ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00133</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Programa Papo Cabeça</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ALESSANDRA MERFORT SPIELMANN (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); Paulo Ricardo dos Santos (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Família, Rádio, Sociedade, Vida, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este artigo tem como objetivo dar publicidade a algumas reflexões abordadas no programa "Papo Cabeça". O programa "Papo Cabeça" é um espaço reservado, transmitido uma vez por semana via Rádio. Trata de questionamentos e debates de várias questões do cotidiano social, visando divulgar informação e conscientizar o público da importância de ter um bom relacionamento com as pessoas no meio em que vive. O comportamento de muitas pessoas pode implicar na qualidade de vida de muitas outras. Isso vale na educação, no ambiente de trabalho, no transito, no laser e em muitos outros ambientes de convivência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A busca constante por aperfeiçoamento da educação social é um dos desafios para muitos brasileiros, e também é um dos preceitos da sociedade do conhecimento. Uma sociedade desenvolvida é caracterizada principalmente por uma população que tem acesso à informação, O desenvolvimento de um país é caracterizado por fatores como rendimento per capita da população (PIB), Educação, Taxas de crescimento, Mortalidade, Ofertas de emprego, Abastecimento interno e exportação, Urbanização, Saúde e Baixa diferença de rendimentos entre mais ricos e pobres. O pais só é considerado desenvolvido quando oferece uma série de benefícios para a população. Determinados problemas, mesmo quando parecem ter pequena importância, muitas vezes são causadores de grandes efeitos. No caso do Brasil e de muitos outros países, o a população de jovens tem diminuído a cada ano, e a população idosa vem a aumentar cada vez mais. Mas alguém sabe os motivos dessa constante mudança? Pois bem, a educação nas escolas, nas famílias e em determinados grupos da sociedade teve que se reinventar a partir do surgimento de tecnologias tendo em vista que alterou o convívio familiar, há mais facilidades de locomoção e comunicação entre outras mudanças. O programa "Papo Cabeça" é um espaço reservado transmitido uma vez por semana via o Rádio, que fornece entendimento e questionamento e debate de várias questões do cotidiano social, visando ao desenvolvimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este estudo tem como objetivo dar publicidade a algumas reflexões abordadas pelo programa "Papo Cabeça". É um programa dinâmico, jovem e ao mesmo tempo com um toque emocional e amaduro. Projeto este que vem a somar por várias causas e pode trazer educação, cultura e muitos ensinamentos. Muito mais que um sistema de informação, ele tenta discutir a incapacidade de aceitação de muitas pessoas que sofrem para deixar e tentam superar o vicio da droga, assim como tantos outros problemas que é enfrentado na sociedade atual, um exemplo disso é o próprio preconceito.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Conscientizar o público por meio do rádio sobre a importância de ter um bom relacionamento com as pessoas com as quais convive. O rádio é um veículo com um leque de possibilidades muito amplo, mexe com a imaginação, De acordo com Ferraretto (2014) , "Neste século 21 de tantas tecnologias e, por vezes, de poucas humanidades, o rádio constitui-se por natureza, e cada vez mais, em um instrumento de diálogo, atento às demandas do público e cioso por dizer o que as pessoas necessitam e desejam ouvir em seu dia a dia. Tudo de forma muito simples, clara, direta e objetiva". A falta de conscientização, faz que com cada vez mais aumente os pontos negativos em nossa sociedade, por exemplo, o uso de drogas, tema tratado no programa Papo Cabeça. Sendo o rádio um meio fácil e prático, acredita-se que é possível conscientizar sobre questões de comportamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa foi um trabalho desenvolvido no componente curricular de Produção Publicitária em Rádio em abril do ano de 2017, do curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina  UNOESC. Este programa tem duração de 30 minutos, veiculado uma vez por semana em uma rádio comunitária. Conta com participação de pessoas que têm experiência sobre os assuntos a debatidos no dia. Importante ressaltar que no programa, além de ter depoimentos de fatos reais com pessoas reais, tem também a inserção de músicas relacionadas ao assunto debatido. O programa está estruturado da seguinte forma: Primeiro quadro: Introdução do tema, acolhimento anunciado pelo locutor (a); Segundo quadro: Entrevista de conversação com um participante do quadro, pode ser anônimo ou não, isso depende como o participante deseja escolher; Terceiro quadro: Um especialista no assunto faz uma conversação com o locutor sobre o tema. Para realização do programa é necessário pessoas envolvidas com a causa. A produção ele é semanal. Existe também a utilização do meio de rádio Fm, de preferencia comunitária. Os profissionais envolvidos serão um sonoplasta, um produtor de áudio, um produtor executivo, um redator, um repórter, um locutor. Além do programa foi produzido um spot com estilo próprio para o programa, sobre conscientização de não uso das drogas, um tema bem polêmico. Spot de 30" Segue abaixo roteiro do spot sobre drogas De acordo com Ferraretto (2014) apesar de existirem vários meios de comunicação que surgiram com o avanço de tecnologia, o rádio é um dos meios que possuí um grande poder de persuasão. O rádio é o meio de comunicação mais popular do Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está presente em 88% dos domicílios brasileiros. Além disso, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, 267 milhões de aparelhos celulares constituem um receptor em potencial e 36% dos internautas brasileiros ouvem rádio em tempo real enquanto estão conectados, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil. O rádio é um veículo barato a que todos podem ter acesso, seja no carro, no celular ou no próprio rádio convencional, tudo isso em tempo real. Plasticidade Este é o momento em que o locutor, emissor da mensagem vai fazer com que o texto, tenha aspectos reais e passe tudo o que deve ser transmitido, de forma clara e objetiva. Performance É importante que o locutor, ao tentar transmitir a mensagem, não tente apenas ler e sim interpretar a história ou o fato com gestos, que tente atuar segundo o texto apresentado, assim não apenas com voz simples, mas também com uma boa entonação, articulação da cena, que transmita através da voz uma aparência real, com ações onde o texto exige. Também pode haver utilização de efeitos e sons, podendo reproduzir o mundo, proporcionando ao ouvinte a capacidade de interpretar e imaginar o que o locutor está transmitindo. Uma locução bem feita, bem pronunciada, marcando todos os pontos, vírgulas e silabas das palavras é de suma importância no rádio, já que o receptor da mensagem não esta vendo, mas ouvindo. Deve-se fazer com que não seja apenas um som que o ouvinte irá ouvir, mas que ocorra interpretação do receptor. Efeito Sonoro O efeito sonoro é muito importante, pois contribui para uma boa transmissão, e valoriza ainda mais o que o locutor esta falando. Por outro lado, deve se tomar muito cuidado, pois um efeito mal utilizado pode se tornar um ruído e, ao invés de somar, atrapalha o objetivo da mensagem. Segundo Barbosa et. al. (apud. Mcleish 2001, p.61), "São os efeitos que dão sentindo a toda cena". Em busca de transmitir a mensagem usou-se na produção do spot "Anima no Trânsito": ambiente trânsito, efeito motor de carro, efeito buzina insistente, efeito cuspida, efeito xingamento e trilhas neutras. Para realização deste programa foi utilizado os programas sound forge pro 10.0, equipamentos de som e transmissão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa de rádio "Papo Cabeça" objetiva educar e conscientizar a população sobre determinados assuntos. Para isso temos os quadros, que são especialidades dentro do mesmo. O programa possui o quadro em que alguém especializado ou entendedor do assunto vem falar. Além de ser algo diferente dentro do programa chama a atenção de quem estiver ouvindo. Muitas vezes ajuda pessoas que têm dificuldade em resolver alguns problemas. O programa será divulgado por meio de rádio, mas nada impede de usar da publicidade de outros meios,. De acordo com Barbosa (2010) , o rádio possui uma capacidade de ser alcançado por um público muito diversificado, sendo considerado como um meio de comunicação sem fronteiras. Pode estar presente em várias cidades, diferentes ambientes ou em pontos mais remotos. O rádio com sua mobilidade faz com que as mensagens sejam intercaladas com várias atividades do dia a dia sem interferir. Enquanto se ouve o rádio pode-se fazer várias outras atividades, assim como dirigir. Apesar de o rádio ser um meio eficaz para este tipo de assunto, sempre é interessante fazer um approach com outros meios de comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O rádio é um meio acessível e prático, pois muitos podem ouvi-lo enquanto trabalham ou fazem outra atividade. É necessário atenção mas não tanto quanto a TV, a internet e outros. Além de ainda remeter à cultura, é veículo ainda muito importante, pois o rádio, vem como alternativa e solução de muitos problemas enfrentados pela sociedade. Em um mundo no qual a tecnologia domina, e qualquer coisa esta a fácil alcanço, é necessário que haja um programa, ou alguma ação que conscientize a população sobre temas importantes como o trânsito e os problemas com o consumo de drogas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FERRARETTO, Luiz Arthur. Radio teoria e prática, SP: Summus Editorial, 2014. Disponível em: <http://www.gruposummus.com.br/indice/10946.pdf> Acesso em: 13 abril 2017<br><br>MENDONÇA, Cláudio. População brasileira: Crescimento, fecundidade e outros dados demográficos. UOL Educação Pesquisa Escolar, 2005. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/populacao-brasileira-crescimento-fecundidade-e-outros-dados-demograficos.htm> Acesso em: 13 abril 2017<br><br>SOUZA, Maicon Ferreira; BIZELLI, José Luis, Um roteiro de programa educativo interativo para a televisão digital aberta. Unesp, Bauru, SP. Disponivel em: < https://celacom.fclar.unesp.br/pdfs/21.pdf> Acesso em: 14 abril 2017<br><br>CASTELLS, M. A sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.<br><br>BARBOSA, Carine et. Al. Animal no trânsito, XVII Prêmio Expocom, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, 2010. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/resumos/R20-0196-1.pdf> Acesso em: 10 abril 2017<br><br> </td></tr></table></body></html>