|
INSCRIÇÃO: | 00276 |
|
CATEGORIA: | RP |
|
MODALIDADE: | RP10 |
|
TÍTULO: | 20 anos de relações públicas Unisc - Uma história criada com você |
|
AUTORES: | Michele de Cássia Vargas Lisbôa (Universidade de Santa Cruz do Sul); Maicon Douglas Rosa da Silva (Universidade de Santa Cruz do Sul); Grazielle Betina Brandt (Universidade de Santa Cruz do Sul) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação Audiovisual, Memória, Propaganda Institucional, Relações Públicas, |
|
RESUMO |
O vídeo “20 anos de Relações Públicas Unisc: Uma história criada com você” é um produto de comunicação institucional audiovisual, desenvolvido durante as atividades da disciplina de Oficina em Redação IV, no ano de 2016. Este trabalho foi elaborado para comemorar o marco dos 20 anos do curso de Relações Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul. O vídeo tem como foco os alunos do curso e suas perspectivas para o futuro. O intuito do mesmo se resume em identificar e reconhecer os estudantes como parte fundamental para a construção da história do curso. Nesse sentido procuramos ressaltar assim, a importância da valorização do passado para a construção do futuro, e apresentar perspectivas otimistas das transformações sociais e tecnológicas como aliadas das relações públicas. |
|
INTRODUÇÃO |
Olhar para o passado é importante, entretanto, é imprescindível viver o presente e vislumbrar o futuro, de forma que nossas ações possam corresponder as nossas motivações e sonhos. 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 渀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 瀀攀渀猀愀搀愀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 爀攀猀最愀琀攀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 洀愀爀挀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 焀甀愀氀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀搀攀猀挀漀戀爀攀洀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀洀 瘀渀挀甀氀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀Ⰰ 挀爀椀愀洀 攀洀瀀愀琀椀愀 挀漀洀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 瀀漀搀攀洀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀⸀ ⠀圀伀刀䌀䴀䄀一Ⰰ ㈀ 㐀 愀瀀甀搀 一䄀匀匀䄀刀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀㈀㌀⤀
No primeiro semestre de 1996, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) abriu o processo seletivo para compor a primeira turma do Curso de Comunicação Social habilitação em Relações Públicas. Segundo Moreira e Brandt (2016), neste mesmo ano surge a agência experimental do curso que proporciona aos acadêmicos, em funções de monitoria, desempenhar de forma prática o conteúdo teórico.䔀洀 ㈀ 㘀 愀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀甀 漀 猀攀甀 ㈀ 먀 愀渀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀渀搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀 猀漀渀栀漀猀 攀 挀愀瀀愀挀椀琀愀渀搀漀 猀甀樀攀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀攀氀栀漀爀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 一攀猀琀攀 愀渀漀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 ⠀䴀䔀䌀⤀ 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀漀 搀攀 猀甀愀 洀愀琀爀椀稀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 搀攀猀瘀椀渀挀甀氀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀渀焀甀愀渀琀漀 戀愀挀栀愀爀攀氀愀搀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀⸀
Atualmente o curso possui 65 acadêmicos com matrícula ativa na graduação, sendo que buscamos contemplar o presente, com um vídeo institucional intitulado “20 anos de Relações Públicas Unisc: Uma história com você”, como forma de valorizar, engajar e motivar as pessoas que constroem esse novo capítulo da história do curso.
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀漀猀 ㈀ 愀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀猀挀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀⸀ 伀戀樀攀琀椀瘀愀洀漀猀 渀攀猀琀攀 瘀搀攀漀 搀攀猀琀愀挀愀爀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 攀 爀攀猀最愀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 攀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀椀爀椀愀猀 焀甀攀 愀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀椀渀洀椀挀漀 焀甀攀 攀猀琀 攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 洀甀搀愀渀愀 攀 挀爀椀愀漀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 愀氀椀渀栀愀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀猀猀攀 瘀搀攀漀 挀漀洀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 愀猀瀀椀爀愀攀猀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 琀椀挀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 攀 漀琀椀洀椀猀琀愀⸀ 一攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀ጀ愠氀瘀漀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀渀搀漀ⴀ漀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀
Uma história pode ser contada e registrada de várias formas, seja a partir de documentos, imagens, vídeos ou até mesmo da fala. Em nosso trabalho procuramos dar visibilidade não a história em si, mas sim a quem participa diariamente de sua construção, como forma de motivar, engajar e integrar. O objetivo foi chamar o público-alvo a protagonizar um novo capítulo desta história de duas décadas, construindo assim a memória do Curso de Relações Públicas.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 攀洀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 洀甀椀琀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀猀挀⸀ 䔀洀 甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀洀漀猀 愀 挀攀氀攀戀爀愀漀 搀攀 搀甀愀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 搀愀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 挀攀渀琀攀渀愀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 昀漀爀洀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䨀 攀洀 漀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀漀猀 甀洀 搀椀瘀椀猀漀爀 搀攀 最甀愀猀Ⰰ 焀甀攀 Ⰰ 愀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀愀 渀漀瘀愀 洀愀琀爀椀稀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 渀攀猀琀攀 愀渀漀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 瀀漀爀琀愀爀椀愀 渀漀爀洀愀琀椀瘀愀 搀漀 䴀䔀䌀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 猀攀 搀攀猀瘀椀渀挀甀氀愀 愀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 最爀愀搀甀愀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀⸀
De um lado há um certo clima de saudosismo ao pensar nesses 20 anos que se passaram, ao lembrar dos inúmeros avanços tecnológicos, que transformaram a nossa sociedade, e nos permitiram vislumbrar novas formas de ser, agir e nos relacionar. Na contramão disso nos deparamos com o novo, um capítulo em aberto na história do curso, aguardando construção. O nosso desafio neste trabalho foi o de promover as transformações e mudanças sem esquecer da identidade já construída. Como forma de criar novos vínculos e também reforçar os já existentes procuramos aliar a construção desse vídeo com essa dialética, enfatizando a ótica, vivencia, prática e expectativa dos atores que irão preencher as páginas desse novo capítulo. 伀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瘀攀洀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀渀瘀椀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 昀甀琀甀爀漀Ⰰ 愀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 最攀爀愀洀漀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀洀漀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 洀攀洀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀 爀攀愀昀椀爀洀愀洀漀猀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 琀椀挀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 渀漀 猀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 攀最爀攀猀猀漀猀 漀甀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 搀攀 琀漀搀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
Esse trabalho de produção audiovisual institucional, vem ao encontro do aprendizado acadêmico uma vez que, cabe ao profissional de RP, desempenhar a atividade de planejar estrategicamente a comunicação institucional, seja através dos diversos meios, entre eles a memória (e a propaganda) institucional. Kunsch (1986) reforça a premissa de que as Relações Públicas trabalham a comunicação entre as organizações e seus públicos, num processo de relacionamento dialético. Simões (1995, p.191) completa a afirmação, dizendo que: 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 昀甀渀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 氀攀最椀琀椀洀愀爀 愀猀 愀攀猀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 猀甀猀琀攀渀琀愀漀 搀攀猀琀愀 愀猀猀攀爀琀椀瘀愀 椀渀椀挀椀愀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 焀甀攀 琀漀搀愀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 甀洀愀 搀攀挀椀猀漀 琀漀洀愀搀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 愀氀最甀洀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ 一愀搀愀 昀攀椀琀漀 猀攀洀 焀甀攀 猀攀 琀攀渀栀愀 搀攀挀椀搀椀搀漀 昀愀稀ⴀ氀漀⸀
伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瘀愀椀 愀氀洀 搀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 猀甀愀 昀甀渀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 焀甀攀 琀漀搀愀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀琀椀琀甀搀攀 瀀漀爀 攀氀愀 琀漀洀愀搀愀 瀀漀搀攀 洀漀搀椀昀椀挀愀爀 愀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 猀攀樀愀 挀漀洀 漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 漀甀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀漀 昀甀渀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀Ⰰ 瘀愀椀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 爀漀琀椀渀愀猀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀愀 攀洀 琀攀漀爀椀愀猀 猀氀椀搀愀猀 焀甀攀 攀洀戀愀猀愀洀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 挀漀洀漀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Para desenvolver o vídeo em alusão ao marco dos 20 anos do Curso de Relações Públicas da Unisc, foi efetuada uma pesquisa sobre a história e memória do curso. Estes itens pesquisados referem-se a atividades do planejamento das RP, pois conforme Nassar (2007, p.120) relata: “A utilização da história e da memória é um fato que se afirma cada vez mais como uma prática dentro do planejamento das relações públicas e de comunicação organizacional[..]” 䘀漀爀愀洀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀搀漀猀 愀氀最甀渀猀 搀愀搀漀猀 樀甀渀琀漀 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 挀漀洀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 昀漀爀洀愀搀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀愀琀爀挀甀氀愀猀 愀琀椀瘀愀猀 渀愀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀Ⰰ 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀猀猀攀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 堀愀瘀椀攀爀 攀 娀甀瀀愀爀搀漀 ⠀㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㜀ⴀ㈀㠀⤀ 爀攀猀猀愀氀琀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀樀愀 愀氀挀愀渀愀爀 挀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 焀甀攀 ᰀ丠漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 瘀搀攀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 猀攀洀 猀愀戀攀爀 焀甀愀氀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 焀甀攀洀 攀氀攀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀ᴀ⸠ 倀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 猀甀愀猀 愀昀椀渀椀搀愀搀攀猀 渀愀 爀攀愀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀漀 昀甀琀甀爀愀⸀ 倀愀爀愀 愀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 戀甀猀挀愀洀漀猀 漀甀瘀椀爀Ⰰ 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 㜀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 猀甀愀 瘀椀猀漀 搀攀 挀攀爀琀漀 洀漀搀漀 洀愀椀猀 洀愀搀甀爀愀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 攀猀琀愀爀攀洀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 愀漀 椀渀最爀攀猀猀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
Após as pesquisas de história, memória e público, foi elaborado o briefing do vídeo institucional para organizar as informações coletadas, objetivando identificar um gancho ou ideia básica para nortear posteriormente a construção do roteiro do material audiovisual. Segundo Xavier e Zupardo (2004, p. 28) o briefing é: “a base, a matéria-prima do roteiro e o roteiro é a matéria-prima da produção”. Enfatizamos na construção do roteiro informações pinçadas do material pesquisado, elencando prioridades para serem abordadas, esta etapa é de suma importância e uma vez que dá forma a todo o produto. O diferencial na produção do roteiro é o conteúdo, por isso o mesmo deve ser cuidadosamente planejado. Para Musburguer (2008, p. 154) os elementos imprescindíveis para a elaboração de um bom roteiro são “Escrever roteiros informativos exige a determinação e o estudo do objetivo a ser atingido, pesquisa do assunto e estudo do conhecimento prévio que o público detém”. ऀ伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 攀洀 搀甀愀猀 挀漀氀甀渀愀猀 挀漀渀琀攀渀搀漀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 瘀搀攀漀 攀 甀搀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀昀漀爀洀攀 䴀甀猀戀甀爀最甀攀爀 ⠀㈀ 㠀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀⤀ 漀爀椀攀渀琀愀㨀 ᰀ䄠 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀漀猀 漀甀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀猀挀爀椀琀愀 攀洀 搀甀愀猀 挀漀氀甀渀愀猀ᴀ⸠ 倀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 焀甀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀猀猀攀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀攀猀猀攀 洀愀爀挀漀 搀攀 ㈀ 愀渀漀猀⸀ 匀漀戀爀攀 愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 堀愀瘀椀攀爀 攀 娀甀瀀愀爀搀漀 ⠀㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ 㔀 ⤀ 爀攀瘀攀氀愀洀㨀 ᰀ䔠洀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 氀椀洀瀀愀Ⰰ 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀⸀ 伀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 攀猀琀愀爀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀猀 搀攀 洀漀搀漀 愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀ᴀ⸠
Na etapa seguinte foi planejado o cronograma de gravações internas e externas. Foram utilizados para captura das imagens equipamentos da Unisc TV cujo empréstimo foi previamente agendado. Convidamos nos grupos nas redes sociais digitais relacionados ao Curso de Comunicação Social da universidade os alunos da habilitação de Relações Públicas para participar das filmagens do vídeo na condição de atores, como forma de despertar o pertencimento, reconhecimento e identificação com o material. Buscamos criar memórias ligadas a história do curso, afinal, a história é uma narrativa construída através de memórias que podem ser individuais, sociais e coletivas.䴀攀洀爀椀愀 琀愀洀瀀漀甀挀漀 甀洀 搀攀瀀漀猀椀琀漀 搀攀 琀甀搀漀 焀甀攀 渀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀⸀ 䄀 洀攀洀爀椀愀 Ⰰ 瀀漀爀 攀砀挀攀氀渀挀椀愀Ⰰ 猀攀氀攀琀椀瘀愀⸀ 䜀甀愀爀搀愀洀漀猀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 瀀漀爀 甀洀 洀漀琀椀瘀漀 漀甀 漀甀琀爀漀 琀攀洀 漀甀 琀攀瘀攀 愀氀最甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 攀洀 渀漀猀猀愀猀 瘀椀搀愀猀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀漀 漀爀最愀渀椀稀愀洀漀猀 攀 琀爀愀搀甀稀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 漀甀琀爀漀 漀 焀甀攀 昀椀氀琀爀愀洀漀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 洀攀洀爀椀愀⸀
(WORCMAN, 2004 apud Nassar,2004, p. 24)
O produto audiovisual institucional teve como cenário, as instalações no campus da Universidade para enfatizar o local onde é construída a memória do curso, com pequenas exceções de cenas externas. Para aprender como operar os equipamentos de filmagem recebemos o auxílio dos acadêmicos de Produção em Mídia Audiovisual, Daniella Paschoal Bragança e Helmut Godoy Dullenkopf, que disponibilizaram apoio durante as gravações. Esses acadêmicos nos repassaram dicas de cenas, enquadramento e captação das imagens, colaborando de forma fundamental para a conclusão do vídeo, uma vez, que não possuíamos nenhuma experiência com esses equipamentos e técnicas.倀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀 愀 琀爀椀氀栀愀 搀攀 甀搀椀漀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀愀 唀渀椀猀挀 吀嘀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀洀漀猀 愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 䰀椀猀礀愀渀渀攀 搀攀 匀漀甀稀愀 䔀戀攀爀琀Ⰰ 瀀愀爀愀 渀愀爀爀愀爀 漀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀氀椀渀栀愀渀搀漀 愀 瘀漀稀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 渀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
A opção pela narração em voz feminina e de uma acadêmica do curso foi uma decisão estratégica, uma vez que no brienfig do produto, essa narração feminina traria uma ideia de sequência ao trabalho elaborado pela colega Jaqueline Luz no primeiro semestre de 2016 em seu projeto experimental. Na ocasião a acadêmica elaborou o primeiro vídeo alusivo aos 20 anos do Curso de Relações Públicas na Unisc. Esse material audiovisual teve como objetivo o enfoque na memória dos egressos que ocupam posições de autorrealização profissional como Relações Públicas. A trilha de narração é masculina e foi produzida em um estúdio especializado. 伀 猀攀最甀渀搀漀 瘀搀攀漀 瀀爀攀漀挀甀瀀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀漀猀 ㈀ 愀渀漀猀 搀攀 刀倀Ⰰ 攀氀攀 琀爀愀稀 攀渀琀漀 攀洀 猀攀甀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 昀椀攀氀 愀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 洀愀猀 挀漀渀琀攀渀搀漀 愀氀最甀洀愀猀 椀渀漀瘀愀攀猀⸀ 一漀 戀爀椀攀昀椀渀最 戀甀猀挀愀洀漀猀 琀爀愀稀攀爀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀 挀漀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 爀攀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瘀搀攀漀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 渀漀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀漀稀 渀愀 渀愀爀爀愀漀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 瘀漀稀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 䤀猀猀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 愀氀琀攀爀愀搀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 洀愀渀琀攀爀 漀 洀攀猀洀漀 瀀愀搀爀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瘀搀攀漀猀⸀
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O produto audiovisual de cunho institucional “20 anos de Relações Públicas Unisc: Uma história criada com você”, foi produzido pelos autores deste, durante as atividades desenvolvidas na disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas IV, ministrada pela professora Grazielle Betina Brandt, no segundo semestre de 2016. Este vídeo tem como objetivo celebrar o marco dos vintes anos da habilitação e tem como público alvo os acadêmicos do curso.䄀 洀搀椀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 昀漀椀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 挀漀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 洀攀洀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 昀漀椀 戀愀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀渀搀漀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀 漀甀 焀甀攀 挀漀渀搀椀稀攀洀 挀漀洀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䄀猀 最爀愀瘀愀攀猀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀 攀渀琀爀攀 ㌀ 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 愀 㜀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 氀漀挀愀攀猀 攀 愀琀漀爀攀猀 ⠀愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 刀倀⤀⸀ 伀 瘀搀攀漀 琀攀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 洀椀渀甀琀漀 攀 ㈀㐀 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 攀洀 䴀搀椀愀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 䐀愀渀椀攀氀氀愀 倀愀猀挀栀漀愀氀 䈀爀愀最愀渀愀 攀 䠀攀氀洀甀琀 䜀漀搀漀礀 䐀甀氀氀攀渀欀漀瀀昀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀愀洀 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀 攀 渀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 洀愀渀甀猀攀椀漀 搀漀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀⸀
Foram utilizadas para a captação de imagens uma câmera filmadora de resolução 5D, um tripé e para a trilha de narração foi utilizado o laboratório de rádio da Unisc TV. Para a edição do material audiovisual foi utilizado o software Adobe Premiere, efetuado por Maicon Douglas da Rosa Silva que também ficou responsável pela direção. A assistência de produção e a realização da pesquisa para a construção do projeto audiovisual foi realizada por Michele de Cássia Vargas Lisbôa.䔀猀琀攀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀猀挀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀琀漀爀攀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 猀攀樀愀 渀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 漀甀 渀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 瘀椀搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⸀ 䔀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 挀漀渀琀漀甀 愀椀渀搀愀 挀漀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 䄀渀愀氀甀 匀挀栀洀椀琀稀 䠀漀爀氀氀攀Ⰰ 䔀氀椀稀愀戀攀琀栀 䠀甀戀攀爀 䴀漀爀攀椀爀愀 攀 䜀爀愀稀椀攀氀氀攀 䈀攀琀椀渀愀 䈀爀愀渀搀琀⸀ 伀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 愀琀甀愀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀猀琀攀猀 猀攀琀漀爀攀猀 漀甀 搀攀猀攀樀愀洀 猀攀最甀椀爀 挀愀爀爀攀椀爀愀 渀攀猀琀攀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀⸀ 匀漀 攀氀攀猀㨀
• Amanda da Rosa Canabarro – Estudante do 7º Semestre, produtora de conteúdo audiovisual, dona da Agência Projeto Café, dois blogs e um canal no youtube. Também é sócia proprietária da empresa Para Blogueiros destinada a hospedagem de sites. ∀ठ䰀椀猀礀愀渀渀攀 搀攀 匀漀甀稀愀 䔀戀攀爀琀 ጀ†䔀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀漀 㠀먀 匀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 挀愀渀琀漀爀愀 搀攀 爀愀瀀 搀漀 䜀爀甀瀀漀 倀爀攀搀漀洀椀渀愀猀 攀 攀渀愀氀琀攀挀攀搀漀爀愀 搀攀 琀漀搀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀
• Maicon Douglas Rosa da Silva – Estudante do 9º Semestre, assistente de Relações Públicas na empresa Roberta Souza Comunicação Estratégica e Bolsista do Programa de Bolsa de Estudo para Atividade de Ensino PROBAE. Atuou por anos em uma corporação nacional, atuando na área de comunicação organizacional, responsável pela Comunicação Interna, Estratégica e Marketing.∀ठ䴀椀挀栀攀氀攀 搀攀 䌀猀猀椀愀 嘀愀爀最愀猀 䰀椀猀戀愀 ጀ†䔀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀漀 㜀먀 匀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 攀渀琀甀猀椀愀猀琀愀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 倀漀氀琀椀挀漀 攀 䔀氀攀椀琀漀爀愀氀⸀
Vale ressaltar que foi planejada a participação de mais estudantes no vídeo, porém, a agenda dos mesmos não foi compatível com a de filmagem. O vídeo Institucional “20 anos de Relações Públicas Unisc: Uma história criada com você está disponível no seguinte link: https://youtu.be/uwLjLdghGuM 匀甀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 昀漀椀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 漀挀漀爀爀椀搀漀 渀漀 搀椀愀 ㈀ 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 搀椀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 䴀攀洀漀爀椀愀氀 搀愀 唀渀椀猀挀⸀ 一攀猀琀攀 攀瘀攀渀琀漀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 攀昀攀椀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 搀漀 挀攀爀椀洀漀渀椀愀氀 琀爀漀甀砀攀 漀 瘀搀攀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 挀漀氀攀最愀 䨀愀焀甀攀氀椀渀椀 䰀甀稀 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 漀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 氀漀最漀 愀瀀猀 漀 挀攀爀椀洀漀渀椀愀氀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀⸀ 䔀猀琀攀 瘀搀攀漀 栀漀洀攀渀愀最攀愀瘀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 ㈀ 愀渀漀猀 搀愀猀 刀倀猀 渀愀 唀渀椀猀挀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 愀甀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 爀攀愀⸀ 䌀漀洀漀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 愀最漀爀愀 瀀愀爀愀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 唀渀椀猀挀 攀 猀攀 搀攀猀昀攀挀栀愀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 甀洀 洀漀猀愀椀挀漀 挀漀洀 昀漀琀漀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䔀猀猀攀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀瀀攀爀琀漀甀 挀漀洀漀漀 渀漀猀 挀漀氀攀最愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 爀漀猀琀漀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀搀漀猀Ⰰ 漀氀栀漀猀 氀愀挀爀椀洀攀樀愀搀漀猀 漀甀 戀爀椀氀栀愀渀搀漀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 爀漀猀琀漀猀 昀攀氀椀稀攀猀 攀 搀攀 猀漀爀爀椀猀漀 愀戀攀爀琀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 甀洀 爀攀愀氀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 攀 漀爀最甀氀栀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 愀 焀甀愀氀 搀攀挀椀搀椀爀愀洀 愀瀀爀攀渀搀攀爀⸀
No texto abaixo é possível observar o roteiro da produção audiovisual institucional.
嘀搀攀漀 ᰀ㈠ 愀渀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 唀渀椀猀挀㨀 唀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀爀椀愀搀愀 挀漀洀 瘀漀挀ᴀ
Duração: 1’24”嘀搀攀漀 琀愀欀攀 ⴀ 䄀渀漀椀琀攀挀攀爀 攀 愀洀愀渀栀攀挀攀爀 攀洀 琀椀洀攀ⴀ氀愀瀀猀攀ऀ
Áudio 1 - Narração: Os últimos vinte anos transformaram a nossa tecnologia e sociedade.嘀搀攀漀 琀愀欀攀 ㈀ ⴀ 倀攀猀猀漀愀猀 挀愀洀椀渀栀愀渀搀漀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 愀挀攀氀攀爀愀搀愀ऀ
Áudio 2 - Narração: O mundo nunca mudou tão rápido.嘀搀攀漀 琀愀欀攀 ㌀ ⴀ 䄀氀甀渀漀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 椀渀琀攀爀愀最椀渀搀漀 挀漀洀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀
Áudio 3 - Narração: e o avanço tecnológico não apenas compreende as nossas vidas, mas faz parte delas. Isso nos permite estar mais próximos uns dos outros, remodelando assim nossa forma de se relacionar, agir e viver嘀搀攀漀 琀愀欀攀 㐀 ⴀ 倀攀猀猀漀愀猀 猀攀 愀戀爀愀愀渀搀漀Ⰰ 愀瀀攀爀琀漀 搀攀 洀漀 ऀ
Áudio 4 - Narração: Dando um novo sentido a nossa existência e nos faz perceber a importância das relações.嘀搀攀漀 琀愀欀攀 㔀 ⴀ 䴀愀椀挀漀渀 攀洀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 愀氀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀ऀ
Áudio 5- Narração: O Maicon muda o mundo através da comunicação organizacional嘀搀攀漀 琀愀欀攀 㘀 ⴀ 䴀椀挀栀攀氀攀 渀漀 愀甀搀椀琀爀椀漀 搀愀 猀愀氀愀 搀愀 唀渀椀猀挀Ⰰ 昀愀氀愀渀搀漀 渀漀 瀀切氀瀀椀琀漀 挀漀洀 昀甀渀搀漀 搀攀 戀愀渀搀攀椀爀愀猀⸀ऀ
Áudio 6- Narração: A Michele acredita que é possível transformar a sociedade através das relações governamentais嘀搀攀漀 琀愀欀攀 㜀 ⴀ 䰀椀猀礀愀渀渀攀 挀愀渀琀愀渀搀漀 刀愀瀀 渀漀 昀甀渀搀漀 甀洀愀 瀀愀爀攀搀攀 最爀愀昀椀琀愀搀愀ऀ
Áudio 7 - Narração: A Lisy acredita que a mudança está no reconhecimento de todas formas de cultura.嘀搀攀漀 琀愀欀攀 㠀 ⴀ 䄀洀愀渀搀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 攀洀 猀攀甀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀ऀ
Áudio 8 - Narração: E a Amanda aposta na tecnologia como aliada da transformação.嘀搀攀漀 琀愀欀攀 㤀 ⴀ 䌀爀椀愀渀愀 搀攀猀攀渀栀愀渀搀漀ऀ
Áudio 9 - Narração: Sejamos otimistas quanto ao nosso futuro嘀搀攀漀 琀愀欀攀 ⴀ 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 搀漀 䌀甀爀猀漀ऀ
Áudio 10 - Narração: aprendendo as lições do passado嘀搀攀漀 琀愀欀攀 ⴀ 匀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀ऀ
Áudio 11 - Narração: sabendo aproveitar os presentes do presente嘀搀攀漀 琀愀欀攀 ㈀ ⴀ 䘀漀爀洀愀漀 洀漀猀愀椀挀漀 挀漀洀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀ऀ
Áudio 12 - Narração: Façamos das Relações Públicas um instrumento de valorização das pessoas que transformam o mundo.嘀搀攀漀 琀愀欀攀 ㌀ ⴀ 䘀漀爀洀愀漀 搀漀 猀攀氀漀 ㈀ 愀渀漀猀 搀攀 刀倀猀 唀渀椀猀挀 攀 氀漀最漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 唀渀椀猀挀⸀ऀ
Áudio 13 - Narração: 20 anos de relações públicas Unisc, uma história criada com você
|
|
CONSIDERAÇÕES |
O Vídeo Institucional “20 anos de Relações Públicas Unisc: Uma história criada com você”, foi um aprendizado de enorme valia aos autores deste, pois permitiu não somente conhecer a história e a memória do curso, como escrever junto com colegas um novo capítulo dessa história. Pode-se ressaltar ainda o intercâmbio de experiências entre os estudantes de Relações Públicas e os de Produção em Mídia Audiovisual, que oportunizou, além de uma integração efetiva entre habilitações distintas, uma nova gama de conhecimento que foi de suma importância para a realização deste produto audiovisual.伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 挀漀洀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀猀琀攀 猀攀 猀攀渀琀椀甀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀 挀漀洀 漀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀甀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 洀攀洀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀倀⸀ 䄀椀渀搀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 漀 瘀搀攀漀 愀氀挀愀渀漀甀 甀洀愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 洀愀椀漀爀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 搀漀 焀甀攀 攀爀愀 攀猀瀀攀爀愀搀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 昀漀椀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 ⸀㈀㜀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 爀攀挀攀戀攀甀 㔀 椀渀琀攀爀愀攀猀 挀漀洀漀 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀 攀洀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 挀椀渀挀漀 搀椀愀猀⸀ 倀攀氀愀 琀椀挀愀 搀漀猀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 洀攀洀爀椀愀 攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 爀攀瘀攀氀愀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 爀攀瘀攀氀愀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀⸀ 匀愀戀攀爀 愀氀椀愀爀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 挀漀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 爀搀甀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀⸀ 刀攀挀漀爀搀愀爀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 攀渀琀攀渀搀ⴀ氀漀 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀 挀漀渀猀琀爀甀琀漀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀漀猀 瘀椀猀氀甀洀戀爀愀爀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 爀攀瀀氀攀琀漀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 渀愀 渀漀猀猀愀 爀攀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀⸀ 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀㨀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䄀爀氀椀渀搀漀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀漀 瘀搀攀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ 㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䔀氀椀稀愀戀攀琀栀 䠀甀戀攀爀Ⰰ 䈀刀䄀一䐀吀Ⰰ 䜀爀愀稀椀攀氀氀攀 䈀攀琀椀渀愀⸀ ㈀ 愀渀漀猀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 唀一䤀匀䌀㨀 洀攀洀爀椀愀猀 攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀 搀漀 匀甀氀 ⴀ刀匀Ⰰ 䔀䐀唀一䤀匀䌀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀唀匀䈀唀刀䜀唀䔀刀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀 䈀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 洀搀椀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀匀匀䄀刀Ⰰ 倀愀甀氀漀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 栀椀猀琀爀椀挀愀 攀 渀漀 爀攀猀最愀琀攀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䐀椀昀甀猀漀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀匀匀䄀刀Ⰰ 倀愀甀氀漀⸀ 䴀攀洀漀爀椀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀㨀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀漀猀 搀愀搀愀猀 愀
construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䴀픀䔀匀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀漀 倀漀爀琀漀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㨀 䘀甀渀漀 倀漀氀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀堀䄀嘀䤀䔀刀Ⰰ 䌀愀爀氀漀猀㬀 娀唀倀䄀刀䐀伀Ⰰ 䔀瘀攀氀椀渀攀⸀ 䔀渀琀爀攀最愀渀搀漀 漀 漀甀爀漀 瀀愀爀愀 洀漀挀椀渀栀漀猀㨀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|