Stoker e animado em vinheta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>