ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00271</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental de Comunicação  Agexco UCPel e a experiência de vivenciar a teoria e a prática</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Carolina Dias Ferreira (Universidade Católica de Pelotas); Emanuelle Silva Lopes (Universidade Católica de Pelotas); Ana Amélia Brauner Perera (Universidade Católica de Pelotas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;agência experimental, publicidade, propaganda, comunicação, universidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este artigo relata o desenvolvimento da AGEXCO - Agência Experimental de Comunicação da Universidade Católica de Pelotas, a partir do modelo básico de agência de propaganda, e como a mesma auxilia no crescimento profissional dos alunos da área de comunicação social da universidade. Os trabalhos relatados de fato neste artigo ocorreram no ano de 2016, que foram criados por duas alunas do curso de Publicidade e Propaganda, onde contaram com a participação da Assessoria de Comunicação e Marketing da UCPel.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência de Publicidade e Propaganda é à base de modelo de negócio do futuro profissional da área. Definida pela lei n. 4.680/65 como "A pessoa jurídica especializada na arte e técnica publicitária que, através de especialistas, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes-anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas a serviço deste mesmo público.". Segundo Sant'Anna no livro "Propaganda: Teoria, Técnica e Pratica" a Agência tem como principal função assistir e aconselhar seus clientes em assuntos relacionados à sua comunicação, ou seja, uma agência de propaganda visa auxiliar o cliente, seja ele um anunciante, um veículo de mídia, um fornecedor ou até mesmo uma produtora em suas necessidades de se comunicar e se posicionar no mercado. É uma empresa responsável pelo planejamento e veiculação de campanhas publicitárias, que englobam as áreas de atendimento, planejamento, mídia, criação e produção. Rafael Sampaio, no livro "Propaganda de A a Z", fala que a maior função da agência é criar propaganda. O modelo de agência é variável conforme os propósitos da mesma. São diversas as funções que cabem às agências de propaganda. As principais são o planejamento, da comunicação publicitária de seus clientes, a criação de mensagens mais indicadas, a produção física (interna e externa) dessas mensagens, o estudo e a planificação das melhores alternativas de uso dos veículos, o encaminhamento para a veiculação das mensagens escolhidas e a aferição dos resultados de todo o esforço. (SAMPAIO, 1997, p. 51)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do presente trabalho é apresentar a Agência Experimental de Comunicação - Agexco, da Universidade Católica de Pelotas e os benefícios que a existência da mesma traz para os acadêmicos, docentes, para a Universidade e sua comunidade. Além disso, este trabalho tem, também, como objetivo, apresentar conceitos embasados nas teorias e fundamentos dos autores Armando Sant'anna, Rafael Sampaio, Roberto Corrêa e Neusa Gomes, sobre a prática da comunicação social em projetos experimentais oferecidos pela Universidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os atuais jovens universitários encontram-se em uma situação bastante preocupante. Em sua maior parte, se interessam apenas por frequentarem a faculdade e adquirirem um diploma, muitas vezes deixando de lado as oportunidades que a própria universidade oferece, de crescimento educacional e profissional. A AGEXCO - Agência Experimental de Comunicação é um projeto da Universidade Católica de Pelotas, que traz consigo um caráter motivacional aos alunos de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas, preparando-os para o futuro mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na AGEXCO, são utilizados o modelo comum de Agência de Publicidade e Propaganda, baseando-se nos estudos de Armando Sant'anna e Roberto Corrêae, e a partir disso, é utilizado o método experimental, que consiste no modo empírico, ou seja, têm fundamento na experiência e também fundamento observacional, que se refere à observação de variáveis e ou comportamentos, se define através por tentativas, acertos e erros, caracterizando-se pelo senso comum. É escolhido este modo pois ele transmite aprendizado, uma vez que o aluno aprende na prática, conseguimos obter conclusões mais precisas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agexco  Agência Experimental de Comunicação é um projeto da Universidade Católica de Pelotas e é ofertado como Bolsa de Extensão aos alunos da instituição, dando prioridade aos que pertencem a comunicação social. O projeto teve início no ano de 1989 e contou, ao longo de sua trajetória, com a participação de quatro coordenadores e diversos bolsistas dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Hoje em dia, são ofertadas duas vagas para bolsistas remunerados e conta com alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O proposito deste artigo foi apresentar a AGEXCO  Agencia Experimental de Comunicação e relatar sua importância tanto para o acadêmico quanto para a Universidade. Observamos que projetos experimentais, como este ofertado pelas Universidades, além de proporcionar que o aluno tenha um espaço onde possa pôr em pratica o que aprende em aula é de extrema importância para Universidade e sua comunidade. Iniciativas com este propósito, tem a capacidade de promover o curso a qual pertencem estimulando seus alunos e prospectando futuros acadêmicos. Bem como, é um espaço que pode ser utilizado pela comunidade e para comunidade, atendendo e suprindo suas necessidades. Acadêmicos que tem a oportunidade de vivenciar projetos com este propósito, são presenteados com chance de construir seu futuro profissional e conhecer de perto o mercado em que estará inserido, além de poder usufruir do convívio com supervisores capacitados e profissionais experientes que já conhecem o funcionamento da rotina profissional, possibilitando o compartilhamento de aprendizado e vivencia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SANT´ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8. ed., rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2009. <br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1997.<br><br>TONDATO, M. Projetos Experimentais, projetos integrados e agências experimentais: novas práticas pedagógicas no ensino de comunicação. Revista Comunicação e Educação. São Paulo, maio/ago 2010.<br><br>CORRÊA, Roberto. O Atendimento na agência de Comunicação. São Paulo: Global 2006.<br><br>GOMES, Neusa. Publicidade: Comunicação Persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2008.<br><br> </td></tr></table></body></html>