ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00032</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento Estratégico para ONG Foco Empreendedor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jusiane Janine Quoos Skolaude (Universidade de Santa Cruz do Sul); Amanda Oliveira (Universidade de Santa Cruz do Sul); Elizabeth Huber Moreira (Universidade de Santa Cruz do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento, Relações Públicas, Estratégias, Comunicação, Terceiro Setor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ONG Foco Empreendedor fundada em 2011 visa promover e fomentar o empreendedorismo, desenvolvendo projetos vinculados junto à empresas públicas e privadas, entidades de classe e público em geral. Tem como foco a educação empreendedora, buscando resgatar o valor do professor e despertar nos jovens a realização no trabalho. O planejamento estratégico construído na disciplina de Prática de Relações Públicas II foi pensado no sentido de diagnosticar as ações e estratégias da ONG propondo possíveis atividades a serem desenvolvidas na Organização. Atualmente a Entidade se mantem totalmente certificada na busca por captação de recursos para desenvolver os projetos e auto sustentar a ONG, porém não está especialista ainda no processo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ementa da disciplina de Prática de Relações Públicas II visa a elaboração e execução de projetos de relações públicas para uma organização pública, privada ou comunitária, com ênfase no desenvolvimento de campanhas e eventos institucionais. Com isso o planejamento foi pensado e baseado no Terceiro Setor, na busca por auxiliar a ONG na divulgação, entendendo suas diretrizes e propósito. Inicialmente foi descrito um diagnóstico da Organização, identificando diretrizes, diretoria, objetivos, ações realizadas, objetivo dos projetos, número de voluntários e colaboradores e demais informações pertinentes. Também foi questionado em relação à identidade visual da Foco Empreendedor, capital financeiro disponível, estrutura administrativa, localização da sede, buscando entender a estrutura organizacional e seu organograma. Outro aspecto importante na pesquisa da ONG Foco Empreendedor foi em relação ao planejamento das atividades, funções de cada indivíduo e o tempo que cada um disponibiliza para a Entidade. Um método utilizado para avaliar se a ONG está se desenvolvendo conforme as diretrizes foi se basear na certificação da mesma e os critérios exigidos para que cada participante possa fazer parte da diretoria  não possuir ligação com partido político, não ter nenhum grau de parentesco com a Presidente da ONG e não possuir CPF preso. A organização está certificada OSCIP Estadual e Federal, Produtora Cultural, Habilitada no Programa Nota Fiscal Gaúcha, e com o Projeto Caminhos Profissionais inscrito no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente  COMDICA. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral do planejamento na ONG Foco Empreendedor, dentro da disciplina de Prática de Relações Públicas II, foi tornar a ONG referência na região e como consequência desse trabalho e do engajamento da organização, expandir a um âmbito nacional e trazendo apoiadores e novos interessados em auxiliar nesse trabalho. Já os objetivos específicos foram pensados no sentido de criar estratégias para motivar e valorizar os colaboradores que já fazem parte; Criar estratégias para chamar novos apoiadores, como empresas para auxiliar nos custos dos eventos; Destacar e divulgar os projetos; Aumentar o número de ações para chamar público aos eventos; Manter a imagem positiva da ONG com seu público alvo, sociedade em geral, colaboradores e apoiadores; Divulgar as ações e os resultados das mesmas; Realizar balanços dos eventos com resultados das pesquisas e divulgar para as empresas que apoiaram, e ampliar a visibilidade da ONG de forma positiva. Cada projeto tem um objetivo voltado à educação: Resgatando Valores, que busca resgatar o valor e a auto-estima do professor, bem como despertar a criatividade, a motivação e a importância do educador como personagem inspirador para o jovem no ambiente escolar. Geração Click, que tem por objetivo unir empresas e alunos, buscando despertar os jovens para o mercado de trabalho, levando conhecimento e fazendo-os sonhar com sua futura carreira profissional. Caminhos Profissionais, que busca fomentar nas empresas o interesse pelo desenvolvimento social, levando conhecimento aos jovens carentes da comunidade e aos filhos dos profissionais, sobre os mais diversos setores/áreas da empresa. Baseado nestes objetivos o foco do trabalho foi buscar realizar as atividades planejadas de acordo com as necessidades da ONG identificadas no diagnóstico e com os recursos disponíveis no momento, visando a qualidade das ações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho visa executar ações para o fortalecimento da ONG, assim como transparecer uma boa imagem da mesma valorizando a transparência e o interesse em deixar uma semente de transformação na sociedade. Para executar esse processo foram utilizadas estratégias comunicacionais. Para que ao final do trabalho fosse possível visualizar retornos positivos, objetivou-se auxiliar a ONG Foco Empreendedor na concretização das atividades através de seu propósito, conforme missão, visão, valores e políticas. A ideia foi, através das ações relacionadas à comunicação, demonstrar interesse e executar ações para fazer a diferença na organização. E para a realização de um trabalho de qualidade, no qual o objetivo seja executar ações que estejam de acordo com a Foco, buscou-se planejar de forma minuciosa para obter retornos positivos, pois um bom planejamento estratégico visa buscar as melhores formas para gerenciar as ações estratégicas das organizações, tendo por base as demandas sociais e competitivas, as ameaças e as oportunidades do ambiente, para que a tomada de decisões no presente traga os resultados mais eficazes possíveis no futuro. (KUNSCH, 2003, p. 244). Tendo acesso à parte interna da ONG, e podendo ter uma visão do que será o futuro dessa organização, foram planejadas ações que irão tornar a mesma referência em Santa Cruz do Sul e região, além de divulgar essa transparência que faz parte do propósito da Organização. Acredita-se que são poucas as empresas que fazem uso desse modelo de trabalho e visto que o planejamento pode auxiliar divulgando esse "jeito do bem" de fazer a diferença na sociedade. Espera-se que ao colocar em prática essas ações possam ser percebidos retornos positivos para a organização e seus colaboradores. A partir das informações identificadas no diagnóstico, o foco do plano é a análise dos pontos positivos e negativos, a fim de construir o plano de comunicação da organização. A ONG Foco Empreendedor tem uma metodologia e um sistema de governança capaz de realizar um trabalho de qualidade, tornando o diferencial da mesma, a certificação, e as consultorias buscadas através de estudos, na busca por atualização nos assuntos pertinentes à Entidade. No entanto, é possível perceber que há dificuldades na busca por métodos e caminhos para captação de recursos o que prejudica o desenvolvimento da ONG na questão da sustentabilidade financeira. Para manter a sede de portas abertas existem saídas de caixa necessárias para executar as ações propostas nas diretrizes da mesma, como a parte administrativa interna, que inclui pagamento de água, luz, telefone, internet, materiais de escritório e demais necessidades diagnosticadas. Com isso é preciso depender de doações ou captar recursos nas mais diversas plataformas disponíveis. O interesse em realizar este trabalho dentro da ONG Foco Empreendedor foi pelo fato de poder buscar em empresas patrocínios de materiais administrativos facilitando assim a sustentabilidade da Entidade sem precisar tirar dinheiro do caixa para manter as atividades diárias da Foco Empreendedor. É um segmento importante para o Município de Santa Cruz do Sul que busca trabalhar a educação de forma dinâmica, desenvolvendo capacidade, habilidade e atitude nos jovens e educadores da rede pública. Assim, a ONG busca envolver as empresas no quesito responsabilidade social, despertando o interesse em investir e acreditar que a educação é o pilar de transformação do País, onde as Instituições poderão em um futuro próximo colher bons frutos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento em questão foi realizado através da disciplina de Prática de Relações Públicas II, ministrada pela Professora Elizabeth Huber Moreira com o intuito de promover ações necessárias para a área do terceiro setor, sendo a organização escolhida para o trabalho a ONG Foco Empreendedor de Santa Cruz do Sul. Criada pela atual presidente Aurea Binz, a Entidade tem como diretrizes: Missão: Desenvolver junto à população brasileira uma cultura empreendedora e intraempreendedora para a inovação no mundo do trabalho, contribuindo para a felicidade profissional individual e coletiva. Visão: Ser referência nacional, nos próximos cinco anos, para as organizações brasileiras no desenvolvimento da cultura empreendedora e intra-empreendedora. Valores: Felicidade profissional: trabalhar para que as pessoas tenham consciência da sua vocação profissional; Fé: o bem-estar coletivo só é possível na crença de que as pessoas são capazes de desenvolver o bem para si e para os outros; Sustentabilidade: o desenvolvimento da população brasileira só se concretiza no equilíbrio social, econômico e ambiental. Políticas: Oferecer projetos de qualidade a indivíduos e organizações que busquem a qualificação profissional pela via do empreendedorismo e do intraempreendedorismo; Buscar parcerias junto aos setores públicos e privados no sentido de viabilizar projetos e ações voltadas ao empreendedorismo; desenvolver a consciência do intraempreendedorismo, por meio da qualificação das pessoas para a inovação e sustentabilidade no trabalho. As ações foram pensadas na busca por empresas capazes de entender a questão da responsabilidade social depositando confiança no trabalho que a ONG vem apresentando para conseguir captar recursos ou conseguir os materiais expostos no planejamento. O termo "responsabilidade social", conforme Kunsch (2002) hoje assume uma importância relevante no contexto das organizações, e foi objeto de reflexão de muitos autores em décadas anteriores. Burt Scanlan (1979), escreveu que a responsabilidade social pode ser definida como uma obrigação da parte da empresa para com a sociedade. Tais obrigações podem ser muito complexas e estão em debate continuo atualmente. As obrigações podem ser: serviço comunitário e governamental, doações  educacionais e filantrópicas ou controle ambiental. (SCANLAN, 1979, pg. 52). Baseado no processo de planejamento é possível afirmar que é uma ferramenta capaz de impedir erros, dar segurança aos envolvidos e tornar a realização de determinado trabalho com muita qualidade, trazendo retornos positivos para as Organizações. O planejamento estratégico visa buscar as melhores formas para gerenciar as ações estratégicas das organizações, tendo por base as demandas sociais e competitivas, as ameaças e as oportunidades do ambiente, para que a tomada de decisões no presente traga os resultados mais eficazes possíveis no futuro. (KUNSCH, 2003, p. 244) Kunsch ainda determina que "Antes de apresentar definições de planejamento, é preciso considera-lo, sobre tudo, como um ato de inteligência, um modo de pensar sobre determinada situação ou realidade, enfim, como um processo racional-lógico, que pressupõe estudos, planejamentos, questionamentos, diagnósticos, tomadas de decisões, estabelecimento de objetivos, estratégias, alocações de recursos, curso de ações, etc." (KUNSCH. 2002. p.203). Conforme afirmação da autora o planejamento deve ser pensado de forma concreta impossibilitando erros de execução. Todas as informações pertinentes devem estar presentes no ato de planejar. É considerada uma execução de projeto, constituído por cronograma de trabalho, sendo assim um processo desenvolvido com eficiência  fazer bem feito, com qualidade e sem custos, eficácia  visando sempre o resultado positivo, fazendo uso de métodos corretos e criatividade  e efetividade, considerada a continuação no ambiente, buscando resultados. É um método utilizado antes de ir para a ação, ou seja, pensar em todos os detalhes antes de partir para a execução. Neste caso o planejamento é classificado como estratégico, que visa um estudo em longo prazo, pensado com um intervalo de tempo prolongado. Kunsch (2002, p. 218 -219), descreve o processo de realização do planejamento como: identificação da realidade situacional, levantamento de informações, análise dos dados e construção de um diagnóstico, identificação dos públicos envolvidos, determinação de objetivos e metas, adoção de estratégias, previsão de formas alternativas de ação, estabelecimento de ações necessárias, definição de recursos a serem alocados, fixação de técnicas de controle, implantação do planejamento, avaliação dos resultados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As atividades propostas foram pensadas na identificação das necessidades da ONG Foco Empreendedor, conforme diagnóstico, visando não ter gastos financeiros para Entidade. A ideia principal é conversar com as empresas na busca por patrocínios, bem como divulgar a ONG nas Mídias Sociais Digitais e também incrementar atividades administrativas sem custos e que são funções cabíveis ao cenário atual da Foco Empreendedor. Também se busca pensar em estabelecer atividades diárias que possam ser executadas pela equipe da Foco Empreendedor demonstrando a importância de realizar essas funções dentro da Organização. De acordo com o diagnóstico realizado, algumas ações já haviam sido lançadas, porém não foram identificadas como prioridades e acabaram ficando de lado e se transformando em dificuldades na hora de organizar a parte administrativa da ONG. A partir deste contexto, estão sendo pensadas as seguintes ações: - Mural: mural instalado em local estratégico de modo que esteja sempre visível aos colaboradores, obtendo total aproveitamento. Nele será possível escrever avisos e recados, tendo a manutenção feita pelos próprios funcionários diariamente. Também utilizado para lembrar agenda, funções que devem ser realizadas e ou concluídas, avisos, recados, etc. Foi sinalizado pela ONG que a Marcenaria Versattil teria possibilidade de realizar esta doação. Então o primeiro passo será ir conversar pessoalmente com a Organização para oficializar a solicitação. - Mailing list: implementação do mailing list com contatos dos colaboradores, apoiadores, patrocinadores, contato principal das escolas municipais e estaduais dos municípios em que serão realizados os eventos, nomes específicos para os workshops, fornecedores de produtos e serviços. Produzido em planilha do excel, onde além dos contatos, pode conter data de aniversário dos mesmos para realizar a confecção do cartão RP, conforme calendarização. - Facebook: Como a ONG já possui uma página bem atualizada na rede social facebook, o mesmo será usado para postar peças com curiosidades e também informações relacionados com a ONG. A página está sendo utilizada para compartilhamentos de conteúdos pertinentes à Foco e postagem de fotos e registros de onde a ONG passa. Mas através deste planejamento a sugestão é de realizar postagens de datas comemorativas, identificadas como News quinzenais. Exemplo: Peças publicitárias do dia do professor, com identificação da ONG Foco Empreendedor. - Cartões RP online: Criação de um cartão especial para os colaboradores em cada data especial. É uma forma de lembrança e valorização. Como são muitos colaboradores a solução é criar um cartão padrão para todos. - Brindes de ativação da marca: canetas, lápis, borracha, livros, pastas, etc, que podem ser distribuídas para o público nos eventos. Entregar o brinde juntamente com a pesquisa de satisfação. - Exposição de missão, visão, valores e políticas: através de uma moldura, expor na parede da sede, em um local estratégico onde o público possa ver com facilidade. - Identificação da ONG na sede: Colocar uma fachada de acordo com a identidade visual da Foco Empreendedor em frente à sede para identificar a organização. - Banner dos projetos: a ONG possui banner da Organização, mas seria interessante ter um de cada projeto para identificação dos mesmos nos respectivos eventos. - Planejamento anual da Foco: As atividades são realizadas a partir da planificação das ideias. Para garantir a qualidade das atividades é importante construir planejamento de cada ação pensada. - Relatórios: Nenhuma das ações realizadas até hoje teve registros através de relatórios e por consequência não há como identificar os pontos positivos e negativos, além da memória de quem participou. A ideia é fazer um relatório de todas as ações executadas e no final do ano compilar todos. Nesse relatório deve conter pontos positivos e negativos, atividades planejadas e desenvolvidas, atividades não planejadas e desenvolvidas e atividades planejadas e não desenvolvidas. Exposição Certificados: No decorrer das atividades, a ONG, no período de realização do planejamento, recebeu mais um certificado, desta vez OSCIP Estadual. Percebendo o sentimento de conquista da Presidente em ter esta certificação, surgiu a ideia de fixá-los na parede da sala de entrada da sede, conforme planejado fazer com missão, visão e valores. Marca Página do Projeto Resgatando Valores: ao planejar o evento do Projeto Resgatando Valores, sentiu-se falta de uma lembrancinha. Algo que as pessoas pudessem levar para casa, utilizar e lembrar da ONG Foco Empreendedor, e daquele momento vivido ali no desenvolvimento do Projeto. Como o Foco da ONG é educação empreendedora, e o Projeto Resgatando Valores foi criado para os professores, foi decidido confeccionar um marca página. O objeto tem por objetivo fazer referencia à leitura, cultura e educação. No decorrer da execução outras ideias poderão ir surgindo para executar na Entidade e serão registradas no relatório como atividades não planejadas e desenvolvidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">As ações planejadas foram pensadas baseadas no contexto do que é terceiro setor, as necessidades que rodeiam a área todos os dias e a importância de conquistar a sociedade e organizações fazendo-os entender que o trabalho é realizado com qualidade visando o bem estar social das cidades nas quais os projetos da ONG Foco Empreendedor são executados. É possível afirmar que as empresas estão ainda entendendo e descobrindo o que realmente significa o termo responsabilidade social, os retornos positivos que a organização terá. É um trabalho em longo prazo que precisa ser bem firmado, baseado nos valores e princípios da entidade. O trabalho proporcionou um contato direto com o mercado de trabalho, onde foi preciso mergulhar nos objetivos e atividades que a ONG Foco Empreendedor propõe para conseguir descrever essa ideia em possíveis pedidos de auxilio para concretizar o que foi planejado. Particularmente foi muito gratificante e o aprendizado adquirido foi excepcional. Além de estudar a teoria da sala de aula, foi possível colocar em prática fora do âmbito interno da academia e experimentando o mercado de trabalho, ouvindo empresários, analisando fatores internos e externos importantes, diagnosticando pontos positivos e negativos e construindo um planejamento visando a execução do mesmo, ou seja, podendo partir para a ação e descobrir se de fato o planejamento cumpriu todas as etapas de eficácia e eficiência. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2ed.São Paulo: Summus, 2002. <br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus,2003.<br><br>SCANLAN, Burt K. Princípios de administração e comportamento organizacional. Trad. De Carlos Roberto Vieira de Araújo. São Paulo: Atlas, 1979. <br><br> </td></tr></table></body></html>