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INSCRIÇÃO: | 00057 |
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CATEGORIA: | RP |
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MODALIDADE: | RP02 |
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TÍTULO: | Pesquisa de Opinião sobre o agendamento de refeições do Restaurante Universitário da UFSM |
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AUTORES: | NATHÁLIA DE OLIVEIRA BATISTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); Rejane de Oliveira Pozobon (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); Barbara Predebon Nogara (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); Andressa Ribas Lameira Merlo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); Fernanda Ferreira Dutra (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); Gabriele Caroline de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); Ana Paula Leite Martins (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) |
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PALAVRAS-CHAVE: | pesquisa, opinião, agendamento, restaurante universitário, ufsm |
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RESUMO |
O cenário vivenciado hoje no Restaurante Universitário da UFSM é a falta de certeza do quanto produzir e a resistência por parte dos usuários de realizar o processo de agendamento. O assunto em questão ainda gera muita discussão e não é aceito por todas as unidades representativas da Universidade. Os contribuintes com a pesquisa responderam questões como ser ou não favorável ao agendamento, a melhor forma do processo ser realizado, suas consequências para os que não agendarem, entre outros. Os resultados da pesquisa forneceram dados para a elaboração da campanha institucional, lançada no final de 2016, em prol do agendamento contínuo de refeições. |
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INTRODUÇÃO |
O Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria, RU como todos os usuários chamam, foi inaugurado no ano de 1963 e desde então vem passando por alterações, tanto físicas como administrativas, conforme as demandas vão surgindo. Hoje, conta com três unidades no Campus de Santa Maria e atende cerca de oito mil usuários todos os dias, que usufruem de refeições como desjejum, almoço e janta. Os Campus da Universidade localizados em Frederico Westphalen, Palmeiras das Missões e Cachoeira do Sul também possuem suas unidades de RU. Apesar de todas as instituições de ensino superior existentes na cidade de Santa Maria, o RU da UFSM é o único restaurante universitário da cidade e o maior do sul do país. Em 2011, foi criado o Programa de Agendamento de Refeições que consiste em os usuários do RU, estudantes e servidores, agendarem as refeições a serem realizadas. O processo pode ser feito tanto via portal do aluno como pelo site do RU. A medida foi criada para que pudesse ser identificado o número de refeições a serem servidas, com o objetivo principal de aprimorar o seu planejamento. Além de melhorar a qualidade do atendimento, o programa surgiu para auxiliar os profissionais responsáveis pelo processo de produção a trabalhar com métricas mais exatas, de maneira que se possa aproveitar tudo que é produzido e evitar desperdícios. Segundo normas da Vigilância Sanitária encontradas na Portaria nº 78/2009 da Secretária da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, todo tipo de produção que não é servida ao público deve ser descartado. Atualmente, o almoço é a refeição que mais usuários usufruem no Restaurante Universitário e, contraditoriamente, a única que não exige agendamento obrigatório. |
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OBJETIVO |
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Denomina-se universo ou população de uma pesquisa o conjunto de elementos que possuem determinadas características em comum, seja idade, localização, opiniões, etc. Na pesquisa de opinião, a respeito do programa de agendamento do Restaurante Universitário, constituem o universo todos aqueles que usufruem dos seus serviços, ou seja, estudantes e servidores.ऀ䔀洀 挀漀洀甀洀 攀氀攀猀 琀洀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 甀猀甀昀爀甀爀攀洀 搀漀 洀攀猀洀漀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 猀甀愀猀 爀攀昀攀椀攀猀㬀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀愀 洀攀猀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 攀 猀漀 愀昀攀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 洀攀猀洀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀⸀
Quando torna-se impossível quantificar essa população trabalhamos com o que chamamos de amostra, que serão subgrupos dessa população. A presente pesquisa contou com uma amostra de 1430 pessoas que representaram todo o universo através de suas respostas.
Instrumento de coleta de dadosऀ伀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 昀漀椀 漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 漀渀氀椀渀攀 ⠀攀洀 愀渀攀砀漀⤀⸀ 䐀攀昀椀渀椀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 攀氀攀 猀甀戀洀攀琀椀搀漀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 漀戀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 琀攀洀愀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀⸀ 준 椀洀瀀攀猀猀漀愀氀 攀 椀渀搀椀爀攀琀漀 攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最猀猀攀洀漀猀 甀洀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ 䔀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 焀甀攀猀琀攀猀 攀洀 攀猀挀愀氀愀 渀漀洀椀渀愀氀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 挀漀洀 攀猀挀愀氀愀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 瘀攀爀戀愀氀 ⴀ 瀀愀爀愀 洀攀渀猀甀爀愀爀 焀甀愀氀 愀 瀀爀漀瀀漀爀漀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 漀戀爀椀最愀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 搀漀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀⸀ 一愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 䄀渀琀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀 䜀椀氀Ⰰ
Construir um questionário consiste basicamente em traduzir objetivos da pesquisa em questões específicas. As respostas a essas questões é que irão proporcionar os dados requeridos para descrever as características da população pesquisada ou testar as hipóteses que foram construídas durante o planejamento da pesquisa. (GIL, 2008, p. 121).
As questões foram predominantemente fechadas - pois assim conseguiríamos respostas mais objetivas, visto que a nossa população foi impossível de ser mensurada - com exceção de uma aberta que visou captar as peculiaridades das opiniões e obter dados mais exatos. As demais perguntas foram elaboradas a afim de que se pudesse obter um perfil quanto ao usuário do RU, como sua frequência e o conhecimento a respeito de algumas informações.
Aplicação dos pilotosऀ倀漀爀 搀攀昀椀渀椀漀Ⰰ 漀 瀀椀氀漀琀漀 甀洀 琀攀猀琀攀Ⰰ 攀洀 瀀攀焀甀攀渀愀 攀猀挀愀氀愀Ⰰ 搀漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀 洀琀漀搀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀 瀀漀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀氀琀攀爀愀漀⼀洀攀氀栀漀爀愀 搀漀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 渀愀 昀愀猀攀 焀甀攀 愀渀琀攀挀攀搀攀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 攀洀 猀椀⸀
A aplicação dos pilotos na presente pesquisa ocorreu presencialmente e por meio de plataforma online, sendo que foram aplicados quinze questionários. Em geral, o instrumento foi facilmente interpretado, tanto que a maioria dos respondentes não teve dificuldades para preenchê-lo. As sugestões repassadas foram com relação a estrutura semântica de algumas perguntas e escalas e informações acerca do agendamento, todavia essas não cabem a esse momento esclarecer, mas apenas identificar. Abaixo, é apresentada uma análise de cada piloto, bem como as sugestões do grupo para atender aos questionamentos trazidos pelos respondentes.
Tipo de Amostragemऀ䄀 愀洀漀猀琀爀愀最攀洀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 愀猀 愀洀漀猀琀爀愀猀⸀ 䌀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀猀 攀洀 瀀爀漀戀愀戀椀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 漀渀搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀洀 愀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 猀攀爀攀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 攀 渀漀ⴀ瀀爀漀戀愀戀椀氀猀琀椀挀愀猀 漀渀搀攀 渀攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀洀 愀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀攀洀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀愀猀漀 搀愀 搀攀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 渀漀ⴀ瀀爀漀戀愀戀椀氀猀琀椀挀愀⸀
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Essa pesquisa é representada quantitativamente, desta forma não tendo como propiciar valores absolutos e sim valores estimados, de acordo com a média dos resultados obtidos com a pesquisa e por ser estatísticas permite equívocos, logo, possui margem de erro.ऀ伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䄀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀昀攀椀攀猀 搀漀 刀唀Ⰰ 挀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 渀漀 猀漀 爀椀最漀爀漀猀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀挀椀猀漀猀⸀ 伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀猀ⴀ琀愀戀甀氀愀漀 猀攀洀瀀爀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀愀 洀愀爀最攀洀 搀攀 攀爀爀漀 攀洀 猀甀愀 洀攀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 搀椀洀椀渀甀椀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀⸀
Para se obter um grau de confiança pertinente na pesquisa, utilizamos uma margem de erro, de acordo com Milton Santos, estipulada com porcentagens para desvios, sendo 1,45% cada, e para obter um grau de confiança de 95% na pesquisa utilizamos dois 2 desvios (1,45% cada) sendo uma somatória de 2,95% tanto para mais ou para menos no resultado.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 琀愀戀甀氀愀漀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀焀甀椀 搀攀瘀攀 猀攀爀 氀攀瘀愀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀攀 焀甀攀 ─ 攀焀甀椀瘀愀氀攀 愀 ⸀㐀㌀ 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 漀 琀漀琀愀氀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀洀漀猀⸀ 䘀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䤀䈀䴀 匀倀匀匀Ⰰ 焀甀攀 愀樀甀搀愀 愀 漀瀀攀爀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀渀愀氀琀椀挀漀 椀渀琀攀椀爀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 愀琀 愀 愀渀氀椀猀攀 攀 漀 爀攀氀愀琀爀椀漀⸀
Está pesquisa foi aplicada em meio online através do Google Formulário e divulgada na página oficial do Restaurante Universitário UFSM; em entrevista ao vivo na Rádio Universidade 800 AM; no Portal da UFSM; nas redes sociais e em encaminhada por e-mail a vários setores da Universidade. Seu tempo de duração foi de doze dias, sendo eles de 11 a 22 de maio de 2016.
[GRÁFICOS] |
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CONSIDERAÇÕES |
Consideramos que a opinião expressada pelos respondentes afirma a importância do agendamento de refeições, baseado no desconhecimento dos usuários acerca dos dados que permeiam o restaurante universitário (RU), sua frequência na utilização do serviço afirma a importância do Restaurante no cotidiano do usuário. 倀漀爀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 漀 刀唀Ⰰ 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀 渀漀 洀戀椀琀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀⸀ 䄀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 䄀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 猀攀 昀愀稀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 愀猀猀椀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀漀甀 愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀漀 刀唀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 漀 甀猀甀爀椀漀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀琀愀 洀甀搀愀渀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀
A informação pode levar a reeducação do usuário, levando boas práticas para o dia-a-dia dos envolvidos, fazendo assim com que boas práticas sobressaia os muros da universidade.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 㘀ꨀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀娀Ⰰ 刀椀挀愀爀搀漀⸀ 䜀攀猀琀漀 搀漀 挀氀椀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 儀甀愀氀椀琀礀洀愀爀欀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䴀伀匀Ⰰ 倀愀甀氀漀㬀 刀䄀䴀伀匀Ⰰ 䴀愀最搀愀 䴀愀爀椀愀㬀 䈀唀匀一䔀䰀䰀伀Ⰰ 匀愀甀氀 䨀漀猀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 瀀爀琀椀挀漀 搀攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀㨀 愀爀琀椀最漀Ⰰ 爀攀猀攀渀栀愀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 吀䌀䌀Ⰰ 洀漀渀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 搀椀猀猀攀爀琀愀漀 攀 琀攀猀攀⸀
Acessado em 25 de junho de 2016, às 19h34min.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀眀眀眀⸀甀昀猀洀⸀戀爀⼀爀甀 ⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㈀㔀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 猀 㤀栀㌀㐀洀椀渀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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