XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE

UFES – Vitória - ES - 03 a 05 de junho de 2019

ISSN: 2177-7888

Trabalhos


DT: Comunicação Audiovisual
[Voltar]

 
1406-1 - #RESISTÊNCIA: ANÁLISE SEMIOLÓGICA DE WEBSÉRIES LGTBQ+ CARIOCAS
Emmanuelle Dias Vaccarini (Associação Carioca de Ensino Superior); Flaviano Silva Quaresma (Associação Carioca de Ensino Superior); Alexandre Medeiros Muller de Campos (Associação Carioca de Ensino Superior); Thaiane Cordeiro Soares (Associação Carioca de Ensino Superior); Edson Jorge de Brito Júnior (Associação Carioca de Ensino Superior)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  websérie, LGBTQ+, resistência, militância, rio webfest
[Trabalho]


 
1021-1 - A DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM DAS PRINCESAS DISNEY NA OBRA FOTOGRÁFICA DIGITAL FALLEN PRINCESSES DE DINA GOLDSTEIN
Daniela Meneghelli (Universidade Federal do Espirito Santo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Princesas, Disney, Fallen Princesses, Dina Goldstein
[Trabalho]


 
1192-1 - A MULHER COMO SÍMBOLO ESTÉTICO DO PATRIARCADO: REPRESENTAÇÕES NA FICÇÃO SERIADA
Patrícia D´abreu (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  teledramaturgia, mulher, representação, patriarcado, ficçao seriada
[Trabalho]


 
201-1 - A RÁDIO ESTATAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Ivana Sonegheti de Mingo (Universidade Federal do Espírito Santo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Rádio, Comunicação Pública, Emissora Estatal, Economia Politica da Comunicação
[Trabalho]


 
569-1 - A TEORIA E A PRÁTICA NO “ESTUDO AVANÇADO EM FOTOGRAFIA (EAF)” DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (RJ)
Altayr Montan Derossi (Centro Universitário Carioca); Flaviano Silva Quaresma (Centro Universitário Carioca); Emmanuelle Dias Vaccarini (Centro Universitário Carioca)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  fotografia, fotografia publicitária, fotojornalismo, teoria e prática fotográfica, comunicação
[Trabalho]


 
413-1 - ANÁLISE DAS CRÍTICAS DESTINADAS AO LONGA-METRAGEM "RALÉ", DE HELENA IGNEZ: ARTICULAÇÕES ENTRE OS RENOMADOS E OS DE GRANDE CIRCULAÇÃO
Gabriela Rufino Maruno (Universidade de São Paulo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cinema brasileiro, crítica cinematográfica, Helena Ignez
[Trabalho]


 
1342-1 - AQUAMAN: FLUIDEZ E HIBRIDIZAÇÃO
Claudio Faria Marques (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Aquaman, cinema, fluidez, hibridização, líquido
[Trabalho]


 
48-1 - ERA UMA VEZ...A NARRATIVA DOS CONTOS INFANTIS CLÁSSICOS E A REPRESENTAÇÃO DA TRANSEXULIDADE EM A FORÇA DO QUERER
Anderson Luiz Melo (Faculdade Cásper Líbero); Roberta Brandalise (Faculdade Cásper Líbero)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  narrativa, telenovela, contos de fadas, transexualidade, transgêneros
[Trabalho]


 
937-1 - EXISTE UM HANS DONNER EM CADA UM DE NÓS - CRIAÇÕES DE FÃS DE TELENOVELAS NO YOUTUBE
Carlos Eduardo de Almeida Nunes (Universidade Federal de Juiz de Fora); Gabriela Borges Martins Caravela (Universidade Federal de Juiz de Fora)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  teledramaturgia, vinhetas de aberturas de novelas, YouTube, cultura participativa
[Trabalho]


 
898-1 - IMAGENS DA SOLIDÃO NOS FILMES DE SOFIA COPPOLA
Iza Marcialina Meireles Rosemberg (Universidade Federal do Espírito Santo); Erly Milton Vieira Junior (Universidade Federal do Espírito Santo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cinema, cotidiano, solidão, Sofia Coppola
[Trabalho]


 
232-2 - MÚSICA E TELENOVELA: REFLEXÕES A PARTIR DA TRILHA SONORA DE “VERÃO 90”
Paula Beatriz Domingos Faria (Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Telenovela, Trilha Sonora, Memória Afetiva, "Verão 90"
[Trabalho]


 
1285-2 - NETFLIX: SONDAGEM SOBRE A EXPERIÊNCIA DE USUÁRIOS
Marcos José Vieira Curvello (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Video on demand, Netflix, Modelos de consumo
[Trabalho]


 
1166-1 - O CORPO PROTAGONISTA NAS TELAS VERTICAIS: A INFLUÊNCIA DO ENQUADRAMENTO RETRATO DOS SMARTPHONES NO UNIVERSO IMAGÉTICO
Carolina dos Santos Vellei (Escola de Comunicações E Artes - Universidade de São Paulo); Wagner Souza E Silva (Escola de Comunicações E Artes - Universidade de São Paulo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  produção audiovisual, imagem técnica, redes sociais, selfie, vídeo vertical
[Trabalho]


 
1398-1 - O ENCONTRO DO CINEMA MARGINAL COM O ROCK BRASILEIRO NO ÁLBUM PSICOACÚSTICA DO IRA!
Andre Gustavo de Paula Eduardo (Universidade Anhembi Morumbi)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cinema brasileiro, cinema marginal, O bandido da luz vermelha, Psicoacústica, comunicação
[Trabalho]


 
941-1 - O PROCESSO: CRISE DA DEMOCRACIA E ASCENSÃO DA LÓGICA DA MÍDIA NA POLÍTICA
Vivyane Garbelini Cardoso (Universidade de São Paulo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Audiovisual, Cinema, Documentário Brasileiro, Autoria feminina, Política Brasileira
[Trabalho]


 
390-1 - O SÉCULO XX NA ANIMAÇÃO: HISTÓRIA DO CINEMA DE ANIMAÇÃO MAINSTREAM NO OCIDENTE
Arthur Gomes de Castro (Universidade Federal do Espírito Santo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  História, Animação, Cinema, Televisão
[Trabalho]


 
953-1 - OBITUÁRIO DO CINEMA: AS CRISES MIDIÁTICAS SEGUNDO O HORROR AUDIOVISUAL
Klaus Berg Bragança (Universidade Federal do Espírito Santo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema, Horror, Mídia, Digital, Crise
[Trabalho]


 
360-1 - POSSIBILIDADES DA CRIANÇA VIADA: MASCULINIDADES NÃO HEGEMÔNICAS NO DESENHO STEVEN UNIVERSO
Lucas Bragança da Fonseca (Universidade Federal do Espírito Santo); Arthur Gomes de Castro (Universidade Federal do Espírito Santo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  infância, masculinidades, animação
[Trabalho]


 
1396-1 - PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM CARAVELAS (BA) – UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA CONSTRUÍDA EM COLETIVO
Guilherme Bento de Faria Lima (Universidade Federal Fluminense / Puc-rio)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Produção Audiovisual, Curta-metragem, Publicidade Social, Comunicação, LACCOPS
[Trabalho]


 
552-1 - PRODUÇÃO IMAGÉTICA NO CINEMA: CONVERGÊNCIAS REPRESENTATIVAS ENTRE AS PRODUÇÕES DE JEAN-LUC GODARD E LARS VON TRIER
Marcelo dos Santos Matos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Lars von Trier, Godard, Cinema, Dilema do Visível
[Trabalho]


 
648-2 - TERRITÓRIOS DE FICCIONALIDADE E SEUS USOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS TRAMAS DAS TELENOVELAS BRASILEIRAS
Maressa de Carvalho Basso (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  melodrama, telenovela, territórios de ficcionalidade, produção seriada
[Trabalho]


 
662-1 - UM JOGO DE MOSTRAR E ESCONDER: A FOTOGRAFIA COMO OBJETO DIALÉTICO E MATERIAL IDEOLÓGICO
Fernanda Torquato Braga Silva (Universidade Federal de Uberlândia)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Brasília, fotografia, Geraldo Vieira, material ideológico, representação
[Trabalho]


 
404-1 - UMA DISCUSSÃO SENSÍVEL: REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS SOBRE SENSIBILIDADE, RECEPÇÃO E ESPECTORIALIDADE NO CINEMA
Tadeu Barbuto Bousada (Universidade Federal do Espírito Santo)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Sensibilidade, Recepção, Espectorialidade, Cinema
[Trabalho]


 
74-1 - VENICE BITCH: NARRATIVA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DE UM MOVIMENTO EXPERIMENTAL NA CULTURA POP
William David Vieira (Universidade Federal de Ouro Preto)

DT: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  experiência estética, narrativa, Venice Bitch
[Trabalho]