INSCRIÇÃO: 00364
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT04
 
TÍTULO: Apresentação de Fotografia Artística com o tema Fluidez e Movimento.
 
AUTORES: Eduarda de Castro de Oliveira (Universidade Paranaense); Joubert Matheus Garcia Novaes (Universidade Paranaense); Vanessa Mayumi Pereira Hiradai (Universidade Paranaense)
 
PALAVRAS-CHAVE: Arte, Fluidez, Fotografia, Movimento,
 
RESUMO
O presente resumo apresenta um estudo sobre processo de produção de uma fotografia artística, com a intenção de transmitir fluidez e movimento. Este trabalho revela as etapas do processo de pré-produção e pós-produção fotográfica, desde a escolha do figurino até a edição da fotografia. O trabalho fez parte da disciplina de Fotografia Publicitária no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade e contribuiu para o entendimento das várias nuances da linguagem fotográfica, principalmente no que se estabelece com a fotografia de natureza artística.
 
INTRODUÇÃO
A fotografia atualmente é umas das mais belas formas de arte que existe, visto que envolve todo um processo para que se cumpra com o objetivo que se quer chegar com a mesma. Sendo assim uma fotografia bem feita traz certas sensações e uma mensagem ao observador, podendo essas serem moldadas de acordo com o que o fotógrafo quer. A fotografia é em geral composta por diversos signos que se comunicam entre si. : ਀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀漀 洀攀渀猀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 猀椀最渀漀猀 攀焀甀椀瘀愀氀攀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 搀椀猀猀攀洀漀猀Ⰰ 愀 挀漀渀猀椀搀攀爀ⴀ氀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀攀樀愀 攀氀愀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀 漀甀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀搀洀椀琀椀爀 焀甀攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀攀 漀甀琀爀漀 猀漀洀漀猀 渀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀攀挀愀甀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀  戀甀猀挀愀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 攀氀愀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 ⠀䨀伀䰀夀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀Ⰰ  瀀⸀ 㔀㔀⤀⸀            ऀ Como pode-se ver Joly diz que a imagem, no caso a fotografia, é composta por vários signos, signos estes que comunicam uma mensagem para o observador ao qual foi produzida diretamente para ele. A fotografia em questão foi produzida principalmente para a observação de acadêmicos, fazendo assim com que estes observem de uma certa forma como é possível produzir ótimas fotografias sem ser profissional, sempre com a intenção de comunicar e expressar algo, já que a fotografia foi feita para uma mostra fotográfica na universidade, mostra essa com o tema de fluidez e movimento.
 
OBJETIVO
O presente trabalho propõe o caminho que foi traçado no processo da produção de uma fotografia artística com o objetivo de comunicar fluidez e movimento de uma maneira simples, visualmente agradável e atrativa devido à sua disposição visual, descrevendo-o de forma clara e compreensível para o leitor. ਀  䔀渀焀甀愀渀琀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 搀攀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀戀琀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 焀甀攀 攀砀椀最攀洀 甀洀 挀攀爀琀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀甀洀瀀爀椀爀 挀漀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 昀氀甀椀搀攀稀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 猀攀氀攀漀 搀攀 甀洀愀 洀漀猀琀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀          ऀ  A fotografia em si busca transmitir ao observador a sensação de tranquilidade através da sobreposição de duas imagens, e a visualização de movimento no figurino e cabelo mutuamente, da bailarina que foi selecionada como modelo para a produção da presente proposta, figurino este que possui uma cor fria, porém que transmite uma certa tranquilidade, frisando mais ainda o objetivo de fluidez, pois para muitos a fluidez é sinônimo de tranquilidade.
 
JUSTIFICATIVA
O trabalho partiu do pressuposto de uma proposta para a disciplina de Fotografia Publicitária, a princípio para a realização de uma mostra fotográfica, porém numa temática que seguisse um caminho além da própria fotografia publicitária. O tema proposto para o trabalho foi de fluidez e movimento, que foram decididas as diversas etapas do processo, sendo a pesquisa para a escolha de um meio de arte para ser fotografado, o local utilizado, o figurino e maquiagem, movimentos a serem realizados, e pós produção da fotografia, no caso a edição em photoshop. Com isso, a dança como uma forma de arte e movimento com a pose de uma bailarina, visto que as poses são coreografadas podendo haver diversas repetições da mesma até que obtenha o resultado desejado. Segundo Siegel (2012, p. 217), "a modelo deve repetir o movimento até que o fotógrafo esteja satisfeito, enquanto o fotógrafo deve ser bom o suficiente para capturar o movimento na exata fração de segundo", esta afirmação certamente pode intimidar modelos e fotógrafos, no entanto aplica-se a fotos planejadas, como esta, que teve um objetivo a ser atingido e movimentos a serem executados, e não apenas poses estáticas. ਀䄀瀀猀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀猀猀攀 甀洀 洀攀椀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀猀椀洀 猀攀爀椀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 攀砀椀最椀爀椀愀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀 焀甀愀氀 愀椀渀搀愀 渀漀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 洀琀漀搀漀 搀攀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 攀渀琀爀攀 搀甀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 渀愀猀 洀攀猀洀愀猀 瀀漀猀猀甀愀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 栀愀爀洀漀渀椀愀 攀 猀攀爀攀渀椀搀愀搀攀 攀洀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 猀攀洀 猀攀 攀猀焀甀攀挀攀爀 挀氀愀爀漀Ⰰ 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀 攀猀猀愀 猀攀渀猀愀漀⸀  匀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 攀猀琀愀 焀甀攀 昀漀椀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 渀漀 瀀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀  挀氀愀爀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀漀 焀甀愀氀 猀攀爀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 漀 洀琀漀搀漀 搀攀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀⸀ 一椀猀猀漀 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀爀 琀愀洀戀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 挀漀爀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀  琀爀愀琀愀搀愀 渀漀 昀愀琀漀爀 挀漀爀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀 猀椀渀愀氀  挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 攀 猀攀渀猀愀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀⸀  䄀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 挀漀洀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 猀攀爀椀愀 ∀愀瀀攀渀愀猀∀ 瀀愀爀愀 搀愀爀 渀昀愀猀攀  渀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 挀漀爀 焀甀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䠀攀渀爀爀礀 䌀愀爀漀氀氀㨀  䌀漀爀攀猀 氀栀攀 搀漀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 攀猀琀 氀 瀀愀爀愀 猀攀爀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 椀猀漀氀愀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 猀攀甀 焀甀愀搀爀漀 攀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 琀漀渀猀 搀攀 挀椀渀稀愀 搀漀 挀漀渀挀爀攀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀椀猀愀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 挀漀洀漀 愀 挀漀爀 搀愀 樀愀焀甀攀琀愀 漀甀 搀漀 挀愀戀攀氀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 漀甀 愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 戀愀琀漀洀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀愀猀 攀洀 愀氀最漀 氀甀搀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀戀猀琀爀愀琀漀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀 ⠀䌀䄀刀刀伀䰀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㐀⤀⸀             Sendo assim justifica-se o fato do fundo utilizado ser em tonalidade de cinza azulado e o azul do figurino transmitir algo expressivo devido ao movimento de dança, que por ser possível representar vários movimentos, é considerada uma das mais belas formas de arte. ਀䘀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 甀洀 攀猀琀切搀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 挀漀洀漀 氀漀挀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀猀椀洀 漀 漀氀栀愀爀 搀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀 昀漀猀猀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀愀猀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 琀椀瘀攀猀猀攀 猀椀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 甀洀 昀甀渀搀漀 洀愀椀猀 挀愀爀爀攀最愀搀漀 愀挀愀戀愀爀椀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀渀搀漀 漀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 愀氀最漀 愀漀 焀甀愀氀 渀漀 攀爀愀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀昀椀渀椀搀漀 漀 琀攀洀愀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀漀 昀氀甀椀搀攀稀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀氀最漀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀甀愀 甀洀愀 挀攀爀琀愀 氀攀瘀攀稀愀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀 甀洀愀 戀愀椀氀愀爀椀渀愀 瀀愀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 琀挀渀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 搀愀渀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀猀椀洀 猀攀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀猀 猀攀渀猀愀攀猀 搀攀猀攀樀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 戀愀氀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀猀 攀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀愀猀 焀甀愀椀猀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀洀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀挀椀搀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀瀀猀 漀 琀攀洀愀 最攀爀愀氀 搀愀 洀漀猀琀爀愀⸀  倀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 漀甀琀爀愀 搀攀挀椀猀漀 挀爀甀挀椀愀氀Ⰰ 猀攀爀椀愀 焀甀愀氀 昀椀最甀爀椀渀漀 愀 戀愀椀氀愀爀椀渀愀 瘀攀猀琀椀爀椀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀猀 爀漀甀瀀愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 戀愀氀Ⰰ 渀漀 瀀漀猀猀甀攀洀 琀愀渀琀愀 昀氀甀椀搀攀稀 焀甀愀渀琀漀 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 昀椀渀愀氀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀愀 戀愀琀愀 搀攀 甀洀 琀攀挀椀搀漀 搀漀 琀椀瀀漀 挀攀琀椀洀Ⰰ 瀀漀爀洀 洀愀椀猀 昀椀渀漀 焀甀攀 漀 挀漀洀甀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 瘀攀猀琀椀洀攀渀琀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀猀猀攀洀 氀攀瘀攀稀愀 攀 甀洀愀 挀攀爀琀愀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀攀氀愀 昀氀甀椀搀攀稀 搀漀 琀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 瀀攀氀愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 愀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 倀漀搀攀ⴀ猀攀 渀漀琀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 昀椀最甀爀椀渀漀 焀甀愀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀 匀椀攀最攀氀 洀攀渀挀椀漀渀愀 焀甀攀㨀  ⸀⸀⸀ 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀愀猀 爀漀甀瀀愀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 漀戀琀椀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 漀 挀漀爀瀀漀 搀愀 洀漀搀攀氀漀 漀甀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀攀 甀洀愀 洀焀甀椀渀愀 搀攀 瘀攀渀琀漀⸀ 䄀 洀漀搀攀氀漀 瀀漀搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 愀漀 愀最椀琀愀爀 猀攀甀 瘀攀猀琀椀搀漀 漀甀 猀愀椀愀 挀漀洀 愀猀 洀漀猀 漀甀 焀甀愀搀爀椀猀Ⰰ 猀 瘀攀稀攀猀 戀爀愀渀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀 瘀攀稀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 洀愀椀猀 瘀椀漀氀攀渀琀愀⸀ ⠀匀䤀䔀䜀䔀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㐀㈀⤀      Para que o cenário não roubasse a cena, a fotografia foi realizada na locação de um estúdio fotográfico, localizado na cidade de Goioerê – PR. Foi escolhido um fundo branco, assim apenas o movimento da bailarina e de sua roupa atrairia o olhar do espectador. Quanto a iluminação do estúdio, utilizou-se de duas softbox que fosse obtido uma luz suave sem muitas sombras, reforçando assim a sensação de tranquilidade e leveza que a fotografia deveria possuir. Com a utilização de uma câmera Nikon D90, e seguindo de certa forma simples instruções de Taylor-Haw (2012, p. 202) onde ele diz que " para congelar o movimento desse jeito exemplo das fotografias no livro você precisaria de uma velocidade de 1/250s, mas o produto final é sempre imprevisível. Por isso você tem que testar, as cores, tons e velocidade de exposição", a configuração utilizada na câmera para o momento do click foi de uma velocidade de 1/160s, abertura f/8 e ISO 200, contradizendo de certa forma a fala de Taylor-Haw, porém com a justificativa de que as instruções dadas por ele aplica-se mais a questão de produtos, mas onde diz sobre testar as cores, tons e velocidades de exposição, estas instruções foram completamente utilizadas visto que realmente foram testadas outros figurinos, velocidades no momento do clique, e tons distintos no momento da edição da fotografia. Cores estas que se destacam principalmente onde as duas fotografias utilizadas na sobreposição se cruzam em seu figurino, fazendo com que cada observador tenha uma percepção diferente já que somos indivíduos diferentes. ਀䄀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 搀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀  愀渀琀爀漀瀀漀氀最椀挀愀⸀ 䌀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀爀挀攀瀀漀Ⰰ 猀甀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀  挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀氀瘀攀稀 渀漀猀 瀀愀爀攀愀 洀愀椀猀 ∀渀愀琀甀爀愀氀∀ 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ  攀猀猀愀 洀攀猀洀愀 ∀渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀∀ 焀甀攀 瀀漀搀攀 渀漀猀 愀樀甀搀愀爀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀ⴀ氀愀猀⸀ 䐀攀 昀愀琀漀Ⰰ 愀 挀漀爀 攀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 琀洀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 瀀猀椀挀漀昀椀猀椀漀氀最椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ ∀瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 漀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀 瘀椀瘀椀搀愀猀 瀀猀椀焀甀椀挀愀洀攀渀琀攀∀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀洀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀洀 甀洀 攀猀琀愀搀漀 焀甀攀 ∀猀攀 愀猀猀攀洀攀氀栀愀∀ 愀漀 搀攀 猀甀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 攀 昀甀渀搀愀搀漀爀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 搀愀 氀甀稀 ⠀䨀伀䰀夀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀Ⰰ 瀀⸀ ㄀  ⤀⸀      䘀漀爀愀洀 琀攀猀琀愀搀漀猀 瘀爀椀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀 戀愀氀Ⰰ 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀甀渀猀Ⰰ 愀琀 漀戀琀攀爀 漀猀 搀漀椀猀 挀氀椀焀甀攀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 氀攀瘀攀稀愀 攀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 挀漀洀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀Ⰰ 渀愀猀 搀甀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀猀猀攀 昀氀甀椀搀攀稀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 琀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀椀猀琀椀渀琀愀 愀猀 焀甀愀椀猀 樀 栀愀瘀椀愀洀 猀椀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 漀戀琀攀渀搀漀 甀洀 挀攀爀琀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀漀洀 甀洀 琀攀洀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀攀挀椀搀椀爀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 焀甀愀氀 昀漀爀洀愀 猀攀爀椀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 琀愀渀琀漀 愀 昀氀甀椀搀攀稀 挀漀洀漀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀洀 甀洀愀 猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀 挀攀爀琀漀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最 瀀愀爀愀 搀攀椀砀愀爀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 昀氀甀爀攀洀⸀          ऀ  No processo de brainstorming, foi possível utilizar-se da imaginação permitir uma fluidez das ideias para a composição final da imagem, composição esta que segundo Carroll (2014, p. 09) são os alicerces da imagem, e como os alicerces de um prédio, ela precisa ser forte, possibilitando assim que o imaginário visualiza-se a imagem pronta, tendo como referência uma fotografia visualizada anteriormente, que retratava exatamente a ideia levantada, que era de ser possível visualizar fluidez e movimento, além de transmitir a sensação de leveza e tranquilidade. ਀伀 洀攀椀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 昀氀甀椀搀攀稀 昀漀椀 甀洀愀 戀愀琀愀 搀攀 琀攀挀椀搀漀 昀椀渀漀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 昀氀甀搀漀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 戀愀椀氀愀爀椀渀愀 焀甀攀 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀漀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀爀椀愀 搀漀猀 猀攀甀猀 挀愀戀攀氀漀猀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀愀爀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀          ऀ   Optou-se por realizar a fotografia dentro de um estúdio fotográfico localizado na cidade de Goioerê – PR, pois assim o fator principal na composição da imagem seria a bailarina, utilizou-se de uma iluminação simples e uma câmera Nikon D90. A produção da modelo foi simples, pois se fez necessário o uso de uma maquiagem leve, feita pela própria modelo, já que o objetivo não era focar em sua expressão facial, e quanto o cabelo não foi utilizado nenhum acessório, o figurino não foi alugado, pois pertence a autora da fotografia, e a sapatilha utilizada é da própria modelo que é bailarina. ਀ 䐀攀挀椀搀椀搀漀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 攀渀琀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀漀猀 挀氀椀焀甀攀猀⸀ 䌀漀洀漀 搀椀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀攀猀猀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 昀漀爀愀洀 搀愀搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀猀琀爀甀攀猀 愀 洀漀搀攀氀漀 攀 椀搀攀椀愀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䄀瀀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 攀 搀椀猀瀀愀爀漀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀愀瀀琀愀爀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 瀀漀猀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 氀攀洀戀爀愀渀搀漀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 琀攀猀琀愀搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 昀椀最甀爀椀渀漀猀 愀氀洀 搀愀 戀愀琀愀 搀攀 挀攀琀椀洀Ⰰ 瀀漀爀洀 渀漀 栀漀甀瘀攀 琀愀渀琀愀 昀氀甀椀搀攀稀 焀甀愀渀琀漀 渀攀猀琀攀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀攀洀 猀攀渀猀愀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀愀猀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀猀 渀漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最⸀          ऀ   O processo de escolha da fotografia, não foi tão simples, pois haviam diversos cliques, desde estáticos até com os mais variados movimentos possíveis, porém selecionou-se as fotografias com mais movimento nos cabelos, e fluidez no figurino. Para ressaltar ainda mais a questão da fluidez, optou-se por uma fotografia com sobreposição de duas imagens, para que assim a sensação de algo leve e fluído fosse ainda maior para o visualizador. Ao escolher duas fotos para sobrepor, deve-se analisar a similaridade entre elas, afinal de contas, ambas as fotos sobrepostas deveriam passar a sensação de um único movimento em momentos diferentes. Neste caso, os pés da modelo foram alinhados, criando uma base sólida que se dessincroniza cada vez mais conforme se aproxima da cabeça. ਀倀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 愀 攀搀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 愀氀最甀渀猀 爀攀琀漀焀甀攀猀 渀愀 椀洀愀最攀洀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 愀洀戀椀攀渀琀愀爀 愀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 挀漀爀爀椀最椀渀搀漀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 搀攀昀攀椀琀漀猀 搀愀 氀漀渀愀 搀攀 昀甀渀搀漀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 氀攀瘀攀洀攀渀琀攀 挀漀爀爀椀最椀爀 愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀猀琀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀搀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ  挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 猀甀愀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀Ⰰ 洀愀猀 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䨀漀氀礀 ⠀㄀㤀㤀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㌀⤀ ∀䄀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 愀氀最甀渀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀琀椀瘀漀猀 搀攀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 瘀愀椀 瀀攀爀洀椀琀椀爀ⴀ渀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀 氀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀攀爀洀甀琀愀漀 琀漀爀渀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 搀椀猀琀椀渀漀 搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀 漀甀琀爀漀Ⰰ 漀 瘀愀氀漀爀 攀瀀椀猀琀洀椀挀漀 搀攀猀猀攀 樀漀最漀 挀漀洀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀 猀甀愀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀⸀∀  䄀瀀猀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀渀愀氀椀猀愀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀Ⰰ 漀 昀椀最甀爀椀渀漀 猀攀渀搀漀 猀椀渀渀椀洀漀 搀攀 昀氀甀椀搀攀稀Ⰰ 愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 攀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀愀猀  琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀愀戀攀氀漀 挀漀洀漀 甀洀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 樀甀猀 琀愀渀琀漀 愀 搀椀猀琀椀渀漀 搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 愀漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀氀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 焀甀愀搀爀漀 挀漀洀漀 挀椀琀愀搀漀 愀挀椀洀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀       Foram realizadas diversas fotografias para a execução da mostra fotográfica, porém foi feita uma seleção das quais seriam realmente expostas, esta no caso, foi selecionada. Ao final do trabalho fica para aqueles que contribuíram a experiência e conhecimento de produzir uma fotografia em movimento, aplicando os conceitos desenvolvidos em sala de aula.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CARROLL, Henry. Leia isto se quer tirar fotos incríveis de gente. 1ª ed. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2015.

CARROLL, Henry. Leia isto se quer tirar fotos incríveis. 1ª ed. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2014.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14ª ed. Campinas: Editora Papirus, 2010.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䔀䜀䔀䰀Ⰰ 䔀氀椀漀琀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 洀漀搀攀氀漀猀㨀 ㄀    瀀漀猀攀猀 瀀愀爀愀 昀漀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䔀甀爀漀瀀愀Ⰰ ㈀ ㄀㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀夀䰀伀刀ⴀ䠀䄀圀Ⰰ 䌀愀氀瘀攀礀⸀ 䜀甀椀愀 搀攀昀椀渀椀琀椀瘀漀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 搀攀 攀猀琀切搀椀漀 瀀愀爀愀 昀漀琀最爀愀昀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䔀甀爀漀瀀愀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀