INSCRIÇÃO: | 00142 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA07 |
TÍTULO: | Cultura viva: o ser humano como principal instrumento da arte |
AUTORES: | DARA LUIZA ZUCCHI (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); Arnaldo Telles Ferreira (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA) |
PALAVRAS-CHAVE: | Fotografia, arte, lightpaiting, , |
RESUMO | |
O presente trabalho se refere ao processo de produção de fotografia em movimento. Foi搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀愀 焀甀椀渀琀愀 昀愀猀攀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀挀瀀氀椀渀愀 搀攀 Fotografia Criativa, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas,愀氀椀愀渀搀漀 琀挀渀椀挀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 渀漀 洀攀椀漀 甀爀戀愀渀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 de Concórdia – SC, as marcas deixadas pelas pessoas que ali vivem, bem como a洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 攀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 渀漀爀琀攀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 愀 urbanidade incorporada ao ser humano existente por trás de tudo isso, pela plástica e o猀攀渀琀椀搀漀 焀甀攀 琀爀愀稀攀洀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 䌀爀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 伀攀猀琀攀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀 ጀ†唀一伀䔀匀䌀 䌀愀洀瀀甀猀 䨀漀愀愀戀愀⸀ A atividade consistiu em produzir uma fotografia em movimento, que é a proposta do atual trabalho. A atividade teve intuito de ampliar as possibilidades e explorar dentro do processo criativo na produção fotográfica.䄀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 渀漀 洀攀椀漀 甀爀戀愀渀漀 搀攀 䌀漀渀挀爀搀椀愀 ጀ†匀䌀Ⰰ 愀猀 洀愀爀挀愀猀 搀攀椀砀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀氀椀 瘀椀瘀攀洀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ Todos esses elementos podem ser transformados em arte, e assim o trabalho foi construído através de uma produção artística, explorando o estilo street que a rua possui.䜀爀愀愀猀 愀漀 栀漀洀攀洀Ⰰ 愀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀⸀ 倀漀搀攀洀漀猀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 挀愀搀愀 挀椀搀愀搀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀 挀漀ⴀ挀爀椀愀搀漀爀 搀愀 愀爀琀攀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 洀甀椀琀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀⸀ 伀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 焀甀攀 漀 挀攀渀爀椀漀 甀爀戀愀渀漀 猀 最愀渀栀漀甀 昀漀爀洀愀 最爀愀愀猀 猀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 攀 愀猀 洀愀渀椀瀀甀氀愀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀⸀ Ao trabalhar esse assunto, é inevitável falar também sobre a cultura do consumo, que segundo Slater (2002, p.17) esse não é o único modo de produção cultural existente, mas, ainda hoje o ser humano ainda tem por hábito fazer troca de mercadoria, por exemplo. Porém, para a inteligência coletiva, alguns bens culturais, como amizade ou caráter não podem ser comprados. Por esses motivos, a cultura do consumo é, certamente, o modo dominante e possui um alcance prático e profundidade ideológica. 伀甀琀爀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 漀 搀愀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䴀漀渀琀攀椀爀漀 ⠀㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀㈀ ⤀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀 甀洀愀 爀攀攀搀甀挀愀漀 渀漀 漀氀栀愀爀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀砀瀀愀渀猀漀 甀爀戀愀渀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 搀椀昀甀猀漀 攀洀 甀洀愀 渀漀瘀愀 挀甀氀琀甀爀愀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀 渀漀瘀漀猀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 愀琀椀渀最椀渀搀漀 渀漀瘀漀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 挀椀瘀椀氀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 昀漀椀 愀瀀氀椀挀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 琀挀渀椀挀愀 愀氀椀愀搀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 爀攀昀氀攀砀漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀 攀 琀愀洀戀洀 猀漀戀爀攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀⸀ 䄀 愀爀琀攀 甀洀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ O conceito escolhido para nortear o trabalho foi a urbanidade incorporada ao ser humano existente por trás de tudo isso, pela plástica e o sentido que trazem para a produção. Foi registrado de forma artística um pouco do cenário urbano da cidade, revelando de forma sutil a programação visual proposta pelo local registrado. | |
JUSTIFICATIVA | |
A fotografia foi produzida como uma representação simbólica das marcas deixadas pelo homem no ambiente urbano e suas particularidades. Foi construída para levar ao receptor uma oportunidade de refletir sobre o que vê e chegar às suas próprias conclusões. O cenário proposto na fotografia foi utilizado por se adequar ao tema escolhido e por possuir os recursos estéticos necessários para atingir o resultado apresentado na imagem. 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 瀀漀猀猀甀椀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀⸀ 伀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 漀 焀甀攀 愀 瀀攀愀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀攀爀 搀椀稀攀爀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 猀攀 甀琀椀氀椀稀猀猀攀洀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀攀瀀愀爀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀攀爀琀愀洀攀渀琀攀 漀 攀昀攀椀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 渀漀 猀攀爀椀愀 漀 洀攀猀洀漀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 攀猀猀愀 氀椀渀栀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀⸀ 匀漀戀爀攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 倀漀猀猀愀洀愀椀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㜀⤀ 搀攀猀挀爀攀瘀攀
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Essa técnica fotográfica consiste, fundamentalmente, em programar a câmera, fazendo com que o obturador fique aberto por alguns segundos, capturando a imagem enquanto a cena vai se construindo. O tempo que o obturador fica aberto é o tempo que o diretor de fotografia possui para literalmente desenhar com a luz. Segundo Ferreira (2003, p.4), a técnica lightpaiting ainda vai além:
Quando revelada ou processada, a imagem proveniente dessa captura nos permite enxergar a fixação da luz em um espaço de tempo. A presença do tempo, contudo, está sempre à mostra no resultado fotográfico (...). Entenda-se aqui longa exposição desde a fotografia das estrelas onde conseguimos ver o movimento de rotação da terra até fotografias “borradas” quando o movimento do objeto fotografado é mais rápido que a velocidade do obturador, criando imagens sobrepostas. No entanto, a utilização do lightpainting permite uma compreensão mais objetiva da passagem do tempo onde o criador pode expressar-se dentro dessa realidade que só o suporte fotográfico enxerga.
一漀 挀愀猀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 焀甀攀 漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀 昀椀挀漀甀 愀戀攀爀琀漀Ⰰ 愀甀琀漀洀瘀攀椀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀攀氀愀 爀甀愀Ⰰ 攀 猀攀甀猀 猀椀渀愀椀猀 氀甀洀椀渀漀猀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀爀愀洀 漀 搀攀猀攀渀栀漀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀愀猀 氀甀稀攀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀Ⰰ 愀 氀漀渀最愀 攀砀瀀漀猀椀漀 愀樀甀搀漀甀 愀 昀漀爀琀愀氀攀挀ⴀ氀愀猀 攀 琀愀洀戀洀 愀猀 攀砀瀀愀渀搀椀甀⸀
O ambiente noturno foi escolhido por proporcionar maior destaque aos elementos principais da peça: a luz. A baixa luminosidade da noite é capaz de criar um cenário mais limpo, fazendo com que as luzes da cidade criem uma cena de alto contraste, que contribui muito para a estética da imagem. 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 猀甀挀攀猀猀漀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 嘀攀氀漀稀攀猀 攀 䘀甀爀椀漀猀漀猀 攀 一攀攀搀 昀漀爀 匀瀀攀攀搀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 最愀洀攀猀 洀甀椀琀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 一攀攀搀 昀漀爀 匀瀀攀攀搀 攀 䘀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀最爀攀最愀 洀甀椀琀漀 瘀愀氀漀爀 愀 椀洀愀最攀洀 挀爀椀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 渀漀 洀漀搀攀氀漀 㘀 䐀 攀 甀洀愀 氀攀渀琀攀 最爀愀渀搀攀 愀渀最甀氀愀爀 㠀ⴀ㔀㔀洀洀Ⰰ 甀洀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 搀攀 氀漀渀最愀 攀砀瀀漀猀椀漀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 攀砀攀挀甀琀愀爀 愀 琀挀渀椀挀愀 氀椀最栀琀瀀愀椀琀椀渀最 挀漀洀 愀氀琀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀洀愀最攀洀⸀
Para Ferreira (2003 p.18), a técnica lightpaiting anda junto com a com a arte, em suas representações simbólicas e semióticas:䔀 漀渀搀攀 攀猀琀 愀 愀爀琀攀㼀 一愀 昀漀琀漀 搀漀 氀椀最栀琀瀀愀椀渀琀椀渀最 漀甀 渀漀 氀椀最栀琀瀀愀椀渀琀椀渀最㼀 ⠀⸀⸀⸀⤀ 䄀漀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 漀 渀搀椀挀攀 搀攀 渀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 爀攀瘀攀氀愀爀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 椀渀攀爀攀渀琀攀 愀漀 瀀爀瀀爀椀漀 洀攀椀漀Ⰰ 氀椀渀栀愀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀愀 瀀攀氀漀 椀渀搀挀椀漀 搀攀 渀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 焀甀攀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀洀 渀搀椀挀攀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 挀漀渀攀 瀀甀爀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 ⠀⸀⸀⸀⤀ 伀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 搀愀 瀀爀ⴀ栀椀猀琀爀椀愀 甀猀愀瘀愀洀 戀愀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀 攀 漀甀琀爀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 最爀愀瘀愀搀漀Ⰰ 漀 氀椀最栀琀瀀愀椀渀琀攀爀 昀愀稀 漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 甀猀愀 愀 氀甀稀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀 攀 愀 挀洀攀爀愀 挀漀洀漀 猀甀瀀漀爀琀攀 焀甀攀 最爀愀瘀愀⸀ 䄀 挀洀攀爀愀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 瀀愀爀攀搀攀 搀愀 挀愀瘀攀爀渀愀 攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 猀甀瀀漀爀琀攀猀 琀攀洀 瀀愀瀀攀氀 愀琀椀瘀漀 渀愀 挀愀瀀琀甀爀愀⸀
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Segundo Durand (1997 p.2), a posição contra-plongeé vem do francês, significando “mergulho”, e consiste basicamente em posicionar a câmera em um nível acima ou abaixo do objeto ou pessoa enquadrada”. Enquanto isso, para o autor o Plano Geral (PG) abrange uma vasta e distante proporção do espaço, como se fosse uma paisagem. Quando há presença de personagens nesse plano, dificilmente eles podem ser identificados. 伀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 渀最甀氀漀 攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀愀 椀洀愀最攀洀 昀漀爀愀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 昀漀琀漀 昀椀挀愀猀猀攀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀愀Ⰰ 猀攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀漀氀甀椀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 焀甀攀洀 愀 瘀 瀀漀猀猀愀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 挀愀搀愀 搀攀琀愀氀栀攀 搀攀 猀甀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀Ⰰ 猀攀洀 焀甀攀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 瀀爀攀樀甀搀椀焀甀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀
A velocidade escolhida para este trabalho foi de 15’’, o suficiente para captar as luzes desejadas. Para compensar a grande captação de luz ocasionada pelo longo tempo de exposição, foi utilizado o ISO 200, que é considerado de baixa sensibilidade à luz. O f-stop foi outro componente essencial para a compensação da alta captação de luz, contribuindo também para o foco eficaz do Plano Geral, sendo utilizado então em 22.䄀瀀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀爀甀愀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 愀樀甀猀琀攀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 䄀搀漀戀攀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀 䌀䌀 攀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀匀㘀⸀ 一漀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 愀樀甀猀琀攀猀 搀攀 挀漀爀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀猀琀攀Ⰰ 戀爀椀氀栀漀Ⰰ 攀砀瀀漀猀椀漀 攀 挀甀爀瘀愀 搀攀 琀漀渀猀Ⰰ 樀 漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀琀漀挀愀爀 愀 昀愀挀栀愀搀愀 搀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 愀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 洀甀椀琀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 渀漀猀 爀漀搀攀椀愀洀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 焀甀攀 漀 栀漀洀攀洀 漀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀漀 搀攀搀椀挀愀洀漀猀 愀 愀琀攀渀漀 攀 漀 漀氀栀愀爀 愀搀攀焀甀愀搀漀 愀 攀猀猀攀猀 猀椀渀愀椀猀⸀
Ainda foi possível perceber que o processo criativo pode oferecer inspiração em qualquer lugar, com qualquer coisa, basta ampliarmos nossa própria imaginação. 一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀最椀琀愀搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 洀攀猀洀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 愀漀 昀椀氀琀爀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 漀 洀攀氀栀漀爀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 焀甀攀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀椀琀甀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 渀漀猀猀愀 爀攀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀愀爀 愀琀攀渀漀 愀 琀漀搀漀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 搀攀琀愀氀栀攀 焀甀攀 渀漀猀 爀漀搀攀椀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 搀攀 挀漀椀猀愀猀 猀椀渀最攀氀愀猀 猀甀爀最攀洀 最爀愀渀搀攀猀 椀搀攀椀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䐀唀刀䄀一䐀Ⰰ 䘀戀椀漀㨀 䴀漀爀昀漀氀漀最椀愀Ⰰ 匀椀渀琀愀砀攀Ⰰ 䔀猀琀椀氀猀琀椀挀愀 攀 䐀爀愀洀愀琀甀爀最椀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀 䨀漀猀 䴀攀渀搀漀渀愀㨀 伀 瀀甀爀漀 挀漀渀攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀㨀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 氀椀最栀琀
painting e seus desdobramentos na revelação de uma realidade fotográfica,䤀一吀䔀刀匀䔀䴀䤀伀匀䔀 ⴀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䐀椀最椀琀愀氀Ⰰ 䄀渀漀 䤀䤀Ⰰ 一먀 ㌀Ⰰ 䨀愀渀⼀䨀甀渀 ㈀ ㌀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
POSSAMAI, Zita Rosane. Fotografia e Cidade. In: ArtCultura,: Revista de História,䌀甀氀琀甀爀愀 攀 䄀爀琀攀Ⰰ 嘀㠀Ⰰ 渀⸀㌀㌀Ⰰ 樀甀氀⸀䐀攀稀 ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/index. Acessado em 15 de abril de 2017. SLATER, Don / tradução: Azevedo, Dinah De Abreu: Cultura do consumo &洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |