ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00313</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Capitular: Projeto de Comunicação Integrada para disseminação do Edujornalismo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Raquel Tamara Bauer (Universidade Regional de Blumenau); Jacqueline Naya Hilbert (Universidade Regional de Blumenau); Clarissa Josgrilberg Pereira (Universidade Regional de Blumenau); João Vitor Costa (Universidade Regional de Blumenau)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;plano de comunicação, comunicação integrada, edujornalismo, gêneros jornalísticos, ensino </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem o objetivo de apresentar o plano de comunicação criado para a empresa fictícia Capitular, mostrando ao público alvo a importância da empresa, que atua no ramo do ensino e busca disseminar os gêneros jornalísticos, especialmente, nas séries finais do ensino médio a fim de que os jovens possam desenvolver uma leitura mais crítica da mídia. Para alcançar o objetivo da melhor forma possível, buscou-se trabalhar com a comunicação integrada, abrangendo Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia de criar um plano de comunicação integrado nasceu na disciplina de Empreendedorismo e Gestão em Comunicação, lecionada aos alunos da 6ª fase do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau  FURB, pela professora Jerusa Schoroeder. A proposta era criar uma empresa de comunicação inovadora, assim nasceu a Capitular, uma empresa jornalística voltada ao objetivo de disseminar o ensino de gêneros jornalísticos no ensino médio. Estudos e pesquisas foram encontrados, enfatizando que o Ministério da Educação incentiva e sugere que o jornalismo seja incluído no ensino brasileiro como forma de capacitar intelectualmente os estudantes. De acordo com Baccega (2003, p.9),  na contemporaneidade, a realidade que nos cerca passou a ser conhecida e reconhecida a partir da mídia, sobretudo da televisão . Um bom exemplo acerca disso é o uso de notícias como questões e temas de redação em provas como vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concursos públicos. Neste sentido é de extrema importância que os alunos já tenham tido algum contato com textos jornalísticos, que possuem linguagem e características próprias, além de ampliar horizontes de desenvolvimento. A educação precisa ser encarada como um problema de comunicação e que os profissionais da educação precisam, também, trabalhar como profissionais da comunicação, utilizando meios, linguagem e tecnologias que se conecte com a de seus alunos. Para a empresa criamos um termo ainda mais específico e que pretende definir de forma simples o serviço prestado pela Capitular, o edujornalismo. Após criar a empresa, a segunda etapa era produzir um plano de comunicação para colocar os serviços da Capitular no mercado. Para isso, a equipe achou que a melhor forma era trabalhar de maneira integrada com as outras áreas da comunicação propondo um plano de comunicação que ajude a construir a Capitular como uma empresa tecnológica e inovadora que auxilia os professores no acesso às novas gerações.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criar um plano de comunicação que direcione os serviços da Capitular para o seu público alvo. De maneira a contemplar de forma adequada toda a demanda comunicacional que a empresa precisava, optou-se por desenvolver um plano de comunicação integrado entre as áreas do Jornalismo (visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente aos diversos públicos, ou segmentos deles, informações da atualidade, utilizando canais e veículos de comunicação para difundi-las), Publicidade e Propaganda (a propaganda tem como função criar e fazer manutenção da imagem da marca de um produto e da imagem corporativa da empresa que a detém, e ainda, informar os atributos, benefícios e razão de consumo dessa marca de produto) e Relações Públicas (tem como função elevar e proteger a imagem de uma empresa e de suas marcas de produto) buscando inserir e disseminar de forma inovadora o estudo de gêneros jornalísticos na grade curricular de alunos do ensino médio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha por trabalhar com uma empresa de comunicação voltada para a educação surgiu porque o jornalismo tem uma grande interferência na construção e interpretação da realidade, e estas questões não estão sendo trabalhadas em sala de aula. Baccega diz: O termo mais adequado para designar a realidade das escolas diante dos meios de comunicação e das novas tecnologias, parece-nos, é desajustamento. Enquanto a escola continua com sua retórica pedagógica conservadora, ocupando todo tempo de sala de aula com esse discurso, o discurso dos meios de comunicação está presente no âmbito da escola, de maneira clandestina. Não adentram as salas de aula, mas estão nos corredores, nos intervalos, nas conversas informais, tanto de professores quando de alunos. É urgente que esses discursos outros saiam da clandestinidade e passem a constituir parte dos diálogos que deveriam ocorrer em sala de aula (BACCEGA, 2003, p. 61). Essa citação nos faz perceber que o problema em compreender os meios de comunicação precisa ser resolvido de forma ampla, adequando também às escolas a essa realidade. As notícias, programas de TV e de rádio, textos de revistas e conteúdos da internet fazem parte da realidade não apenas dos jovens, mas de toda a sociedade, e precisam ser compreendidos adequadamente e discutidos. Após a definição do trabalho em sala de aula, o grupo realizou pesquisas prévias na internet para confirmar qual seria a viabilidade do projeto. O que o grupo constatou é que não existem empresas com o mesmo foco da Capitular e as que têm alguma aproximação ainda assim não seguem a mesma linha de serviços. Além disso, constatou-se que existem várias pesquisas na área que comprovam a importância do tema. Diversos documentos do Ministério da Educação também propõem e incentivam o estudo do edujornalismo nas escolas como, por exemplo, o documento de 2006  Orientações Curriculares para o ensino médio ou  Parâmetros Curriculares Nacionais , de 1997. Por outro lado, as escolas não têm fôlego e formação para sozinhas lidarem em sala de aula com o ensino e a mídia. Maria Aparecida Baccega afirma que:  A temática televisão e escola (podemos interpretar mídia e escola/jornalismo e escola) vem se mostrando uma preocupação prioritária das pessoas que se interessam por educação e não apenas a educação formal, mas também tudo que envolve o processo social de aprendizagem (BACCEGA, 2003, p.9). Além disso, nota-se a importância do projeto pela forma com a qual é executado. A empresa passa conteúdos diferenciados a alunos e professores. No entanto, seu diferencial está também no formato que utiliza para passar o conteúdo, de forma inovadora e usando tecnologias. Depois da constatação da relevância da empresa, a segunda etapa foi pensar no plano de comunicação integrado. Segundo Vasconcelos: O planejamento de comunicação integrada pode e deve ser aplicada para o cumprimento de objetivos de longo, médio ou curto prazo. O que varia, é claro, é a durabilidade, intensidade e direcionamento das ações de comunicação específicas para cada objetivo a ser atingido. A busca de resultados pressupõem a superação de obstáculos e a escolha da melhor estratégia para alcança-los. Sendo assim, trabalhar com planejamento de comunicação é trabalhar na busca da solução de um problema, compreendendo as dificuldades e os desafios enfrentados em determinado mercado e propondo sua solução (VASCONCELOS, 2009, p.14). Assim, percebe-se que não há a possibilidade de trabalhar a comunicação, em todas as suas formas, em busca de uma solução, sem utilizar o planejamento nesta área. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao idealizar a Capitular, é fundamental levar em conta a relevância da empresa para os jovens, que são o nosso foco, como menciona Citelli. A existência de múltiplos fatores que influenciam no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos jovens [...] revela como é necessário ter por horizonte um contexto mais amplo quando se trata de pensar os mecanismos de circulação social das mensagens dos veículos de comunicação, assim como os procedimentos mediante os quais elas são apreendidas pelos destinatários (CITELLI, 2002, p. 102). Depois, pensou-se na forma de criar a empresa e de dar vida à ela. Viu-se, no plano de comunicação integrado, a melhor opção para alcançar o objetivo. De acordo com Pinheiro e Gullo para fazer um plano de comunicação integrado é preciso: Definir os objetivos de marketing e de comunicação a serem atingidos para os produtos e marcas em questão a os investimentos a serem realizados; escolher uma ou mais mídias adequadas aos objetivos traçados e integrá-las entre si; selecionar uma ou mãos ferramentas adequadas aos objetivos traçados e integrá-las entre si; eleger os pontos de venda/ contato adequado aos objetivos traçados e integra-los entre si; integrar e ajustar as ferramentas, as mídias e os pontos de venda/contato escolhidos entre si e unificar o conteúdo das mensagens de comunicação a serem utilizados, ou seja, é preciso obedecer uma única linguagem visual e verbal, pois dessa forma fica garantida a compreensão da mensagem pelo público-alvo (PINHEIRO E GULLO, 2013, p. 6). Em seguida, o grupo realizou reuniões, traçou estratégias, e definiu o perfil da empresa, que atinge os jovens por intermédio de nossos clientes, que são professores, coordenações e direções escolares, secretarias municipais e estaduais de educação e até mesmo o Governo Federal. A distribuição de competências de cada profissional das áreas da comunicação ficou definida da seguinte maneira: o Jornalismo será responsável pela criação de todo o material que estará disponível no site como, por exemplo, as aulas, propostas de atividades e demais materiais que tenham relação com o conteúdo do ensino de gêneros jornalísticos. Além disso, fica a cargo dos jornalistas a criação de releases para a imprensa divulgando os serviços e com informações acerca do que é edujornalismo, porque ensinar gêneros jornalísticos nas escolas, qual a importância desse aprendizado para os alunos, entre outros temas. Também deveram criar Newsletter com notícias sobre a empresa e o assunto para serem enviados para os clientes. O jornalista ajuda a criar o conteúdo que terá sua identidade visual criada pelos profissionais de Publicidade e Propaganda, que ficará responsável por criar toda a identidade visual da empresa Capitular, além da criação de peças publicitárias que serão utilizadas para a divulgação da marca e do serviço oferecido. Optou-se por trabalhar com as seguintes peças publicitárias: flyers, cartazes, redes sociais (facebook e instagram), youtube e propagandas em revistas especializadas na área da educação, por abrangerem a maior parte do público alvo, e por serem peças convidativas, ou seja, agradam quem vê. Já a equipe de Relações Públicas será responsável por toda a divulgação corpo a corpo e pelo marketing de guerrilha, feito em conjunto com a área de publicidade e propaganda. Por exemplo, ir às escolas fazer apresentações da empresa e serviços, negociar com secretarias de educação e coordenação de escolas e, após os negócios fechados, fazer visitas pré-programas para conferir como as escolas estão se adaptando aos materiais, se precisam de alguma assistência e assim por diante. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como a Capitular é uma empresa inovadora, ela atua exclusivamente por meio da internet e possui um portal online voltado para as secretarias de educação, coordenações e direções escolares, governo federal e professores. Nesta plataforma estão todos os conteúdos, vídeo aulas, atividades, jogos, materiais de apoio para os professores, entre outros, ficarão armazenados e à disposição em uma área restrita apenas para nossos clientes que poderão acessá-lo usando login e senha. Conforme Pinheiro e Gullo: A internet permite a comunicação com o público-alvo, de forma interativa e rápida (em tempo real). A internet é uma rede de computadores, através dos quais pessoas buscam informação, diversão, lazer, relacionamento e comunicação, interagindo com os diversos membros da sociedade e o mundo dos negócios. É utilizada em grande escala nos domicílios, empresas, favelas com rede sem fio gratuita e lan houses pelas diversas classes socioeconômicas (...) possui baixo custo de produção e veiculação; favorece a frequência da mensagem por causa desse baixo custo. Rapidamente esta atingindo um alto índice de cobertura (PINHEIRO E GULLO, 2013, p.61). Mas o site da Capitular também poderá ser acessado pelo público que não é cliente da empresa, mas que tenha interesse no assunto, que busque informações sobre a empresa, entre outros. Estarão disponíveis para acesso de qualquer pessoa matérias falando sobre Edujornalismo, educomunicação, gêneros jornalísticos, educação, além de informações de contato como e-mail, telefone, redes sociais e endereço. Para que a empresa alcance o público almejado, escolheu-se trabalhar com as seguintes peças: Release:  Agrega valor às notícias e ao atendimento, ajuda a construir a imagem do cliente e a criar fontes confiáveis e especializadas. E torna ainda, a assessoria de imprensa, o canal preferencial entre o cliente e os veículos de comunicação . (LORENZO E MAWAKDIYE, 2002, p. 38). Os releases serão exclusivamente mandados para a imprensa, para gerar mídia para a Capitular, e seu diferencial está na elaboração, que contará com depoimentos de professores que já utilizam o sistema; Newsletters: Serão enviadas exclusivamente para escolas, secretarias de educação e governos com o intuito de deixar nossos clientes (e futuros clientes) informados do que a Capitular está produzindo, novidades e notícias da área de edujornalismo que possam ser relevantes; Propaganda em revistas especializadas em educação:  o fato de ser um meio impresso ajuda na aceitação das informações nelas contidas (...) excelente oportunidade de formação de opinião do leitor (PINHEIRO e GULLO, 2013, p. 59). Para a Capitular, a aceitação e credibilidade são fundamentais, por isso a escolha deste meio de divulgação; Teaser: os vídeos publicitários terão no máximo 45 segundos e serão divulgados nas redes sociais (facebook e instagram) como forma de propaganda interativa para a Capitular. Desta vez, o foco será nos alunos que estão usando os serviços oferecidos pela Capitular; Folders: os folders serão produzidos em parceria entre jornalistas e publicitários e contarão com informações importantes como o tipo de serviço que é prestado pela Capitular, uma breve explicação do que é edujornalismo e informações de contato como telefone, e-mail, endereço e redes sociais; Youtube: o canal no youtube terá a finalidade de armazenar as vídeo-aulas disponibilizadas pela Capitular, que também estarão disponíveis no site, além de materiais publicitários feitos em forma de vídeo; Facebook: A página da Capitular no facebook será diariamente atualizada e vai servir como fonte de relacionamento entre a empresa e seus clientes, alunos que estudam com nossos materiais, professores e a comunidade em geral, pois além de propagandas dos nosso serviços, vamos compartilhar matérias sobre o assunto, vídeos, fotos, gifs e chamadas para o site. Também utilizaremos de publicidade paga nesta rede, para atingir o maior número de pessoas possível; Site: o site é a principal ferramenta de trabalho da Capitular. Terá uma área restrita para clientes e nessa área será hospedada as vídeo-aulas, atividades, materiais de estudos, entre outros. É importante ressaltar que a área restrita terá três vertentes: alunos, professores e gestores (que será para coordenadores das escolas ou secretarias de educação). Nesses espaços estão disponíveis todos os materiais de acordo com cada usuário. Além disso, no site também haverá informações de contato, formas de contratação dos serviços, dúvidas, links para redes sociais e notícias sobre educação. Assessoria de Imprensa: teremos jornalistas responsáveis por toda assessoria de imprensa da Capitular. Seu principal objetivo será, além de criar os conteúdos educacionais, produzir releases e newsletter, além disso,  de sua versatilidade dependem as boas relações entre fontes e os veículos de comunicação . (LORENZO E MAWAKDIYE, 2002, p. 12). Clipping: fazer a clipagem do material que saiu na mídia sobre a Capitular também será papel dos jornalistas, essa atividade é de extrema importância, pois ajudará a empresa com feedbacks para os clientes e de certa forma contribuirá para a produção de conteúdo nas redes sociais da empresa e propagandas; A assessoria de imprensa também pode agregar valor ao serviço prestado ao cliente se o mantiver permanentemente informado sobre o que acontece na sua área de atuação. Para tanto, o clipping  a reunião de matérias sobre determinado assunto publicado em jornais e revistas  é uma ferramenta fundamental. A assessoria deve sempre procurar notícias e análises sobre o setor de atuação do cliente nos veículos impressos e audiovisuais, mesmo que a empresa em questão não esteja citada . (LORENZO E MAWAKDIYE, 2002, p. 51). Cartaz: outra tarefa em conjunto entre os jornalistas e publicitários será a produção de cartazes sobre a empresa, que serão deixados nos murais das escolas em que a Capitular for visitar. Relacionamento com o cliente: A Capitular busca um atendimento diferenciado com seus clientes e realizará visitas objetivando duas finalidades: a primeira levar os serviços da Capitular até as escolas e secretarias de educação, fazer apresentações sobre a empresa e método de trabalho, que é totalmente online, com materiais didáticos próprios para o ensino de gêneros jornalísticos, entre outros e a segunda finalidade da visita é, após as escolas já serem nossas clientes, ver como os professores estão lidando com os materiais, se precisam de algum auxílio extra, se tem alguma dúvida ou reclamação, etc. Tudo com o intuito de sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Capitular. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Acreditamos que o plano de comunicação integrado feito para a Capitular é bastante eficiente e consegue cumprir com suas propostas. Diante de algumas pesquisas feitas relacionadas ao tema e todos os materiais encontrados sobre, percebemos que existe um amplo debate sobre a inclusão da comunicação como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, mas infelizmente essa técnica ainda é pouco explorada em sala de aula. É para preencher essa lacuna que surge a Capitular. É de extrema importância que os alunos de ensino médio saiam da escola sabendo qual a importância e o papel da comunicação e principalmente, como interpretá-la da melhor forma possível. Além disso, a empresa Capitular, através de seus conteúdos e aplicações, ajudará os alunos, e consequentemente seus familiares, a reconhecerem o que são notícias verdadeiras e o que são boatos. Mais um fator positivo que a Capitular traz consigo é a facilidade que os alunos terão em identificar quais veículos ou meios de comunicação utilizam o sensacionalismo e evitá-los. A Capitular é uma empresa criada com o intuito de diminuir essa lacuna que existe entre a educação e a comunicação. Desde pequenos, no ensino primário, não somos educados a pensar criticamente, nem a entender o jornalismo. Não  aprendemos a ser críticos e interpretar, e este é mais um destaque da Capitular. Foi de extrema importância, como acadêmicos de Jornalismo, perceber que apenas utilizando todas as áreas da comunicação de forma integrada com os objetivos da empresa seria possível implantá-la.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">MEC. Parâmetros Nacionais Curriculares. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2017. <br><br>ANTELO, Alexia Teixeira et al. Moob: a música move o mundo  Plano de Comunicação Integrada. Joinville: XXII Expocom  Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2015. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/expocom/EX45-0202-1.pdf. Acesso: 13 de abril de 2017. <br><br>LORENZO, Gilberto e MAWAKDIYE, Alberto. Manual de Assessoria se Imprensa. Campos do Jordão: Editora Mantiqueira, 2002. <br><br>PINHEIRO, Duda e GULLO, José. Comunicação integrada de marketing. São Paulo: Atlas, 2013. <br><br>BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e Escola: uma mediação possível? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003. <br><br>CITELLI, Adilson. Meios de comunicação e educação: desafios para formação de docentes. In: BACEGGA et al (Org.). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002. <br><br>VASCONCELOS, Luciane Ricciotti. Plano de Comunicação Integrado: manual de sobrevivência para as organizações do século XXI. São Paulo: Sammus Editora, 2009. <br><br> </td></tr></table></body></html>