INSCRIÇÃO: | 00021 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT05 |
TÍTULO: | "Liberdade" |
AUTORES: | Julia Tonin Bordin (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Letícia Cristina Baratto (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Alícia Peres Dias (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Ericson Guilherme Dos Santos (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Ralph Willians De Camargo (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz) |
PALAVRAS-CHAVE: | Audiovisual, Gêneros , Liberdade, Preconceito, |
RESUMO | |
Liberdade é uma produção audiovisual, desenvolvida no ano de 2016 por alunos de Comunicação Social – Jornalismo, do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz para o Seminário Integrado de Práticas Jornalísticas e Publicitárias. O presente trabalho visa demonstrar o processo de criação e produção do vídeo "Liberdade", baseado na discussão sobre identidade de gênero. O vídeo foi divulgado no Facebook, com o intuito de desconstruir os estereótipos da identidade de gênero e, principalmente, conscientizar e sensibilizar a todos os telespectadores. | |
INTRODUÇÃO | |
O processo de produção do vídeo teve início no primeiro semestre de 2016, em seguida foi apresentado no Seminário Integrado de Práticas Jornalísticas e Publicitárias, que tem como objetivo incentivar os alunos a desenvolver projetos utilizando todos os métodos teóricos aprendidos ao longo do semestre. Cada período do curso segue um viés diferente, geralmente com o intuito de chamar atenção para alguma problemática social. Dentro da disciplina de Prática em Audiovisual orientada pelo Professor Ralph Willians De Camargo, do terceiro período de jornalismo, delimitou-se um tema – mudanças – para a produção de um vídeo de, no máximo, 5 minutos. A identidade de gênero, retratada no vídeo, significa a forma como a pessoa se identifica e deseja ser reconhecida pela sociedade. Existem os cisgêneros, que se identificam com o gênero que nasceu, os transgêneros, que não se identificam, e os não binários, que se identificam com ambos ou nenhum gênero. No vídeo, que tem duração de 3 minutos e meio, os personagens se unem por vivenciarem o mesmo tipo de preconceito. | |
OBJETIVO | |
O Vídeo "Liberdade" tem como objetivo principal trazer a discussão da identidade de gênero, demostrando como os transgêneros se mostram mais felizes e satisfeitos quando são aceitos da forma como desejam. "Liberdade", busca fazer com que cada indivíduo que assista ao vídeo, se conscientize e se coloque no lugar dos personagens, afim de desconstruir o tabu da identidade de gênero que existe na sociedade. Utilizando-se das mídias sociais, o vídeo pretende aumentar a adesão de pessoas conscientizadas para incentivar os indivíduos a serem mais sensíveis com aqueles que o cercam. | |
JUSTIFICATIVA | |
As informações e teorias passadas durante todo o semestre nas aulas de Prática em Audiovisual foram extremamente fundamentais para a execução do trabalho, principalmente no que diz respeito a produção. Na produção, procuramos usar a criatividade junto a sensibilidade, mas sem perder o foco no tema estabelecido, apresentando um vídeo objetivo e claro. O processo de produção foi essencial, cada cena, foco, cenário, luz, imagens e música foram pensados detalhadamente, mas a diferença ficou na montagem das imagens, que deixaram o vídeo com ritmo. No processo de montagem foi feita a junção dos dois planos utilizados, o plano aberto e o plano fechado, intercalando as imagens entre os planos e entre os dois personagens para obter ritmo, tanto com as imagens, como com a música, além das imagens e da música, usamos a frase "Liberdade é o direito de transformar-se", para ajudar na objetividade do vídeo e transmitir sua real mensagem. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
A formulação do roteiro teve início durante as aulas de Prática em Audiovisual. Após a decisão da temática e da mensagem principal a ser transmitida com o vídeo, o próximo passo foi eleger a música que iria servir de background para o vídeo. A canção "People Help The People" da cantora e compositora britânica Birdy, foi escolhida por passar a mensagem de que as pessoas devem ajudar umas às outras e que ninguém precisa ficar sozinho, proporcionando assim a intenção que o grupo tinha para a sonorização, pois ela estimula a reflexão e a empatia do espectador junto com as imagens de transformação. Nesse contexto, a música criou a esfera ideal, dando seriedade e uma leve melancolia ao vídeo. Para a gravação, foram utilizadas duas câmeras, ambas Panasonic modelo AVC 80 de lente fixa. A câmera 1 permaneceu em enquadramento aberto durante toda a gravação e a câmera número 2 foi usada para enquadramentos mais fechados, focando em detalhes específicos previamente definidos. Como a proposta era de uma estética minimalista e baixa mobilidade de enquadramento, a gravação foi toda feita em estúdio com iluminação fixa do início ao fim. Sendo utilizado dois leds posicionados de maneira que fosse obtido o efeito proposto no roteiro - efeito de luz baixa, sombreada e dando ênfase unicamente ao personagem. O processo foi dividido em dois dias de gravação, um cada personagem que iria passar pela transformação. Sendo mantida a mesma iluminação, já que as imagens seriam intercaladas durante o vídeo. A edição das imagens e finalização do material foi realizada no software Adobe Premiere, com base nos conhecimentos adquiridos previamente nas aulas ministradas pelo professor Ralph Willians De Camargo. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O tema mudança é bastante amplo e dinâmico, abrindo leques distintos a serem trabalhados. O grupo optou em abordar o tema proposto tratando da mudança de gêneros, para trazer à tona o preconceito vivido pelos personagens e levar a sociedade uma reflexão sobre homofobia. O vídeo "Liberdade" tem duração de 3 minutos e 44 segundos. Durante o transcorrer do vídeo existe uma transformação, propriamente dita, dos dois personagens em questão. O processo pelo qual eles passam é inverso: enquanto o personagem do gênero masculino se transforma em gênero feminino, a personagem feminina faz exatamente o contrário. Para representar as mudanças citadas, Ericson passa por um processo de maquiagem, peruca e acessórios que remetem à mulher, como colar e brincos. A personagem Jéssica (Samu) inicia o vídeo com traços característicos do gênero feminino: maquiagem e cabelo comprido. Ao decorrer da transformação ela retira a maquiagem e coloca uma touca, que procura esconder seu cabelo e masculiniza-la, sem perder a sua naturalidade. O grupo optou por ser sútil em relação à mudança, para que não se tornasse uma mudança caricata, nem artificial. O objetivo final se revela de maneira satisfatória, quando os dois personagens demonstram a sua verdadeira essência no final do processo e externalizam sua alegria com o resultado. A principal plataforma utilizada para divulgação de "Liberdade", é o Facebook, onde compartilhamos o vídeo e contamos com um público alvo diversificado, que nos trouxe um bom retorno, foram mais de 4,5 mil visualizações e muitos comentários, de elogios até pessoas que se identificaram, conseguindo assim transmitir a mensagem do vídeo e alcançar o sentimento de empatia que o grupo pretendia. | |
CONSIDERAÇÕES | |
O vídeo foi realizado durante o terceiro semestre de 2016 do Curso de Comunicação Social - Jornalismo do Centro FAG. Este trabalho proporcionou ao grupo a prática dos conhecimentos adquiridos sobre todas as etapas da criação de um audiovisual, desde o roteiro até a edição. "Liberdade" foi apresentado no Centro FAG em 2016, na edição comemorativa de 15 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade, do Seminário Integrado de Práticas Jornalísticas e Publicitárias, foi ovacionado pelo público e elogiado pelos jurados. O vídeo venceu o 11° Seminário Integrado de Práticas Jornalísticas e Publicitárias de 2016 na categoria de Jornalismo, modalidade Praticas em Audiovisual. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
SIQUEIRA, Mariana. Transgressões: O Webdocumentário Jornalístico Como Representação de Indivíduos Transgêneros. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sul2015/expocom/EX45-1091-1.pdf. Acessado em 10 de abril de 2017 ADELMAN, Miriam. Travestis e transexuais e os Outros: Identidade e Experiências de嘀椀搀愀⸀ 䤀渀㨀 䜀渀攀爀漀⸀ 一椀琀攀爀椀㨀 䔀搀⸀ 唀䘀䘀Ⰰ 瘀⸀㐀Ⰰ 渀⸀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㘀㔀ⴀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䤀䌀䄀䰀䠀伀Ⰰ 刀⸀ 䄀⸀㬀 一䔀吀伀Ⰰ 䠀⸀ 䰀⸀ 䌀⸀ 䄀渀氀椀猀攀 搀愀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 琀爀愀渀猀最渀攀爀漀猀⸀ 䤀渀㨀 䄀渀愀椀猀⸀⸀⸀ 䔀渀䄀一倀䄀䐀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 ጀ†㈀㈀ 愀 ㈀㘀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |