ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00003</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;aParte: um jornal colaborativo fundamentado nas novas Diretrizes Curriculares</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Vitor da Silva Costa (Universidade Regional de Blumenau); Jacqueline Hilbert (Universidade Regional de Blumenau); Raquel Tamara Bauer (Universidade Regional de Blumenau); Nathalia Heidorn (Universidade Regional de Blumenau); Marcia França Leoni (Universidade Regional de Blumenau); Sandro Lauri da Silva GALARÇA (Universidade Regional de Blumenau)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornalismo, Jornal Laboratório, Jornalismo Colaborativo, aParte, FURB</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse artigo apresenta o processo de construção do Jornal-laboratório aParte, sendo desenvolvido dentro do recente curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau  FURB. O jornal é produzido pelos alunos do sexto semestre, na disciplina Jornal Laboratório, com o intuito de propiciar a prática jornalística dos estudantes de maneira inovadora e colaborativa, envolvendo todas as fases do curso a partir de uma proposta transdisciplinar e democrática. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau- Furb é o primeiro do Brasil a adotar as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro de 2013. O jornal laboratorial aParte é uma produção que fica sob responsabilidade dos acadêmicos da sexta fase, dentro da disciplina Jornal Laboratório, contando com a colaboração das disciplinas Planejamento Visual para Jornalismo, Laboratório de Entrevista e Jornalismo Comunitário o que proporciona aos estudantes a vivência em uma rotina da prática jornalística no ambiente universitário. A edição número 01 do aParte tinha como principal intuito divulgar as atividades desenvolvidas pelo curso até aquele momento em âmbito de ensino, pesquisa e extensão. O lançamento do jornal aconteceu no dia 10 de maio aconteceu no Shopping Park Europeu, numa inédita atividade que uniu os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição, este último que completava 25 anos de fundação, a finalidade desse encontro era apresentar os cursos a comunidade local. Uma das preocupações da equipe do aParte é ultrapassar os muros da universidade e trazer outras facetas da nossa cidade. Procuramos trabalhar com pautas que normalmente não ganham espaços nas mídias tradicionais. A escolha do nome do jornal tem como inspiração periódico encontrado pela acadêmica Julia Simão Schaefer na Hemeroteca José Marques de Melo, coleção doada pelo doutor em julho de 2014, a instituição. O sentido do aParte tem o significado de ser diferente. Como não é financiado por nenhum órgão público nem privado, somente pela instituição, as matérias foram produzidas com autonomia e pluralidade, tanto da parte dos acadêmicos, como dos professores, que sempre nos auxiliaram da melhor forma. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Apresentar aos acadêmicos uma maneira inovadora, prática e colaborativa de um jornal laboratorial, aliando técnica e uma proposta pedagógica diferenciada para o novo jornalista do século XXI. Proporcionando, ainda, aos estudantes uma rotina de um jornal impresso e o desenvolvimento de um pensamento crítico nas mais diversas áreas de atuação de um jornalista. O aParte tem quatro eixos principais são eles o colaborativismo, Transdisciplinaridade, autonomia jornalística e design diferenciado, seguindo as novas diretrizes do MEC que é formar cada vez mais um profissional completo com senso crítico e ética. Segundo, ZAPPATERRA um jornal é um veículo que transmite notícias e ideias. O design é uma parte importante desse processo. (ZAPPATERRA, 2007, pág.7). As primeiras edições do aParte, tem como objetivo mostrar em caráter social, o cotidiano e histórias da região de Blumenau e do Vale do Itajaí. O Jornal começou a ganhar sua identidade quando os alunos saíram dos muros da universidade para conhecer a população que habita essa região despertando a curiosidade dos moradores. A produção do aParte é semestral justamente para sustentar esse contato, possibilitando assim propagação e a valorização do relacionamento com a fonte, que ainda não conhece nosso produto jornalístico. [...] o jornalismo regional torna a cidade verdadeiramente conhecida pelos próprios habitantes. Faz com que os leitores conheçam a história e a importância do município em relação às outras regiões do país. Preservar costumes e culturas é um papel a ser desempenhado pela mídia regional. [...] a valorização da produção regional é mais do que a preservação da cultura, é uma estratégia de fomento à democracia cultural e respeito às características regionais. (GAMA, 2013, p.5 apud SILVA E OLIVEIRA, 2009, p.167). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nas atividades e premissas do acadêmico de jornalismo, uma das características básicas da disciplina de Jornal laboratório é a de proporcionar o aprendizado de se fazer jornal. Com a teoria agregada à prática foi possível ter esta experiência vivencial de modo bastante completo. A profissão jornalística vem sofrendo diversas transformações ao longo dos últimos anos. Sendo assim, a justificativa da criação do aParte é a aproximação do recém-criado curso de jornalismo da Furb com a comunidade regional. Busca-se também a inserção de um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Profissional capaz de interagir com as demandas sociais contemporâneas e também se apresentar ao mercado contratante com os conhecimentos, habilidades técnicas e práticas necessárias a fazer o merecimento ao título de jornalista. Contudo, foi necessário ir a campo, coletando as informações, buscando dados com fontes específicas, entrevistando e tendo esse contato direto com as pessoas. Para que o jornal aParte fosse elaborado, a colaboração de docentes e alunos de outros semestres, junto com a coordenação do curso, contribuíram para que o resultado final ficasse de acordo com a proposta inicial, para todo esse processo se teve um trabalho interdisciplinar, além dos muros da universidade. Um jornal colaborativo, informativo, trouxe assuntos relevantes do cotidiano da região, e até assuntos de âmbito estadual e nacional, muitas vezes não revelados na mídia local. No que difere ao papel dos órgãos laboratoriais, segundo Dirceu Fernandez Lopes, destaca-se: As duas opções são fundamentais: reproduzir a realidade, criar inovações. É importante manter as duas formas combinando-as, intercalando-as e integrando-as. Nos próprios exercícios didáticos que se realizam nos laboratórios é possível contrabalançar a reprodução dos padrões jornalísticos dominantes com a criação de novos modelos que possam constituir alternativas viáveis. (LOPES, 1989, p.34). Produzir as matérias, registrar, fotografar e fazer a edição trouxe a realidade de fazer o Jornalismo no seu contexto completo. Muitos assuntos abordados no aParte foram sugeridos entre os acadêmicos e buscaram mostrar um pouco da realidade local. Por exemplo, a reportagem de capa do aParte  Faltam espaços para lazer na Coripós relatou o único espaço de lazer, de uma comunidade inteira, é a quadra de esportes de uma escola na mesma comunidade, no município de Blumenau. O jornal laboratório com o intuito de capacitar os alunos para um aperfeiçoamento profundo na busca da informação, citamos Dirceu Lopes que argumenta: Em suma, fazer jornal-laboratório não é um mero exercício escolar, nem apenas treinamento, mas uma forma de começar a transformar o estudante num profissional crítico, disposto a mudar e ajudar um pouco a sociedade em que vive. Para isso, entretanto, deve escrever matérias de interesse do leitor, ou melhor, produzir um vínculo que ajude o repórter a se posicionar criticamente diante do seu mundo. E não um produto visando à aprovação do curso. (LOPES, 1989, p.308) Termos como crowdsourcing, cocriação, coworking, colaborativismo, cooperativismo, entre outros, estão cada dia mais fazendo parte do nosso cotidiano. Na economia colaborativa, na abordagem da convivência em espaços urbanos e na discussão sobre um mundo sustentável, têm sido temas recorrentes. Todavia, na construção do conhecimento, a partir da abordagem colaborativa e coletiva pode traduzir-se numa nova revolução multiplicadora para o desenvolvimento humano. Nessa linha de pensamento, entendemos que exercitar esses conceitos no âmbito da academia e no campo laboratorial representa uma experimentação prática. Neste sentido, o aParte cumpre o objetivo de ser um jornal comprometido, com os estudantes, tanto para a preparação profissional como da sua dimensão acadêmica e também da sua função perante a sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal laboratório aParte é produzido pelos acadêmicos do sexto semestre de jornalismo da Furb, toda a coordenação do projeto fica sob orientação do professor Sandro Galarça. A publicação é semestral e conta com o envolvimento de todos os estudantes do curso. Os métodos e técnicas utilizados na disciplina foram: elaboração de pautas, apuração, edição, revisão, finalização e distribuição do produto. A principal intenção da disciplina é dar ao estudante de jornalismo a experimentação da rotina diária de uma redação jornalística. Para atender ao objetivo proposto, acadêmicos de outros semestres juntaram-se para produzir as pautas, iniciar todo o processo de averiguar, buscar a noticiabilidade, os fatos, a fim apresentar o produto final para a comunidade local. Na disciplina do jornal laboratório eram feitas inicialmente a discussão: Elaboração das pautas - Os acadêmicos sugeriram pautas de diversos temas, onde por votação eram discutidos em sala de aula. Os temas sugeridos foram de âmbito social, mas, também com assuntos relacionados com a universidade. Apuração - Feita a escolha dos temas os repórteres já iniciam os contatos, para marcação das entrevistas, ouvir as fontes, fazer uma pesquisa básica sobre o assunto. Na apuração já é refeito toda uma hierarquia das informações para poder mostrar o que é de mais relevante, para atrair o leitor. Na apuração exige-se um maior aprofundamento dos fatos. Com essa prática o repórter já inicia o processo de checar e averiguar todos os dados apresentados. Revisão - Nesse processo as matérias já foram entregues e os editores escolhidos em sala começam a revisão. Todo o texto é revisto dentro dos critérios exigidos: Um texto com clareza, concisão, expressividade e também criatividade. Edição - A edição foi feita pelos alunos do sexto semestre na disciplina de Planejamento Visual. Toda a diagramação, tratamento das fotos, imagens e separação das editorias foi realizado na edição. Como também o enquadramento e como seriam divididas as editorias. Planejamento Visual: Dentro da disciplina os acadêmicos se preparam para uma produção de jornal com pensamento crítico e design contemporâneo. Toda a diagramação, foi capturada e desenvolvidos pelos estudantes com um propósito, criar uma aproximação e identificação do curso com a comunidade. Segundo, SOUSA (2005), o conceito de inovação da produção de jornais vem desde da década de 80, quando começou a se pensar em um grafismo mais arrojado. A Transdisciplinaridade do trabalho proporcionou aos alunos envolvidos, não apenas a didática jornalística dentro da sala de aula, mas permitiu também novo olhar tanto jornalístico quanto pedagógico, além de gerar um produto permanente, fonte de conhecimento para outras pesquisas e pessoas. Nesse sentido citamos as próprias diretrizes do MEC, que define a estrutura do curso de bacharelado em Jornalismo: V- Utilizar diferentes cenários de ensino  aprendizagem, permitindo assim ao aluno conhecer e vivenciar situações variadas em equipes multiprofissionais: VI- propiciar a interação permanente do aluno com fontes, profissionais e públicos do jornalismo, desde o início de sua formação, estimulando, desse modo, o aluno a lidar com problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes, compatíveis com seu grau de autonomia. (Resolução Nº 1, Art. 2º, inciso V e VI, de 27/09/2013) Evidencia-se assim o papel prático no desenvolvimento do jornal aParte como um instrumento de cumprimento desta atividade essencial para o aprendizado. Ainda com relação a lei das diretrizes curriculares citamos: Eixo de prática laboratorial, que tem por objetivo adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades inerentes à profissão a partir da aplicação de informações e valores. Possui a função de integrar os demais eixos, alicerçado em projetos editoriais definidos e orientados a públicos reais, com publicação efetiva e periodicidade regular, tais como: jornal, revista e livro, jornal mural, radiojornal, telejornal, webjornal, agência de notícias, assessoria de imprensa, entre outros. (Resolução Nº 1, Art. 6º, inciso VI, de 27/09/2013) Neste contexto todo o processo de aprendizagem foi realizado com o intuito de desenvolvimento e habilidades profissionais dentro da profissão que iremos futuramente exercer. As matérias produzidas, reportagens seguiram um parâmetro de informar, mas também de se socializar com o que acontece ao nosso redor. Segundo Lage (2007) que expõe: Um dos elementos que tornam a reportagem mais necessária aos homens contemporâneos é a busca de explicações ou a adesão às novas habilidades. Nenhuma formação escolar ou acadêmica dá conta das transformações a que se assiste, atualmente ao longo da vida. (LAGE, 2007, p. 142) Segundo o autor as características de buscar o factual das notícias e inserir na vida acadêmica evidencia todo o processo de aprendizagem, trazendo a realidade da profissão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Constituído de 24 páginas separadas em onze editorias, tamanho tabloide americano e impressão totalmente colorida, o aParte começa a ganhar forma reunião de pauta, na qual são definidos repórteres, editores, fotógrafos, editor-chefe e diagramadores. Nessa segunda edição, ficou definido que os estudantes teriam total liberdade para escolher as matérias que entrariam no jornal e toda a produção seria exclusivamente dos alunos, exceto, a opinião que foi escrito por um professor do departamento de comunicação da Furb. O design contemporâneo do jornal vem de ideias trazidas pelos estudantes durante as aulas de Planejamento Visual que trazem um ar mais sofisticado e contemporâneo para nosso público leitor. Quando nasce um jornal, como aconteceu ano passado na Universidade Regional de Blumenau (Furb), nasce também o insubstituível dever de mostrar a verdade. O jornal nasceu das mãos de estudantes, ele vem carregado de sonhos e de uma longa estrada de aprendizagens e realizações. 5.1 Projeto FOCUS Um dos desafios desta edição foi publicar o Projeto FOCUS, uma parceria da Furb com o grupo RBS. A finalidade do Focus é identificar peculiaridades sociais e culturais de um espaço geográfico. Diferentemente das edições passadas, o projeto que só mapeava a cidade de Blumenau, nesta edição cobriu todo o estado de Santa Catarina e tinha como objetivo levantar estatísticas de insegurança no estado. Para isso, foram ouvidos 1.097 catarinenses distribuídos nas 20 maiores cidades do estado, que originou um especial produzido juntamente com o curso de Publicidade e Propaganda da instituição que até o momento realizava a pesquisa semestralmente. O projeto FOCUS é tão relevante para sociedade, que obteve um especial de quatro páginas no aParte e todas as matérias foram produzidas pelos alunos do quarto semestre, na disciplina Comunicação e Desenvolvimento que tem como objetivo compreender o papel do jornalista na produção e divulgação de estudos sobre a sociedade que vivemos, sendo o propósito central do FOCUS é estudar e entender a sociedade em que vivemos. 5.2 Entrevista Colaborativa De forma colaborativa, os acadêmicos da quinta fase de jornalismo produziram a entrevista do jornal, que tinha como entrevistado o jornalista Marcos Piangers. Na entrevista cedida a um grupo de estudantes, ele conta sobre família, carreira e criatividade. Para a realização dessa entrevista os estudantes desenvolveram durante todo o semestre técnicas jornalísticas de entrevista e edição. Para a realização da entrevista as acadêmicas foram até a cidade de Ascurra onde, em uma conversa entrevistaram um dos comunicadores do programa  Pretinho Básico . Marcos Piangers que também é jornalista relatou um pouco dos desafios da profissão. Segundo Piangers o jornalista necessita ser multifacetado, ou seja, compreender os conteúdos para da melhor forma transmitir a informação ao público. 5.3 Ensaio Fotográfico  Perfil dos trabalhadores Na segunda edição do aParte, a editoria de fotografia buscou, durante dois meses, profissões tradicionais por toda a região de Blumenau que necessitam exclusivamente do trabalho manual, que valorizando o serviço de trabalhadores que não necessitam de ferramentas eletrônicas para ganhar seu sustento. O resultado foi publicado na contracapa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> O resultado final do aParte só pode ser concluído pela participação e colaboração de todos os envolvidos. Incluindo acadêmicos, coordenação, professores das disciplinas e outros professores que se empenharam de forma colaborativa, para que o objetivo final fosse alcançado. Só é possível um trabalho dar certo se há a cooperação, inclusive para superar as dificuldades e os interesses individuais. Todo o processo se baseia em fundamentar o que é nos foi repassado em sala de aula. Com a autonomia que nos foi dada, foi possível agregarmos o conhecimento e técnicas adquiridas para a finalização do produto. O aParte que tem como intuito de desenvolver habilidades jornalísticas dos estudantes através de uma práxis pedagógica, fundamentada nos seis eixos que o curso foi embasado: Cidadania, Credibilidade, Conhecimento, Prática, Integração e Técnica. Tal fato, possibilitou sairmos da universidade e conhecer nossa cidade. Outro aspecto jornalístico foi a integração das disciplinas inseridas, Jornal Laboratório, Planejamento Visual e Jornalismo Comunitário. Portanto o jornal aParte cumpre o papel de remeter os acadêmicos a praticarem e exercerem suas habilidades no campo do jornalismo. As matérias produzidas tiveram um enfoque no âmbito social, acadêmico e no âmbito nacional, com a entrevista do jornalista, apresentador Marcos Piangers. Como já foi mencionado anteriormente, o aParte surge para ser um veículo de comunicação com a finalidade de ressaltar assuntos relevantes. Todavia, o aParte por ser um jornal fundamentado nas novas diretrizes está em constaste processo de amadurecimento e aperfeiçoamento. Ao final da experiência, os acadêmicos saem com uma bagagem didática profunda e que transcende os conhecimentos da sala de aula, pois deixam um conteúdo riquíssimo para a comunidade local. O colaborativismo foi o eixo deste trabalho apresentado pelos alunos do sexto semestre, o corpo docente e colaboradores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GAMA, Danielle da. FALCO, Alessandra de. As mudanças nas capas do jornal tribuna sanjoanense nos últimos 40 anos. In: Encontro Nacional de História da Mídia, 9. Ouro Preto: UFSJ, 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-impressa/as-mudancas-nas-capas-do-jornal-tribuna-sanjoanense-nos-ultimos-40-anos acesso em 17/04/2017.<br><br>LOPES, Dirceu. Jornal laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.<br><br> SOUSA, Jorge Pedro de. Elementos de Jornalismo Impresso. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2005. <br><br>NICOLESCU, B. (1999). O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, tradução do Francês por Lucia Pereira de Souza.<br><br>LAGE, Nilson. Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de janeiro: Elsevier, 2005<br><br>Resolução Nº 1, da Câmara de Educação Superior, Conselho Nacional de Educação. Novas Diretrizes do curso de Jornalismo, setembro de 2013, MEC- Ministério da Educação. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192  Acesso em 15/04/2017<br><br> </td></tr></table></body></html>