ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00148</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;AGORA É FAG.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas Medes (Centro Universitário Fag Campus Toledo); Alex Sandro de Araújo Carmo (Centro Universitário Fag Campus Toledo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Aristotélico, Comunicação, Publicidade, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente estudo tem como objetivo promover o curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda da Fag. Para promover o curso de publicidade e propaganda, tivemos que criar um texto aristotélico, este texto trabalha com quatro etapas: exórdio, narração, provas, peroração. O público alvo que queremos atingir, são homens e mulheres dos dezessete (17) aos trinta (30) anos de idade, este público está inserido nas mudanças na comunicação. Para conseguir atingir nosso público alvo, iremos trabalhar essas mudanças. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente estudo tem como objetivo, desenvolver um texto aristotélico para a instituição de ensino superior Fag, divulgando o curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda. Para fazer um texto aristotélico, precisamos utilizar as quatro etapas: exórdio, narração, provas, peroração. Para trabalhar com um texto aristotélico, não podemos deixar nenhuma etapa de fora, porque a não utilização de uma etapa, pode prejudicar todo o trabalho. A comunicação está sempre mudando, para conseguir despertar a atenção em um anúncio, este precisa ser chamativo, onde a pessoa para tudo o que está fazendo, para entender aquela informação. O excesso de informação, gera um ruído na comunicação. Em nosso trabalho utilizamos poucos elementos para não gerar ruídos. O procedimento adotado para o desenvolvimento da pesquisa, será feito através de uma pesquisa bibliográfica, com uma perspectiva na língua portuguesa. Usaremos como base o autor Celso Figueiredo, que em seu livro: Redação Publicitária: Sedução pela palavra, aborda o modelo aristotélico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nosso objetivo era atingir nosso público alvo, que era dos dezessete (17) aos trinta (30) anos de idade, de ambos os sexos. Para atingir esse público, utilizamos no anúncio um modelo de texto aristotélico, que é um texto pautado na razão, e também é usado para persuadir. Utilizamos também a imagem de quadro negro, com o objetivo de usar a nostalgia a nosso favor, usamos porque faz parte de uma geração e ainda continua fazendo das novas gerações, ou seja, o nosso público alvo teria referência para interpretar o anúncio. Utilizamos também um emoji, usamos porque ele faz parte da nova era digital e está presente em algumas mídias sociais. O público que queremos atingir, são os que mais utilizam as mídias sócias, as chances deles terem contato com os emoji são enormes. Para atingir nosso público alvo trabalhamos um conceito que abrange o passado e o futuro. Usamos um objeto que remete ao passado, que no caso é o quadro negro, e usamos um emoji que está presente na vida das pessoas e do nosso público alvo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para promover o curso de Publicidade e Propaganda da FAG, trabalhamos dois conceitos, o primeiro conceito é o quadro negro, apesar do nome a cor do quadro é verde, muitas escolas e até universidades utilizam o quadro negro, porque a cor verde transmite tranquilidade, e isso em um ambiente de ensino é muito bom. Nós usamos o quadro negro porque ele fez parte de uma geração e ainda continua fazendo parte da nova geração. Outro conceito que utilizamos foi colocar um emoji, o emoji que utilizamos tem a expressão de pensativo, está expressão de pensativo faz referência a nós, que pensamos em ações futuras, normalmente primeiro pensamos, analisamos e talvez realizamos está ação. Antes da utilização do emoji, pensamos primeiro em colocar alguma imagem que tivesse relação com sonho, então utilizamos a nuvem, usamos porque em alguns desenhos e até mesmo os filmes, quando uma pessoa está pensando ou quando a pessoa sonha, em cima da cabeça dela aparece uma nuvem, e dentro desta nuvem está alguma ideia ou um pensamento de uma ação futura. Em nosso anúncio a ação seria o capelo, que é usado na cerimônia de colação de grau. Como utilizamos o quadro negro para ser o plano de fundo de nosso anúncio, a fonte que seria usada não podia sair deste contexto. Então, utilizamos fontes parecidas com uma escrita de giz. O uso das cores no anúncio são: Amarelo, branco, marrom, preto, verde.  Amarelo deriva do latim amaryllis. Simboliza a cor da luz irradiante em todas as direções . (BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 101). Usamos o amarelo porque ele  [...] remete à alegria, espontaneidade, ação, poder, dinamismo, impulsividade . (BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 101). Ela é uma cor quente, e as cores quente transmite alegria, energia, entusiasmo. A outra cor que utilizamos foi o branco,  a palavra branco vem do germânico blank (brilhante) . (BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 97). Usamos a cor branca porque ela simboliza a luz.  [...] Distante de significar simplesmente paz, o branco representa a adição de todos os comprimentos de onda, tornando-se a maios intensa e irritante cor do espectro . (BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 97). O branco é uma cor neutra, transmite calma, pureza. Utilizamos a cor marrom.  Desde a Idade Média, há referências ao marrom como a cor das roupas populares . (HELLER apud BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 104). A cor dos tecidos que não tinham sido tingidos.  Ao marrom se associa a cor da pele morena, as cabrochas. Na antiguidade a cor morena era feminina, por ser a cor da terra e, portanto, da fecundidade . (BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 104). É uma cor ligada a resistência. A cor preta, do  [...] latim niger (escuro, preto, negro). Nós utilizamos o vocábulo  preto , cuja etimologia é controvertida. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo . (BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 98). É uma cor que sugere mistério, nobreza, distinção, curiosidade, superioridade. A cor preta é a ausência de luz e corresponde a buscar as sombras e escuridão. É a cor da vida interior sombria e depressiva. Morte, destruição, tremor estão associados a ela. Em determinadas situações, é signo de sofisticação e requinte. (BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 98). Assim como a cor branca, a cor preta também é neutra. A outra cor que utilizamos foi o verde. Está cor  [...] vem do latim viridis. Simboliza a faixa harmoniosa que se interpõe entre o céu e o Sol. Cor reservada e de paz repousante. Cor que favorece o desencadeamento de paixões . (BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 102). É uma cor associada à tranquilidade e à saúde.  Sugere umidade, calma, frescor, esperança, amizade e equilíbrio, além de possuir todas as conexões com a Ecologia e a natureza . (BASTOS; FARINA; PEREZ, 2011, p. 101). O verde é uma cor fria. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Conseguir desenvolver um texto atraente para um curso de comunicação social é uma obrigação, afinal, quando a comunicação não tem ruídos, nosso receptor consegue entender a mensagem. A trama do texto publicitário apolíneo assemelha-se à do gênero de discurso deliberativo, na classificação de Aristóteles em sua Arte retórica, cuja função é aconselhar ou desaconselhar sobre uma questão de interesse particular ou geral, ao passo que o gênero judiciário comporta a acusação e a defesa, e o demonstrativo abrange o elogio e a censura. O intuito da publicidade é aconselhar o público a julgar favoravelmente um produto/serviço ou uma marca, o que pode resultar numa ação ulterior de compra. Para isso, elogia-se o produto, louvam-se suas qualidades e seu fabricante, o que torna relevante também seu caráter demonstrativo. (CARRASCOZA, 2004, p. 39). Em nosso trabalho procuramos informar nosso público alvo sobre as diversas áreas que um publicitário pode atuar, e também a contribuição da instituição para capacitar o acadêmico para o mercado de trabalho. Em termos de gênero discursivo  dissertação, descrição e narração -, os anúncios que seguem o modelo apolíneo são dominados pelos textos dissertativos, com algum espaço para a descrição, já que por vezes é necessário apontar propriedades e aspectos do produto. (CARRASCOZA, 2004, p. 40). O texto da divulgação do curso, foi feito seguindo o modelo aristotélico.  De acordo com Aristóteles, no capítulo XIII do livro II da Arte Retórica, um discurso lógico- formal coerente deve ter quatro etapas básicas: exórdio, narração, provas, peroração . (ARISTÓTELES apud CARRASCOZA, 2004, p. 41). O texto aristotélico precisa passar essas quatro etapas, pois assim, o receptor consegue interpretar a mensagem. [...] o exórdio tem por função chamar a atenção do consumidor; a narração objetiva envolver a pessoa em determinada história ou situação. As provas vêm logo em seguida à narração e são responsáveis por confirmar tecnicamente que o produto oferecido é bom. Depois, apresenta-se a peroração, que visa confirmar a mensagem que está sendo transmitida e reforça a marca anunciante. É por essa razão que a grande maioria dos anúncios tem a assinatura ao final da peça. (FIGUEIREDO, 2005, p. 54). Conforme Carrascoza (2004, p. 41-42, grifo do autor). Exórdio: é a introdução do discurso, em que  começa-se por exprimir logo de entrada o que se pretende dizer . Pode-se iniciar com um elogio, uma censura, um conselho que  nos induz a fazer uma coisa ou dela nos afasta . Narração: é a parte do discurso em que se mencionam apenas os fatos conhecidos, sem prolixidade e na justa medida que  consiste em dizer tudo quanto ilustra o assunto, ou promove que o fato se deu, que constitui um dano ou uma injustiça, numa palavra, que ele tem a importância que lhe atribuímos . Provas: devem ser demonstrativas. E, como a deliberação se refere ao tempo futuro, podem-se tirar exemplos de fatos passados para aconselhar. Peroração: é o epílogo, composto por quatro fases: a primeira consiste em dispor bem o ouvinte em nosso favor; a segunda, amplificar ou atenuar o que foi dito; a terceira, excitar as paixões do ouvinte; a quarta, uma recapitulação   tendo dito, ouvistes, estais a par da questão, julgai. A função do exórdio é chamar a atenção do consumidor, no nosso texto o exórdio está no título: Ensino superior não é mais um sonho, agora é Fag. Em seguida usamos a narração, nesta etapa é desenvolvida uma história com fatos conhecidos, nada mais é do que explicar o meu exórdio. Em nosso texto a narração se encontra em:  O Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da FAG prepara você para o mercado de trabalho que é cada vez mais exigente . As provas é onde se confirma o que foi dito na narração, nas provas acontece a justificação da narração. Em nosso texto as provas se encontra em:  Publicidade sempre foi um mercado amplo, como publicitário você poderá atuar em agências de publicidade, assessorias de comunicação, editoras, empresas digitais, de promoção e organização de eventos . A peroração a conclusão , ela deve remeter ao exórdio. Quando o leitor chega na peroração, ele é chamado para a ação. Em nosso texto a peroração se encontra em:  Essas são algumas entre várias áreas de atuação que um publicitário pode atuar, e assim como um sonho são infinitas possibilidades. Saia do sonho. Faça publicidade e propaganda na Fag . Quadro 6.1  O processo aristotélico e a persuasão publicitária Etapa do Processo Localização no anúncio Função Exórdio Título e Imagem Chamar a atenção do observador. Narração Imagem e início do texto Envolver o observador na situação proposta. Provas Miolo do texto Justificar racionalmente as vantagens do produto anunciado. Peroração Fim do texto, assinatura de campanha, logomarca, slogan Concluir o raciocínio, incentivar a ação, lembrar a marca anunciante. Fonte: (FIGUEIREDO, 2005, p. 55). O texto aristotélico precisa trabalhar com a razão. Em um anúncio tradicional, teríamos a função de exórdio representada pelo título e pela imagem, em busca de fisgar a atenção do leitor, de interessa-lo pelo assunto que está sendo tratado na peça publicitária. A narração pode aparecer na imagem e no início do texto; geralmente contextualiza a situação e envolve o leitor, seja na história que está sendo contada, seja na busca da solução do conflito que está sendo proposto. As provas vêm em seguida, e nelas são oferecidas informações objetivas acerca da marca ou produto anunciado. É a afirmação mais clara, mais direta das características físicas ou subjetivas do produto ou serviço oferecido e funciona como uma confirmação da importância e da qualidade do que está sendo anunciado. Concluindo a peça de comunicação, surge a peroração, composta pela assinatura de campanha, o slogan, a logomarca do anunciante. Aqui é como se o anúncio reiterasse a marca anunciada em um último esforço para gravar aquele nome na mente do consumidor e incentivá-lo à ação. (FIGUEIREDO, 2005, p. 55-56). O texto aristotélico trabalha com persuasão, por isso, ele não pode deixar nenhuma etapa de fora. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto que tivemos que anunciar, era o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da instituição de ensino Fag. Este é um curso bacharel, o objetivo do curso é formar profissionais bacharéis em comunicação. O curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda da Fag, é o único na cidade de Toledo-PR. Este ano de dois mil e dezessete (2017) o curso completa quinze (15) anos. O curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda é um dos curso que mais tem ingressantes. A infraestrutura instituição Fag é muito boa, isso faz com que os cursos sejam muito procurados. O curso de publicidade e propaganda, tem equipamentos modernos, os professores do curso são muito bem capacitados. O curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda da Fag, oferece todos os anos para os acadêmicos vagas de estágio para se trabalhar na Agência Experimental (AGE), para conseguir uma vaga de estágio, o acadêmico precisa primeiro fazer uma prova de conhecimentos gerais. O acadêmico que for aprovado no teste seletivo, pode futuramente concorrer a um bolsa de estudos. O curso também tem convênios com empresas da cidade de Toledo-PR, quando essas empresas necessitam de estagiários, os acadêmicos que estão na agência experimental são indicados, e os acadêmicos que não estão na agência experimental também são indicados. O curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda da Fag, possui um laboratório de fotografia, onde são ministradas as aulas práticas das disciplinas de Introdução à Fotografia e Fotografia Publicitária. O laboratório conta equipamentos modernos e também algumas raridades de câmeras. O curso de publicidade e propaganda da Fag, oferece também para os acadêmicos a utilização de um estúdio de televisão, usado na disciplina de TV e Cinema. O curso de publicidade e propaganda da Fag, possui uma rádio, a FM Educativa Sul Brasil, ela pode ser utilizada pelos acadêmicos, na disciplina de Rádio praticamos muito a fala no rádio, criamos spots e jingles. O curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda da Fag, não fica somente dentro do espaço da instituição, todos os anos o curso de publicidade e propaganda da Fag faz pelo menos uma viagem, seja em programas de televisão, eventos de comunicação. O processo deste trabalho começou em sala de aula, quando o professor nos passou um trabalho, o objetivo deste trabalho era criar um texto aristotélico para divulgar o curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, da Fag. Para chamar a atenção do nosso público alvo, o exórdio (título) de nosso trabalho precisava ser chamativo, então, colocamos informações chamativas e de fácil interpretação. O título chamativo era:  Ensino superior não é mais um sonho, agora é Fag . Nesta etapa promovemos primeiro a instituição de ensino Fag. Ao escrever um título no modelo aristotélico, tem que ter muito cuidado com as palavras, porque as palavras precisam ser chamativas, caso contrário o público alvo que se pretende atingir não é atingido. Depois do título tivemos que escrever o texto usando as outras etapas do modelo aristotélico. A segunda etapa era a narração, nesta etapas escrevemos o seguinte:  O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da FAG prepara você para o mercado de trabalho que é cada vez mais exigente . Nesta etapa promovemos o curso de publicidade e propaganda e também falamos da instituição de ensino. A terceira etapa foi desenvolver as provas, está escrito o seguinte:  Publicidade sempre foi um mercado amplo, como publicitário você poderá atuar em agências de publicidade, assessorias de comunicação, editoras, empresas digitais, de promoção e organização de eventos . Nesta etapa explicamos sobre o mercado de trabalho que um publicitário pode atuar. A quarta etapa foi a peroração, nesta etapa tínhamos que trazer o(a) leitor(a) de volta ao título. O texto ficou:  Essas são algumas entre várias áreas de atuação que um publicitário pode atuar, e assim como um sonho são infinitas possibilidades. Saia do sonho. Faça publicidade e propaganda na Fag . Nesta etapa tivemos que recapitular o que foi dito anteriormente no título. Após escrever o texto, pesquisamos qual seria a maneira mais adequada para fisgar nosso público alvo. Optamos a utilização do quadro negro, o quadro negro está presente em escola e até universidades, usamos também porque ele fez parte de uma geração e ainda continua fazendo. Então, utilizamos o quadro negro como plano de fundo em nosso anúncio, logo, a fonte que seria aplicada teria que ser parecida com uma escrita de giz, para fazer sentido com a utilização do quadro. Para ficar mais atual, utilizamos um emoji, porque em muitas em muitas mídias sociais, as pessoas falam ou demonstram seu sentimento através de emoticons. A expressão do emoji que está sendo representado no anúncio, é de pensamento, dúvida. Com o uso do emoji, o anúncio fica mais atual, a utilização dele faz com que o anúncio não fique direcionado exclusivamente para um determinado público. Usamos também a nuvem, a posição que ela está é sobre a cabeça do emoji. Nesta posição em que ela se encontra, transmite que o emoji está pensando em uma ação futura, que no caso seria se formar. Dentro da nuvem está o capelo, que é usado na cerimônia de colação de grau. O processo continuou com a escolha das cores. O quadro negro, apesar do nome, utilizamos a cor verde, não podíamos utilizar outra cor, porque iria fugir do senso comum e também do objetivo do anúncio. Utilizamos as bordas marrom, que remete a madeira que fica em volta do quadro negro. A outra cor que utilizamos foi a cor amarela, presente em quase todo emoji, não mudamos a cor porque essa é a cor original dele, se mudasse a cor do emoji nosso receptor não entenderia. O branco também foi utilizado, a cor está presente na escrita na nuvem, a escrita na cor branca faz referência ao giz, e no caso da nuvem não mudamos porque é a cor dela. O preto foi utilizado somente no capelo, mantivemos a cor, até mesmo para ficar mais destacado dentro da nuvem branca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O intuito deste trabalho foi promover o curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda da Fag, utilizando o modelo de texto aristotélico. O texto aristotélico pode ser usado em qualquer tipo de mídia, mas antes, precisa ser estudado o público alvo que se pretende atingir. Muitos anúncios trabalham com o modelo aristotélico, ás vezes passa despercebido. Este modelo de texto segue um padrão, precisa ter muito cuidado ao criar um texto no modelo aristotélico, pois ele precisa passar por quatro etapas, se não passar pelas quatro etapas, o receptor da mensagem pode não entender a mensagem. O desafio deste trabalho foi encontrar a melhor maneira de associar texto e imagem, porque nosso texto tinha muita informação, então tínhamos que usar uma imagem que fizesse sentido com aquelas informações. Desenvolver este trabalho, foi muito satisfatório, pois estamos divulgando a imagem da instituição e do nosso curso. Queremos escrever mais trabalhos com o modelo de texto aristotélico, e também esperamos ver outros trabalhos com este modelo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BASTOS, Dorinho; FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Blucher, 2011.<br><br>CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2004.<br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: Sedução pela palavra. São Paulo: Thomson, 2005.<br><br> </td></tr></table></body></html>