INSCRIÇÃO: 00370
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Sociedade: o radiojornalismo focado na diversidade regional
 
AUTORES: Sindréia Nunes (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí); Tatiana Luiza Hoeltgebaum (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí); Sônia Regina da Silva (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí)
 
PALAVRAS-CHAVE: Alto Vale do Itajaí, Desenvolvimento Regional , Peças Radiofônicas, Projeto Experimental, Radiojornalismo
 
RESUMO
O presente estudo é resultado de um Projeto Experimental realizado na disciplina de Radiojornalismo II, e desenvolvido pelos acadêmicos da 5ª fase do curso de Jornalismo do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). Os estudantes criaram produtos radiofônicos com propostas de comercialização e veiculação para emissoras regionais. Entre as 12 peças elaboradas, três foram selecionadas para este Congresso, cada uma de diferentes segmentos, desde o musical ao agrícola, com o objetivo de apresentar a diversidade dos produtos criados.
 
INTRODUÇÃO
O rádio faz parte da rotina da população. Por meio de linguagem coloquial, simples e direta consegue atingir a todos os públicos. A proposta do Projeto Experimental da disciplina de Radiojornalismo II buscou desafiar os estudantes a criarem produtos radiofônicos variados, de cunho jornalístico, educativo e também de entretenimento.਀伀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 㔀ꨀ 昀愀猀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 漀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 䄀氀琀漀 嘀愀氀攀 搀漀 䤀琀愀樀愀 ⠀唀渀椀搀愀瘀椀⤀ 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 瀀攀愀猀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀ⴀ氀愀猀 猀 爀搀椀漀猀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䄀漀 琀漀搀漀 昀漀爀愀洀 ㄀㈀ 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 攀 猀漀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ Divididos em duplas, os estudantes optaram por determinados temas para criar um produto inédito. Com o auxílio de um roteiro disponibilizado pelo professor da disciplina, Everton Darolt, os acadêmicos passaram por todas as etapas do processo produtivo de uma peça radiofônica, desde a concepção da ideia, à gravação e edição. ਀䔀渀琀爀攀 漀猀 ㄀㈀ 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀Ⰰ 琀爀猀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀攀猀琀攀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 攀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀愀 䄀氀琀漀 嘀愀氀攀ᴀ† 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 爀攀最椀漀渀愀氀⸀ 䨀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䤠渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 刀甀爀愀氀ᴀ† 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀  䄀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 渀愀猀 爀搀椀漀猀 攀 焀甀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀 漀 栀漀洀攀洀 搀漀 挀愀洀瀀漀⸀ 䔀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䠠椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 䤀渀猀瀀椀爀愀洀ᴀ†焀甀攀 搀攀搀椀挀愀ⴀ猀攀  搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀洀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀⸀ 
 
OBJETIVO
O objetivo do Projeto Experimental foi desenvolver a capacidade dos acadêmicos em criar, redigir, roteirizar, produzir e gerenciar um produto radiofônico jornalístico, passando por todas as etapas da construção do conhecimento, trabalhadas durante os semestres em que o Radiojornalismo esteve presente na matriz curricular do curso. ਀伀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀琀椀最愀搀漀猀 愀 愀猀猀椀洀椀氀愀爀 攀 攀砀攀挀甀琀愀爀 愀猀 昀愀猀攀猀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 琀攀漀爀椀愀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 搀攀 愀甀搀椀渀挀椀愀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀漀Ⰰ 挀爀椀愀漀Ⰰ 愀琀 愀 瀀爀漀搀甀漀 昀椀渀愀氀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀氀愀渀攀樀愀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 爀攀氀最椀漀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀Ⰰ 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 椀渀猀攀爀漀 攀 漀 洀漀搀漀 搀攀 攀洀椀猀猀漀⸀  Além disso, os estudantes elaboraram peças viáveis para a audiência da mídia rádio (AM e/ou FM) do Alto Vale do Itajaí. Uma proposta de financiamento comercial também foi apresentada. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 攀砀攀爀挀攀洀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 樀甀渀琀漀 猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 琀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 攀 搀椀昀甀渀搀椀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 爀攀最椀漀 漀渀搀攀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀⸀ 䌀漀渀昀漀爀洀攀 䈀爀攀挀栀琀Ⰰ 挀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 娀甀挀甀氀漀琀漀 ⠀㈀  㔀⤀ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 猀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 漀 爀搀椀漀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 渀漀 洀攀爀愀洀攀渀琀攀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀⸀ 䔀 焀甀攀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 愀 爀愀搀椀漀昀漀渀椀愀 琀椀瘀攀猀猀攀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 昀愀氀愀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ᴀ⸠ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 戀甀猀挀愀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 瘀椀瘀攀椀猀 猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 䄀䴀 攀 䘀䴀 搀漀 䄀氀琀漀 嘀愀氀攀 搀漀 䤀琀愀樀愀 攀Ⰰ 愀琀爀愀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀  O Projeto Experimental se justifica, ainda, por fazer com que o acadêmico assimile todas as etapas entre teoria e prática e, conclua o curso de Graduação em Jornalismo com noções básicas do que se espera em relação ao seu desempenho no mercado de trabalho. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀渀琀愀爀愀洀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀ 伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀猀 爀攀挀攀戀攀甀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀攀爀漀搀漀 攀洀 焀甀攀 漀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀 昀漀椀 氀攀挀椀漀渀愀搀漀⸀  Deu-se inicio à elaboração do Projeto a partir da concepção da ideia. Para isso foi necessário buscar por fontes de referência como programas e grades de programação das emissoras locais, regionais, nacionais e internacionais. Além disso, outros produtos sonoros como áudio livros, podcasts e peças em streaming serviram de exemplo. Todas as fontes de inspiração foram apresentadas junto ao trabalho teórico, e foi necessário mensurar quais pontos foram adaptados ou eleitos para a composição da peça final.਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 挀爀椀愀漀 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀洀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀漀稀攀猀Ⰰ 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 氀漀挀甀漀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 昀甀渀搀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀漀 椀渀挀椀漀 搀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 挀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 焀甀攀 搀攀甀 猀甀最攀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀攀愀 昀椀渀愀氀 昀椀挀愀猀猀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀  A partir da elaboração dos esboços, os estudantes iniciaram a redação dos textos que foram produzidos obrigatoriamente em Língua Portuguesa seguindo a estrutura da linguagem radiofônica. Para o uso de gírias e palavras oriundas de outros vocabulários a orientação repassada foi a de cautela, sempre pensando no público que iria ouvir os projetos propostos. Para palavras em língua estrangeira foram traduzidas.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 伀猀 最甀椀愀猀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀漀爀愀洀 愀氀琀攀爀愀搀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 琀攀猀琀攀猀 瘀椀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀  Todas as gravações foram realizadas no laboratório de rádio do curso. Os estudantes puderam dispor de toda a estrutura tecnológica e operacional oferecida pela Instituição de ensino. A produção envolveu o uso de vozes, efeitos sonoros, fundos musicais e vinhetas criadas e desenvolvidas pelos estudantes, sendo assim, inéditas. ਀倀愀爀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 瀀攀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀愀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 瘀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀爀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 氀漀挀愀氀 漀甀 爀攀最椀漀渀愀氀 漀渀搀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 洀愀椀漀爀 爀攀氀愀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀ Toda peça radiofônica exige equipe e estrutura para ser executada. Por conta disso, sugestões de financiamento e custeio da produção foram elaboradas, pois na prática é parte fundamental para a veiculação de um bom produto em uma emissora. Neste sentido, se fez necessário propor as possibilidades comerciais para anunciantes em potencial, bem como, as restrições necessárias. Nesta etapa foram indicados os modos de emissão e os tipos de inserção dos anúncios publicitários, a quantidade de anunciantes por bloco e tempo de intervalos com a quantificação de peças.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀愀猀 ㄀㈀ 瀀攀愀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 琀爀猀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀攀猀琀攀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀⸀ 伀 挀爀椀琀爀椀漀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀⸀ 䰀攀洀戀爀愀渀搀漀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 戀甀猀挀愀爀愀洀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 爀攀最椀漀⸀   ਀ ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀愀 䄀氀琀漀 嘀愀氀攀ᴀ ਀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 洀甀猀椀挀愀氀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀愀 䄀氀琀漀 嘀愀氀攀ᴀ†戀甀猀挀漀甀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀猀 洀切猀椀挀漀猀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  焀甀攀 愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 甀洀 愀爀琀椀猀琀愀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 戀愀渀搀愀Ⰰ 漀甀 洀切猀椀挀漀 猀漀氀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀攀 搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 攀 瀀爀攀琀攀渀猀攀猀 渀漀 洀甀渀搀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀⸀ 䔀渀焀甀愀搀爀愀ⴀ猀攀 渀漀 最渀攀爀漀 搀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 愀漀 瘀椀瘀漀 攀 最爀愀瘀愀搀愀猀⸀ [...] Pelo lado do entretenimento, a música preencheu o espaço deixado na programação pelos programas de auditório, humorísticos e dramatização que saíram gradativamente de cena depois de 1950 com o surgimento da televisão. As transmissões deste tipo predominam nas emissoras de frequência modulada. (FERRARETO, 1965, p.59)਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  愀琀椀渀最椀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 挀漀洀 攀猀琀椀氀漀 洀甀猀椀挀愀氀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 渀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 攀渀琀爀攀 ㄀㔀 攀 ㈀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 琀攀渀栀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 猀愀戀攀爀 愀猀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀  洀切猀椀挀愀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀椀瘀椀搀攀ⴀ猀攀 攀洀 搀漀椀猀 戀氀漀挀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 琀爀愀稀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀猀 洀切猀椀挀愀猀 搀攀 戀愀渀搀愀猀 攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 氀漀挀愀椀猀⸀ A proposta é que o produto tenha duração de 30 minutos e foi pensado inicialmente para ser bissemanal, indo ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 18h30. Nas terças são divulgadas as bandas e cantores iniciantes. Já nas sextas-feiras, o espaço é destinado às bandas que já atuam no mercado com a finalidade de difundir não apenas as músicas, mas os possíveis shows que serão realizados no fim de semana. O produto foi pensado, pelas acadêmicas Sindréia Nunes e Tatiana Luiza Hoeltgebaum, para ser veiculado nas rádios 93,3 FM e 102,9 Unidavi FM, ambas de Rio do Sul.਀ “Informativo Rural”਀ O Informativo Rural é baseado em informações sobre agricultura. Tendo como público-alvo os moradores de Rio do Oeste, que são na maioria agricultores. Os temas das notícias que compõem o programa foram pesquisados com profissionais da área, para inserir o que a população da região mais precisa saber.਀一愀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 ㄀㤀㐀  攀 ㄀㤀㔀  愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀 攀爀愀 洀甀椀琀漀 椀渀琀攀渀猀愀⸀ 䄀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀甀爀最椀甀 瀀愀爀愀 椀渀漀瘀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 栀漀洀攀洀 搀漀 挀愀洀瀀漀 攀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀ O objetivo fundamental da informação agrícola e da informação rural era a difusão de inovações tecnológicas que incrementassem a produção e a produtividade da agricultura. Tanto uma como a outra apelavam não só para a informação e a instrução, mas também para a persuasão, visto que a meta era conseguir mudanças de comportamento nas pessoas. (BORDENAVE, 1988, p.28)਀伀 䤀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 刀甀爀愀氀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 吀愀甀愀渀愀 䌀愀爀氀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 攀 吀愀琀椀愀渀攀 匀椀氀瘀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 渀愀 刀搀椀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 搀攀 刀椀漀 搀漀 伀攀猀琀攀 ⴀ 㠀㜀Ⰰ㔀 䘀䴀⸀ 匀攀渀搀漀 焀甀攀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 猀漀戀爀攀 愀猀 愀攀猀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀漀渀猀甀氀琀愀 挀漀洀 漀 瘀攀琀攀爀椀渀爀椀漀 攀 漀 攀渀最攀渀栀攀椀爀漀 愀最爀渀漀洀漀 搀漀 匀椀渀搀椀挀愀琀漀 搀漀猀 吀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 刀甀爀愀椀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 焀甀愀椀猀 愀猀 漀挀漀爀爀渀挀椀愀猀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 愀琀攀渀搀椀搀愀猀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀  Deste modo, confirmou-se que se torna viável para a emissora disponibilizar espaço na grade de programação. O Informativo Rural é um noticiário caracterizado na maior parte como radiojornal. A divulgação de produtos agrícolas é uma forma de financiamento do programa. ਀ “Histórias que Inspiram”਀ Histórias que Inspiram é um quadro de grande reportagem que visa contar histórias de vida ou ações sociais. Tem como objetivo fazer as pessoas repensarem atitudes e, quem sabe, mudarem as ações na sociedade. A primeira edição do quadro discorre sobre o Projeto Girassol, idealizado por Carla Weber Medeiros, de Petrolândia, que teve a iniciativa um ano depois de perder os três filhos eletrocutados. ਀䄀瀀猀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 猀椀琀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 甀渀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ ᰀ倠愀爀愀 愀瀀甀爀愀爀 甀洀愀 渀漀琀挀椀愀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀攀瘀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀ⴀ猀攀 漀 洀愀椀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀爀 猀漀戀爀攀 昀愀琀漀猀 攀 挀椀爀挀甀渀猀琀渀挀椀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀ⴀ氀漀猀 挀漀洀 猀攀甀猀 搀愀搀漀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀ᴀ†⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀㠀⤀⸀ O principal instrumento de pesquisa foi a página do Facebook “Projeto Girassol – Importância do Laço Afetivo da Família”. Uma professora e psicóloga também foi consultada para dar dicas de abordagem, já que o assunto gerou comoção nacional. Por conta disso, as acadêmicas idealizadoras da peça radiofônica redigiram o texto com muita cautela. De acordo com Paul (1998, p. 118) ao escrever um texto radiofônico “você está desenhando um quadro, como um artista. O rádio é um teatro imaginário e você deve ser criativo ao usar palavras e sons”. ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀Ⰰ 瀀攀氀愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 吀愀椀渀 䌀愀爀漀氀椀渀攀 匀挀栀洀椀琀稀 攀 吀愀氀椀琀愀 夀漀渀 䴀愀挀爀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 渀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 䄀洀愀渀搀愀 䘀䴀Ⰰ 挀漀洀 猀攀搀攀 攀洀 刀椀漀 搀漀 匀甀氀⸀ 䌀漀洀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀  搀攀 挀甀爀琀愀 搀甀爀愀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  昀愀稀攀爀 挀椀琀愀漀 搀攀 愀琀 琀爀猀 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀猀Ⰰ 渀漀 椀渀挀椀漀 攀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O rádio ainda é um dos meios de comunicação mais simples e com o maior alcance ao público. Devido ao curto tempo das mensagens transmitidas, o veículo permite absorver muitas informações no decorrer da programação. Porém, para o conteúdo ser aprovado pela audiência, é necessário que a produção de programas e informativos seja muito bem roteirizada, elaborada e executada. ਀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀猀甀氀琀愀爀 攀洀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 瀀愀猀猀愀猀猀攀洀 瀀漀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 吀漀搀漀猀 攀猀琀甀搀愀爀愀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 漀 洀攀氀栀漀爀 琀攀洀愀 愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 瘀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 愀 瀀愀爀琀攀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 爀攀氀最椀漀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀⸀ 伀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀 昀漀椀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀渀搀椀琀漀 渀愀 爀攀最椀漀⸀   Ao realizar este trabalho os estudantes também puderam conhecer um pouco mais sobre as rádios da região. Pode-se perceber que as emissoras AM e FM do Alto Vale do Itajaí possuem uma programação mais segmentada. Porém, propostas como as que foram apresentadas, com conteúdos diversificados e temas relevantes para a comunidade, também se encaixam na grade de programação dos veículos para os quais foram pensados. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀伀刀䐀䔀一䄀嘀䔀Ⰰ 䨀甀愀渀 䔀⸀ 䐀椀愀稀⸀ 伀 焀甀攀  挀漀洀甀渀椀挀愀漀 爀甀爀愀氀⸀ ㌀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㄀㤀㠀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀唀䰀Ⰰ 䌀栀愀渀琀氀攀爀⸀ 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀娀唀䌀唀䰀伀吀伀Ⰰ 嘀愀氀挀椀 刀攀最椀渀愀 䴀漀甀猀焀甀攀爀⸀ 䐀攀戀愀琀攀渀搀漀 挀漀洀 䈀爀攀挀栀琀 攀 猀甀愀 琀攀漀爀椀愀 搀漀 爀搀椀漀 ⠀㄀㤀㈀㜀ⴀ㄀㤀㌀㈀⤀㨀 甀洀 搀椀氀漀最漀 猀攀洀瀀爀攀 愀琀甀愀氀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 猀漀挀椀愀氀 攀 愀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 爀愀搀椀漀搀椀昀甀猀漀 ⠀㈀  㔀⤀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀 ጀ†唀䘀匀䌀⼀䌀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 ऀ攀洀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀愀爀漀猀漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀漀爀最⸀戀爀⼀戀氀漀最⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀嘀愀氀挀椀ⴀ娀甀挀甀氀漀琀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀㄀ 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀