INSCRIÇÃO: 00358
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP10
 
TÍTULO: Conexão UDLA: os efeitos da produção audiovisual
 
AUTORES: Thamires Braz da Silva (Centro Universitário Ritter dos Reis); Marcelo de Barros Tavares (Centro Universitário Ritter dos Reis)
 
PALAVRAS-CHAVE: audiovisual, comunicação institucional, relações públicas internacionais, ,
 
RESUMO
O projeto apresenta a produção audiovisual, realizada durante o segundo semestre de 2016, na disciplina de Relações Públicas Internacionais que propôs uma ação de relacionamento e integração entre os alunos de Relações Públicas do Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter, com os alunos e professores do curso de comunicação da Universidad de Las Américas – UDLA. Para tanto, o desafio proposto era compor um produto do planejamento da comunicação institucional da Faculdade de Comunicação Social – FACS da Instituição, e o vídeo institucional integrou as ações do planejamento estratégico de Relações Públicas Internacionais. O dinamismo e as características do discurso foram preponderantes para o êxito com o público chileno.
 
INTRODUÇÃO
O curso de Relações Públicas no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter permite que os alunos tenham experiências e se construam como profissionais com visão estratégica e capacitados ao mercado de trabalho, capazes de aplicar tudo que aprenderam no curso na sua área de comunicação e gestão das mais variadas empresas. Os alunos aprendem com situações reais do mercado e seu grande desafio é pensar de maneira criativa em projetos e desafios que possam vir a ser enfrentados. Planejamento, execução e avaliação dos resultados são o grande foco curso, dentro da perspectiva da comunicação organizacional (KUNSCH, 2003), em que também conta com os laboratórios de fotografia, áudio e vídeo, totalmente a disposição da criatividade dos alunos, que por sua vez são tratados pelos professores como colegas, e não como aluno/professor como é feito na maioria das universidades da cidade, criando um vínculo maior e sua experiência na universidade se torna muito mais valiosa.਀伀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀漀爀 瀀漀搀攀爀 愀琀甀愀爀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀Ⰰ 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀漀爀渀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 漀渀搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀洀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 猀漀昀爀攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 瘀爀椀愀猀 挀爀椀猀攀猀Ⰰ 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀猀 椀渀猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 爀攀挀漀爀爀攀洀 瀀愀爀愀 漀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 甀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䌀愀戀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀椀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 洀甀氀琀椀挀甀氀琀甀爀愀氀椀猀洀漀 攀 椀渀琀攀爀挀甀氀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⤀Ⰰ 搀攀爀愀洀 猀甀戀猀搀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 刀椀琀琀攀爀 搀漀猀 刀攀椀猀 ⠀唀渀椀刀椀琀琀攀爀⤀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 甀洀愀 愀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 爀攀愀⸀ 
 
OBJETIVO
O objetivo maior do projeto “Conexão UDLA”, da disciplina de Relações Públicas Internacionais, foi a promoção e divulgação dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) na Universidad De Las Americas (UDLA), e, houve a necessidade de planejar um resultado assertivo para o público estratégico. Neste sentido, os Relações-Públicas, segundo Kunsch (2003) devem buscar conhecimentos e técnicas, em outras áreas afins, para serem utilizados no planejamento de comunicação institucional. No caso específico da FACS, foi definida uma ação envolvendo a elaboração de uma produção audiovisual. ਀䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 昀漀椀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀猀 愀攀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 愀漀 搀攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀椀稀愀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 愀漀 愀琀攀渀搀攀爀 愀氀最甀渀猀 挀甀爀猀漀猀 搀愀 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 挀氀椀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 漀 昀漀洀攀渀琀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀漀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀挀愀搀洀椀挀漀ⴀ瀀攀搀愀最最椀挀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 猀漀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀漀猀 愀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀  A partir de pesquisas, conversas e testemunhos de professores e alunos sobre os cursos da FACS, constatamos que nosso cliente tinha muito a mostrar para o público externo. A FACS oportuniza aos estudantes os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema. Pensando em uma boa forma de apresentar institucionalmente nossos atrativos, concebemos uma ação de Audiovisual composta por tudo que compõe a FACS. A proposta do vídeo foi demonstrar o engajamento e a igualdade de pensamento sobre o que é comunicação, e ao mesmo tempo mostrar a diversidade existente dentro da FACS, promovendo a comunicação organizacional integrada (KUNSCH, 2003).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 攀砀椀最攀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 焀甀攀 琀愀渀最攀 愀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䘀攀爀爀愀爀椀 ⠀㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㄀⤀ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 愀 椀渀琀攀爀挀甀氀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀 攀Ⰰ 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 攀氀愀 猀攀 瀀爀漀搀甀稀 搀攀猀搀攀 漀猀 椀渀挀椀漀猀 搀愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀Ⰰ  洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀愀洀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ⸠ 䠀漀甀瘀攀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 洀甀椀琀漀 最爀愀渀搀攀 挀漀洀 愀 氀渀最甀愀Ⰰ 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 戀愀爀爀攀椀爀愀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀 渀攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀挀甀氀琀甀爀愀氀㨀 ਀嬀⸀⸀⸀崀 甀琀椀氀椀稀愀 愀 搀椀昀甀猀漀 焀甀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 琀爀漀挀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 猀愀戀攀爀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀搀椀最漀猀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 漀甀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ  洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 漀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 猀攀 瘀椀渀挀甀氀愀洀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀愀戀攀爀攀猀Ⰰ 瘀椀猀攀猀 搀攀 洀甀渀搀漀 攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 猀椀 瀀爀瀀爀椀漀猀 攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 挀漀洀 焀甀攀洀 椀渀琀攀爀愀琀甀愀洀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀 愀 漀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀 搀攀 猀椀最渀漀猀 攀 猀洀戀漀氀漀猀 嬀⸀⸀⸀崀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㔀⤀⸀ ਀䐀椀愀渀琀攀 搀愀猀 愀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀漀 攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀 搀攀 䰀愀猀 䄀洀攀爀椀挀愀猀 ጀ†唀䐀䰀䄀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䌀栀椀氀攀Ⰰ 猀攀 昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀爀 漀 瀀漀爀焀甀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 瀀愀猀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀猀 愀攀猀 昀漀爀愀洀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀猀 攀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀  瘀椀猀琀愀 漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀焀甀攀氀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀⸀ 伀 瘀搀攀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 渀漀 焀甀攀猀椀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀挀攀爀挀愀 搀攀猀琀攀 猀攀樀愀 洀愀椀漀爀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 氀椀搀愀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 氀渀最甀愀 攀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀攀 瘀椀甀 攀洀 甀洀 瘀搀攀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 洀攀氀栀漀爀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀 搀攀 䰀愀猀 䄀洀攀爀椀挀愀猀 ጀ†唀䐀䰀䄀 攀渀琀攀渀搀攀猀猀攀洀 搀攀 昀愀琀漀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 瀀愀猀猀愀搀愀⸀ Atualmente o vídeo/ferramenta audiovisual é muito importante para as organizações e tende a crescer ainda mais, pois além de estar numa crescente onde todos possam acessar de qualquer lugar, por celular, tablet, notebook, a comunicação empresa e funcionário a partir de um vídeo torna-se mais acessível, onde os funcionários entenderam o que a organização pede e vice-versa. A comunicação audiovisual, de acordo com Bertomeu (2010), é muito importante para as empresas, pois faz com que o engajamento dos seus consumidores cresça, especificamente os vídeos atingem melhor seu público, por ser uma ferramenta acessível e mais dinâmica, quebrando algumas vezes barreiras existentes dentro de organizações.਀ऀ䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 戀甀猀挀漀甀 猀攀爀 搀椀渀洀椀挀漀Ⰰ 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀渀搀漀 漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀甀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 愀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㬀 攀 琀愀洀戀洀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 愀氀甀渀漀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀攀 焀甀攀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀攀 琀攀爀挀攀椀爀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 最攀爀愀 洀愀椀猀 挀漀渀昀椀愀渀愀 搀漀 焀甀攀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 猀漀戀爀攀 攀氀愀 洀攀猀洀愀⸀ 䌀漀洀 愀 愀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 挀氀椀攀渀琀攀 ⠀䘀䄀䌀匀⤀ 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀栀椀氀攀渀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 搀攀 洀攀氀栀漀爀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀洀 愀 昀漀爀愀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 洀甀渀搀漀 昀愀稀攀渀搀漀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ Com isso, percebeu-se que uma produção audiovisual poderia ter o retorno desejado com o público chileno. Kunsch (2003, p. 98) fala que “[...] a área de relações públicas tem de ser vista sob a ótica da interdisciplinaridade e, na prática, se vale simultaneamente do aporte do conjunto delas, ocorrendo apenas a predominância de uma sobre a outra segundo as especificidades de cada caso [...]”. E, com este princípio, as ações de comunicação institucional foram concebidas para estes cenários.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀        䄀瀀猀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 昀漀洀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 挀漀洀 渀漀猀猀漀 挀氀椀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 攀氀攀 焀甀攀爀椀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 搀愀 愀漀⸀ 䘀椀稀攀洀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀漀洀 漀猀 琀爀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 瘀椀猀漀 搀攀氀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀甀爀猀漀 搀愀 䘀䄀䌀匀 ጀ†䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀⸀ Pudemos perceber que os cursos da FACS tinham muito para abordar, como a coordenadora do curso de Relações Públicas, Tânia Almeida comentou “currículos onde se tem teoria e prática e um grande potencial são os professores mais jovens, onde muitos estão empreendendo e finalizando um doutorado ou uma pós-graduação, esse seria o nosso diferencial”. Já o professor do Jornalismo abordou sobre os diversas iniciativas que são propostas para os alunos, como: ਀☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ倀爀洀椀漀 䤀渀焀甀攀椀琀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀爀攀洀椀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀洀 搀攀稀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 攀 琀攀洀 漀 樀切爀椀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ ● Blog Unipautas - O aluno é desafiado a alimentar, com a supervisão dos docentes de diferentes disciplinas, o blog. O foco são matérias com temáticas amplas, incorporando a noção da apuração jornalística no processo de construção das reportagens e aplicação prática de fotojornalismo. ਀☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ䨀漀爀渀愀氀 唀渀椀瀀愀甀琀愀猀 ጀ†伀 愀氀甀渀漀 瀀爀漀搀甀稀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀 攀搀椀琀愀 搀漀椀猀 樀漀爀渀愀椀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㨀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 伀 䨀漀爀渀愀氀Ⰰ 挀栀愀洀愀搀漀 唀渀椀瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䐀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 猀椀洀甀氀愀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀攀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 搀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀  爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ Da mesma forma questionamos os alunos para entender o que eles entendiam de mais diferente dos cursos de comunicação da UniRitter. Sendo assim obtivemos respostas referentes ao crescimento dos cursos, a oportunidade de trabalho, grandes chances de internacionalização, atividades voltadas para área, preparação para o mercado de trabalho (para aqueles que já trabalham e aqueles que ainda não trabalham na área), aproveitamento de disciplinas (relacionando teoria e prática), disciplinas focadas nas áreas de atuação no mercado, professores qualificados, relacionamento mais direto entre aluno e professor, questões de internacionalização da UniRitter é muito forte pois, disponibilizam o intercâmbio, eventos da rede Laureate, aulas espelhadas e infraestrutura (laboratórios, estúdios, biblioteca).਀ऀ䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 昀愀稀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 愀氀最漀  挀爀椀愀琀椀瘀漀 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀爀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀 漀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ†⠀䈀䔀刀吀伀䴀䔀唀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀 漀 瘀搀攀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀洀 愀戀爀愀渀最攀爀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 戀愀爀爀攀椀爀愀 焀甀攀 攀砀椀猀琀椀愀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀爀愀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀愀 唀䐀䰀䄀 ጀ†唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀 搀攀 氀愀猀 䄀洀攀爀椀挀愀猀Ⰰ 猀攀甀 椀搀椀漀洀愀  攀猀瀀愀渀栀漀氀Ⰰ 攀渀琀漀 挀漀氀漀挀愀洀漀猀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 瘀搀攀漀 愀猀 氀攀最攀渀搀愀猀 攀洀 攀猀瀀愀渀栀漀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀ A editoração multimídia é uma especialidade que transita e interage nas várias esferas do campo das comunicações, contado com amplas perspectivas de crescimento também no âmbito da comunicação organizacional integrada, em face dos avanços das tecnologias (KUNSCH, 2003, p. 169).਀ Esta interação podemos observar entres os estudantes e professores que selecionamos para participar do vídeo, público da FACS, ou seja, os alunos, são presentes, alegres e receptivos. E os professores possuem ampla experiência e currículos que enfatizam a importância de profissionais capacitados no campo da Comunicação. O argumento utilizado em todo o produto audiovisual era o envolvimento e semelhança do raciocínio sobre o significado de comunicação e exaltar pluralidade de culturas existente na Faculdade de Comunicação Social, sendo assim originando uma comunicação integrada. Segundo (KUNSCH, 2003, p. 150) “[…] entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica”. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 愀漀 昀漀椀 漀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀漀 䌀愀洀瀀甀猀 娀漀渀愀 匀甀氀Ⰰ 攀砀椀戀椀洀漀猀 愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀砀琀攀爀渀愀 攀 椀渀琀攀爀渀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀愀 䘀䄀䌀匀 琀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀椀渀栀愀爀 愀 琀攀漀爀椀愀 挀漀洀 愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 攀猀琀切搀椀漀猀 搀攀 昀漀琀漀Ⰰ 甀搀椀漀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀琀椀挀愀Ⰰ 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 漀猀 琀爀猀 挀甀爀猀漀猀⸀ 匀漀戀 攀猀琀愀 琀椀挀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀愀甀琀愀搀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 挀漀洀瀀甀渀栀愀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀  O processo aconteceu no dia 08 de novembro de 2016, foi realizada uma ação para a divulgação dos cursos do UniRitter - Laureate International Universities no Chile, na UDLA - Universidad de las Americas, sendo eles Gastronomia, Design, Relações Internacionais e a Faculdade de Comunicação Social - FACS. Como distribuído pelo professor nas aulas anteriores, fomos escolhidos para apresentar os cursos da FACS, que são Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. A partir disso tivemos que fazer algumas pesquisas, briefing com os professores, com os coordenadores, para entendermos o que eles queriam que a gente divulgasse na UDLA.਀ऀ䌀漀洀 攀猀琀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 渀甀洀愀 愀漀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 椀渀琀攀爀愀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 䌀栀椀氀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀攀 甀洀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀Ⰰ 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 搀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 搀漀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 焀甀愀渀搀漀 洀漀猀琀爀猀猀攀洀漀猀 漀 瘀搀攀漀 攀氀攀猀 攀渀琀攀渀搀攀猀猀攀洀 挀漀洀漀  愀 渀漀猀猀愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀猀猀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 琀爀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 挀甀爀猀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀猀猀攀洀 挀漀洀 甀洀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀Ⰰ ᰀ传 焀甀攀  爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 䘀䄀䌀匀 瀀愀爀愀 瘀漀挀㼀ᴀⰠ ᰀ传 焀甀攀  倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 䘀䄀䌀匀 瀀愀爀愀 瘀漀挀㼀ᴀⰠ ᰀ传 焀甀攀  䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䘀䄀䌀匀 瀀愀爀愀 瘀漀挀㼀ᴀⰠ 攀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀猀琀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 漀 洀攀猀洀漀 挀漀洀 琀爀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀⸀ 伀猀 搀漀挀攀渀琀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 昀漀爀愀洀 愀 䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 吀愀渀椀愀 䄀氀洀攀椀搀愀㬀 愀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䴀愀爀椀愀渀愀 䌀漀爀猀攀琀琀椀 伀猀攀氀愀洀攀㬀 攀 漀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 漀 瘀搀攀漀 洀漀猀琀爀愀 甀洀愀 漀甀琀爀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀Ⰰ ᰀ传 焀甀攀  挀漀洀甀渀椀挀愀漀㼀ᴀⰠ 漀渀搀攀 愀瀀愀爀攀挀椀愀洀 瘀爀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀愀氀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 攀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 攀氀愀猀Ⰰ 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀甀爀猀漀猀⸀ Finalizado o vídeo pensamos em como poderia ser a ação no Chile, como íamos criar uma interação com os alunos e professores que estariam lá. Então decidimos que a ação do Chile seria desta forma: a aluna que representou o grupo no Chile, se apresentaria, falaria seu nome, seu curso, seu semestre, contaria um breve histórico sobre a FACS - Faculdade de Comunicação Social e perguntaria para os alunos e professores, “O que é comunicação?”. Neste momento, durante a execução no Chile, pedimos uma palavra de cada aluno presente, e assim escrevemos no quadro, mostrando a todos o que é comunicação para eles, após a aluna que viajou até Chile, passou o vídeo, mostrando o que é comunicação para os alunos do UniRitter e faria uma conclusão ao final mostrando os dois lados da comunicação.਀䄀瀀猀 攀猀琀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀氀愀 昀漀椀 攀渀琀爀攀最甀攀 甀洀 欀椀琀 挀漀渀琀攀渀搀漀Ⰰ 甀洀 樀漀爀渀愀氀 攀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 甀洀 昀漀氀搀攀爀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 甀洀 挀漀瀀椀琀漀 ⠀挀漀瀀漀 攀渀琀爀攀最甀攀 焀甀愀渀搀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀漀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀⤀ 攀 甀洀 氀瀀椀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䔀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 愀漀 猀攀爀椀愀 猀漀爀琀攀愀搀漀 甀洀愀 戀氀甀猀愀 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀愀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀愀 䘀䄀䌀匀Ⰰ 挀栀愀洀愀搀漀 搀攀 䨀伀䈀 䐀䄀吀䔀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Para atingir o objetivo do trabalho, que era a promoção e divulgação dos três cursos de Comunicação na Universidad de Las Americas – UDLA, no Chile, se fez necessário contar com o trabalho em equipe, onde todo o grupo teve participação primordial. Este trabalho consistiu em um briefing inicial, para conhecer o país a ser realizada a ação; discussão para elaboração do que seria apresentado no Chile; produção e apresentação, totalizando mais de um mês de envolvimento.਀ऀ倀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 愀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀猀琀椀瀀甀氀愀搀漀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 愀攀猀 挀漀洀漀 瘀椀猀椀琀愀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀  唀䐀䰀䄀 攀 挀爀椀愀漀 搀攀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 渀漀 䌀栀椀氀攀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀甀愀猀 瀀愀爀琀攀猀⸀ 伀 瘀搀攀漀 戀甀猀挀漀甀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀甀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀愀 唀䐀䰀䄀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀Ⰰ 攀猀琀愀Ⰰ 瀀漀爀 琀愀洀戀洀 猀攀爀 搀愀 刀攀搀攀 䰀愀甀爀攀愀琀攀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 搀攀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ Os comentários referentes a apresentação sobre a FACS, no Chile foram bons, os alunos falaram bastante dessa oportunidade de nos conhecer, por sermos de outro país, que a infraestrutura da UniRitter parece ser agradável, relacionado aos cursos eles acharam bem parecido com os que eles já têm, podendo assim pensar num intercâmbio acadêmico. Mostrando também a importância do vídeo, sendo peça chave para esta ação bem sucedida, sem ele não geraria esta integração e os resultados bons que tivemos, pois um vídeo mostrando o posicionamento do cliente, suas atrações, infraestrutura, gera uma busca pela experiência de querer conhecer, viver aquilo que foi mostrado. Sendo assim, o trabalho atingiu seu objetivo inicial e é visto como satisfatório, tanto na ação realizada no Chile, que também contou com o apoio de todo o grupo, visto que a produção de tudo foi feita no Brasil e em aula.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀刀吀伀䴀䔀唀Ⰰ 䨀漀漀 嘀椀挀攀渀琀攀 䌀攀最愀琀漀 ⠀伀爀最⸀⤀㬀 ऀ䌀伀匀吀䄀Ⰰ 䄀渀搀爀 攀琀 愀氀⸀ 䌀爀椀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀

FERRARI, Maria Aparecida. Comunicação Intercultural: Perspectivas, dilemas e desafios. In: ______; MOURA, Cláudia Peixoto de. (ORG.). Comunicação, Interculturalidade e Organizações: Faces e Dimensões da Contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 匀⸀ 嘀⸀ 䄀渀氀椀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 挀漀洀漀 洀琀漀搀漀 攀 挀漀洀漀 琀挀渀椀挀愀⸀ 䤀渀㨀 䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀⸀Ⰰ 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⼀ 䨀漀爀最攀 䐀甀愀爀琀攀 攀 䄀渀琀渀椀漀 䈀愀爀爀漀猀 ⠀漀爀最⸀⤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀吀唀䴀倀䘀Ⰰ 䤀搀愀 刀攀最椀渀愀 䌀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 䈀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀⸀ 䤀渀㨀 䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀⸀Ⰰ 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⼀ 䨀漀爀最攀 䐀甀愀爀琀攀 攀 䄀渀琀渀椀漀 䈀愀爀爀漀猀 ⠀漀爀最⸀⤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀