INSCRIÇÃO: 00223
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO14
 
TÍTULO: Comunicarte: jornal laboratório e o processo de constituição da cidadania
 
AUTORES: Leticia de Oliveira (Centro Universitário Internacional Uninter); Karina Zanyck (Centro Universitário Internacional Uninter); Talita Ferreira Santos (Centro Universitário Internacional Uninter); Patricia Santos Fernandes (Centro Universitário Internacional Uninter); Eugenio Vinci de Moraes (Centro Universitário Internacional Uninter); Thays Polhmann dos Anjos (Centro Universitário Internacional Uninter); Thaisa Cristina de Oliveira (Centro Universitário Internacional Uninter)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornal Mural, ComunicArte, Movimentos sociais, Jornalismo, Democracia
 
RESUMO
Este paper busca identificar e discutir a importância do jornal mural na formação prática dos estudantes do curso de Jornalismo. Importância como instrumento de aprendizado para os alunos que entram na equipe de produção do jornal, como veículo de integração e interação entre alunos e funcionários da instituição e, também, da prática na produção jornalística no que diz respeito à cobertura e ao acompanhamento de movimentos sociais e culturais. Além disso, busca conciliar elementos como diagramação, distribuição gráfica, conteúdo e layout, para que produza uma mensagem imagética que complemente o conteúdo noticioso através de movimentos artísticos nacionais ou internacionais ou por meio de obras ou artistas específicos.
 
INTRODUÇÃO
A utilização do jornal mural em ambiente acadêmico nos cursos de Comunicação Social é uma forma de unir teoria e prática e ainda colaborar para que os alunos tenham uma base prática além da redação de matérias em sala de aula, incluindo todas as etapas de produção de conteúdo jornalístico (reunião de pauta, entrevistas, fotografia, redação, revisão, diagramação). Segundo Lopes, O órgão laboratorial é um instrumento de reprodução da prática jornalística vigente ou um veículo para a criação de alternativas em relação ao que existe na sociedade? As duas opções são fundamentais: reproduzir a realidade, criar inovações. É importante manter as duas formas, combinando-as, intercalando-as e integrando-as (LOPES, 1989, p. 34). E o jornal mural, funcionando como uma mídia alternativa dentro da própria universidade, ajuda nao somente a mostrar as diferentes formas de comunicação e produção de informação, como também dá a oportunidade do estudante conseguir compactar/customizar a informação conforme a linha editorial e a "cara" do veículo. O jornalismo está em constante mudança porque é uma parte da sociedade e o aluno precisa testar e arriscar fazendo o diferente na graduação. Por isso, é importante para o estudante universitário […] participar das rotinas de produção jornalística, tal qual acontece no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que se desenvolvem a narrativa, o faro por notícias, a adequação das mesmas para o receptor [...], de igual maneira cria-se também o sentimento de desejo de transformação da realidade que os cercam, da comunidade onde estão inseridos. Permite que o aluno exercite a capacidade de analisar os problemas de sua comunidade, consequentemente, de seu país (DIAS, 2011, p. 25).
 
OBJETIVO
O jornal mural ComunicArte é produzido pelos alunos do curso de Comunicação Social da Uninter e orientado pelo Prof. Dr. Eugênio Vinci de Moraes (2013-2017), professor de Língua Portuguesa e Produção Textual. Com o objetivo de os próprios e alunos colocarem em prática aquilo que aprendem na sala de aula, o jornal mural ComunicArt é um jornal mural laboratório e, também, uma disciplina da grade de jornalismo quadrimestral. Criado em 2008, pela Coordenação do Curso Jornalismo do Centro Universitário Uninter, o jornal circula quinzenalmente no campus Tiradentes e traz em suas edições a cobertura de eventos e projetos do Uninter, eventos de Comunicação Social no país e locais ou eventos culturais que acontecem na cidade de Curitiba. Além de ter uma preocupação com movimentos socioculturais, sua diagramação é sempre feita inspirada em artistas, movimentos artísticos, pintores e até mesmo filmes, que divirtam e atraiam os alunos e funcionários. Usa como principal recurso a diagramação, as cores, as obras de arte e os títulos das matérias. Os textos são curtos, claros e objetivos, para que a leitura possa acontecer durante os intervalos das atividades dos alunos e funcionários. Os títulos são curtos, modernos e chamativos, para que prendam a atenção dos leitores. Os docentes e discentes, muitas vezes, são personagens desse veículo, já que fazem parte de vários projetos e eventos de Comunicação Social. O jornal mural tem como missão informar e retratar assuntos de importância para comuns em ambiente acadêmico. O ComunicArte é impresso em formato A3, sua tiragem é quinzenal e é distribuído no Campus de Comunicação Social da Uninter. Uma vez por ano, no segundo semestre do ano letivo, acontece a "Semana de Comunicação", e a equipe produz um jornal com o formato de duas folhas A3 para dar espaço a este evento tão importante para os comunicadores em formação, que presenciam palestras e bate-papos com grandes nomes da área.
 
JUSTIFICATIVA
O jornal mural ComunicArte veicula informações e notícias do curso de Comunicação Social da Uninter, abrangendo assuntos que interessam aos discentes e docentes do curso. Por este motivo a equipe do jornal cobre eventos que chamem a atenção de seus leitores, já que existe um conflito nos horários em que acontecem alguns tipos de programação diferenciada na instituição. Contudo, o ComunicArte vai além disso, e tem um papel fundamental na formação dos alunos, trazendo arte, história, cultura e movimentos sociais importantes como pauta. Segundo Cicilia Peruzzo, estes movimentos são manifestações constituídas com objetivos de promover a conscientização, a organização e a ação de segmentos das classes subalternas visando satisfazer suas necessidades, como os de melhorar o nível de vida, através do acesso às condições de produção e de consumo de bens de uso coletivo e individual; promover o desenvolvimento educativo-cultural da pessoa; contribuir para a preservação ou recuperação do meio ambiente; assegurar a garantia de poder exercitar os direitos de participação política na sociedade e assim por diante. Em última instância, pretendem ampliar a conquista de direitos de cidadania, não somente para pessoas individualmente, mas para o conjunto de segmentos excluídos da população. (PERUZZO, 2004, p.2). O jornalismo traz como pauta todo o tipo de movimentação social, e os acadêmicos da área devem estar familiarizados com temas de tanta importância, para que, não só coloquem em prática toda a teoria adquirida ao decorrer da graduação, mas também para entenderem a importância de tratar de pautas que possam gerar uma transformação social. Apesar de ter como pauta muito conteúdo interno, o ComunicArte busca exercitar o senso crítico e humano do jornalista em formação. A linguagem e a abordagem do jornal mural ComunicArte traz mais liberdade, e como a arte sempre teve papel fundamental na sociedade e na política, o ComunicArte tenta trazer obras e movimentos artísticos em seu layout e, por meio do QR code, leva a informação a respeito do contexto histórico da arte. Portanto, é importante que ela seja trabalhada no aspecto comunicativo e cultural, para que o aluno acarrete uma bagagem cultural ao longo do curso. Para Lopes (1989), partindo da visão do pioneiro em estudos em folkcomunicação no Brasil, Luiz Beltrão, nhá três funções que uma escola deve cumprir para formar jornalistas. Em suas palavras, Luiz Beltrão (3) lembra que as escolas têm como objetivo cumprir três funções primordiais: a) formar profissionais ministrando-lhes conhecimentos de coleta, redação, interpretação, seleção e apresentação gráfica da notícia, com a utilização de métodos e processos racionais e práticos e, simultaneamente, das ciências e das artes, que lhes elevam o nível cultural; b) promover e desenvolver investigações e análises sobre os meios de comunicação coletiva, embasadas nos modernos métodos de investigação e com o emprego do instrumental adequado, controlando não apenas a melhoria dos padrões técnicos da imprensa de sua região ou país, como também sua maior influência na formação da opinião pública; c) funcionar como um núcleo de renovação dos processos jornalísticos servindo de laboratório para experiências morfológicas e de conteúdo (de redação) das matérias, ações e serviços que a comunidade espera encontrar nesses meios. (LOPES, 1989, p.14). Logo, juntando a arte e a prática - tanto no sentido técnico como no sentido sociocultural - como fixação do que se aprende em sala, o jornal mural ComunicArte ajuda os alunos a desenvolverem e vivenciarem experiências fundamentais para sua formação como comunicadores, para que estejam minimamente preparados e qualificados para o trabalho em uma redação.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para uma maior compreensão dos resultados alcançados pelo jornal mural Comunicarte, foi realizada a análise de três edições do jornal, todas do ano de 2016. As edições selecionadas são: ano VIII, edição 50 (abril 2016), edição 55 (outubro 2016) e edição 57 (dezembro 2016). Os arquivos dessas e outras edições estão disponíveis na plataforma digital para publicações ISSU, no perfil do jornal mural. As características consideradas na análise são a diagramação, layout, relevância social e a relevância na comunicaçã social e movimento artístico ou arte utilizada. ਀一愀 攀搀椀漀 㔀 Ⰰ 漀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀 琀爀漀甀砀攀 猀甀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀 渀漀 䐀椀愀 搀愀 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 漀戀爀愀猀 搀愀 愀爀琀椀猀琀愀 䐀樀愀渀椀爀愀⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀 猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀攀猀琀攀 渀切洀攀爀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 琀攀瘀攀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀Ⰰ 愀 氀甀琀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀漀猀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀漀 挀椀渀攀洀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 挀漀渀琀攀爀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀攀洀椀愀漀 椀渀琀攀爀渀漀 瀀愀爀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ O principal ponto que deve ser ressaltado é que apesar da mulher há muito tempo vir lutando para conquistar seus direitos e seu espaço, sua liberdade e credibilidade, quando se trata de cargos importantes em grandes empresas, ainda existem muitas barreiras a serem quebradas. O objetivo da matéria foi ressaltar a importância de uma sociedade igualitária em relação ao gênero.਀伀 渀切洀攀爀漀 㔀㔀 昀漀椀 甀洀愀 攀搀椀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀洀瀀氀椀愀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 焀甀愀氀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀 挀漀戀爀椀甀 漀 洀愀椀漀爀 攀瘀攀渀琀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀渀琀攀爀㨀 愀 匀攀洀愀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 一攀猀琀愀 攀搀椀漀Ⰰ 漀 䌀漀洀甀渀椀挀愀爀琀攀 琀爀愀稀 渀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 匀攀洀愀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 甀洀 琀爀漀挀愀搀椀氀栀漀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 愀猀 搀甀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 洀愀椀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 ᰀ䘠漀挀愀 渀漀 䨀漀戀ᴀ⸠ 䄀 匀攀洀愀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀爀漀甀砀攀 瘀爀椀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䔀氀攀愀渀搀爀漀 倀愀猀猀愀椀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 吀爀椀戀甀渀愀 搀愀 䴀愀猀猀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀 猀甀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀漀氀椀挀椀愀氀 攀 漀 猀攀渀猀愀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀  洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀攀猀琀攀 最渀攀爀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀漀  愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀㬀 漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䐀愀渀椀攀氀 䌀愀猀琀攀氀氀愀渀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀Ⰰ 攀洀 甀洀 戀愀琀攀ⴀ瀀愀瀀漀 挀漀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 琀攀爀 甀洀 漀氀栀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀漀椀猀愀猀Ⰰ 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 甀洀Ⰰ 渀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀Ⰰ 瀀漀搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀 ⴀ 搀攀瘀椀搀漀 猀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀ⴀⰀ 洀愀猀 渀攀洀 琀漀搀漀猀 琀洀 漀 搀漀洀㬀 攀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 䐀椀爀欀 䰀漀瀀攀猀Ⰰ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䜀爀愀渀搀椀 攀 䨀漀猀 䌀愀爀氀漀猀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀攀 甀洀愀 洀攀猀愀ⴀ爀攀搀漀渀搀愀Ⰰ 洀攀搀椀愀搀愀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䴀愀甀爀椀 䬀渀椀最 ⴀ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 唀渀椀渀琀攀爀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀漀爀 最愀渀栀愀爀 瘀爀椀漀猀 瀀爀洀椀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀ⴀⰀ 猀漀戀爀攀 漀 昀甀琀甀爀漀 攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 焀甀攀 攀氀攀 琀攀洀 渀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 搀漀猀 搀攀戀愀琀攀搀漀爀攀猀 挀栀愀洀漀甀 愀 愀琀攀渀漀 愀 搀漀  樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䨀漀猀 䌀愀爀氀漀猀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀昀攀渀搀攀甀 焀甀攀  漀 愀琀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀爀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀  甀洀 愀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀ Ainda nesta edição, a equipe do ComunicArte cobriu a palestra de um coletivo de jornalistas que usam a Educomunicação como forma de propagar conhecimento, incentivar a cultura de participação social e promover mudanças sociais entre adolescentes e jovens. Os jornalistas envolvidos no projeto Parafuso Educomunicação contam como desenvolveram o coletivo, como mantém o projeto e como atuam e mobilizam os jovens para que se envolvam em temas importantes e atuem como cidadãos, tendo noção dos seus direitos e deveres para com a sociedade. Por último, a palestra de encerramento do período matutino contou com a presença do jornalista e radialista Rodrigo Leite, da Rádio T. Rodrigo abordou os desafios que os estudantes terão que enfrentar, como o acúmulo de funções devido às novas tecnologias e ferramentas, a importância de ter um diferencial para apresentar no mercado de trabalho, como criar projetos e programas na faculdade.਀一愀 攀搀椀漀 㔀㜀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 漀戀爀愀 渀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 漀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀 琀爀愀琀漀甀 搀攀 愀爀琀攀⸀ 䌀漀洀 愀  洀愀琀爀椀愀 ᰀ䄠爀琀攀 渀愀 刀甀愀ᴀ†爀攀琀爀愀琀漀甀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀Ⰰ 甀渀椀渀搀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 愀爀琀攀 挀漀洀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀 挀漀洀漀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 琀甀搀漀 愀漀 渀漀猀猀漀 爀攀搀漀爀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 搀攀 挀漀洀漀 愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀椀猀猀漀⸀ 一愀 洀愀琀爀椀愀 ᰀ倠爀洀椀漀 䜀爀愀昀椀琀愀ᴀⰠ 愀 攀焀甀椀瀀攀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀漀甀 攀洀 搀愀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀  愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀渀琀攀爀Ⰰ 焀甀攀 最愀渀栀漀甀 甀洀 瀀爀洀椀漀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀 挀漀洀漀 瀀愀甀琀愀 愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 攀猀琀愀搀甀愀椀猀 搀漀 倀愀爀愀渀 攀 䈀爀愀猀椀氀 愀昀漀爀愀⸀ 䄀 洀愀琀爀椀愀 ᰀ传 搀椀愀 愀 搀椀愀 渀愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀ᴀ†漀戀樀攀琀椀瘀漀甀 瀀漀爀 攀砀瀀漀爀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 漀挀甀瀀愀瘀愀洀 甀洀 搀漀猀 挀漀氀最椀漀猀 攀猀琀愀搀甀愀椀猀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 瀀爀漀琀攀猀琀漀猀 挀漀渀琀爀愀 愀 爀攀昀漀爀洀愀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀⸀ 伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀 昀漀椀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀攀 漀爀最愀渀椀稀愀瘀愀洀Ⰰ 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀瘀愀洀 搀攀戀愀琀攀猀 攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀渀琀爀攀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀愀椀猀 攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀  瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 唀渀椀渀琀攀爀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 倀爀漀昀⸀ 䐀爀⸀ 䔀甀最渀椀漀 嘀椀渀挀椀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀 ⠀㈀ ㄀㌀ⴀ㈀ ㄀㜀⤀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀攀 䰀渀最甀愀 倀漀爀琀甀最甀攀猀愀 攀  倀爀漀搀甀漀 吀攀砀琀甀愀氀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀  Com o objetivo de os próprios e alunos colocarem em prática aquilo que aprendem na sala de aula, o jornal mural ComunicArt é um jornal mural laboratório e, também, uma disciplina da grade de jornalismo quadrimestral. Criado em 2008, pela Coordenação do Curso Jornalismo do Centro Universitário Uninter, o jornal circula quinzenalmente no campus Tiradentes e traz em suas edições a cobertura de eventos e projetos do Uninter, eventos de Comunicação Social no país e locais ou eventos culturais que acontecem na cidade de Curitiba. ਀䄀氀洀 搀攀 琀攀爀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 猀甀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀  猀攀洀瀀爀攀 昀攀椀琀愀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀 攀洀 愀爀琀椀猀琀愀猀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 瀀椀渀琀漀爀攀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 焀甀攀 搀椀瘀椀爀琀愀洀 攀 愀琀爀愀椀愀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀⸀ 唀猀愀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀挀甀爀猀漀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 愀猀 漀戀爀愀猀 搀攀 愀爀琀攀 攀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 猀漀 挀甀爀琀漀猀Ⰰ 挀氀愀爀漀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 瀀漀猀猀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀猀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀⸀ 伀猀 琀琀甀氀漀猀 猀漀 挀甀爀琀漀猀Ⰰ 洀漀搀攀爀渀漀猀 攀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀爀攀渀搀愀洀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 伀猀 搀漀挀攀渀琀攀猀 攀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 猀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀猀猀攀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 瘀爀椀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 琀攀洀 挀漀洀漀 洀椀猀猀漀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀猀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ O ComunicArte é impresso em formato A3 e é distribuído nos locais de maior visibilidade do Campus de Comunicação Social do Grupo Uninter. Sua tiragem é quinzenal e são impressos 30 exemplares por edição, que são fixados em murais de informações no hall de todos os andares, inclusive no térreo, em todas as salas de Comunicação, nos laboratórios e no laboratório de edição, no núcleo de comunicação e no estúdio de fotografia. Uma vez por ano, no segundo semestre do ano letivo, acontece a “Semana de Comunicação”, e a equipe produz um jornal com o formato de duas folhas A3 para dar espaço a este evento tão importante para os comunicadores em formação, que presenciam palestras e bate-papos com grandes nomes da área.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䌀漀洀甀渀椀挀䄀爀琀攀 瘀攀洀 猀攀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀渀搀漀 愀 挀愀搀愀 愀渀漀 攀 琀爀愀稀攀渀搀漀 渀漀瘀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 挀愀搀愀 猀攀洀攀猀琀爀攀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 愀瀀爀攀渀搀攀 渀漀瘀漀猀 洀攀椀漀猀 攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 搀漀 氀愀礀漀甀琀⸀  伀 甀猀漀 搀愀 愀爀琀攀 渀愀猀 攀搀椀攀猀 愀樀甀搀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 氀攀椀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 漀猀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 愀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 猀攀甀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 儀刀 挀漀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 倀漀搀攀ⴀ猀攀 渀漀琀愀爀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀琀攀 瀀愀瀀攀爀 攀 搀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀猀 攀搀椀攀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 搀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 焀甀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 琀攀瘀攀 甀洀 挀甀椀搀愀搀漀 渀愀 猀攀氀攀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀洀 甀洀 愀渀漀 挀漀洀 瘀爀椀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 猀攀渀搀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀猀⸀ O processo de produção do jornal ajuda no desempenho dos alunos no exercício do jornalismo e da cidadania, pois há a experiência de funcionamento de uma redação, da coleta de informação e na produção e apresentação gráfica de uma matéria e os alunos têm oportunidade de aplicar todo o embasamento teórico coletado em sala, inclusive no que diz respeito a movimentos políticos, sociais, culturais e artísticos. Além disso, o jornal desempenha a importante função de comunicação interna dentro da instituição, levando informações importantes para os acadêmicos e dando voz aos discentes e docentes e mostrando seus trabalhos e projetos.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ALMEIDA, Marcelo Erick de; RIZOLLI, Marcos. Arte e comunicação: como os artistas se comunicam a cidade contemporânea? 2013. Artigo de iniciação científica. Disponível em: < http://www2.metodista.br/unesco/ecom2013/GT5/13.Arte%20e%20Comunica%C3%A7%C3%A3o_Marcelo%20e%20Marcos.pdf > Acesso em: 26 de janeiro de 2016 às 14:09਀䐀䤀䄀匀Ⰰ 匀愀洀愀渀琀栀愀 䜀漀洀攀猀⸀ 伀甀琀爀伀氀栀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 攀渀猀椀渀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 da importância do jornal-laboratório para a formação profissional. Trabalho਀搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀 ⠀最爀愀搀甀愀漀⤀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 嘀椀漀猀愀Ⰰ Viçosa, 2011.਀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀 ⠀伀爀最⸀⤀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 洀搀椀愀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 㐀㄀㄀ 瀀⸀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 䘀戀椀漀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀㨀 渀漀瘀愀 攀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 漀瀀漀⸀ ㄀㤀㤀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀椀渀瀀爀漀爀瀀⸀漀爀最⸀戀爀⼀䌀氀椀瀀瀀椀渀最⼀㈀  㘀⼀ 㤀㔀⸀栀琀洀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀 猀  㤀㨀㐀㘀 LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus Editorial, 1989.਀䴀䔀刀䔀唀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀渀愀 匀漀愀爀攀猀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 洀甀爀愀椀猀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 䔀洀愀琀攀爀 䴀䜀 攀 䈀䠀吀爀愀渀猀⸀ ㈀  㘀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 愀漀 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀攀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀 ⠀唀渀椀ⴀ䈀䠀⤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㨀㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀甀昀洀愀⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀搀漀挀猀⼀挀爀椀猀琀椀渀愀洀攀爀攀甀⸀瀀搀昀 㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㤀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀 猀 ㄀㄀㨀 ㌀ PERUZZO, Cicilia M.Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadâna. Apresentado no CELACOM/ENDICOM 2004 (VII Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação / V Encontro de Ensino e Investigação da Comunicação nos Países do Mercosul). Acesso em 10/03/2017 às 11:04਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀