INSCRIÇÃO: 00139
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT03
 
TÍTULO: Sinfonia e Sintonia. A união da dança, música e fotografia e sua importância ao ser humano.
 
AUTORES: ANNA LAURA ROESLER (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); Isis Dalla Costa (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); Ana Cristina Chiossi (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA)
 
PALAVRAS-CHAVE: arte, dança, fotografia, música,
 
RESUMO
O presente paper se refere ao processo de produção de um ensaio fotográfico artístico produzido por alunos da quinta fase do Curso de Comunicação Social- Publicidade e Propaganda, na disciplina de Fotografia Criativa com a proposta Corpo, Luz e Forma. O objetivo é capturar a ligação entre música e dança, por meio da fotografia, como partes integrantes da vida humana e das relações entre os seres.
 
INTRODUÇÃO
A partir das necessidades humanas surgem novas ideias e criações. A dança, a música e a fotografia são frutos da necessidade do movimento, da expressão do que acontece dentro do indivíduo que cria dentro do indivíduo que cria e do mundo que o rodeia. Nesse sentido, a música possui suas vertentes para representar diferentes culturas, sociedades e formas de pensar e se expressar, assim também como a dança. A fotografia, ora com a intenção de capturar um momento histórico, um marco na vida ou uma informação, também pode buscar formas de expressar o interior do indivíduo, seus sentimentos e credos. Em todas as artes, a criação vai além de apenas técnica ou formas de fazer, busca transbordar o que os artistas carregam por dentro.਀一漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 匀椀渀昀漀渀椀愀 攀 匀椀渀琀漀渀椀愀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 搀愀渀愀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 猀攀 甀渀攀洀 愀 昀椀洀 搀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 猀漀洀⸀ 
 
OBJETIVO
O objetivo do ensaio fotográfico foi capturar a ligação entre música e dança por meio da fotografia, como partes integrantes da vida humana e das relações entre os seres, com o intuito de mostrar o belo presente nas artes e a importância das fotografias para registrar muito além de momentos, principalmente os sentimentos. ਀匀攀最甀渀搀漀 䌀氀愀爀攀琀 ⠀㄀㤀㤀ⴀ⤀㨀 ᰀ䄠 瘀椀搀愀  猀漀洀Ⰰ 搀椀猀猀攀洀漀猀⸀ 䄀 瘀椀搀愀  洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀 漀 猀漀洀 猀攀 漀爀椀最椀渀愀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ᴀ†䌀漀洀 戀愀猀攀 渀攀猀猀愀 愀昀椀爀洀愀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀ⴀ猀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 栀甀洀愀渀愀 挀漀洀 漀 猀漀洀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 搀愀 搀愀渀愀 攀 搀愀 洀切猀椀挀愀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 挀愀瀀琀甀爀愀 愀氀洀 搀攀 猀椀洀瀀氀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀愀瀀琀甀爀愀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 瘀愀氀漀爀 愀爀琀猀琀椀挀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀⸀
 
JUSTIFICATIVA
As fotografias que compõem o ensaio fotográfico Sinfonia e Sintonia buscam demonstrar a ligação humana à arte. Partindo dessa realidade buscou-se unir diferentes formas de expressão por meio de produções artísticas, no caso a música, a dança e a fotografia para transmitir a busca do ser humano pela expressividade do gesto e do som.਀䄀 愀爀琀攀  搀攀 最爀愀渀搀攀 瘀愀氀椀愀 瀀愀爀愀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 攀 愀 搀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 猀漀洀 攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀洀 愀漀 栀甀洀愀渀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 攀洀漀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䌀氀愀爀攀琀 ⠀㄀㤀㤀ⴀ⤀㨀  ਀ᰀ䜠爀愀渀搀攀 昀漀椀 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 猀漀戀爀攀 愀 洀攀渀琀攀 栀甀洀愀渀愀⸀ 伀 栀漀洀攀洀 瀀爀椀洀椀琀椀瘀漀 搀椀猀瀀攀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 瀀漀甀挀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀⸀ 儀甀愀猀攀 猀漀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 攀氀攀 瘀  漀 焀甀攀 琀攀洀 渀漀洀攀⸀ 倀愀爀愀 攀砀瀀爀椀洀椀爀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀攀爀瘀攀ⴀ猀攀 搀攀 猀漀渀猀 攀 挀爀椀愀 愀 洀切猀椀挀愀 焀甀攀 漀 愀樀甀搀愀 愀 攀砀琀攀爀椀漀爀椀稀愀爀 漀 樀切戀椀氀漀Ⰰ 愀 琀爀椀猀琀攀稀愀Ⰰ 漀 愀洀漀爀Ⰰ 漀猀 椀渀猀琀椀渀琀漀猀 戀攀氀椀挀漀猀漀猀Ⰰ 愀 挀爀攀渀愀 渀漀猀 瀀漀搀攀爀攀猀 猀甀瀀爀攀洀漀猀 攀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 搀愀渀愀爀⸀ 倀愀爀愀 攀氀攀  愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀 愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 愀挀愀氀愀渀琀漀 愀琀 愀 攀氀攀最椀愀 昀切渀攀戀爀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 搀愀渀愀 爀椀琀甀愀氀 愀琀 愀 挀甀爀愀 搀漀猀 搀漀攀渀琀攀猀 瀀攀氀愀 洀攀氀漀搀椀愀 攀 漀 爀椀琀洀漀⸀ ᴀ ਀䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀爀瀀漀爀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 䰀漀氀愀 ⠀㄀㤀㠀㤀⤀ 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 挀漀爀瀀漀爀愀氀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ  猀甀愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀渀椀搀愀搀攀 挀漀爀瀀漀ⴀ洀攀渀琀攀⸀ O nome Sinfonia e Sintonia remete justamente à união da produção do som e do movimento, onde diversos estilos de instrumentos se unem para formar uma melodia, cada qual com suas características. A sintonia existe para que sons mesmo diferentes sejam harmônicos. Essa mesma harmonia acontece com diferentes bailarinas unidas pela coreografia.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 昀漀椀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 昀漀琀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 伀攀猀琀攀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 一椀欀漀渀 搀㐀 Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀漀 愀爀琀椀昀椀挀椀愀氀 攀 搀椀昀甀猀漀爀 搀攀 氀甀稀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 挀漀洀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 愀氀琀愀 愀 昀椀洀 搀攀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀最攀氀愀搀漀猀 搀愀猀 洀漀搀攀氀漀猀⸀ Para a produção foram convidadas três bailarinas que realizam ensaios juntas para maior sintonia nos passos realizados por possuírem flexibilidade e conhecimento dos passos do Ballet Clássico. As bailarinas utilizaram roupas justas ao corpo e com cores neutras a fim de que suas movimentações fossem melhor capturadas nas imagens e sapatilhas para dança, com ponta ou não, dependendo dos movimentos realizados para as fotos.਀倀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀⸀ 䐀攀 挀漀爀搀愀Ⰰ 瘀椀漀氀漀Ⰰ 瘀椀漀氀椀渀漀 攀 瘀椀漀氀漀渀挀攀氀漀㬀 搀攀 猀漀瀀爀漀Ⰰ  昀氀愀甀琀愀 猀漀瀀爀愀渀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀氀琀漀 攀 猀漀瀀爀愀渀椀渀漀⸀ 䄀氀洀 搀漀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀琀椀琀甀爀愀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 攀猀瀀愀氀栀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀栀漀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 挀愀猀漀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀愀猀 戀愀椀氀愀爀椀渀愀猀 搀攀椀琀愀搀愀猀 攀洀 瀀愀爀琀椀琀甀爀愀猀Ⰰ 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 挀愀瀀琀甀爀漀甀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 挀椀洀愀⸀ Nas fotografias em que os passos de dança foram fotografados durante o movimento, diversas fotos foram tiradas para que fosse possível capturar com exatidão o momento do passo e da sintonia entre as bailarinas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 匀椀渀昀漀渀椀愀 攀 匀椀渀琀漀渀椀愀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 漀渀稀攀 昀漀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 琀攀洀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 攀 搀愀 搀愀渀愀⸀ 䌀漀洀 昀漀琀漀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 攀 愀 氀椀最愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 挀漀爀瀀漀猀 攀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 愀爀琀攀⸀  䄀猀 昀漀琀漀猀 挀愀瀀琀甀爀愀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀愀猀猀漀猀 搀攀 搀愀渀愀Ⰰ 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 攀 瀀愀爀琀椀琀甀爀愀猀⸀  Por meio da organização do cenário com instrumentos musicais, partituras, figurino das bailarinas, materiais de iluminação para o estúdio e passos de dança pré-determinados foi possível chegar à imagem construída, que para David (2015) se trata “efetivamente de uma instalação artística, a proposta final do que foi fotografado. Uma imagem que foi construída e não encontrada ao acaso. A fotografia encenada é um exemplo, trata-se de encenar uma situação e fotografá-la.” ਀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀氀洀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 漀甀 渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 搀攀 搀愀渀愀 漀甀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 爀攀最椀猀琀爀愀 愀 椀搀攀椀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ Utilizando do simbolismo, que para David (2015) consiste no “uso dos signos e símbolos em uma imagem para representar ideias ou determinadas qualidades”, o ensaio fotográfico utilizou de diversos instrumentos para simbolizar diferentes timbres e qualidades, também dos corpos deitados em posição fetal sobre partituras para representar o nascimento, ou renascimento do indivíduo por meio da música. As fotos buscam representar a interação do corpo com o movimento e a música.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 愀爀琀攀  昀爀甀琀漀 搀愀 椀洀愀最椀渀愀漀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 猀攀甀猀 挀爀攀搀漀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 攀渀砀攀爀最愀 攀 瀀攀爀挀攀戀攀 漀 洀甀渀搀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 焀甀攀 挀愀爀爀攀最愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 猀椀 攀 搀漀 焀甀攀 漀 爀漀搀攀椀愀⸀ 䔀砀攀挀甀琀愀爀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀愀 攀猀猀攀 攀猀瀀爀椀琀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 栀甀洀愀渀漀 攀 愀猀 椀渀琀攀爀愀攀猀 搀愀猀 愀爀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 愀 搀愀渀愀 攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ  搀攀 最爀愀渀搀攀 瘀愀氀椀愀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀甀搀漀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 猀漀洀 攀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ A fotografia, tão rica de significados e utilidades como a fotografia publicitária, de eventos, jornalística e também a artística. Todas as formas, envoltas pela criatividade em união à técnica. No caso do ensaio fotográfico apresentado, a fotografia artística se uniu com o estudo das técnicas em estúdio, da dança, da música e da ligação humana ao som e ao movimento como forma de expressão e desenvolvimento pessoal.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䰀䄀刀䔀吀Ⰰ 䴀愀爀琀椀渀⸀ 伀 倀漀搀攀爀 搀愀 䴀切猀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㤀ⴀ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䤀䬀䴀䄀一Ⰰ 䰀漀氀愀⸀ 䄀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀漀爀瀀漀爀愀氀⸀ 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀쐀䬀䔀䰀Ⰰ 䐀愀瘀椀搀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 䌀爀椀愀琀椀瘀愀⸀ 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䜀椀氀氀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀